Criadora de gatos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quarta nov 09, 2011 2:15 pm

Sirikit é que nem é preciso dizer mais nada! :wink:

Tal como a Leonilde escreve, não acordamos um dia e decidimos que queremos criar. Para cada um acontece de forma diferente, mas todos começamos por gostar particularmente de uma raça.

Ao contrário dos cães, para quem as exposições são uma actividade divertida na companhia do dono, os gatos não são doidinhos por lá estarem, mas se habituados desde pequenos, portam-se muito bem e alguns até apreciam bastante.

O meu macho de linha dormia as exposições inteiras e adorava quartos de hotel. Não faço ideia porquê, mas era um facto. Transmitiu isso a praticamente todos os descendentes e hoje é ver os netos e bisnetos a dormirem descansadamente nas exposições e a saltarem como cangurus nas camas do hotel. :D
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta nov 10, 2011 10:58 am

WaterMonitor Escreveu: (...)
O meu macho de linha dormia as exposições inteiras e adorava quartos de hotel. Não faço ideia porquê, mas era um facto. Transmitiu isso a praticamente todos os descendentes e hoje é ver os netos e bisnetos a dormirem descansadamente nas exposições e a saltarem como cangurus nas camas do hotel. :D
Tal e qual como o Tassebem. Esse também se fartava de dormir, muitas vezes ao meu colo. E nos quartos de hotel parecia isso mesmo, um canguru, de cama para cama, da cama para o sofá... Parece que ficava eufórico. :lol:
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta nov 10, 2011 11:01 am

psica82 Escreveu: (...) já falei com alguns criadores, uns com apartamento outros dizem "apartamento fora de questão" daí a minha dúvida (...)
Não percebo como é que um Esfinge pode ser um gato sem ser de apartamento. :o
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

quinta nov 10, 2011 11:16 am

picas82, para um gato que seja um bom exemplar da raça, as explosições também não devem ser um strress, pois os juizes também avaliam o à vontade e vivacidade de um gato. Os gatos devem ser facilmente manuseaveis e, como tal, não podem estar nervosos nem com medo.

Recomendo que explore este site http://pawpeds.com/pawacademy/ (este link vaui direcciona-la para a biblioteca da pawpeds). Tem imensa informação, para quem sabe ler ingles sobre reprodução e genética para a criação. A minha opinião é de que nenhum aspirante a criador deve iniciar esta actividade sem alguns conhecimentos básicos de genética, se cponhecer muito bem o estalão da raça, sem ir a exposições, se falar com outros criadores, sem conhecer os defeitos e as doenças mais frequêntes na raça que pretende criar e da forma como estas passamd e geração para geração.

About Pawpeds: The domain name pawpeds.com was registered by Ulrika Olsson in 2000, for future use as a site for information about the history of the pedigree cats, and to educate cat breeders about the need for genetic variation and what the situation is in their breed. In order to do this, we are publishing databases with pedigree information for different breeds, with functions for calculations of the inbreeding coefficient and pedigree analyses. We also publish articles related to these topics. Along the way, we will probably add articles about other health issues and breeding issues as well, for the education of breeders.

Explore este site e chegue a conclusões sobre se saberá o suficiente para criar gatos, seja de que raça for. Se chegar à conclusão que sim, vá a glums exposições e fale com criadores. Se não, continue a ler e a estudar :wink:
psica82
Membro Júnior
Registado: terça nov 08, 2011 11:47 am

quinta nov 10, 2011 4:02 pm

Joana e Water, obrigada pela informação util, acho que vou pesquisar mais. A ideia de ser criadora não seria para já pois ainda não tenho posses nem as condições necessárias para tal, a duvida era se gasto 750€ num sphynx de companhia ou 1.400€ num exemplar exposição/criação, mas depois do que se falou aqui acho que vou ficar pelo de 750 pois são igualmente bonitos e não posso esquecer que já tenho duas gatas que também precisam de atenção e carinho. Obrigada a todos por responderem :lol:
mi_xen
Membro Veterano
Registado: terça jun 24, 2008 5:06 pm

quinta nov 10, 2011 7:23 pm

psica82 Escreveu:Joana e Water, obrigada pela informação util, acho que vou pesquisar mais. A ideia de ser criadora não seria para já pois ainda não tenho posses nem as condições necessárias para tal, a duvida era se gasto 750€ num sphynx de companhia ou 1.400€ num exemplar exposição/criação, mas depois do que se falou aqui acho que vou ficar pelo de 750 pois são igualmente bonitos e não posso esquecer que já tenho duas gatas que também precisam de atenção e carinho. Obrigada a todos por responderem :lol:
Deixe-me apenas acrescentar que caso queira uma gata para criação, a cada monta terá que pagar ao dono do gato. Já ouvi falar em montas de 1000€ e 1500€ consoante os prémios do macho (corrijam-me se estiver errada). Portanto se quer um gato para gastar muito tempo e dinheiro em exposições, para as suas ninhadas terem prestigio e ter a certeza que são bons exemplares, compre um de criação. Mas acredite que conheço muitos criadores que não ganham nenhum com as suas criações, é quase como um "hobbie", com o devido respeito e bons tratos animais.
Estou a dizer-lhe isto porque à pouco tempo estive na mesma situação que a psico82, quando andei a pesquisar sobre a raça, e depois de muito bem feitas as contas cheguei a conclusão que poderia não ser lucrativo comprar um de criação, apesar do preço de venda dos gatos.
Quanto ao apartamento, não consigo perceber porque não se pode ter estes gatos em apartamento. Aliás, não consigo perceber para que raio se quer uma casa com jardim para um gato destes :roll:

Não se esqueça de depois colocar aqui fotos do novo gatinho/a!
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quinta nov 10, 2011 9:23 pm

mi_xen, permita-me só uma pequena correcção: as situações de monta que refere reportam-se aos cães.

