Tenho uma historia triste para confessar...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
deinhac
Membro Veterano
Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am

quarta jan 14, 2004 6:30 pm

Caros foristas... em seguimento do que li noutro tópico e muito me impressionou (do cao da Tchinho que a tenta morder quando ela lhe mexe no osso) venho partilhar a volta triste que a minha vida deu e venho contar-vos o que aconteceu. Nem sei como começar, porque é algo de traumático para mim. Só agora tenho coragem para contar...Acredito que venham daí criticas fortes, as quais nao sei se estou preparada para ouvir, mas cá vai:

Lembram-se da historia do meu cao Baltazar?? :cry: Teve um triste desfecho...:cry:
Para quem nao se recorda, resumidamente vou lembrar: o Baltazar era o meu cão, um arraçado de golden. Desde pequenino tinha um comportamento um pouco agressivo que eu e o meu namorado (respectivos donos) tentámos contornar. Tínhamos os dois alguma experiencia com caes, mas deparámo-nos com algo de novo: um cao extremamente dominante que aos 4 meses deu a 1ªdentada no meu namorado. Levou tareias, castigos, pusémos o cao nos treinos e estava cada dia pior. O cao andava possesso, o efeito da estranguladora criava-lhe ainda mais agressividade. Chegámos a um ponto de desgaste que só nós sabemos! :cry: Havia fitas todos os dias cá em casa, porque estavamos a tentar dominar o cao, que nao deixava de forma alguma.

Era um cao alegre e divertido, o meu caozinho! :cry: :cry: Mas tinha vaipes: quando lhe faziamos uma festa, ele rosnava e chegou a ferrar. Com a comida, entao!...Ui, era um drama, ele rosnava e nós para lhe tirarmos a comida tinhamos de por uma cadeira á frente para nao sermos atacados. Neste Verão passado estavamos numa patuscada e o cao estava sentado, encostado á cadeira do meu namorado. Ele pos-lhe a mao, para o acariciar e levou uma dentada, o sangue até espichou contra a parede! Foi horrivel, demos uma tareia descomunal no cao.

Acho que alguns foristas se devem lembrar disto... :oops:

Na altura apercebem-nos que nao tinhamos capacidade para ter o cao, ele nao encarava nenhum de nós como alpha... e o treinador disse que era um perigo para nós continuar a viver com ele. Cheguei a ser atacada só porque ele estava a sair debaixo da cama (local onde ele adorava dormir) , ele estava a sair de lá e eu disse-lhe "olá" e ele atirou-se á minha cara, por pouco nao me acertou!... Foram os piores tempos da minha vida...

Um familiar que tinha experiencia com caes aceitou ficar com ele... Foi entao para uma quinta na Praia das Maças... :cry: Que dor que foi para mim, desfazer-me dele!! Tinha noticias regulares, o homem estava encantado com ele, adorava-o, era o seu companheiro, levava-o a dar grandes passeios e disse-me que poderia lá ir ve-lo sempre que quisesse. E durante um mes as noticias eram as melhores. Eu chorava de saudades, mas estava contente porque o cao estava mais feliz que nunca. Andava a reunir coragem para ir lá ve-lo, a minha mae chegou a ir e testemunhou a felicidade do cao e do homem. Ate um dia...

:cry: :( O homem ligou-me muito triste, a dizer que o cao se tinha passado e o tinha mordido a ele e á filha. Disse que nao queria ficar com ele, por muito dificil que fosse, porque tambem já estava muito afeiçoado.
E eu entrei em panico, porque sabia qual era o futuro do Baltazar... :cry:

Chorei, esperneei, mas fui falar com a veterinaria, que sabia o historial do cao. Tentámos encontrar alternativas, mas nao havia. E o cao foi abatido em Novembro. :cry: :cry: :cry: :cry:

E eu aqui estou... a tentar recuperar deste trauma. Digo isto com as lagrimas nos olhos, todos os dias sonho com ele e estou a sofrer muito.
Sofro pelo meu caozinho lindo que se passava da cabeça e o qual nao tive mao para contrariar aquela agressividade.

