Se lhe tento tirar o osso, ele rosna e tenta morder...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nel
Membro Veterano
Mensagens: 3778
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Localização: Três whippets
Contacto:

quarta jan 14, 2004 4:37 pm

Olá

Como já alguém disse aqui, eu também não sou a pessoa mais habilitada para tecer considerações sobre o comportamento e treino canino.
No entanto, julgo que poderei adiantar dois aspectos que me parecem importantes.
Um tem a ver com o temperamento do cão. Nunca nenhum dos meus cães teve um comportamento desses e não foi necessário educá-los para o efeito. Qualquer pessoa do agregado familiar lhes retira o osso ou seja o que for sem qualquer problema. O whippet é assim. E é assim que eu gosto que eles sejam.
Outro aspecto tem a ver com a educação logo desde os primeiros meses de idade. Quando julgamos que uma atitude mais agressiva do cachorro não passa de uma brincadeira inocente e própria da idade, estamos a negligenciar uma educação que deve ser encarada seriamente logo de início. Isto, evidentemente, quando se trata de cães com um temperamento dominante.
Neste caso concreto, arrisco dizer que o processo é irreversível. Esta prova já devia ter sido resolvida antes. Agora será eventualmente remediada, mas à custa de muita persistência e de muito trabalho. E não sei se valerá a pena. Não será preferível ignorar e evitar o confronto?
Não quero dizer com isto que se deixe de educar o cão. Que se eduque, sim, noutras circunstâncias e com muita persistência, mas deixá-lo lá sozinho com o osso...
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Tchinho
Membro Veterano
Mensagens: 1809
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm
Localização: 1 cão, 2 gatos, 2 coelhos, pássaros e peixes

quarta jan 14, 2004 4:41 pm

Nel obrigada pela tua resposta.
A minha mãe diz o mesmo. Deixa-o lá com o osso e não te metas com ele... mas eu sou muito teimosa e queria conseguir tirar-lhe o osso... se calhar vou arriscar e o mais certo é ser mordida... :roll:
PauloC
Membro Veterano
Mensagens: 4980
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Caes, peixes e passaros
Contacto:

quarta jan 14, 2004 4:42 pm

A escola certamente pode ajudá-lo a estabelecer uma posição de dominância e a obedecer, mas pode não ensinar necessariamente como reagir perante situações concretas como seja essa do osso ( a não ser que peça ajuda ao monitor/treinador especificamente para isso).
Eu aconselho-o a tentar pensar um pouco com 'cabeça de Lobo' ;) :
- Imagine que um lobo vive numa alcateia e está a comer descansado um osso de um animal que abateu. O Lobo Alfa ( que lidera a Alcateia) chega perto dele e a reacção do lobo que come é rosnar para ele e mostrar-lhe os dentes.
O que acha que o Alfa faz?
a) Gane , encolhe-se, tenta aproximar-se devagar a abanar a cauda...recuando quando vê que o Lobo que come continua a rosnar-lhe
b) Salta-lhe para cima e morde-lhe até que o Lobo largue o osso e permita que o Alfa lider fique com ele

Pois bem, estou certo que se pensar bem vai concluir que a hipotese certa é a b). Se assim não fosse, este Alfa seria rapidamente subsituído pelo outro Lobo e para a próxima seria este a morder no Alfa.
Bem....na sua história o seu cão é o Lobo que come e você deveria ser o Lobo Alfa. Se você se aproxima com falinhas mansas, palavras calmas e a medo e depois recua, o seu cão vai entender que a tática resultou e depressa vai considerar que ele é o Alfa.
A Sua acção deve ser forte e firme, e se necessário recorrendo à punição fisica. Não hesite, porque se o seu cão achar que é ele o Alfa não hesitará em mostrar-lhe isso a si ( o instinto assim o determina).

Boa sorte
PC
Tchinho
Membro Veterano
Mensagens: 1809
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm
Localização: 1 cão, 2 gatos, 2 coelhos, pássaros e peixes

quarta jan 14, 2004 4:49 pm

Paulo C, obrigada pela ajuda ;)

Em relação à punição fisica já a utilizei e sabe o que é que o Tião faz: vira-se e tenta-me morder. :evil:

que é que eu faço?
cgtorres
Membro Veterano
Mensagens: 1184
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am
Localização: Riskas e Zeta(Boxers) Maria (SRD)

quarta jan 14, 2004 4:53 pm

nel Escreveu: Neste caso concreto, arrisco dizer que o processo é irreversível. Esta prova já devia ter sido resolvida antes. Agora será eventualmente remediada, mas à custa de muita persistência e de muito trabalho. E não sei se valerá a pena. Não será preferível ignorar e evitar o confronto?
Nel, aqui permita-me discordar, porque infelizmente já tive história com este tipo de comportamento. Começa com um osso, depois é com tudo.
Chegou a cúmulo de se por acaso sem querer alguém pisasse um brinquedo ou um tapete que o RAF julga-se ser dele, dentinhos nas canelas..e depois é sempre a piorar..
Depois daquela nefasta experiência faço sempre questão de puder tirar os ossos e comida sem qualquer sinal de agressividade!
bbaixo
Membro Veterano
Mensagens: 475
Registado: quinta jul 03, 2003 10:59 am
Localização: Matilde (Dálmata) e Margarida (Husky Siberiano)

quarta jan 14, 2004 4:53 pm

Tchinho Escreveu: Paulo C, obrigada pela ajuda ;)

