De novo os funcionários públicos

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

sexta nov 11, 2011 2:12 pm

Chamarrita Escreveu:até não termos mais nada a perder.
e aqui reside o epicentro da trama, os portugueses não planeiam, não planificam, reagem por instinto quando as paredes do estomago se colam, em desespero de causa.

foi sempre assim, quando a fome falar mais alto é ver as pessoas na rua, tumultos e pancadaria, concentrações no Terreiro do Paço e vira o disco e toca o mesmo....

Há aqui uma expressão que é "ver o tom da pancada"... ver o tom da pancada é antecipar um resultado com pouca ou nenhuma informação, é saber pela trajectória onde a bola vai aterrar.

ver o tom da pancada... é ter a perfeita noçao que, de há meia decada para cá, sabiamos que as coisas iam chegar a este enclave.

E enclave aqui encaixa que nem uma luva, porque para Berlin, Portugal não é carne nem é peixe, é qualquer coisa que se posiciona entre a salada de espargos e aquela outra entrada que se chama "salada de péra aí que eu nem gosto disto"!

fim de alusões culinárias, vou tentar concretizar, finalmente! 8)
An ye harm none, do what ye will
KFS3
Membro
Registado: sexta jul 29, 2011 12:38 pm
Localização: Dragão Barbudo, Gecko Leopardo, Tartaruga Corcunda do Mississippi, Tritão Ventre de Fogo, Dálmata

sexta nov 11, 2011 3:30 pm

Para mim se o governo começa-se por baixar o IVA, e subindo um pouco os salários aos portugueses isto aos poucos iria mudar como está acontecer no caso da Irlanda que adoptou por baixar o IVA e a sua economia já mostrou-se capaz de mudar. Enquanto eles não entenderem que tirando aos "mais pequenos" a economia não irá subir, e que todas as medidas que colocam só pioram a nossa situação, Portugal está destinado a cair como a Grécia.

O governo só quer arranjar forma de acabar com as dívidas de Portugal mas se não tivessem gasto o dinheiro que todos os nós pagamos com os impostos, eles não existiam.

Enquanto não entrou o Euro na comunidade europeia ainda iam de certa forma "fugindo" um pouco a isso mas agora já não podem olhar para trás e tem que resolver da melhor forma para termos um futuro melhor neste país.

O ideal era estar no governo alguém que tivesse o pensar que teve salazar, não em termos da ditadura, mas que soubesse exactamente o que o país precisava para gerir uma boa economia.

Esta e a minha opinião. Mas se tiver errado aceito as vossas críticas.

:)
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sexta nov 11, 2011 4:02 pm

O Salazar "salvou" a economia graças à manutenção da população na pobreza e na ignorância. Os salários eram baixíssimos, as regalias sociais ascendiam a zero, não havia reformas, nem assistência na saúde, reinava o subdesenvolvimento, etc., etc. A par disso, os seus serviços de propaganda instilaram na população uma mentalidade de conformismo, egoísmo e mesquinhez de que ainda hoje vemos (e sofremos) os efeitos.

Os tempos também eram eram outros, tinha-se saído de uma guerra mundial e em breve se entraria noutra, com todas as consequências económicas e sociais daí decorrentes. Mas à conta do dito cujo senhor e seus acanhados princípios morais e profissionais, o país viveu décadas de atraso e pobreza roçando a miséria.

O resultado é que o que hoje se verifica entre nós é não só uma generalizada incompetência na gestão, em todos os sectores, como um igualmente generalizado oportunismo e falta de honestidade. Por outro lado, países economicamente periféricos como Portugal prestam-se às mil maravilhas para o papel de bodes expiatórios que estamos a viver. E com as medidas hoje aprovadas na Assembleia sob o nome de Orçamento do Estado, vamos regressar aos anos sessenta portugueses, com o seu rosário de desigualdes e subdesenvolvimento, quando espreitávamos pelo buraco da fechadura o que se passava "lá fora".

E muito contentinhos, defendendo que "quando mal, sempre assim"...
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sexta nov 11, 2011 5:06 pm

KFS3 Escreveu: O ideal era estar no governo alguém que tivesse o pensar que teve salazar, não em termos da ditadura, mas que soubesse exactamente o que o país precisava para gerir uma boa economia.
As opiniões não são certas ou erradas, são opiniões. Não critico o modo de pensar de Salazar, que nem cheguei a "conhecer", mas a sua forma de acção...
LuluB Escreveu:O Salazar "salvou" a economia graças à manutenção da população na pobreza e na ignorância. (...) E com as medidas hoje aprovadas na Assembleia sob o nome de Orçamento do Estado, vamos regressar aos anos sessenta portugueses, com o seu rosário de desigualdes e subdesenvolvimento, quando espreitávamos pelo buraco da fechadura o que se passava "lá fora".