Nos gatos nenhum criador honrado e que ame os seus animais cede um macho para cruzas porque o risco das doenças contagiosas, e fatais, é real.

O que pode acontecer é deixarmos um macho nosso cruzar com uma fêmea de uma pessoa muito amiga cujos hábitos e exemplares nos sejam completamente familiares e isso, como é óbvio, não envolve dinheiro. Mas só acontece entre criadores muito próximos.

Isto funciona assim para todas as raças. Quem ceder um macho e pedir dinheiro, é de fugir a sete pés. :D
mi_xen
Membro Veterano
Registado: terça jun 24, 2008 5:06 pm

quinta nov 10, 2011 9:46 pm

WaterMonitor Escreveu:Isto funciona assim para todas as raças. Quem ceder um macho e pedir dinheiro, é de fugir a sete pés. :D
Obrigado pelo esclarecimento, WaterMonitor. Gostei de saber isso :wink:
Mary83
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2010 9:48 am

segunda nov 14, 2011 5:25 pm

Sirikit Escreveu:
KavakoSilva Escreveu:Existem 1200 milhões de gatos no mundo, metade dos quais a viver na rua... trazer mais ao mundo deliberadamente é simplesmente irresponsável.
Não faço ideia de quantas crianças órfãs, abandonadas, maltratadas existem no Planeta Terra a precisarem de um lar... trazer mais ao mundo deliberadamente é simplesmente irresponsável.Há raças e raças! Eu, por exemplo, adoro Teckels (mas têm de ser preto/afogueado), adoro o Sagrado da Birmânia (mas quero-o seal-point). Há os Caniches, Labrador, ou, voltando a falar de gatos, os Manx, os Scottish Fold, sendo que eu não quero nem as últimas duas raças de cães nem as duas últimas de gato (há muitas outras, principalmente de cães, que eu também não quero). Mas tenho uma perfeita cadela vira-lata :lol: .

As raças são criadas com a função de se manter determindas características. Criamos simpatias por determindas coisas.

Concordo que em Portugal (e não só) o número de animais a precisar de um lar é enorme. E é este o maior motivo pelo qual eu não deixei a minha gata ter cria. Mas não recrimino quem o faça de forma consciente.

Partilho o mesmo ponto de vista, tudo se resume a fazer as coisas de forma consciente e responsável!
Também acho os Sagrados da Birmânia muito bonitos. Lamento a minha ignorância, mas o que significa Seal Point?
<p><strong><u>Mary83</u></strong></p>
<p>Quanto mais conhe&ccedil;o o ser humano, mais gosto dos animais!</p>
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

segunda nov 14, 2011 5:56 pm

Mary83 Escreveu: Partilho o mesmo ponto de vista, tudo se resume a fazer as coisas de forma consciente e responsável!
Também acho os Sagrados da Birmânia muito bonitos. Lamento a minha ignorância, mas o que significa Seal Point?
Seal Point é uma variedade de côr. Um exemplo de Sagrado da Birmânia desta côr:
Imagem

O espaço é importante e tem que ser considerado, sim. Não tenho a certeza (teria que consultar o Decreto-Lei) mas penso que o nº máximo de gatos permitido por lei em apartamentos, independentemente do tamanho do mesmo, é de 3. Logo, para termos mais exemplares, temos que estar sujeitos à boa vontade da vizinhança e/ou senhorio.
Maria Jo&atilde;o
Tassebem
Membro Veterano

segunda nov 14, 2011 6:02 pm

Penso que é de 4, excluindo crias.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Mary83
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2010 9:48 am

segunda nov 14, 2011 6:03 pm

mjoaomarques Escreveu:
Mary83 Escreveu: Partilho o mesmo ponto de vista, tudo se resume a fazer as coisas de forma consciente e responsável!
Seal Point é uma variedade de côr. Um exemplo de Sagrado da Birmânia desta côr:
Imagem

O espaço é importante e tem que ser considerado, sim. Não tenho a certeza (teria que consultar o Decreto-Lei) mas penso que o nº máximo de gatos permitido por lei em apartamentos, independentemente do tamanho do mesmo, é de 3. Logo, para termos mais exemplares, temos que estar sujeitos à boa vontade da vizinhança e/ou senhorio.

Obrigada pelo esclarecimento, este é o que eu mais gosto, mas eu chama-lhe o "chocolate" :D agora já sei que é seal point!
<p><strong><u>Mary83</u></strong></p>
<p>Quanto mais conhe&ccedil;o o ser humano, mais gosto dos animais!</p>
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

segunda nov 14, 2011 6:41 pm

Tassebem Escreveu:Penso que é de 4, excluindo crias.
Sim, segundo http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=93755, são 4.

Obrigada Tassebem.

Há muitos criadores que têm mais animais. Mas quem deseja iniciar criação e mora em apartamento deverá ter em conta o DL e arranjar acordo com a vizinhança.
Maria Jo&atilde;o
Responder

Voltar para “Gatos”