Dados do Livro de Origens Português de 2002

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

terça jan 13, 2004 5:43 pm

E o vencedor é o Labrador, seguido de perto do Rott e do Pastor Alemão

em: http://www.cpc.pt/3_registos/estat/registos2002.htm
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
susanasaraiva
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2003 11:03 am
Localização: Juma;Shiva;Biggy;passaros e agora um porquinho da India
Contacto:

terça jan 13, 2004 10:04 pm

Mas então sempre fazem RI a cães de uma raça que não raça portuguesa?
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

terça jan 13, 2004 10:10 pm

Não obrigatóriamente, basta que os progenitores tenham feito o RI antes de 2000, ano em que foi fechado o LOP a raças estrangeiras... se o tiverem feito com 1 ano de idade terão agora 5, pelo que ainda vão ter filhotes RI durante mais um par de anos... :o
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

terça jan 13, 2004 10:12 pm

Também podemos estar a falar de animais importados com RI noutros países...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
amarg
Membro Veterano
Registado: domingo mar 30, 2003 11:21 pm
Contacto:

terça jan 13, 2004 10:14 pm

casadiscaes Escreveu: Também podemos estar a falar de animais importados com RI noutros países...
Já agora gostaria de saber se é muito dificil registar um cão comprado no estrangeiro?

Cps,
Megaran
Membro Veterano
Registado: segunda out 20, 2003 12:27 pm

terça jan 13, 2004 11:48 pm

Viram o lugar do nosso belo Castro Laboreiro??? :(
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta jan 14, 2004 10:48 am

casadiscaes Escreveu: E o vencedor é o Labrador, seguido de perto do Rott e do Pastor Alemão

em: http://www.cpc.pt/3_registos/estat/registos2002.htm
E isso é bom para as raças em questão?? O CPC por acaso fiscaliza as ninhadas, as condições dos criadores, a veracidade da ninahda ser daqueles cães?
Raças da moda. Não vejo nada de positivo, até porque tem-se visto crescer o numero de exemplares fora dos estalões e com problemas graves como a displasia e outros...
A mim, estes dados entristecem-me.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
susanasaraiva
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2003 11:03 am
Localização: Juma;Shiva;Biggy;passaros e agora um porquinho da India
Contacto:

quarta jan 14, 2004 11:27 am

casadiscaes Escreveu: Não obrigatóriamente, basta que os progenitores tenham feito o RI antes de 2000, ano em que foi fechado o LOP a raças estrangeiras... se o tiverem feito com 1 ano de idade terão agora 5, pelo que ainda vão ter filhotes RI durante mais um par de anos... :o
Obrigada ;)
nynf Escreveu: E isso é bom para as raças em questão?? O CPC por acaso fiscaliza as ninhadas, as condições dos criadores, a veracidade da ninahda ser daqueles cães?
Raças da moda. Não vejo nada de positivo, até porque tem-se visto crescer o numero de exemplares fora dos estalões e com problemas graves como a displasia e outros...
A mim, estes dados entristecem-me.
Ora nem mais :(
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

quarta jan 14, 2004 12:09 pm

Sejamos claros, infelizmente vão sempre haver os cães da moda... nesse aspecto o recordista absoluto é o Pastor Alemão que está no "TOP 5" mundial há mais de 50 anos... em 2000 e 2001 o topo era o Husky, antes foi o Boxer... agora o Labrador... uma raça ser da moda tem o benefício da divulgação e o prejuizo bastante mais significativo do excesso de criação... há Labradores e Rottweilers a €200 e ainda mais baratos... há pessoas que se metem na criação que não sabem mais do que se cão+cadela=cachorros=€ e a qualidade não interessa...

Mas há também quem se dedique ás raças e o faça por amor das mesmas, que mantenha o trabalho sério e não entre em desvarios da moda... esses são os criadores de cães, o resto morre com as modas... mas podia dixar menos rasto :evil: :evil: :evil:
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta jan 14, 2004 12:30 pm

casadiscaes Escreveu: Sejamos claros, infelizmente vão sempre haver os cães da moda... nesse aspecto o recordista absoluto é o Pastor Alemão que está no "TOP 5" mundial há mais de 50 anos... em 2000 e 2001 o topo era o Husky, antes foi o Boxer... agora o Labrador... uma raça ser da moda tem o benefício da divulgação e o prejuizo bastante mais significativo do excesso de criação... há Labradores e Rottweilers a €200 e ainda mais baratos... há pessoas que se metem na criação que não sabem mais do que se cão+cadela=cachorros=€ e a qualidade não interessa...

