Mudar de Rc para Orijen

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

MarisaV
Membro Veterano
Registado: sábado dez 18, 2010 2:21 am

quarta ago 03, 2011 3:41 pm

Boa tarde,

Os gatuchos cá de casa têm 9 meses :)
Desde pequenos que comem RC, actualmente comem Kitten 36. Tendo em conta, a raça e idade deles estão com peso adequado, o pelo está lindo e as fezes normais. São activos e têm um apetite a condizer! :lol:

Apesar disso, há já algum tempo que me venho a questionar se a ração actual será a melhor que lhes posso dar (dentro daquilo que está disponivel do mercado)... Inclusive, tanto a criadora deles como outros criadores da mesma raça têm vindo a mudar de ração (seja ela RC, Hills ou outra) para a Orijen.
Já falei com algumas pessoas que dão aos seus gatos e parecem gostar dos resultados. Por ser uma ração mais "rica" acabam por comer um pouco menos e mesmo em caso de gatos castrados, estes mantêm um peso peso equlibrado.

A vet que atende os nossos gatos encontra-se de férias, mas quando ela regressar vou tentar saber o que ela pensa da ração em questão.

Entretanto, gostaria de saber se existe por aí alguém que tenha mudado a ração dos seus gatos/as para esta marca e o que achou? Mais especificamente, tenha mudado para a Orijen da galinha

Obrigado!
<p>Marisa </p>
<p><a href="http://www.sweetmykitchen.blogspot.com">www.sweetmykitchen.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
MarisaV
Membro Veterano

segunda nov 07, 2011 6:20 pm

Boa tarde,

E desde que publiquei a msg inicial deste tópico (não tenho havido respostas até ao momento) decorreram 3meses.
Durante esse tempo:
- Pude falar com diversos criadores (inclusive a criadora a quem comprei o Apollo e o Zeus) acerca da Orijen e tendo obtido excelente feedback
- Questionei alguns vets, que manisfestaram as suas opiniões
Alguns defendem as qualidades da Orijen, outros continuam a preferir rações como RC, pois no seu entender têm mais estudos para se apoiarem etc
- Pesquisei de tudo um pouco que encontrei (site da marca, sites de rações, artigos, etc)

Decidimos fazer a transição de ração do Apolo e do Zeus de RC KItten36 para Orijen, da seguinte forma:
* 1ª semana
25% ração nova + 75% da ração antiga
* 2ª semana
50% ração nova + 50% da ração antiga
* 3ª semana
75% ração nova + 25% ração antiga
* 4ª semana
100% ração nova

O Apollo e o Zeus já terminaram a transição e desde 6ª feira estão a comer apenas Orijen.
Tenho a dizer que já quase no fim da transição apareceram uns cocós menos bons, mas rapidamente ficou resolvido!

Até agora, estou satisfeita com a opção que tomei:
- Eles comem a ração com gosto, aliás durante a transição eles escolhiam 1ª a Orijen e só depois a RC
- Eles sempre tiveram um pêlo optimo, mas noto diferenças. O pêlo cai muito menos e está ainda mais brilhante e macio
- São 2 gatos bastante activos, mas notei aumento de energia/actividade por parte deles. Agora, correm e brincam ainda mais :twisted:
<p>Marisa </p>
<p><a href="http://www.sweetmykitchen.blogspot.com">www.sweetmykitchen.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Satomi
Membro Veterano
Registado: sábado jul 02, 2011 9:37 pm

terça nov 08, 2011 6:28 am

Foi uma boa óptima mudança então ;-)
Eu não percebo nada de rações, até porque tenho gatos há muito pouco tempo para poder opinar algo com toda a certeza.
Pesquiso constantemente noutros fóruns e procuro por reviews e opiniões de rações em todo o lado e a imagem que tenho da RC é que não tem assim tão boa relação qualidade preço. Não digo que seja uma má ração, mas acho que para a quantidade de relatos que já li de gatos com alergias, vómitos e fezes moles - não me parece ser algo que compense assim tanto o preço.

Sempre ouvi dizer muito bem da Orijen, e visto que tanto a RC e a Orijen são mais ou menos ao mesmo preço, escolhia logo a Orijen sem pensar duas vezes.
Para mim, a RC tem muito marketing envolvido e isso quer queiramos quer não, é um investimento que eles têm que encontrar retorno de alguma forma.

Encontrei um link que achei interessante com uma lista de rações as quais quem escreveu considera serem boas ou más. Também tem lá algumas observações que para mim parecem fazer sentido.

http://insidepetfood.blogspot.com/
MarisaV
Membro Veterano

terça nov 08, 2011 1:25 pm

Satomi,
Confesso que tinha algum receio que eles não gostassem da ração já que sempre comeram RC, apesar de peixinho e latinhas eles aceitarem bem tudo o que lhes damos.
Eu não digo que a RC não seja boa, os meus gatos nunca tiveram problemas, assim como tantos outros que conheço. Ainda que ultimamente tenha ouvido falar de alguns casos de alergias. Simplesmente, comecei a pensar se não haverá alguma ração melhor para eles.

