Morder

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
mindbullet
Membro Veterano
Registado: terça jan 22, 2002 11:50 am

quinta fev 07, 2002 4:56 pm

Olá a todos!

Tenho um cachorro de 3 meses e meio que adora brincar. Acontece que as brincadeiras dele envolvem (quase) sempre mordidelas, puxões na roupa, etc.

Até agora, como ele é pequenino, tenho brincado com ele livremente, ou seja não tenho tentado fazer com que ele deixe de morder (porque tb é mais abocanhar do que outra coisa...mas pronto), só que ele está a crescer e não queria que isso se tornasse num mau hábito.

Já li na secção das perguntas ao vet que se podia usar uma lata com moedas e fazer barulho quando ele fosse morder...só que ele joga-se sempre às mãos, mesmo quando é só para fazer umas festinhas, e como tal sempre que brincasse com ele teria de andar a chocalhar a lata o tempo todo. :|
Só dizer Não é ineficaz...

Pergunta: A ideia da lata é associar um som desagradável a uma acção (morder), mas ele não poderia associar isso ao facto de estar a fazer uma festa, como tal e sai-me o tiro pela culatra?

Gostaria de saber como é que vocês fizeram com os vossos cães, se deram tempo ao tempo e quando cresceram deixaram de mordiscar, ou se usaram algum método.

PS: Sim, este é o meu primeiro cão! ;)
PedroBorges
Membro
Registado: quarta dez 12, 2001 11:40 am

quinta fev 07, 2002 6:04 pm

Olá,
Antes de mais parabéns por ter arranjado um novo amigo.
Quanto às mordidelas, elas são normais nos cachorros, é uma forma de eles irem descobrindo o meio ambiente que os rodeia.
À medida que vai crescendo deve perder esse "vicio", e para tal deve ser encorajado a isso.
Quanto à lata, pode ser uma solução mas vou.lhe deixar aqui a minha opinião:
-O mais importante é que sempre que ele morda lhe mostre a sua reprovação imediata, através do não e de vez em quando uma palmadinha (eu num dos meus Huskies, dava-lhe de vez em quando uma palmadinha no focinho, como essa parte do corpo é sensivel bastava um pequeno toque que ele desistia).
-Depois de reprovar a acção tente ignorá-lo para que ele se apreceba que não ganha nada em mordiscar.
-Quando voltar a dar-lhe atenção se ele repetir a mordidela volte ao inicio...

Vai ver que deve resultar.
Boa sorte e divirta-se com ele...
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta fev 07, 2002 6:53 pm

Olá,

Concordo com o Pedro Borges. É um bom método.

Todos os cachorros fazem isso e a minha cadela não foi excepção. O que eu fazia era dizer: " ah!, ah! ah!, não faz isso! " Com tom grave e alto, mas deixava lá a mão. Fazia cara feia e olhava-lhe nos olhos. Ela aliviava logo a boca. Como ela queria que a brincadeira continuasse, viu que era melhor ser menos bruta e hoje tem um autocontrolo impressionante.
Até com gatos isso resulta por isso não desistas. ;)
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quinta fev 07, 2002 7:31 pm

Oi!

Como o Pedro e a Elsa disseram, esse comportamente é muito normal nos cachorros, e acontece a todos. Aqui o meu pinscher dedicava-se a "remodelar" os móveis a seu gosto quando eu saía de casa.
Com o passar do tempo esse vício de morder e de roer vai desaparecendo, se bem que o meu Spot ainda goste de ver a minha mão dentro da boca dele mas as mordidelas nem sequer se sentem, é tipo uma festinha com a boca.
Lembre-se de ter sempre muitos brinquedos para ele roer, mas nada o impede de destruir outros adornos da casa quando se for embora. Acima de tudo, nunca lhe bata, faça o que a Elsa recomendou, pois os cães compreendem melhor se usarmos a voz como arma do que a força. O meu sempre gostou de se vingar quando eu usava a força... e só me ligava no momento, depois já tinha esquecido tudo. Mas, pode também usar um jornal por exemplo para repremir esse vicio e não precisa de usar a força, basta uma palmadinha com o jornal, que normalmente eles ficam com medo do mesmo e depois, mais tarde basta ir buscar o jornal que ele percebe logo que algo não está bem... Ah! E depois não o deixe mexer no jornal como eu deixei... normalmente o resultado é eu ter de pegar no aspirador... Acima de tudo, nunca bata com a mão, pois para um cão é complicado perceber se a mão do dono é boa porque faz festas ou é má porque lhe bate. Os cães só percebem as coisas no momento, de nada adianta fazer se ele não for apanhado em flagrante. Se ralhar com ele após ele ter feito "porcaria" e se ele nem sequer estiver perto da "porcaria" que fez, ele não vai entender o porquê.
wreckless
Membro Veterano
Registado: quinta dez 13, 2001 10:19 am

quinta fev 07, 2002 8:53 pm

Ola!
Concordo com a opinião das pessoas que responderam mas nao deixe que seja um habito nas suas brincadeiras porque a maior parte das brincadeiras envolve as "mordidelas" e quando ele for maior mais grave será.
O metodo que eu uso e uma junçao do metodo da elsa : "O ke é isto ai ai ai ai" e dando uma plamadinha no focinho!
ritinha
Membro Júnior

quinta fev 07, 2002 9:39 pm

Em primeiro lugar parabens por ter um companheiro de 4 patas.
Depois, não vou dar novidade nenhuma porque já todos responderam mas é normal os cachorros e gatinhos brincarem assim. Tenho uma gata com 6 mêses que fazia exactamente o mesmo, com mais um inconveniente além de morder arranhava. Quando ela magoava eu dizia-lhe não faz isso e isso bastou neste momento, agarra-nos nas mãos com os dentes, não morde e mais importante aprendeu a não deitar nunca as unhas de fora.