E muito contentinhos, defendendo que "quando mal, sempre assim"...
A bem da Nação, claro... (onde é que já ouvi isto??)
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

sábado nov 12, 2011 2:44 pm

http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.as ... &did=38720
"Um Movimento de cidadãos anuncia que vai realizar uma auditoria às contas portuguesas.

É a primeira iniciativa do género em Portugal. Para Terça-feira está marcada uma Convenção em Lisboa, onde será apresentada a comissão que fará a auditoria. "

Sem grande informação é certo, com a inevitável mão política à mistura, mas é uma iniciativa que eu acho muito interessante. Pena não encontrar mais informação :( até agora!
Kiluti
Membro
Registado: segunda jan 03, 2005 10:18 am

segunda nov 14, 2011 12:07 pm

NÃO SEI SE É ANEDOTA OU SE É UM ATENTADO À POBREZA :o :o :o

Paulo Núncio chamou funcionário do Centro de Estudos Fiscais e aumentou-o

João Pedro Martins Santos, que vem do Centro de Estudos Fiscais, um organismo do Ministério das Finanças, segundo o despacho n.º 15 296/2011, receberá, além do ordenado que já tinha, uma verba "acrescida de dois mil euros/mês".

"A remuneração atribuída ao Mestre João Pedro Santos está dentro dos limites legais e orçamentais aplicáveis e será objecto de publicação, nos termos aplicáveis ao pessoal dos Gabinetes", lê-se na nota.

Diário de Notícias
Acena
Membro Veterano

segunda nov 14, 2011 12:43 pm

"Gabinete do Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais
Despacho n.º 15296/2011
Nos termos e ao abrigo do artigo 11.º do Decreto -Lei n.º 262/88, de 23 de Julho, nomeio o mestre João Pedro Martins Santos, do Centro de Estudos Fiscais, para exercer funções de assessoria no meu Gabinete, em regime de comissão de serviço, através do acordo de cedência de interesse público, auferindo como remuneração mensal, pelo serviço de origem, a que lhe é devida em razão da categoria que detém, acrescida de dois mil euros por mês, diferença essa a suportar pelo orçamento do meu Gabinete, com direito à percepção dos subsídios de férias e de Natal.O presente despacho produz efeitos a partir de 1 de Setembro de 2011.
9 de Setembro de 2011. — O Secretário de Estado dos Assuntos
Fiscais, Paulo de Faria Lince Núncio."
http://dre.pt/pdf2sdip/2011/11/217000000/4478544785.pdf
Já nem sei que dizer... :(
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

segunda nov 14, 2011 1:11 pm

canalhas...! :evil:
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

segunda nov 14, 2011 4:56 pm

É por estas que os funcionários públicos são tão mal vistos :twisted:
Acena
Membro Veterano

segunda nov 14, 2011 5:06 pm

ambv Escreveu:É por estas que os funcionários públicos são tão mal vistos :twisted:
:? Bem, isso não tem muita lógica, uma vez que estão a safar uma elite e não os FP (para os funcionários públicos continuam as mesmas penalizações previstas, atenção)... diria antes que é revoltante para todos os portugueses... sem falar nos subsídios, dois mil euros além do montante que está estabelecido para a categoria, é gozar mesmo com a nossa cara!
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

segunda nov 14, 2011 5:16 pm

Acena Escreveu:
ambv Escreveu:É por estas que os funcionários públicos são tão mal vistos :twisted:
:? Bem, isso não tem muita lógica, uma vez que estão a safar uma elite e não os FP (para os funcionários públicos continuam as mesmas penalizações previstas, atenção)... diria antes que é revoltante para todos os portugueses... sem falar nos subsídios, dois mil euros além do montante que está estabelecido para a categoria, é gozar mesmo com a nossa cara!
E depois desta palhaçada, continuamos a deixar isto acontecer, caladinhos e calminhos??? :o E vem o outro dizer que não há qualquer folga no orçamento :x
Parece-me que está na altura de acordarmos e fazer-mos alguma coisa por nós, certo?
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

segunda nov 14, 2011 5:27 pm

Mais uma pérola:
"Salário mínimo, em termos relativos, não é baixo em Portugal"
http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.as ... &did=38901

Que termos relativos? Está a comparar com que países?