Além do marketing que a RC promove, grande parte dos vets sente-se à vontade com marca. Nãoi acho que seja só porque a vendem nas clinicas, mas porque ja existe cá ha muitos anos e já conhecem a marca, etc e acabam por não conhecer tão bem outras rações disponiveis no mercado (Orijen/Acana, Applaws, Porta21, Taste of the wild, etc)

No que toca a preços eu mando vir através de sites espanhóis, fizemos as contas: encomendando 10kg de RC ou 14kg de Orijen (cada saco tem no máx 7kg) ficava ao mesmo preço por quilo.

Obrigado pelo link :)
<p>Marisa </p>
<p>&nbsp;</p>
MarisaV
Membro Veterano

quinta jan 05, 2012 7:04 pm

Olá a todos

Apesar de uma mudança aparente pacífica e que tudo aparentava ter decorrido normalmente, com o passar do tempo verifiquei que os meus patudos comiam a ração com pouca satisfação... inclusive deixavam comida na taça! :o Coisa que dantes nunca acontecia...

Pouco depois, o Zeus começou a fazer fezes moles e diarreia pastossa... O Zeus desde pequeno que faz cocos duros, enormes (como diz o meu marido quase parecem cocós de gente lol) e de forma regular (1x por dia e quase sempre a mesma hora).
Fomos a vet, fez-se hemograma por precaução que apresentou valores normais, o Zeus não tinha quaisquer outros sintomas.
Ainda que as suspeitas recaiam sobre a ração ainda que a transição, fez medicação, mas apresentou poucas melhoras.
Presume-se que tenha sido da ração, eventualmente ele será intolerante ou digere menos bem algum dos ingredientes da ração.
A vet sugeriu que mudassemos de ração (RC, HIll´s, ou outra) de gama normal e se a situação não melhorasse então eventualmente teriamos de optar por gama Vet (hipoalergenica).
Por outro lado, o Apollo tem tido sempre cocós normais, mas temos notado sempre uma crescente falta de apetite.

Resultado:
Optámos pela RC Indoor LongHair, pelo facto de eles terem pelo semi-longo e ajudar às bolas de pelo, bem como pelo indice de proteina (35%) e gordura (15% menos do que a Orijen e pouco mais que a ração da RC de castrados).
O Zeus já completou a transição para RC Indoor LongHair e está a comer exclusivamente esta ração. Posso dizer que mal a transição teve inicio, as fezes começaram imediatamente a melhorar! Na última fase da transição, já fazia os cócos "perfeitinhos".
Já iniciámos a transição do Apollo, completa a 1ª semana hoje, amanha inicia a 2ª semana e até agora está a correr bem.
<p>Marisa </p>
<p>&nbsp;</p>
Keera
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2011 1:10 pm

quinta jan 05, 2012 10:59 pm

agradeço desde já o facto de teres feito o 'update' no tópico, eu sou relativamente recente aqui no fórum, portanto nem teria dado com ele se não tivesses voltado a publicar respostas :)

a minha gatinha fez há pouco 4 meses e ando a fazer a transição para a RC Kitten 36 (ela estava com a RC Babycat - preferi fazer a transição devagarinho apesar de serem rações da mesma marca, não vá o diabo tecê-las).

já ouvi falar muito bem da Orijen e por isso mesmo andava a pensar em um dia mais tarde mudar para essa ração, também para ela não andar a comer sempre da mesma, coitada :P mas agora confesso que fiquei um bocado apreensiva com o que aqui li.

ainda por cima essa é uma marca de ração que não se vende habitualmente nas lojas, pois não? ou estou a dizer uma grande asneira? nas lojas a que vou parece-me sempre ver só royal canin ou purina... gostava de ter acesso a um saco pequeno para "testar" a ração antes de estar a encomendar uma carrada de quilos...

a verdade é que antes de adoptar a minha gata tinha a ideia que a royal canin era o "supra-sumo" das rações, mas cada vez leio mais opiniões em contrário e já estou mesmo muito confusa relativamente à alimentação da bichana... mas ela tem-se dado sempre bem com a ração, portanto por agora fica mesmo rc e pronto :lol:
MarisaV
Membro Veterano

quinta jan 05, 2012 11:27 pm

Keera Escreveu:

já ouvi falar muito bem da Orijen e por isso mesmo andava a pensar em um dia mais tarde mudar para essa ração, também para ela não andar a comer sempre da mesma, coitada :P mas agora confesso que fiquei um bocado apreensiva com o que aqui li.

ainda por cima essa é uma marca de ração que não se vende habitualmente nas lojas, pois não? ou estou a dizer uma grande asneira? nas lojas a que vou parece-me sempre ver só royal canin ou purina... gostava de ter acesso a um saco pequeno para "testar" a ração antes de estar a encomendar uma carrada de quilos...
Achei por bem fazer uma actualização, já que existe várias pessoas que têm interesse em rações como a Orijen e ainda não existe cá muita informação disponivel.

