Idade VS Cio

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Kyla
Membro
Registado: terça jan 13, 2004 2:31 pm

quarta jan 14, 2004 9:59 am

Recolhi uma gatinha de rua no dia 18 de Novembro, não sabemos a idade, numa 1ª visita ao veterinário, ele pela dentição viu ter aproximadamente 3 meses e meio, mas na semana antes da 3ª visita (dia 12 Janeiro) ao veterinário, ela teve, pelo comportamento observado, o cio. Ela tem realmente um porte muito pequeno, de volta de 2, 3 meses, poderá ter alguma deficiência hormonal? Com que idade mínima as gatas começam a ter o cio? E com que idade se deverá proceder à esterelização? Convém deixar passar o 1º cio, certo?
Obrigada!
Brum
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2003 1:23 pm

quarta jan 14, 2004 10:03 am

Bem a idade certa em que costuma aparecer o cio eu não sei, parece-me que aos 3 meses é um bocadinho cedo, mas......
Em relação a esterilizar antes ou depois do 1º cio, a minha vet quando foi da Kikas disse-me que devia ser antes, mas isto já foi há uns 3 ou 4 anos.
como agora só tenho um menino não sei ...
Desculpe ser de pouca ajuda, mas vai ver que já vem alguem que saiba as coisas ao certo
carlapinheiro
Membro Veterano
Registado: segunda set 09, 2002 9:43 am

quarta jan 14, 2004 10:28 am

Olá Kila,

Pelo que sei, as gatas de pêlo curto e de porte mais pequeno têm tendência a ter o cio muito mais cedo do que as de grande porte e/ou pêlo longo.

A Becas tem 1 ano e meio, e pesa cerca de 3Kg, o que não é muito para uma gata adulta. Quando a recolhi da rua, segundo a vet, ele deveria ter cerca de 1 mês e meio, e o mais provável, era ter o cio aos 6 meses... Enganaram-se :lol: :lol: Teve o primeiro cio com 4 meses e foi operada logo após esse cio... Correu tudo bem, e hoje continua saudável e com corpo de gatinha "bébé", por isso, não estranhe se a sua tiver o cio brevemente :D :D De qualquer forma, nada como consultar um vet (embora, no meu caso, as previsões estivessem longe da realidade) ;)

:D :D
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta jan 14, 2004 11:02 am

Olá

É exactamente como a Carla lhe disse. Por volta dos seis meses é a idade normal. os gatos de pêlo comprido de raça, normalmente atingem a maturidade mais tarde.
Mas há gatas que têm o primeiro cio aos 5 meses, aos 4 nunca tinha ouvido, mas pode acontecer.

beijokas
kathleen
vcruz
Membro Veterano
Registado: quinta nov 07, 2002 1:40 pm

quarta jan 14, 2004 12:41 pm

Oh, A Becas tem ano e meio e pesa à volta de 3 Kg? :o

É que a Lolita pesa 4.6 Kg, mas é comprida e muito estrelicadinha e de cada vez que eu digo à vet. que ela está escanzelada, ela deita-me uns olhos que até parecem setas :oops:

Quanto ao cio, pelo que nos apercebemos e pelo que disse a anterior vet. da Lolita, teve o 1º por volta dos 4 meses.
V.
carlapinheiro
Membro Veterano
Registado: segunda set 09, 2002 9:43 am

quarta jan 14, 2004 12:53 pm

vcruz Escreveu: Oh, A Becas tem ano e meio e pesa à volta de 3 Kg? o

V.
Pois é, e a vet já me disse para reduzir a alimentação porque já se notam umas "banhocas" na barriga :lol: :lol:

Ela é mesmo pequenota, até eu estranho quando estou com gatos maiores. A Becas tem o corpinho todo muito bem definido, nota-se perfeitamente onde terminam as patas e começa o tronco, o pescoço, lolol :D :D É uma vaidosa. Aquando esterilização, tinha ela 4 meses, o vet disse que o peso provavel, em adulta, seriam uns 3/3,5 kg.

Mas cada caso é um caso e acho que estrutura óssea tb influência bastante. :lol:
Rochamar
Membro
Registado: segunda out 28, 2002 2:30 pm

quarta jan 14, 2004 1:05 pm

Olá! :D

É de toda a conveniência esterilizar uma gata antes do primeiro cio porque a probabilidade de ocorrência de cancro na mama desce quase para 0%. Conheço um senhor que comprou duas gatas em Espanha, esterilizadas pela criadora aos 3 meses.

Beijinhos.
Marta
Brum
Membro Veterano

quarta jan 14, 2004 1:35 pm

Esta não ve propriamente ao tópico de abertura, mas porque é que o tigrinho mesmo antes de ser castrado já tinha pancinha? Porquê se eu tenho cuidado com a alimentação, diga-se que a partir do momento em que foi castrado ainda não engordou por ai além, nda de anormal.
Ele até é fininho e alto, mas depois tem aquele bocado de pança a baloiçar no meio da barriga, será que é como certas pessoas que mesmo magras por vezes têm pancinha?
estou desconsolada :?
Rochamar
Membro
Registado: segunda out 28, 2002 2:30 pm

quarta jan 14, 2004 2:02 pm

Não esteja desconsolada, Brum! A personagem interpretada pela Maria de Medeiros em Pulp Fiction diz que gostava de ter uma barriguinha porque é sexy ;) :lol: :lol: :lol:

Beijinhos.
Marta
Brum
Membro Veterano

quarta jan 14, 2004 2:06 pm

Pois se calhar o tigrinho tambem pensa assim...eheheheheh
fafareis
Membro Veterano
Registado: domingo dez 21, 2003 5:52 pm
Localização: 14 gatos; 5 cães; 120 peixes; 1 iguana; 2 ratinhos sírios

quarta jan 14, 2004 7:33 pm

ola ola

é giro porque gatinhas eu não tenho...já tive mas consegui dar todas (a minha irmã só tem meninas e eu os meninos) e realmente o que acontece é que nós não temos muito bem a certeza da idade dos bichinhos quando recolhemos da rua não é? pode aparentar 2, 3 meses e quem não nos garante que não tem 3, 4 meses...aí muda tudo ,reparem que os gatinhos de rua são forçados a ser mais rápidos no desenvolvimento afim de atingirem a maturidade..mas não implica que sejam grandes....se calhar comem menos daí serem mais velhinhos e mais pequininos..isto aconteceu comigo com o meu Musgo...veio tão pequinino...tinha uns 700g primeiro que desenvolvesse..julgámos que era o meu gatinho anão!!! só depois de castrado é que deitou corpo.....tem 4,5 kg com ano e meio..e não não é gordo é mesmo muito robusto....eu acho que eles coitadinhos tem é fome quando nós ficamos com eles e depois crescem e engordam calmamente...foi a minha opinião

fiquem bem
Kyla
Membro
Registado: terça jan 13, 2004 2:31 pm

quinta jan 15, 2004 3:08 pm

Olá a todos!
Agradeço as respostas...fikei mais descansada...já estava a pensar que a minha Maria era um fenómeno da natureza.... ;)
Ronrons para todos
:lol:
Responder

Voltar para “Gatos”