Em relação à punição fisica já a utilizei e sabe o que é que o Tião faz vira-se e tenta-me morder. evil

que é que eu faço?
Insistir, até ele desistir...
nel
Membro Veterano
Mensagens: 3778
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Localização: Três whippets
Contacto:

quarta jan 14, 2004 5:04 pm

Teoricamente o conselho do PauloC é o correcto. Mas deverá ser posto em prática por uma pessoa experiente, que não é o caso da Tchinho.
Presumo assim, pois de outra forma não colocaria as dúvidas aqui no fórum.
Quando sugeri que valia mais ignorar as situações em que ele está à volta do osso, foi admitindo a hipótese, muito provável, da Tchinho perder a batalha e o cão ficar cada vez mais confiante em relação à sua dominância.
Por outro lado, há sempre inúmeras situações, que não a do osso, em que o exercício da dominância pode e deve ser imposto pela dona e sem grandes conflitos.
Como antes refri, não passo por estes trabalhos com os meus cães, mas conheço algumas situações de cães que foram mal educados em devido tempo e cuja tentativa de correcção foi tempo perdido. A solução tem sido ignorar algumas situações como a do osso por ex., que é das mais delicadas.

No fundo, o que eu quero reforçar é isto: se não se tem capacidade para corrigir o cão, será preferível ignorar certas atitudes e corrigir as que forem mais acessíveis. É que pode ser pior a emenda do que o soneto.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
PauloC
Membro Veterano
Mensagens: 4980
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Caes, peixes e passaros
Contacto:

quarta jan 14, 2004 5:11 pm

O que é que lhe fez quando ele tentou morder? Desistiu? Então é certo que um dia destes a tentativa passe a ser uma dentada efectiva!
Bater e recuar resultou em duas coisas:
- Bater não é agradável nem para o cão nem para si, por isso foi uma agressão sem sentido....não serviu para nada;
- Para a próxima vai ter de ser ainda mais 'bruto' que na vez anterior.
Cada cão é um cão, e existe aqui o risco de entrarmos numa batalha se o cão tiver um desvio comportamental e um historial de agressividade ( mas se o cão é destes não sei se fará sentido em mantê-lo numa familia com as suas característivas). Bem...mas parece que ele só reage assim para proteger o osso ( pelo menos por enquanto) e por isso não vamos já fazer um drama.
Assim sendo, o que eu faria era recorrer à força que fosse necessária para o cão se submeter. Experimente colocar-lhe uma coleira estranguladora e a trela. Depois dê-lhe um osso e deixe-o ficar um momento. De seguida tente tirar-lhe o osso com calma. Se ele rosnar,levante-o de imediato no ar pela estranguladora e afaste-o do osso. Retire-lhe o osso, mantendo-o afastado, e fique com ele. Passado um momento dê-lhe o osso e repita a operação. Enquanto ele rosnar, entrangule-o firmemente ( mas não o mate, hein!!).

Boa sorte
Paulo C.
PauloC
Membro Veterano
Mensagens: 4980
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Caes, peixes e passaros
Contacto:

quarta jan 14, 2004 5:21 pm

Teoricamente o conselho do PauloC é o correcto. Mas deverá ser posto em prática por uma pessoa experiente, que não é o caso da Tchinho
Realmente o ideal é recorrer a alguém experiente, mas isto apenas para o ensinar (no local) o que deve fazer. De facto se o que o Tchinho deve fazer for feito por outra pessoa e apenas por essa pessoa, o que provavelmente irá acontecer é que o cão não vais rornar a essa pessoa mas vai continuar a rosnar ao Tchinho.
Quanto ao ignnorar o comportamento, estas coisas são complicadas. Hoje é um osso, amanhã é o lugar no sofá, no outro dia são os 'ciumes' da dona, e a coisa vai avançando até que ás tantas o cão toma "conta da casa" ;)

Abraços
Paulo C.
JUMP
Membro Veterano
Mensagens: 611
Registado: quarta out 01, 2003 1:09 pm

quarta jan 14, 2004 5:23 pm

nel Escreveu: Teoricamente o conselho do PauloC é o correcto. Mas deverá ser posto em prática por uma pessoa experiente, que não é o caso da Tchinho.
Presumo assim, pois de outra forma não colocaria as dúvidas aqui no fórum.