Segundo pesquisei na net, ha casos e casos: casos de gatos que adoram e se dão super bem, outros casos em que o gato faz diarreias, vomita, etc.
Aliás, tive há pouco tempo conhecimento de 1 caso em que a gata em causa desenvolveu sensibilidade digestiva, supostamente depois de ter comido Orijen :( agora, come RC Sensible33 e está a estabilizar.

Como cada caso é um caso, so mesmo experimentando e estando atenta.
Eu nunca vi à venda em lojas... A Petness tem loja online e loja fisica, penso que na Amadora, eles vendem.

Eu decidi comprar a Orijen exactamente por aquilo que tenho vindo a ler acerca das rações como RC, Hill´s, etc e achei que realmente a Orijen seria superior. Aliás, até deve ser superior ;) simplesmente uma ração pode ser a melhor que existe no mercado, mas não a melhor para os nossos patudos.
<p>Marisa </p>
<p>&nbsp;</p>
Satomi
Membro Veterano
Registado: sábado jul 02, 2011 9:37 pm

sexta jan 06, 2012 3:13 am

Acho que já vi Orijen à venda numa petshop perto do Areeiro onde costumo ir.

Não sei se costumam comprar em veterinários, mas por exemplo, a clínica onde vou não tem grande variedade. Apenas vendem RC, Hills e proplan.
Não sei como é em relação à outras ou se é mesmo normal haver pouca variedade.

Se alguém estiver interessado em saber o nome da loja, envie pm e mando o nome da tal petshop ;-)
MarisaV
Membro Veterano

sexta jan 06, 2012 10:31 am

Satomi Escreveu:
Não sei se costumam comprar em veterinários, mas por exemplo, a clínica onde vou não tem grande variedade. Apenas vendem RC, Hills e proplan.
Não sei como é em relação à outras ou se é mesmo normal haver pouca variedade.
A RC comprei sempre online.
Na clinica onde vou só vendem RC gama vet, Hill´s gama vet e algumas normais, Eukanuba gama Vet e acho que Purina gama Vet.
<p>Marisa </p>
<p>&nbsp;</p>
bearock
Membro Veterano
Registado: segunda jan 10, 2011 9:05 pm

sexta jan 06, 2012 10:51 am

Vi uma loja de animais perto da avenida de roma, se não me engano na avenida joão xxi, que vendia acana, orijen, naturea, rc e muitas outras.. Mas era um bocadinho cara, comparando com o site espanhol de onde mando vir
psica82
Membro Júnior
Registado: terça nov 08, 2011 11:47 am

segunda jan 09, 2012 4:13 pm

Boas tardes. realmente já estou á uns tempos para experimentar Orijen, já li muita coisa boa acerca dessa ração e é a preferida do criador da minha bichana, ela está neste momento a comer RC também e daqui a uns tempos vou fazer a transição para purina one que é o que as minhas outras pantufas estão a comer. Já agora alguém conhece a ração taste of the wild? È muito mais barata no site espanhol onde encomendo mas tenho algumas duvidas :?
Pandorakitty
Membro Júnior
Registado: terça dez 27, 2011 1:00 am

segunda jan 09, 2012 4:40 pm

Passei a dar Orijen ás minhas gatas cá em casa...o preço nas lojas online é atractivo, para além de ser das melhores rações...até agora estão a adorar, noto que a ração as faz beber muito mais agua ;) vou dando o feedback
MarisaV
Membro Veterano

segunda jan 09, 2012 9:35 pm

Pandorakitty Escreveu:Passei a dar Orijen ás minhas gatas cá em casa...o preço nas lojas online é atractivo, para além de ser das melhores rações...até agora estão a adorar, noto que a ração as faz beber muito mais agua ;) vou dando o feedback
Ainda bem que está tudo a correr pelo melhor :) espero que assim continue!
<p>Marisa </p>
<p>&nbsp;</p>
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

quinta jan 12, 2012 4:00 pm

a orijen tb. não é muito barata. e tem uma gama muito limitada.
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

quinta jan 12, 2012 4:11 pm

anja-azul Escreveu:a orijen tb. não é muito barata. e tem uma gama muito limitada.
Todas as gamas biológicas não têm muita variedade, fazem apenas diferença entre crias e adultos nos sabores frango e peixe e raramente borrego. Também é suposto os gatos não andarem a variar mt a ração para não provocar alterações intestinais.

Eu estive quase para experimentar a Orijen, mas fiquei realmente com o pé a trás quando li que muita proteína tb lhes podia sobrecarregar os rins...
Costuma-se dizer que em equipa vencedora não se mexe. Os meus agora estão bem com a ração que estão a comer, as fezes estão boas, mais vale ficar assim.
Responder

Voltar para “Gatos”