Cuidados a ter com salmonela bacteria presente nos repteis,

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

kokspb
Membro Júnior
Registado: terça nov 08, 2011 5:06 pm

segunda nov 14, 2011 8:34 pm

Quais os vossos cuidados com este perigo? vamos la tirar duvidas para quem as tens e quem não tem pense novamente que vai ter, sabem o que é a salmonela?

Vamos la a isto!!

O QUE É A SALMONELOSE?
Salmonelose é um tipo de gastro (gastroenterite) causada pelo germe (bactéria) Salmonela.
A Salmonelose pode afetar qualquer pessoa, porém ela é mais comum em crianças com menos de 5 anos de idade e em jovens adultos.
Os sintomas são mais graves nos idosos e em pessoas com outros problemas de saúde.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA SALMONELOSE?
Os sintomas mais comuns da Salmonelose sãodiarréia (que poderá conter sangue ou muco), febre, cãibras estomacais, náusea, vómitos edores de cabeça.
Depois de a bactéria ser ingerida pela boca, leva normalmente entre 12 a 36 horas para você ficar doente.
A doença normalmente dura alguns dias, mas a bactéria Salmonela poderá estar presente nas fezes por várias semanas ou mais.
ONDE ENCONTRA-SE A SALMONELA?
A bacteria Salmonela é encontrada em seres humanos e em animais selvagens e de criação em quintas, fazendas, em animais de estimação ou em aves, particularmente nas galinhas.
COMO É TRANSMITIDA A SALMONELOSE?
A Salmonelose ocorre se a bactéria Salmonelose for ingerida pela boca, o que pode acontecer em qualquer das seguintes maneiras:
Cozimento Inadequado
A bactéria Salmonela está freqüentemente presente nas carnes cruas, particularmente nas carnes de aves. Se, ao ser preparada para o consumo humano, a carne não for cozida adequadamente, a bactéria poderá sobreviver einfectar quem comer a carne.
Inter-Contaminação
Inter-contaminação é a passagem da bactéria de algo que já esteja contaminado para algo que ainda não está.
A Salmonela pode ser transmitida se alimentos crus que estejam contaminadas com a bactéria contaminem alimentos prontos para comer.
Comidas cruas devem ser sempre tratadas comose estivessem contaminadas e portantomanuseadas e armazenadas separadamentedaquelas já cozidas ou prontas para comer.
Contaminação de Pessoa para Pessoa
Se uma pessoa com Salmonelose não lavar bem as mãos após ir à casa de banhos, as mãos contaminadas poderão espalhar a bactéria a superfícies e objetos que poderão ser tocados por outra pessoa. Mãos contaminadas também podem transmitir a bactéria a alimentos que serão comidos por outras pessoas.As mãos também podem contaminar-se com a bactéria ao trocar-se as fraudas de um bebê infectado.
Pessoas e animais podem portar a Salmonela em suas fezes sem apresentar nenhum sintoma e podem transmitir a doença para outros.
Animais de estimação ou de criação em quintas (fazendas) e a água potável contaminada também podem transmitir a bactéria Salmonela.
EU PENSO QUE DEVO TER SALMONELOSE
O Que Devo Fazer?
Se tiver sintomas da infecção Salmonelose, aviseo seu médico imediatamente.
Posso Continuar a Trabalhar?
Pessoas que manuseiam alimentos, cuidam de crianças ou trabalhadores sanitários com Salmonelose não devem trabalhar até desaparecerem os sintomas.
Crianças não devem ir a creches, jardins dainfância ou escolas até desaparecerem ossintomas
O que Posso Fazer para Não Contaminar Minha Família
É muito importante que pessoas com a Salmonelose ou gastroenterite não cozinhem ou manuseiem alimentos que serão comidos por outras pessoas e que ninguém use as suas toalhase esponjas.
O QUE POSSO FAZER PARA NÃO PEGAR A SALMONELOSE?
Lavar as mãos Cuidadosamente
Toda a gente deve lavar bem as mãos com sabão e água quente e corrente por pelo menos dez segundos:
Antes de cozinhar
Antes de manusear alimentos crus ou prontospara comer
Antes de comer
Depois de ir à casa de banhos ou trocarfraudas
Depois de fumar
Depois de usar um lenço de papel ou de pano
Depois de trabalhar no jardim
Depois de brincar com os animais deestimação.
Pessoas que manuseiam alimentos devem usar toalhas de papel descartáveis ou secador a arpara enxugar as mãos.
Armazenar e Manusear Alimentos com Cuidado
Não manuseie alimentos cozidos com osmesmos utensílios (tenazes, facas, tábuas)utilizados com alimentos crus, a menos que eles tenham sido lavados cuidadosamente após o uso.
Mantenha todas as superfícies e utensílios dacozinha limpos.
Descongele alimentos colocando-os nasprateleiras mais baixas do refrigerador ouusando um forno de micro-ondas.
Cozinhe bem todos os alimentos crus.
Coloque alimentos cozidos no refrige-radordentro de uma hora após o cozimento.
Refrigere alimentos crus abaixo dos alimentoscozidos ou prontos para comer para evitar ainter-contaminação.
Mantenha os alimentos abaixo dos 5°C ouacima dos 60°C para evitar o crescimento debactérias.
Lave cuidadosamente as verduras e legumescrus antes de comê-los.• Re-aqueça os alimentos até que eles atinjam a temperatura interna de pelo menos 60°C.
Proteja os alimentos contra insetos, roedores eoutros animais.
OBSERVAÇÃO PARA USUÁRIOS DE FORNOS DE MICRO-ONDAS
Se utilizar um forno de micro-ondas, leia cuidadosamente as intruções do fabricante eobedeça o tempo de espera após o desligamento para se certificar que os alimentos estão completamente cozidos antes de comê-los.
Limpeza da Casa
Casas de banho e latrinas devem ser limpos freqüentemente para evitar a transmissão de bactérias. Tome cuidado especialmente comsuperfícies tais como o assento e a descarga dalatrina, torneiras e mesas de trocar fraudas.
Água Não Tratada
Água sem tratamento proveniente diretamentede lagos ou rios pode estar contaminada e deveser fervida antes do consumo.
Fonte: www.health.vic.gov.au
Salmonelose