Fica o meu humilde testemunho, de alguem que talvez tenha cometido a maior erro da minha vida. Por vezes penso que preferia te-lo, mesmo podendo receber uma dentada; mas logo a racionalidade vem á tona e vejo que a convivencia era impossivel... Era um cao grande e eu ja tinha medo de passar ao lado dele.

Erros á parte, nunca sofri tamanho desgosto em toda a minha vida e nao sei como vou superar esta perda.

Com a cabeça em baixo me despeço, com vergonha e um desgosto muito profundo... :oops: :cry: :oops: :cry:
melzinha
Membro
Registado: quinta dez 18, 2003 12:52 pm

quarta jan 14, 2004 6:42 pm

O seu caso não é unico, infelizmente. Conheço um casal amigo q tiveram q fazer o mesmo, pq o cão começou a agredir os donos, resultando mesmo numa das vezes em feridas sérias.
besourinha
Membro Veterano
Registado: terça abr 30, 2002 1:24 pm

quarta jan 14, 2004 7:03 pm

São situações muito dificeis (suponho) e das quais memnhum de nós está livre, e imagino o quão dificil terá sido mandar abater o animal, mas e se ele algum dia fizesse algo muito pior do que uma simples ferradela?

O que me espanta é como é que ele teve um comportamento assim desde cachorro? Mesmo sendo arraçado de golden, que pelos testemunhos de alguns foristas e do que se lê acerca destes animais(golden) é muito estranho um comportamento assim? Será que ele teve algum trauma em bébé? Será que foi maltratado por alguém?
<strong>Os meus c&atilde;es s&atilde;o o centro do meu mundo. :)

Carla</strong>
deinhac
Membro Veterano

quarta jan 14, 2004 7:12 pm

Pois é, nada sei sobre a vida do Baltazar antes de vir para mim... :cry:
Ele era apenas um bebezinho abandonado que tinha sido recolhido por uma senhora, era mais um caozinho que precisava de um lar... Eu dei-lhe esse lar... e acabei por lhe tirar a vida, tambem... :cry:

Em minha casa ele sempre foi muito bem tratado, era o nosso filhinho! :oops: Toda a nossa vida era em função dele, chegámos a ir de ferias e andei á procura do melhor hotel de caes para o deixar, tanto eu como o meu namorado o adoravamos, ele sempre teve uma boa socialização, tanto com pessoas como com outros animais, enfim...

Há quem diga que ele teria sido muito pior se nao tivesse vindo parar ás nossas maos, mas nada disso me faz sentir melhor. Perdi-o, para sempre... :cry:

Mas tenho ouvido algumas pessoas queixarem-se de goldens, parece que há casos de caes dessa raça que dão problemas deste genero. Nao sei...
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

quarta jan 14, 2004 7:44 pm

O vet diz que o Tião é arraçado de Golden :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll:
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quarta jan 14, 2004 7:48 pm

Não esgotou todas as hipóteses...
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta jan 14, 2004 7:48 pm

Olá

Eu não vou atribuir juizos de valor nem criticar a atitude da deinhac. Não sei o que faria numa situação dessas.
Mas acho que fez muito bem em compartilhar connosco o seu problema.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
besourinha
Membro Veterano
Registado: terça abr 30, 2002 1:24 pm

quarta jan 14, 2004 7:49 pm

O Baltazar é quem está na foto do seu albúm como "Balta"?
Que carinha tão fôfa, coisinha mai boa.

Imagino o sofrimento que terá sido para vocês os dois terem de tomar uma decisão tão dificil.

Não pense por um segundo que se tivesse agido assim ou assado teria sido diferente, já estava destinado a ser assim, e foi melhor do que ele acabar abandonado (não por si, por alguém que ficasse com ele, e se farta-se de ele ser malandro) sofrendo muito mas muito mais.