Agora é só uma questão de paciencia e algumas mordidelas, até ele aprender.

Agora outra coisa, a Elsa diz que "...até os gatos aprendem...". Até os gatos Elsa? Como orgulhosa proprietária de 1 gata neste momento, até há pouco tempo de 2, devo dizer que os gatos não têm mais dificuldade que os cães em aprender, antes pelo contrário (devo dizer que também adoro cães, tanto como gatos).

Madalena
Elsa
Membro Veterano

quinta fev 07, 2002 10:14 pm

Olá Ritinha,

Eu tenho 3 gatos e não digo que eles tem mais dificuldade em aprender, têm é muito mais dificuldade em obedecer. ;)
pagavida
Membro

sexta fev 08, 2002 10:39 am

Olá,
parece-me perfeitamte normal que o seu cachorrinho morda tudo o que lhe aparece á frente, pelo menos enquanto pequeno e não sabe ainda o que pode ou não fazer.
O meu Draco, por exemplo, nunca teve o hábito de roer nada, mas sei de casos que até os sofás não escaparam.No meu entender eles têm que ser educados.O meu Draco tinha o hábito de saltar para cima de mim com as patas, como eu estava grávida e tinha receio que ele me magoasse, tive que lhe tirar o vicio, não é facil educa-los é preciso muita persistencia e tempo.Na minha opinião acho que deveria arranjar qualquer coisa para ele morder, porque tambem é bom para os dentes dele
Abraços
CMNogueira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:30 pm
Contacto:

domingo fev 10, 2002 1:11 pm

Viva,

O morder, na brincadeira, é sem dúvida um hábito típico dos cachorros e dos cães de um modo geral. Se reparar na forma como brincam entre eles, as mordidas são uma constante. Nós, como líder da “Matilha”, não nos podemos sujeitar a qualquer brincadeira. As mordidas é uma delas. Ao permitir que aconteça consigo que é o dono, o mesmo vai acontecer com outras pessoas. Pode ser desagradável.

O Golden Retriever é um cão extraordinário e essas mordidas são apenas brincadeira. São raros os casos em que em adulto as utilizem para se impor. Contudo, podem magoar e começarem a ser inconvenientes.

Se os cachorros de um modo geral são enérgicos, o Golden é um dos que “abusa”. Na minha opinião, é o tipo de raça que pelo seu carinho, simpatia desmedida e vontade constante de brincar, a educação não deve ser descurada. Se assim não for, é um cão que pode vir a ser difícil de controlar e inconveniente. Salta para cima de todas as pessoas (não se esqueça das crianças), corre atrás de outros cães (pode provocar acidentes), em casa os melhores lugares são dele, etc. Como é um cão de excelente carácter, a maior parte dos donos, não se preocupa.

É em cachorro que deve corrigir e começar a ensinar. Tudo com a devida moderação.

Sobre o que fazer em relação, às mordidas, já muitos bons conselhos foram dados, deixo no entanto mais um.

O que apliquei com os meus cães, com sucesso, é o seguinte:

Logo que começavam com mordidas, pegava-lhes com firmeza pela pele da nuca e dava-lhes uma valente sacudidela. A seguir, forçava-os a deitar (submissão). Hoje, ao morderem um objecto na brincadeira, se encosto a mão à boca deles, largam-no ou param para ver o que quero fazer.

Ainda utilizo este método para outro tipo de repreensões...Hoje, para os sacudir, já começo a ter que usar as duas mãos... :lol:

Imagem

Desejo-lhe as maiores felicidades do mundo, a si, e ao seu cachorro.
CMNogueira
Membro Veterano
Contacto:

domingo fev 10, 2002 1:21 pm

Viva,

Como complemento ao texto anterior, a imagem que era suposto ter aparecido é a seguinte (espero eu):

Imagem

Nota: caso não seja visivel, consulte o item cachorro, em www.amigodorottweiler.com
CMNogueira
Membro Veterano
Contacto:

domingo fev 10, 2002 1:28 pm

Viva,

Em relação à colcação da imagem, recebo invariavelmente, a seguinte mensagem:

Fatal error: Cannot redeclare server_parse() in /servers/sites/arcadenoe/docs/forum/includes/smtp.php on line 36

:cry:
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

domingo fev 10, 2002 9:23 pm

Oi!

Apenas queria acrescentar que a ideia do cmnogueira é muito boa pois resulta com o meu cão e com muitos outros que eu tenha conhecimento.
Responder

Voltar para “Cães”