Escolha de cão raça pequena Escolha feita
Moderador: mcerqueira
O LOP não garante um bom cão, garante só que é da raça que se está a comprar.
Mas pior que isso é comprar um cão de raça sem LOP. Ou seja: comprar um rafeiro.
Eu não difgo que não haja excelentes rafeiros. Há e muitos. Mas ir ao canil buscar um cão, muitas vezes com sarna, com tinha, com desinterias, esgana, etc, já para não falar de animais assustadiços e nervosos não acho nada boa ideia.
Mas pior que isso é comprar um cão de raça sem LOP. Ou seja: comprar um rafeiro.
Eu não difgo que não haja excelentes rafeiros. Há e muitos. Mas ir ao canil buscar um cão, muitas vezes com sarna, com tinha, com desinterias, esgana, etc, já para não falar de animais assustadiços e nervosos não acho nada boa ideia.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
sasquatch, subscrevo o seu parágrafo quanto à treta da gratidão.
Pessoa dos cães pequenos e médios: vá às exposições, fale com os criadores, visite os das raças que aprecia, leia sobre as mesmas, escolha o seu cão de eleição e delicie-se com as patetices de um bebé. Todos os que gostamos de cães temos esse direito.
Também não gosto de lotarias e mesmo ao adoptar sei muito bem o que faço.
Pessoa dos cães pequenos e médios: vá às exposições, fale com os criadores, visite os das raças que aprecia, leia sobre as mesmas, escolha o seu cão de eleição e delicie-se com as patetices de um bebé. Todos os que gostamos de cães temos esse direito.
Também não gosto de lotarias e mesmo ao adoptar sei muito bem o que faço.
Porquê? (Não estou a querer criar confusão só queria saber se isso deve-se a qualquer coisa de comportamento, higiene etc...)sasquatch Escreveu:yorkies e Shi-tzu são péssimas escolhas para crianças.
A minha yorkshire foi lá para casa tinha eu 4 anos e sempre me dei às maravilhas com ela, dava-lhe abraços sufocantes e ela nunca fez nada... Até vinha enrolar-se em mim.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 24, 2011 11:08 am
Questões várias que considerei na escolha do cão
- cachorro para se ambientar na familia
- porte pequeno por causa dos miudos, para o poderem passear à trela e não os intimidar
- energia do cão para acompanhar os miudos
- disponibilidade para o passear em função do nivel de energia do animal
- disponibilidade de tempo para não abandonar o cão em casa
- disponibilidade para tratar da sua manutenção - pêlo, banhos, tosquias
- espaço em casa
- disponibilidade economica para vet, ração e diversos
- férias?
- nivel de tolerancia para aceitar um bébé e xixis- cócós
- vai ficar 10 anos lá em casa
Eu tenho mais um filho... é diferente.. é peludo!
- cachorro para se ambientar na familia
- porte pequeno por causa dos miudos, para o poderem passear à trela e não os intimidar
- energia do cão para acompanhar os miudos
- disponibilidade para o passear em função do nivel de energia do animal
- disponibilidade de tempo para não abandonar o cão em casa
- disponibilidade para tratar da sua manutenção - pêlo, banhos, tosquias
- espaço em casa
- disponibilidade economica para vet, ração e diversos
- férias?
- nivel de tolerancia para aceitar um bébé e xixis- cócós
- vai ficar 10 anos lá em casa
Eu tenho mais um filho... é diferente.. é peludo!

Em norma os cães de pequeno porte yorks, shi-tsu, chihuahua, pinscher, são pouco tolerantes com crianças, no seu caso foi a excepção que confirma a regra.Sushy55 Escreveu:Porquê? (Não estou a querer criar confusão só queria saber se isso deve-se a qualquer coisa de comportamento, higiene etc...)sasquatch Escreveu:yorkies e Shi-tzu são péssimas escolhas para crianças.
A minha yorkshire foi lá para casa tinha eu 4 anos e sempre me dei às maravilhas com ela, dava-lhe abraços sufocantes e ela nunca fez nada... Até vinha enrolar-se em mim.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
http://animalartportugal.blogspot.com/
www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.
Madalena Marques
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
http://animalartportugal.blogspot.com/
www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.
Madalena Marques
Ah ok. Desconhecia isso, daí a minha dúvida, apesar de achar que cada cão tem a sua personalidade e o seu feitio...kittten Escreveu:Em norma os cães de pequeno porte yorks, shi-tsu, chihuahua, pinscher, são pouco tolerantes com crianças, no seu caso foi a excepção que confirma a regra.Sushy55 Escreveu:Porquê? (Não estou a querer criar confusão só queria saber se isso deve-se a qualquer coisa de comportamento, higiene etc...)sasquatch Escreveu:yorkies e Shi-tzu são péssimas escolhas para crianças.
