COMO JUNTAR DOIS GATOS

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
heartzinha
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta out 21, 2011 3:39 pm

Boa tarde,

Tenho uma gata com 8 anos e há 2 meses trouxe uma nova habitante. Fiz tudo como no vet me indicaram, sendo que a pequena está num quarto isolada, vou trocando mantas, brinquedos e outros objectos entre elas, já coloquei a mais velha no espaço da pequena, a pequena no espaço da grande e passado este tempo já deixo a pequena sob minha supervisao "invadir" o espaço da grande na presença da maior!

Passado este periodo nao vejo melhorias em termos de aceitação da nova habitante, muito pelo contrário... Não quer dizer que eu quisesse que dormissem juntas, porque sei que isso poderá nunca acontecer mas se inicialmente a mais velha mostrava supresa com alguns arrufos e bufos, agora é agressiva ao ponto de se atirar a mim e de miar desalmadamente semelhante a gritos de aflição, não parando de bufar sempre que passa pela porta (fechada) do quarto da pequena e tendo ficado inclusivamente muito diferente comigo mesmo quando a pequena não está à vista!

Gostaria de saber se alguem me pode ajudar nesta situação e se realmente preciso alterar alguma coisa, ou se isto é normal e a minha "velhota" só é um cadinho mais teimosa que os outros gatos! ;)
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

sexta out 21, 2011 4:15 pm

Inicialmente será normal, apesar de nos custar a nós imenso a falta de adaptação entre eles.
O Jimmy também alterou o comportamente qd levamos a Suri, só passado muitos meses é que ele voltou a gostar de estar ao nosso colo e a pedir mimo e a dar turrinhas.
Agora é um chato de primeira com tanto mel :lol: :lol:

Mas depende muito dos animais, e da personalidade de cada um :roll:
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado out 22, 2011 7:20 pm

Actualmente estou a passar por uma situação complicada de socialização dos novos residentes com os mais velhos que já cá estavam :wink: No entanto, como todos são da mesma espécie... não têm mais é que, pelo menos, tolerarem-se no mesmo espaço :wink: E é nesta vertente que tenho que esperar o tempo que lhes seja necessário até tal... :wink: Até lá, vigio-os de perto enquanto estou em casa, se me ausento de casa fecho os mais novos no quarto onde foram criados :wink:

Há que dar tempo ao tempo e não fazer uma dor de cabeça dos "amuos" dos residentes mais antigos :wink:

Claramente nota-se que a sua gata entrou mesmo em puro stress com a nova companhia... ao ponto de já se tornar agressiva e, para casos desses, só mesmo o Vet receitar um calmante leve para a gata tomar até a socialização ou aceitação estar concluída :wink:

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Barufas123
Membro
Registado: segunda dez 10, 2007 5:59 pm

quinta nov 10, 2011 7:27 pm

Artigo bastante útil . Obrigado
heartzinha
Membro
Contacto:

quinta nov 10, 2011 10:26 pm

Só em jeito de feedback já "junto" as minhas gatas mas a socky continua a arfar e a mandar patada na pequena mel que agora maiorzinha leva todas as acçoes da Socky como se de uma brincadeira se tratasse...
Ainda nao deixo a pequena dormir nos locais comuns à grande nem as deixo sozinhas juntas qd não existe supervisão...
Esperemos que no mes que vem haja mais alguma evolução positiva! ;)
heartzinha Escreveu:Boa tarde,

Tenho uma gata com 8 anos e há 2 meses trouxe uma nova habitante. Fiz tudo como no vet me indicaram, sendo que a pequena está num quarto isolada, vou trocando mantas, brinquedos e outros objectos entre elas, já coloquei a mais velha no espaço da pequena, a pequena no espaço da grande e passado este tempo já deixo a pequena sob minha supervisao "invadir" o espaço da grande na presença da maior!

Passado este periodo nao vejo melhorias em termos de aceitação da nova habitante, muito pelo contrário... Não quer dizer que eu quisesse que dormissem juntas, porque sei que isso poderá nunca acontecer mas se inicialmente a mais velha mostrava supresa com alguns arrufos e bufos, agora é agressiva ao ponto de se atirar a mim e de miar desalmadamente semelhante a gritos de aflição, não parando de bufar sempre que passa pela porta (fechada) do quarto da pequena e tendo ficado inclusivamente muito diferente comigo mesmo quando a pequena não está à vista!