Um grande abraço de força ;)
<strong>Os meus c&atilde;es s&atilde;o o centro do meu mundo. :)

Carla</strong>
Aleacim
Membro Veterano
Registado: terça nov 11, 2003 9:14 pm
Localização: cão (yorkshire terrier - tó; rafeiro - santacomba; husky-caniche - tobias) gata (siamês - tareka)

quarta jan 14, 2004 7:54 pm

pois...ás vezes não há alternativa.

olhe...mas pense nos animais que tem agora e dê o amor a dobrar, encha-os de miminhos e, por favor...dê uma beijoca à Ema por mim...que cadelita mais lindaaaaaaaa, apaixonei-me por ela à primeira vista...coisa mais fofa.

Fique Bem
Welsh_Corgi
Membro
Registado: sexta jan 02, 2004 8:15 pm

quarta jan 14, 2004 7:56 pm

deinhac,
antes de mais, lamento imenso a triste história que acaba de relatar.
Impressiono-me bastante o facto d ter continuado a amar o seu cão, mesmo depois do que ele fez. Realmente é de pessoas deste tipo que o mundo deveria estar cheio. Os meus parabéns e admiração.
fez o mais acertado, apesar de ser o mais triste a fazer.
É sempre difícil despedirmo-nos de um "irmão", por mais necessário que seja, nunca podemos dizer que um cão está abaixo do homem. Está e sempre estará ao lado do Homem.
Os cães são como os Homens: é um facto que nem todos os Homens têm um comportamento racional e isto, talvez, se passe igualmente com os cães, portanto a solução era inevitável, mas necessária, para ambos, talvez.
Tentou fazê-lo feliz, e possivelmente ele foi. Tentou fazer com que ele tivesse uma vida norma, e conseguiu-o. Tentou evitar despedir-se dele.. Sinta-se orgulhosa e feliz pelo que fez plo seu canito.
cumprimentos
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta jan 14, 2004 8:11 pm

Ocorre-me a seguinte questão : será que há cães que são loucos ?
Que tem pancada, com os quais não há nada a fazer.
Afinal há humanos que são serial killers...

O que eu posso dizer é que o meu avô sempre dizia que se um cão morde o dono devia ser imediatamente abatido (lá nas Beiras era com um tiro).
Era absolutamente inaceitável - morde a mão que lhe dá de comer - e no que respeita ao meu avô, estava tudo dito.

Talvez pudesse ter procurado um teinador mais virado para casos difíceis.
Como aqui o Gary.Mas pronto, no conjunto e de acordo com a lei das relações humano-cão, fez o que devia.

Lamento a sua experiência e lamento a sua dor.
Mas, ás vezes é preciso fazer o que é preciso.
veganinha
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 3:56 pm
Localização: 1 collie, 2 rafeiritos, 8 gatos, 1 cadela arraçada de épagneul

quarta jan 14, 2004 8:36 pm

Deinhac, ainda bem que partilhou a dor porque dor partilhada...não pense que alguém pudesse julgá-la.
Também já vivi de perto esse problema mas felizmente as coisas resolveram-se antes de acontecer o pior.
Com certeza que vai continuar a amar o Baltazar mas tem muito amor para dar a outro canito que possa aparecer-lhe, não é? Sei que quem ama os animais põem-nos acima de tudo (até de nós mesmos) mas neste caso nada havia a fazer.

Não se recrimine pois estará a negar-se de voltar a partilhar a seu lar com outro amiguinho.
TomasGil
Membro Veterano
Registado: sexta jun 14, 2002 12:36 am

quarta jan 14, 2004 8:38 pm

Antes de mais, obrigado por ter partilhado a sua historia.
A coisa já fica complicada quando o cão não obdece ao próprio dono!se não respeita ao dono, a quem realmente respeitará?
Achei estranha a maneira como o cão reagiu estar em casa do seu familiar, mas depois acabando no pior :?
As rápidas melhoras e os meus pesames!
deinhac
Membro Veterano

quarta jan 14, 2004 9:05 pm

Obrigada pelas palavras de reconforto... juro, tenho as lagrimas a escorrerem pela cara :cry: è muito duro o que aconteceu.