Mas há também quem se dedique ás raças e o faça por amor das mesmas, que mantenha o trabalho sério e não entre em desvarios da moda... esses são os criadores de cães, o resto morre com as modas... mas podia dixar menos rasto :evil: :evil: :evil:
Exactamente, pricipalmente menos rasto ao nível dos abandonos :( veja-se o caso dos Huskys :(
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
nelsonk
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

sábado jan 17, 2004 2:37 pm

mais alguem acha que ñ é normal em Portugal só se terem registado 90 cães de água portugueses quando só nos estados representados pelo american kenel club tenham sido 1300 só no ano de 2002 .
será que as nossas raças ñ prestam ou nós é que preferimos ter estranjeiro só por causa da moda ?

cordialmente

Nelson

[b][b]69
Samoyeds
1373
70
Fox Terriers (Wire)
1328
71
Australian Cattle Dogs
1320
72
Schipperkes
1314
73
Portuguese Water Dogs
1302
74
Japanese Chin
1249
75
Spaniels (English Cocker)
1248
76
Pointers (German Wirehaired)
1240
77
Basenjis
1233
78
Brussels Griffons
1197 [/b][/b]
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

sábado jan 17, 2004 3:05 pm

Quase todas as raças portuguesas estão no fim da lista. Salve-se um pouco o Serra e o Rafeiro.
A mim não me preocupa muito o facto de haver poucos registos, mas sim, por ex. 62 no LOP e 28 RI´s, tal como a qualidade de muitos desses Lop´s e Ri´s e a forma como são atribuidos.
Que não seja pela quantidade, se for pela qualidade, já não é mau.
Mas é um facto que as raças portuguesas são muito pouco acarinhadas, quer pelo português, como cidadão, quer pelo organismo que existe e as deve promover, ou seja o CPC.
Isabel
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

sábado jan 17, 2004 3:25 pm

Pedra Escreveu: Quase todas as raças portuguesas estão no fim da lista. Salve-se um pouco o Serra e o Rafeiro.
A mim não me preocupa muito o facto de haver poucos registos, mas sim, por ex. 62 no LOP e 28 RI´s, tal como a qualidade de muitos desses Lop´s e Ri´s e a forma como são atribuidos.
Que não seja pela quantidade, se for pela qualidade, já não é mau.
Mas é um facto que as raças portuguesas são muito pouco acarinhadas, quer pelo português, como cidadão, quer pelo organismo que existe e as deve promover, ou seja o CPC.
Isabel
Está quase tudo dito...

Os RI devem acabar nas raças portuguesas e os testes de DNA têm que ser obrigatórios.

Cumprimentos

Tiago
A forma &eacute; a imagem pl&aacute;stica da fun&ccedil;&atilde;o
nelsonk
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

sábado jan 17, 2004 7:13 pm

eu só me referi ao cão de água por ser a unica raça portuguesa reconhecida pelo AKC e da qual consegui ver os numeros , mas tenho a certeza que se passa o mesmo com as outras raças .
aliás já várias vezes encontrei sites americanos dedicados a raças portuguesas em que se referem com bastante pena ao trabalho dos criadores portugueses exactamente pela questão da pureza das raças .
e ñ é dificil estar de acordo com eles basta ir a uma qualquer exposição canina nacional para ver a diferença que existe entre os vários exemplares de raça portuguesa a concurso , e é engraçado porque ñ se nota tanta diferença quando se olha para as raças estrangeiras .
se calhar estou a dizer uma grande asneira mas é aquilo que sinto quando as observo .

cordialmente

Nelson
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

sábado jan 17, 2004 8:22 pm

nelsonk Escreveu: eu só me referi ao cão de água por ser a unica raça portuguesa reconhecida pelo AKC e da qual consegui ver os numeros , mas tenho a certeza que se passa o mesmo com as outras raças .
aliás já várias vezes encontrei sites americanos dedicados a raças portuguesas em que se referem com bastante pena ao trabalho dos criadores portugueses exactamente pela questão da pureza das raças .
e ñ é dificil estar de acordo com eles basta ir a uma qualquer exposição canina nacional para ver a diferença que existe entre os vários exemplares de raça portuguesa a concurso , e é engraçado porque ñ se nota tanta diferença quando se olha para as raças estrangeiras .
se calhar estou a dizer uma grande asneira mas é aquilo que sinto quando as observo .

cordialmente

Nelson
Concordo mas tambem podemos inverter a análise

Criado em França

Imagem

Melhor cachorro da Monográfica 2003; Propriedade Daniel carreira

Imagem
em http://www.perdigueiro.medseg.com

Cumprimentos

Tiago Fortuna
A forma &eacute; a imagem pl&aacute;stica da fun&ccedil;&atilde;o
Responder