Gostaria de saber se alguem me pode ajudar nesta situação e se realmente preciso alterar alguma coisa, ou se isto é normal e a minha "velhota" só é um cadinho mais teimosa que os outros gatos! ;)
leonildecarvalho
Membro Veterano

quinta nov 10, 2011 11:52 pm

heartzinha Escreveu:Só em jeito de feedback já "junto" as minhas gatas mas a socky continua a arfar e a mandar patada na pequena mel que agora maiorzinha leva todas as acçoes da Socky como se de uma brincadeira se tratasse...Ainda nao deixo a pequena dormir nos locais comuns à grande nem as deixo sozinhas juntas qd não existe supervisão...
Esperemos que no mes que vem haja mais alguma evolução positiva! ;)
Boas.

Atenção ao que citei a bold... tenha a certeza de que a mais velha tem as unhas aparadas pois como a mais pequena ainda não se apercebeu das intenções da maior...o pior pode acontecer...
O mesmo sucedia até há bem pouco tempo, entre a minha Nanocas ou a Sasha, em relação ao Tai-Chi (gato bebé). Ele não percebia que o arfar das outras eram avisos... e investia como se elas estivessem a brincar com ele. Já levou patada a apanhar-lhe um dos olhos. Por sorte não causou estragos.. e por sorte que ele já começou a perceber que elas não estão para brincadeiras :wink:

Não existe tempo limite para a socialização ou aceitação...não se convença de que para o Mês que vem... blá, blá, blá... pode demorar até menos, como pode demorar muuuuuuuuuuuuuuito mais :wink:

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta nov 11, 2011 12:00 am

Barufas123 Escreveu:Artigo bastante útil . Obrigado
Obrigada, Barufas...

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
heartzinha
Membro
Contacto:

sexta nov 11, 2011 12:05 am

Obrigada pela mensagem,

Claro que as duas teem as unhas aparadas e o que eu falei foi que para o mes que vem gostaria que houvesse alguma evolução. Não vejo mal nenhum nesse desejo nem acho que seja contra natura tal evolução entre os animais. Não me convenci de absolutamente nada. Não tivesse eu vivido toda a vida com gatos e nao soubesse como eles são.
biarps
Registado: terça nov 24, 2009 7:52 pm

quinta abr 05, 2012 4:57 pm

Boa tarde Leonilde, obrigada por nos ajudar tão bem.

Li este tópico todo.
A minha dúvida é a seguinte. Eu fiz a adaptação gradual como se ensina nos fóruns e estava tudo indo bem, minha gata mais velha tem 1 ano e 11 meses e a mais novinha acabou de completar 3 meses.
Elas estão juntas o dia todo desde o inicio de março.
A mais velha é castrada e a pequena ainda não. A mais velha é na dela, tem medo de visitas e é arisca com quem não conhece. A mais nova é uma folgada, ja tomou conta da casa toda inclusive da "casa" da mais velha, para onde estamos mudando ela aos poucos.
Já nota-se avanços na mais velha, que ja fica na sala conosco de novo, nunca nos "culpou" pela chegada da outra, aparentemente pelo menos.
Porém de uns dias pra cá as correrias aqui em casa tem aumentado. É verdade que a mais velha quando pode cheira e lambe a nova, mas esta se põe em uma postura de agressividade, com as orelhas pra trás e meio deitada, e então a mais velha a ataca.
E assim, cada vez que a mais velha vê a mais nova corre atras dela por toda a casa e as vezes dá uns bufos/patadas, porém sem nem machucar a pequena.
Elas alimentam-se lado a lado, com bufos algumas vezes mas não todas.
O que eu queria saber são duas coisas:
1 - este comportamento é normal? A pequena não se intimida, o que talvez irrite mais a mais velha. A mais velha muitas vezes em que poderia ter atacado a pequena não o faz, simplesmente passa reto. Mas em outras quer pegar a pequena.
2 - O que eu acho estranho é que nos momentos de preguiça elas podem ate dormir no mesmo cômodo, mas nos momentos em que estão em "modo racing" as brigas ficam mais pesada. De noite tem até alguns berreiros. E aparentemente a mais velha reproduz as brincadeiras que fazemos com ela de correr atras, que ela adora.

Quando se põe a correr atras da outra, simulamos que vamos correr atras dela conforme a brincadeira e ela para.

Estou um pouco confusa pois me parece que as coisas tem piorado...
O que estou fazendo de errado? Ou isso é normal? Será que ela agora só corre atras da outra pra que brinquemos com ela? Nós não temos deixado de brincar com ela, mas pode ser isso?

