São lindíssimos, adoro a cor

Já a adorava nos gatos, então nas ratazanas fica uma delicia

Pudesse eu acrescentar mais um animal à família e candidatava-me
Eu tenho neste momento 3 gatas (pronto, uma é cega, não conta tanto

) e não tenho problemas nenhuns com as ratz

Bem pelo contrário, a minha ratazana mais recente, quando a coloco em cima da cama, persegue as gatas e faz-lhe cocegas nas patas e a única coisa que as gatas fazem é ir sacudindo as patas e fugir dela
Já uma outra ratazana, macho, que infelizmente já morreu, ia escondendo-se debaixo do sofá e a Luna ia cercando-o e vendo onde é que ele andava, como se tivesse a caçar, mas quando ele passava por ela a Luna nem lhe tocava, deixava-o passar, ficava quieta a vê-lo e só quando ele se voltava a esconder é que ela ia novamente tentar descobri-lo

Era tipo jogo das escondidas
(de salientar que as ratz que referi por acaso eram irmãos e foram socializados com gatos desde bebés, não os colocaria tão perto de gatos se isso lhes causasse stress)
Obviamente que isto não funciona com todos e deve-se sempre ter cuidados. A Luna por exemplo habituou-se que tinha que aturar outros bichos e que eles também faziam parte da família, especialmente porque tive piriquitos doentes que precisaram de tratamentos, entre outras situações, em que ela sempre esteve presente. Eu noto que ela não os ataca por "respeito" a mim, porque sei perfeitamente que noutra realidade ela não teria qualquer problema em comê-los.
Mas não me posso queixar, a minha esquila já fugiu uma vez da gaiola e sobreviveu umas boas horas solta até eu dar por isso e a conseguir encontrar. Também tive hamsters cá temporariamente e houve dois que conseguiram fugir durante a noite, ainda não sei bem como. Foi em situações diferentes, em gaiolas diferentes. Bem, eu acordei durante a noite com um barulho, levantei-me e andava a Luna com um hamster na boca. Eu assustei-me, gritei para ela o largar, ela largou-o e o hamster assustado andou a correr por todo o lado. Lá o consegui encurralar e apanhá-lo, mas nem sequer estava ferido. Quando aconteceu o mesmo com outro hamster, ela também o apanhou e não o magoou. Mas, obviamente, eu sei que nessas situações ela poderia tê-los morto e eu não me poderia chatear com ela, era o instinto dela e não me teria a mim para ter que me "respeitar".
Mas adiante, com as ratazanas, quando solto apenas uma, numa divisão como a sala em que anda pelo chão, fecho a porta e, se a Luna quiser estar também, não a impeço, mas só pode ser uma gata para não haver grande confusão e eu controlar. De resto, normalmente solto as ratazanas numas prateleiras que tenho na marquise, já está tudo adaptado para elas, com tubos e afins e ai não tenho problemas em ter as gatas soltas. Quanto muito elas vão lá espreitar por notarem que eu estou lá e quererem ver o que se passa. Depois vão à vida delas ou então ficam lá a observar, mas nada mais.
De qualquer forma, no caso da Chamarrita, ai sim eu concordo que são muitos gatos e seja mais complicado de controlar
Mas aproveitei para contar o meu caso, em como é possível darem-se bem
PS: Por acaso a minha cadela é que na presença das ratazanas se fica a lamber toda

Mas ela pouco lida com as ratazanas, embora já tenha acontecido eu trazê-las para a mesma divisão que ela, mas estando eu sempre presente ela também não faz nada, para além de se lamber, abanar a cauda e mostrar "aqueles olhinhos"