O QUE É SALMONELLA?
Salmonella corresponde a um gênero de microrganismos em forma de bastão, Gram-negativo, não formador de esporos. Causam doenças infecciosas no homem e nos animais e atualmente já são conhecidos mais de 2600 sorotipos de Salmonella.
As salmonelas causam três tipos de síndrome:
A febre tifóide, causada por Salmonella Typhi
As febres paratíficas, causadas por Salmonella Paratyphi A, B e C
As gastroenterites, ou salmoneloses, causadas por uma ampla variedade de sorotipos.
Os sorotipos Typhimurium e Enteritidis são os mais frequentemente envolvidos nos casos em humanos.
O QUE SÃO AS FEBRES TIFÓIDE E PARATIFÓIDE?
A febre tifóide caracteriza-se por febre, dor de cabeça, diarréia, dor abdominal, podendo produzir ainda danos respiratórios, hepáticos, esplênicos e/ou neurológicos. As febres paratíficas (A, B e C) são semelhantes à febre tifóide.
O QUE É A GASTROENTERITE POR SALMONELLA (OU SALMONELOSE)?
Trata-se de uma doença infecciosa que se caracteriza por diarréia, febre e cólicas abdominais, que aparecem 12 a 72 horas após a infecção.
A doença dura de 4 a 7 dias, e a maioria das pessoas infectadas se recupera sem qualquer tratamento.
Entretanto, a diarréia pode ser muito grave em idosos, crianças e pessoas com o sistema imunológico comprometido, necessitando hospitalização.
Nesses pacientes a infecção por Salmonella pode atingir a corrente sanguínea e através do sangue atingir outros locais, causando a morte se não houver tratamento imediato com antibióticos.
Se o hospedeiro é uma criança no primeiro ano de vida, particularmente recém-nascido, podem ocorrer complicações sérias, como meningites.
No adulto, diversas doenças pré-existentes, como esquistossomose, anemia falciforme e malária, modificam o quadro clínico da salmonelose, podendo ocorrer bacteremia, febre de evolução prolongada, anemia e esplenomegalia.
COMO SE ADQUIRE A SALMONELOSE?
Salmonella vive no trato intestinal de humanos e alguns animais, principalmente aves.
A transmissão ao homem se dá através de alimentos contaminados com fezes, principalmente os de origem animal, como carne bovina e de aves, leite e ovos, mas todos os tipos de alimentos, inclusive vegetais, podem estar contaminados.
O sorotipo Enteritidis é veiculado pelos ovos e seus derivados, pois esse sorotipo infecta os ovários de aves aparentemente sadias e contamina os ovos antes da casca ser formada. Os alimentos podem contaminar-se também através das mãos sujas de manipuladores que não adotam práticas de higiene adequadas após o uso do banheiro. Salmonella pode ser encontrada também nas fezes de animais domésticos, especialmente quando estão com diarréia, e as pessoas podem infectar-se se não lavarem as mãos após contacto com essas fezes.
Os répteis têm grande probabilidade de conter Salmonella e todos, principalmente crianças, devem sempre lavar bem as mãos após o contato com esses animais, mesmo que saudáveis.