Muito obrigada desde já pela ajuda!!
Yesi
Membro
Registado: segunda abr 02, 2012 10:41 pm
BillieJean

quinta abr 05, 2012 7:49 pm

Eu tenho mais ou menos o mesmo problema do post anterior.
Há sensivelmente 3 semanas fui adoptar uma gatinha. Fui à SPAD do Funchal toda contente escolher a minha bichinha. Fiquei apaixonada por uma gatinha de 7 meses, extremamente amorosa que se desfez em mimos quando me viu. Não hesitei e trouxe-a comigo.
O objectivo, como em muitos casos, é fazer companhia ao gato já residente. O Shuffle que faz um aninho neste mês.
Confesso que não fiz as coisas como deveria ter feito e os primeiros contactos não foram os melhores. Deveria ter-me informado melhor... Mesmo assim, nas primeiras noites a gata ficou isolada, porque o gato comia-a viva se pudesse.
A gata, por sua vez, não lhe ligava nenhuma. Na SPAD sempre esteve misturada com gatos. No entanto, com tanta investida do gato, ela começou-lhe a responder e a defender-se. Mesmo quando o Shuffle já só queria brincar com ela, a gata investia.
Mesmo assim, ela continuava amorosa comigo.
Eis que ela entra no cio. O Shuffle está castrado, mas com o roça roça da gata eles começaram a aproximar-se, ela para a pouca vergonha, ele para a brincadeira.
Achava que a partir daí eles iam começar a dar-se bem, mas mal o cio parou as coisas complicaram-se muito. Ela morde, arranha, rosna tipo um cão autêntico, não só ao Shuffle, mas a mim também. Ela não era assim...
Até podem dormir os dois no mesmo sofá, mas de resto ele nem se pode aproximar. Acredito que o gato até tem medo dela...
Acham que é um periodo pós cio? lol.
Intriga-me muito porque se eu os separo para conseguir dormir a noite, eles passam o tempo a chamar um pelo outro... É de doidos... Não se aturam, mas não podem estar longe...
Parte-me o coração, porque sei que o Shuffle quer brincar com ela... E ela é tão ranhosa! Também percebo que eles podem nunca ser os melhores amigos, mas as atitudes que ela tem comigo fazem-me pensar se não estarei a prejudicar o Shuffle, ou até a própria gatinha por mantê-los juntos...
Eu moro num T1, não muito grande, isola-los não é tarefa fácil...
Precisava de alguma dica, pela alminhas... A gata está aqui há 3 semanas, mas tem atitudes como se o novo gato fosse o Shuffle e não ela...
Obrigado :D
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta abr 06, 2012 1:35 pm

biarps Escreveu:(...)

Estou um pouco confusa pois me parece que as coisas tem piorado...
O que estou fazendo de errado? Ou isso é normal? Será que ela agora só corre atras da outra pra que brinquemos com ela? Nós não temos deixado de brincar com ela, mas pode ser isso?

Muito obrigada desde já pela ajuda!!
Boas.

Não esteja porque, pelo que interpretei o seu texto, esssa socialização está a correr bem. O que está a acontecer, é o "decifrar e definir" da hierarquia, entre ambas... e, como percebi que a mais nova, apesar da enorme diferença de idade, não é das que se intimida... deixe tudo decorrer como até então. Chegará a altura em que após se definir a tal hierarquia, uma irá ser submissa á outra.
Também, o que pode estar a confundi-la serão as tais correrias...que, se ela se aceitam sob o mesmo tecto... essas correrias não serão mais que pura brincadeira "às caçadas"... :wink:
Contudo, esteja atenta, para na eventualidade acontecer alguma luta mais renhida...e, então, tenha a certeza de ter as unhas/garras de ambas bem aparadas.

Normalmente nos meus conselhos, não aprovo muito a ideia de se juntar um gato com desvantagem em idade e tamanho, com outro mais velho e maior. Mas, há na verdade casos em que o mais velho aceita bem o elemento mais novo, sem ter que haverem grandes esforços para socializações "especiais"... Penso ser o seu caso :wink: Portanto, penso que essas duas estão no bom caminho.
Já agoram como acima referi "lutas renhidas", caso aconteça, tenha em mão uma lata contendo objectos metálicos, para que a atire para perto de ambas, com a finalidade do ruido estridente as abstrair da luta... :wink:

Não se mostre "confusa..." ou relutante... pois os animais têm uma capacidade enorme de se aperceberem desse sentimento e actuarem em benefício das suas próprias intenções..., podendo com isso comprometer a socialização entre elas :wink:

Boa sorte,

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta abr 06, 2012 1:43 pm

Yesi Escreveu:(...)
Acham que é um periodo pós cio? lol.
Intriga-me muito porque se eu os separo para conseguir dormir a noite, eles passam o tempo a chamar um pelo outro... É de doidos... Não se aturam, mas não podem estar longe...
Parte-me o coração, porque sei que o Shuffle quer brincar com ela... E ela é tão ranhosa! Também percebo que eles podem nunca ser os melhores amigos, mas as atitudes que ela tem comigo fazem-me pensar se não estarei a prejudicar o Shuffle, ou até a própria gatinha por mantê-los juntos...
Eu moro num T1, não muito grande, isola-los não é tarefa fácil...
Precisava de alguma dica, pela alminhas... A gata está aqui há 3 semanas, mas tem atitudes como se o novo gato fosse o Shuffle e não ela...
Obrigado :D
Não penso que seja período pós cio... mas sim ela a "avisá-lo" de que como não foi bem aceite, à priori, ele que nem tente fazer-lhe mal :wink:
É uma reacção NORMALÍSSIMA para com um desconhecido, embora que da mesma espécie.

Se se aceitam sob o mesmo tecto, já é meio caminho andado para um dia poderem vir a serem amiguinhos. Ía dizer "inseparáveis", mas, pelo que já percebi, quando estão separados, chamam um pelo outro o que, é muito bom sinal :wink:

Dê tempo ao tempo e assim que possa, castre a gatinha, até para que ambos fiquem em "pé de igualdade", ambos neutros, no que toca a sexualidade.

Boa sorte
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Elenn
Registado: quinta mar 29, 2012 12:34 am

sexta abr 06, 2012 8:18 pm

Olá
Antes de mais, excelente tópico que me ajudou imenso durante esta semana.

Na segunda feira adoptei o Pompom e o Kiko (o gato residente) assoprava e "rosnava" para o manter afastado, nunca se assanhou a serio nem erissou o pelo.
O Pompom, foi tentando aproximar-se do Kiko, sempre respeitando o espaço do residente, mas nunca desistindo.... Hoje, pela primeira vez, passado 4 dias de estarem a viver na mesma casa, vi-os a brincar e a correr atras um do outro.

A paciência prevalece sempre !
Yesi
Membro
Registado: segunda abr 02, 2012 10:41 pm
BillieJean

sexta abr 06, 2012 11:05 pm

Muito obrigado, Leonilde. Vou esperar, que remédio LOL.
Às vezes ela vai a correr atrás dele para brincar, julgo eu, mas quando é ele a vir atrás, a casa vai abaixo...
A cirurgia da gata está marcada já para o fim deste mês. Espero que isso ajude em alguma coisa.
Espero ter a mesma sorte que a Elenn... Mesmo que demore mais um pouquinho.
hmsf
Membro Veterano
Registado: segunda dez 19, 2011 11:14 am
Marie
Lilou
Judy
Ginjas

sábado abr 07, 2012 11:40 am

Bem, vocês vão achar que me estou a preocupar por nada, mas pronto:

- Adoptei a Lilou há 4 dias. Ela tem 2 meses e a gata residente (Marie) tem 1 ano e 9 meses.

- A Marie é muito mimalha e acho que tem medo da Lilou. Quando ela está num área da casa a Marie foge... mas quando a Lilou estám fechada num quarto e está a miar a MArie fica à porta, sentada.

- Já troquei mantas com cheiro 1 da outra, já esfreguei 1 pano na Lilou e depois esfreguei na Marie e vice versa, troquei tb brinquedos... Fiz a Marie cheirar o quarto da Lilou e a caminha dela...
E também já se viram uma à outra, através de uma porta de vidro fechada. A Marie fica simplesmente colada na Lilou, sentada, muito séria.

Acho sinceramente que a Lilou, apesar de ser uma minorquinha, é a gata dominante. E a Marie, ainda que o triplo do tamaho, é uma medricas... Só que por ter medo, bufa à Lilou, que é ainda um elemento estranho.

a minha questão é: sempre que a Marie bufa à Lilou (porque a Lilou quer aproximar-se da Marie, corre na direcção dela!), eu afasto-as logo, nem dou espaço para mais nada... estou a fazer direito ou devo ver o que acontece a seguir? É que a Lilou é tão pequenina que tenho medo que a Marie a magoe :( :(
Responder

Voltar para “Gatos”