Cães pequenos assustam-se mais fácilmente pelo que receiam mais as crianças. Um animal com medo é à partida perigoso. São mais territoriais, mais nervosos e mais ciumentos dos donos. Por outro lado o serem pequenos, peludos, etc, faz as crianças os tratarem como bonecos: erro total!
Se a isto se somar a mania das pessoas não educarem os cães pequenos e desculparem tudo, é desastre completo e boas hipóteses de uma carga de problemas.
Uma dentada mesmo de um cão pequeno, especialmente se for na cara (muito comum nas crianças) pode ser muito perigosa.
Se a isto se somar a mania das pessoas não educarem os cães pequenos e desculparem tudo, é desastre completo e boas hipóteses de uma carga de problemas.
Uma dentada mesmo de um cão pequeno, especialmente se for na cara (muito comum nas crianças) pode ser muito perigosa.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jul 06, 2011 1:39 pm
É tão comum esse erro... Talvez por pensarem que devido ao tamanho os podem "manietar" com maior facilidade!sasquatch Escreveu:Cães pequenos assustam-se mais fácilmente pelo que receiam mais as crianças. Um animal com medo é à partida perigoso. São mais territoriais, mais nervosos e mais ciumentos dos donos. Por outro lado o serem pequenos, peludos, etc, faz as crianças os tratarem como bonecos: erro total!
Confesso que são poucas as raças de cães de porte pequeno com que consigo simpatizar, talvez porque 99% das vezes que passo por um (sozinho ou com o meu) ladram... ou porque das poucas vezes que fui mordido foi por cães de porte pequeno... Ou porque muitos dos donos têm a mania de, por serem pequenos não verem necessidade de os ter atrelados... Não sei!
Com os meus melhores cumprimentos,
Bruno Morais
<strong>Todos diferentes, todos animais!</strong>
O meu "filho": http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=91564
Fórum - Dogue Alemão: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=110
Bruno Morais
<strong>Todos diferentes, todos animais!</strong>
O meu "filho": http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=91564
Fórum - Dogue Alemão: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=110
Sim, nisso concordo totalmente consigo !
Mas acho que aqui para o forista em questão os miúdos já são 'crescidinhos' para terem alguma responsabilidade, nunca é cedo para começar logo a ensinar como tratar um animal.
Pelo menos a de 9 anos já deve com certeza saber que um cão não é um peluche.
Mas acho que aqui para o forista em questão os miúdos já são 'crescidinhos' para terem alguma responsabilidade, nunca é cedo para começar logo a ensinar como tratar um animal.
Pelo menos a de 9 anos já deve com certeza saber que um cão não é um peluche.
Discordo do que está a bold: isso são preconceitos que se geraram à volta dos cães de colo/porte pequeno (que derivam do que está a vermelho).sasquatch Escreveu:Cães pequenos assustam-se mais fácilmente pelo que receiam mais as crianças. Um animal com medo é à partida perigoso. São mais territoriais, mais nervosos e mais ciumentos dos donos. Por outro lado o serem pequenos, peludos, etc, faz as crianças os tratarem como bonecos: erro total!
Concordo com o que está a vermelho, o problema não são os cães mas sim a falta de educação dos cães E das pessoas. Custa muito ensinar uma criança a respeitar um cão (ou seja, não é um brinquedo nem um peluche) e ensinar a dar a mãozinha a cheirar primeiro?
Claro que quando são muito pequenas é difícil elas perceberem isso, mas aí devem ser acompanhadas por um adulto e o dono do cão deve também zelar pela sua segurança (ensinando como se deve apresentar ao cão).
Há cães mais fáceis para as crianças dos outros, pois não nos podemos fiar na educação que elas têm, mas para as nossas crianças, regra geral, qualquer raça serve desde que o cão seja educado e as crianças educadas sobre como lidar com o cão. Isto assumindo que são crianças com alguma idade que conseguem perceber minimamente os ensinamentos dos pais.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 24, 2011 11:08 am
Estamos fora de tema
O topico tem por objectivo ajudar alguém a escolher um cão de raça pequena.
Qualquer animal será aquilo que dele fizermos.
Os traços da raça são orientativos. Mas nos dias que correm, há as questões que acima coloquei que se revestem de maior importancia antes de escolher a raça. Claro que há também o factor de gosto pessoal e subjectivo na escolha... e aí a discussão perdura. coitado do amarelo se todos gostassemos do amarelo..

O topico tem por objectivo ajudar alguém a escolher um cão de raça pequena.

Qualquer animal será aquilo que dele fizermos.
Os traços da raça são orientativos. Mas nos dias que correm, há as questões que acima coloquei que se revestem de maior importancia antes de escolher a raça. Claro que há também o factor de gosto pessoal e subjectivo na escolha... e aí a discussão perdura. coitado do amarelo se todos gostassemos do amarelo..