Nel,
permita q discorde!!!

o Jump foi mais ou menos igual, por exemplo se se sentava no sofá e eu chegava á sala, bastava olhar para ele para arreganhar a dentadura.
aproximar-me menos de 2 m quando estava a comer era sinal de mordidela!!!

conclusão o Jump quando começou a ter estas atitudes deveria ter sido contrariado de forma firme, não foi!!
era um fox e tinha uma dentadura de crocodilo, quando ficou adulto foi tarde de mais.

eu prática de treino não tenho nenhuma, mas apesar de em muitas situações andar á nora (e vir aqui ao forum procurar ajuda) relativamente ao Max um PA agora com 4 meses e dominante, se ele adormece no sofá tiro-o ao colo, acaricio-o enquanto come e se ele rouba alguma comida, abro-lhe a boca e tiro-a, tudo isto sem uma rosnadela!!!

parece-me essencialmente uma confiança em nós próprios e muita paciência.

cumprimentos
adriana
cgtorres
Membro Veterano
Mensagens: 1184
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am
Localização: Riskas e Zeta(Boxers) Maria (SRD)

quarta jan 14, 2004 5:23 pm

nel Escreveu: Neste caso concreto, arrisco dizer que o processo é irreversível. Esta prova já devia ter sido resolvida antes. Agora será eventualmente remediada, mas à custa de muita persistência e de muito trabalho. E não sei se valerá a pena. Não será preferível ignorar e evitar o confronto?
Nel, aqui permita-me discordar, porque infelizmente já tive história com este tipo de comportamento. Começa com um osso, depois é com tudo.
Chegou a cúmulo de se por acaso sem querer alguém pisasse um brinquedo ou um tapete que o RAF julga-se ser dele, dentinhos nas canelas..e depois é sempre a piorar..
Depois daquela nefasta experiência faço sempre questão de puder tirar os ossos e comida sem qualquer sinal de agressividade!
Tchinho
Membro Veterano
Mensagens: 1809
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm
Localização: 1 cão, 2 gatos, 2 coelhos, pássaros e peixes

quarta jan 14, 2004 5:40 pm

PauloC, não consigo levantá-lo no ar com a estranguladora... porque ele tem 30 Kg e eu sou uma rapariga com 48Kg... :roll: :roll: :roll: como faço?

.... subo a um escadote? ou vou treinar kickboxing?? :roll: :lol: :lol: :lol:
deinhac
Membro Veterano
Mensagens: 624
Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am
Localização: 2 cadelinhas e 2 gatas

quarta jan 14, 2004 5:59 pm

o kickboxing nao era mal pensado! ;) Realmente isso é um problema!...

Tchinho, se nao consegues levantá-lo com a estranguladora (eu entendo isso porque tambem nao tinha força para o meu cao), tenta arrastá-lo com um esticão para fora do alcance do osso. Mas aviso-te que vais ter dissabores (o cao certamente vai continuar a rosnar e a tentar morder)

Nao sei como poderás resolver isso, eu propria vi-me diante de um problemaço desses... :(
nelsonk
Membro Veterano
Mensagens: 853
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

quarta jan 14, 2004 6:11 pm

[quote=PauloC]

Pois bem, estou certo que se pensar bem vai concluir que a hipotese certa é a b). Se assim não fosse, este Alfa seria rapidamente subsituído pelo outro Lobo e para a próxima seria este a morder no Alfa.
Bem....na sua história o seu cão é o Lobo que come e você deveria ser o Lobo Alfa. Se você se aproxima com falinhas mansas, palavras calmas e a medo e depois recua, o seu cão vai entender que a tática resultou e depressa vai considerar que ele é o Alfa.
A Sua acção deve ser forte e firme, e se necessário recorrendo à punição fisica. Não hesite, porque se o seu cão achar que é ele o Alfa não hesitará em mostrar-lhe isso a si ( o instinto assim o determina).

Boa sorte
PC
[/quote]


eu até estou de acordo consigo mas neste caso julgo que a tchinho ainda seja bastante nova e duvido que o tião a vá ver como macho alfa já que esse papel deve estar reservado ao seu pai deverá sim vê-la como mais uma das fêmeas da "matilha " e neste caso a sua defesa .
ela tem sim que se impor isso sim como sua superior mas isso se calhar já é um pouco tarde , é a minha opinião que sou completamente leigo na matéria e como tal aconselho-a a falar com o treinador do tião para ele a puder aconselhar já que conheçe o cão .

já agora as melhoras para o tião e boa sorte

Nelson Antunes
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

quarta jan 14, 2004 6:20 pm

Bem aqui há certamente pessoas melhores que eu para a aconselhar.
Eu nunca quis um cão dominante justamente por causa de coisas dessas !

Estive a pensar - porque não vai à escola e fala com o treinador que o Tião tinha ?
Explique-lhe a situação (incluindo porque é que deixou de ir à escola) e é possível que ele queira ir a sua casa para lhe mostrar como deve fazer ou que lhe mostre na escola como deve proceder.

Isto digo eu...

Ás vezes sem vermos como é que se faz não sabemos e temos dúvidas...
(eu tenho) um profissional vai tentar ajudá-la concerteza.
Responder

Voltar para “Cães”