É importante ressaltar que pessoas que tiveram infecção por Salmonella e se curaram podem eliminar o microrganismo pelas suas fezes mesmo quando não apresentam nenhum sintoma. Esses portadores assintomáticos transformam-se em perigosa fonte de contaminação da água e dos alimentos.
A SALMONELOSE PODE TER CONSEQÜÊNCIAS?
As pessoas com diarréia recuperam-se completamente, embora possa levar vários meses até que o funcionamento do intestino fique normal.
Entretanto, uma parcela dos doentes pode apresentar a síndrome de Reiter, caracterizada por dores nas juntas, irritação nos olhos e dor ao urinar. Esses sintomas podem durar meses, podendo se transformar em artrite crônica de difícil tratamento.
O uso de antibióticos para tratar a salmonelose não interfere no desenvolvimento da síndrome de Reiter.
A SALMONELOSE PODE SER PREVENIDA?
Não há vacina para prevenir a salmonelose.
Considerando que os alimentos de origem animal são a principal fonte de contaminação, é importante não consumir certos alimentos crus ou mal cozidos, como ovos, carne bovina e de aves.
Ovos crus podem fazer parte da composição de certos alimentos, como maioneses caseiras, sorvetes caseiros, molhos para salada, massas para bolo, etc.
Carne bovina e de aves, inclusive hambúrgueres, devem ser bem cozidos, não devendo apresentar coloração rosa no interior.
Leite não pasteurizado, inclusive derivados preparados com esse tipo de leite, não devem ser consumidos.
Hortaliças e vegetais devem ser muito bem lavados antes do consumo.
A contaminação cruzada de alimentos deve ser evitada.
Carnes cruas devem ser mantidas longe de produtos prontos para consumo.
Mãos, tábuas de cortar, balcões, facas e outros utensílios devem ser bem lavados antes e após o uso.
Pessoas com salmonelose jamais devem manipular alimentos ou água para beber.
COMO AS SALMONELOSES SÃO DIAGNOSTICADAS?
Muitos microrganismos diferentes podem causar diarréia, febre e cólicas abdominais, por isso a identificação correta do microrganismo causador depende de testes de laboratório para detectar sua presença nas fezes das pessoas doentes.
Esses testes nem sempre são realizados de forma rotineira, por isso é necessário que o médico especifique no pedido de exame que esse microrganismo deva ser investigado.
Uma vez identificado, são necessários testes complementares para detectar o tipo da Salmonella e também quais os antibióticos que devem ser usados no tratamento.
COMO AS SALMONELOSES PODEM SER TRATADAS?
As salmoneloses duram, em média, 5 a 7 dias, e necessitam de tratamento quando o doente tem desidratação severa ou quando a infecção é extra-intestinal.
Pessoas com diarréia grave precisam de reidratação, às vezes intravenosa.
De modo geral, as salmoneloses não devem ser tratadas com antibióticos, pois esse procedimento pode prolongar o período de excreção do microrganismo pelas fezes.
É importante destacar que algumas Salmonella já são resistentes a diversos antibióticos, principalmente porque essas drogas são adicionadas às rações para animais.
Fonte: www.sfdk.com.br