De facto esta historia traumatizou-me porque nao tenciono mais voltar a ter caes. Tenho medo que aconteça o mesmo, tenho medo de nao ser mais capaz de educar um cao... :oops: Eu sei que voces nao me conhecem pessoalmente, mas juro pela minha vida que se houvesse outra alternativa nao tinha adormecido o cao!!! Não desejo isto a ninguem e como comum mortal que sou pergunto aos ceus: porquê??? Logo eu que amo tanto os animais... :cry:

O Baltazar continua vivo na minha cabeça, para sempre terei amor por ele. Curiosamente o meu namorado está mais enraivecido, ele tambem fartou-se de levar dentadas, tem as maos esburacadas... Quando eu inevitavelmente falo no Balta, ele só me mostra as maos e diz"estas sao as recordaçoes que ele me deixou!" gostava de sentir o mesmo, mas só lamento profundamente e todos as noites lhe peço desculpas em pensamento! :cry: :oops: :oops:

Quando fui falar com a vet levei muito em consideração o que ela disse, porque alem de medica excepcional, é tambem um ser humano exemplar no que diz respeito á sua conduta com os animais. Pusemos todas as possibilidades, outro treino, dar a outra pessoa, até o abandono! Mas esta ultima estava absolutamente fora de questao. Chorei tanto na clinica que ate a vet chorou tambem... :cry: Foi horrivel. Ontem levei lá a minha gatinha para levar uma vacina e nao me contive, saí de lá e chorei convulsivamente, pois lembrei-me que da ultima vez que lá tinha estado, o meu canito era vivo. :cry:

Kroz, compreendo o que disseste, que nao esgotei todas as hipoteses, possivelmente nao, havia psicologos onde poderia ter levado o cao, outras escolas, sei lá. Penso nisso todos os dias da minha vida... mas a minha vida e o cansaço psicologico nao permitia mais investimentos.
E sinceramente, pelo comportamento do cao, pelo que as pessoas mais experientes que acompanharam o caso diziam, nao tinha mais esperanças nenhumas.

Não penses que nao me condeno, sinto que tudo isto foi mais uma estalada sem mãos, regredi como ser humano, é o que sinto.

Resolvi partilhar esta historia para, no caso de haver situaçoes semelhantes podermos ajudar as pessoas, até evocando e analisando possiveis erros que eu tenha cometido. Por muito que me doa, entendo que talvez tenham acontecido. Não sou expert em animais, desde pequena tive caes, mas este caso ultrapassou-me completamente. O Balta era instavel, cinico ate... as suas atitudes eram imprevisiveis.

Acreditem que nao sinto o menor orgulho neste episodio, pelo contrario. Até tenho evitado o forum dos caes ultimamente porque me sinto mal, o coração apertado constantemente, porque me lembro do meu canito!

Sim, o Balta é aquela coisinha linda que está no meu album: foi o meu cao mais inteligente, era fora de serie! E as minhas cadelinhas sao maravilhosas, meigas, e dou-lhes amor redobrado (se é que é possivel)

Mas o meu Balta insiste em estar nos meus pensamentos e juro que nao sei bem como hei-de ultrapassar esta cena... :cry:

Obrigada a todos, novamente.
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quarta jan 14, 2004 9:34 pm

deinhac Escreveu: Kroz, compreendo o que disseste, que nao esgotei todas as hipoteses, possivelmente nao, havia psicologos onde poderia ter levado o cao, outras escolas, sei lá. Penso nisso todos os dias da minha vida... mas a minha vida e o cansaço psicologico nao permitia mais investimentos.
Era isso referia, mas não a estou a criticar, apenas comentei que se tivesse disponibilidade, haveria algo mais a tentar, mas isso já você sabia.
Responder

Voltar para “Cães”