Eu gostava de perguntar a este senhor qual é o salario que ele aufere :?
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
Acena
Membro Veterano

segunda nov 14, 2011 6:01 pm

Minuxa Escreveu:
Acena Escreveu:
E depois desta palhaçada, continuamos a deixar isto acontecer, caladinhos e calminhos??? :o E vem o outro dizer que não há qualquer folga no orçamento :x
Parece-me que está na altura de acordarmos e fazer-mos alguma coisa por nós, certo?
Eu acho que sim Minuxa, que vamos continuar assim, não sei por quanto tempo. Quantas pessoas querem saber? Eu vejo no meu dia-a-dia, até mesmo aqui na arca ou em redes sociais, estas coisas passam tão ao lado da maioria… parece que ninguém quer saber, fico trsite com esta indiferença.
Nós deviamos denunciar estes casos enquanto cidadãos, todos unidos, e não largar os casos. Escondem-se na legalidade para ficarmos logo caladinhos, mas temos que ver que no contexto actual, face ao que nos pedem, é completamente imoral. O que justifica este desperdício de recursos? Podem dizer que é legal mil vezes que eu não entendo que Direito é este que permite que se mexam nos direitos dos cidadãos com tanta facilidade, mas não nos dos amiguinhos do poder, pelo contrário, ainda levam bónus. Entre nós, não temos quem nos oriente, estamos todos a olhar uns para os outros a ver quem tem coragem e capacidade. Claro que se aproveitam das nossas fraquezas e conhecem bem o povo que somos.
Acena
Membro Veterano

segunda nov 14, 2011 6:13 pm

Alguém sabe se já encontraram a tão difícil solução para aplicarem os cortes da FP às pensões vitalícias de ex-políticos? Será que o assunto já ficou arrumado na gaveta?
Kiluti
Membro
Registado: segunda jan 03, 2005 10:18 am

terça nov 15, 2011 8:42 am

IMAGINEM.... POR MÁRIO CRESPO :roll: :roll: :roll:

Mário Crespo: Imaginem

Imaginem que todos os gestores públicos das setenta e sete empresas do Estado decidiam voluntariamente baixar os seus vencimentos e prémios em dez por cento. Imaginem que decidiam fazer isso independentemente dos resultados.

Se os resultados fossem bons as reduções contribuíam para a produtividade. Se fossem maus ajudavam em muito na recuperação.

Imaginem que os gestores públicos optavam por carros dez por cento mais baratos e que reduziam as suas dotações de combustível em dez por cento.

Imaginem que as suas despesas de representação diminuíam dez por cento também. Que retiravam dez por cento ao que debitam regularmente nos cartões de crédito das empresas.

Imaginem ainda que os carros pagos pelo Estado para funções do Estado tinham ESTADO escrito na porta.

Imaginem que só eram usados em funções do Estado.

Imaginem que dispensavam dez por cento dos assessores e consultores e passavam a utilizar a prata da casa para o serviço público.

Imaginem que gastavam dez por cento menos em pacotes de rescisão para quem trabalha e não se quer reformar.

Imaginem que os gestores públicos do passado, que são os pensionistas milionários do presente, se inspiravam nisto e aceitavam uma redução de dez por cento nas suas pensões. Em todas as suas pensões. Eles acumulam várias. Não era nada de muito dramático. Ainda ficavam, todos, muito acima dos mil contos por mês.

Imaginem que o faziam, por ética ou por vergonha.

Imaginem que o faziam por consciência.

Imaginem o efeito que isto teria no défice das contas públicas.

Imaginem os postos de trabalho que se mantinham e os que se criavam. Imaginem os lugares a aumentar nas faculdades, nas escolas, nas creches e nos lares.

Imaginem este dinheiro a ser usado em tribunais para reduzir dez por cento o tempo de espera por uma sentença. Ou no posto de saúde para esperarmos menos dez por cento do tempo por uma consulta ou por uma operação às cataratas.

Imaginem remédios dez por cento mais baratos.

Imaginem dentistas incluídos no serviço nacional de saúde.

Imaginem a segurança que os municípios podiam comprar com esses dinheiros.

Imaginem uma Polícia dez por cento mais bem paga, dez por cento mais bem equipada e mais motivada.

Imaginem as pensões que se podiam actualizar.

Imaginem todo esse dinheiro bem gerido. Imaginem IRC, IRS e IVA a descerem dez por cento também e a economia a soltar-se à velocidade de mais dez por cento em fábricas, lojas, ateliers, teatros, cinemas, estúdios, cafés, restaurantes e jardins.

Imaginem que o inédito acto de gestão de Fernando Pinto, da TAP, de baixar dez por cento as remunerações do seu Conselho de Administração nesta altura de crise na TAP, no país e no Mundo é seguido pelas outras setenta e sete empresas públicas em Portugal.

Imaginem que a histórica decisão de Fernando Pinto de reduzir em dez por cento os prémios de gestão, independentemente dos resultados serem bons ou maus, é seguida pelas outras empresas públicas.

Imaginem que é seguida por aquelas que distribuem prémios quando dão prejuízo.

Imaginem que país podíamos ser se o fizéssemos.

Imaginem que país seremos se não o fizermos...... Enviem a todos os vossos amigos.
Pode ser que se crie uma corrente de indignação e desencadeie uma petição à AR!!!
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”