Aqui vai a resposta à mensagem privada que me enviaste. É melhor que esta seja também publicada aqui para que outros foristas possam ler e, caso não concordem, te aconselharem de outra forma.
nrgnrg Escreveu:Olha... tenhu uma Guppy grávida ( mas desta vez tenho a certezaaa) ja tem uma grande barriga e o ponto ja esta bue grande... quando achas que devo de por na maternidade?
Tal como te disse acho que deves evitar o uso da maternidade flutuante, mas se a quiseres usar na minha opinião deves fazê-lo apenas quando o parto se tiver iniciado.
Para um iniciante é complicado saber com precisão quando é que a fêmea terá os filhotes. E mesmo para os mais experientes nem sempre é fácil.
Isto porque alguns dias antes do nascimento a fêmea já apresenta a barriga enorme e o tal ponto bem evidente. Se a colocares nessa altura, podes correr o risco da fêmea só ter os filhotes passado alguns dias, e neste caso será bastante penoso para a fêmea estar dias seguidos na maternidade.
Pode fazer com que ela tenha os filhotes demasiado cedo devido ao acumular de stress (e nesse caso nascerem mortos), podendo mesmo levar à morte da fêmea.
Por isso o meu conselho é estares atento e quando vires os primeiros filhotes no aquário colocar a fêmea na maternidade caso esta ainda não os tenha tido todos.
Acontece que a fêmea pode tê-los durante a noite e nesse caso não conseguirás salvar grande parte deles, mas pelo menos a tua fêmea não terá sofrido e voltará a ter filhotes algumas semanas depois.
É claro que caso coloques uma zona com bastantes plantas no aquário, tal como te aconselho, isso ampliará a probabilidade de uma boa parte dos filhotes se conseguir esconder dos restantes peixes e crescer até à fase adulta.