-
- Membro
- Registado: sábado mar 26, 2011 11:40 pm
Encontrei aqui comentarios que são grande ajuda e desde ja volto a agradecer a todos pela ajuda que tentam dar. Se eu procura-se um cão de grande porte eu sei bem o que escolheria e essa escolha seria sem duvidas um Labrador. Mas neste momento não tenho condições para ter. Decidi então realizar o sonho dos meus filhos e penso fazer-lo como prenda de natal.......pretendo um cão pequeno não so pela falta de espaço mas tambem porque quero que ele nos acompanhe ao fim de semana nos nossos passeios etc etc... um dos grandes problemas é mesmo esse que é o espaço no carro que não é muito e não se adequa a um cão de grande porte.
Outro aspecto é as horas que passara sozinho em casa que embora não seja o dia todo serão ai umas 3 de manha e 5 de tarde
Sei que faço uma questão dificil porque cada um tem os seus gostos e mesmo o caracter do cachorro varia de uns para os outros mesmo dentro da mesma raça
Mas pela falta de conhecimento de raças pequenas tornam isto bem dificil acreditem ate a escolha entre macho e femêa o esta a ser
Obrigado a todos
Outro aspecto é as horas que passara sozinho em casa que embora não seja o dia todo serão ai umas 3 de manha e 5 de tarde
Sei que faço uma questão dificil porque cada um tem os seus gostos e mesmo o caracter do cachorro varia de uns para os outros mesmo dentro da mesma raça
Mas pela falta de conhecimento de raças pequenas tornam isto bem dificil acreditem ate a escolha entre macho e femêa o esta a ser
Obrigado a todos
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jul 02, 2011 9:37 pm
Não percebo nada de raças de cães para lhe indicar a mais certa.
Lembro-me que os meus pais encontraram um rafeiro de porte pequeno e dava-se muito bem com crianças (ele já lá estava antes de eu nascer). Não era nada agressivo nem nervoso, antes pelo contrário, era extremamente dócil e paciente.
Não sei se está particularmente interessado num cão de raça (se estiver não o discrimino por isso nem tenho nada a ver com o assunto). Uma opção é fazer uma visita a um canil ou uma associação de animais e falar com quem lida mais com eles para tentar perceber qual será o cão que têm disponível que mais se adequa às suas necessidades, tendo em conta que tem crianças.
Pelo pouco que sei e que vi dos cães que os meus pais tiveram (alguns de raça, porte grande/pequeno e outros rafeiros), os cães de porte pequeno têm a vantagem de tenderem a viver mais tempo. O meu viveu 14 anos e não viveu mais porque foi atropelado. Nunca o vi doente.
Lembro-me que os meus pais encontraram um rafeiro de porte pequeno e dava-se muito bem com crianças (ele já lá estava antes de eu nascer). Não era nada agressivo nem nervoso, antes pelo contrário, era extremamente dócil e paciente.
Não sei se está particularmente interessado num cão de raça (se estiver não o discrimino por isso nem tenho nada a ver com o assunto). Uma opção é fazer uma visita a um canil ou uma associação de animais e falar com quem lida mais com eles para tentar perceber qual será o cão que têm disponível que mais se adequa às suas necessidades, tendo em conta que tem crianças.
Pelo pouco que sei e que vi dos cães que os meus pais tiveram (alguns de raça, porte grande/pequeno e outros rafeiros), os cães de porte pequeno têm a vantagem de tenderem a viver mais tempo. O meu viveu 14 anos e não viveu mais porque foi atropelado. Nunca o vi doente.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 22, 2008 9:17 pm
A escolha de um cão de canil é tão valida e aconselhavel como comprar um animal num criador como deve ser.sasquatch Escreveu:Para meter em casa e a lidar com crianças, não aconselho uma escolha de canil de um animal adulto.
Muitas vezes são animais com grandes traumas, com problemas de comportamento dificeis de resolver e com inúmeros problemas de saúde
Fotografia de animais de estimação (o meu projecto)
Status -Pets Photography https://www.facebook.com/StatusPetsPhotography
Status -Pets Photography https://www.facebook.com/StatusPetsPhotography
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm
O meu traquina: Calvin
A minha princesa: Lolita
Esta é, sem dúvida, uma decisão muito pessoal, mas se quer mesmo que lhe indiquem raças de cães pequenos terá de fornecer mais dados...
Tem preferência por pêlo curto? Ou comprido?
Qual o nível de energia que pretende?
Qual o temperamento que pretende?
Tem preferência por pêlo curto? Ou comprido?
Qual o nível de energia que pretende?
Qual o temperamento que pretende?
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."
Calvin
Calvin