Tenham cuidado com este grande risco, e expressem aqui os vossos cuidados de limpeza... para estarmos todos informados e seguros...

Cumprimentos Koks
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

segunda nov 14, 2011 8:47 pm

Eu lavo as mãos antes e depois de mexer nos assessórios dos terrarios e quase sempre entre o manuseamento de cada reptil, não misturo as tigelas de os alimentar e de preparar os seus alimentos e da agua nem os que utilizo para limpar o terrario com os que uso na minha alimentação, aliás os dos terrarios lavo-os na minha casa de banho, nunca entram na cozinha. Até agora não tive problemas, não sei se o que faço é suficiente...mas tambem depende do sistema imunitário de cada um de nós. Por essa razão não aconselho repteis e muito menos tartarugas principalmente as aquaticas como pet de crianças pequenas que mexem na agua e podem de seguida meter as mãos na boca ;)
Rikass
Membro Veterano
Registado: sexta jul 22, 2011 9:49 pm

segunda nov 14, 2011 9:15 pm

Exactamente bondage, eu por acaso sempre tive o cuidado de lavar as mãos antes e depois de mexer nos animais, alimentos, etc.
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
kokspb
Membro Júnior

segunda nov 14, 2011 9:20 pm

Eu sempre que entro em contacto com o animal, terrario ou material la usado lavo sempre bem as mãos. Quando limpo o material do terrario e o mesmo, uso sempre um desinfectante especial contra a salmonela e sempre que lavo o material no wc (na banheira) desinfecto sempre a mesma com lexivia.. o desinfectante que tenho serve para limpar tudo onde o animal toca e anda, tenho um que pode ser aplicado com a iguana dentro do terrario e tenho outro para quando limpo o terrario a fundo... não sei se estas medidas sao suficientes mas acho que sao as que posso tomar.

Mas e para que tirar o seu animal para andar pela casa.. qual a higiene a fazer?

cumps koks
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

segunda nov 14, 2011 9:31 pm

A minha iguana anda solta pela casa, não por toda a casa, mas apenas porque não quer porque é um animal territorial, gosta de estar no espaço/territorio dela e onde recebe calor, apenas desce para se ir aliviar sozinha á minha casa de banho, atrás do bidé :oops: mas quando a apanho a caminho da casa de banho pego nela e coloco na banheira, dou uma duxada de agua morna que ela adora e ela alivia-se dentro da minha banheira...e confesso muitas vezes passo só com agua bem quente pela banheira...mas é raro usar a banheira para banhos de emersão, geralmenre sou gajo de duxe por isso o unico contacto que tenho com a banheira é com os meus pés, e lavo a banheira regularmente com os desinfectantes normais de amoniaco...tambem não sei se chega...mas é o que faço.
kokspb
Membro Júnior

segunda nov 14, 2011 9:39 pm

Quem quiser o nome de vários desinfectantes a menos de 7 euros avisem... e não não sou dono de nenhuma loja online mas sim para ajudar o próximo... não ganho nada com isto..

cumps koks
Daddycool
Membro Veterano
Registado: domingo set 19, 2010 3:59 pm

terça nov 15, 2011 12:04 am

kokspb Escreveu:Quem quiser o nome de vários desinfectantes a menos de 7 euros avisem... e não não sou dono de nenhuma loja online mas sim para ajudar o próximo... não ganho nada com isto..

cumps koks
Mas estás a falar de desinfectantes para terrários ou mesmo para as mãos?
Deaadman
Membro Veterano
Registado: sexta out 21, 2011 8:38 pm

terça nov 15, 2011 12:06 am

desinfectante para maos uso do mini preço, continente
Rikass
Membro Veterano
Registado: sexta jul 22, 2011 9:49 pm

terça nov 15, 2011 12:08 am

Deaadman Escreveu:desinfectante para maos uso do mini preço, continente
:lol:

Mai nada...
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

terça nov 15, 2011 12:55 am

eu uso aquagel tipo aquele q se divulgou muito na altura da epidemia da gripe A. sei que devia desinfectar as maos entre manuseio de cada animal, mas sao muitos, simplesmente mecho em todos e no fim desinfecto as maos quando saio da snake room
kokspb
Membro Júnior

terça nov 15, 2011 3:21 pm

acho que cada toma as suas decisões em relação À higiene mas só com ''sabão '' do minipreço não chega digo eu...lol...

cumps koks
VeraG
Membro Veterano
Registado: terça set 27, 2011 2:28 pm

terça nov 15, 2011 3:55 pm

kokspb Escreveu:acho que cada toma as suas decisões em relação À higiene mas só com ''sabão '' do minipreço não chega digo eu...lol...

cumps koks
ele disse desinfectante, e não sabão :P

Eu tenho um desinfectante (o mesmo utilizado em clinica dentária, já que me foi dispensado) junto do terrário, que utilizo para as mãos e para os instrumentos que utilizo, e outro na cozinha.
Por acaso preparo os alimentos com a loiça normal, mas esses nunca estiveram em contacto com o bichinho, e são preparados para ele como são para mim (eu inclusive no inicio da semana preparo os alimentos todos em simultaneo para saladas, sopas e Dundee.. lol)
A unica coisa que pode falhar é eu realmente pousar o comedouro no balcão para passar para lá o alimento.
miguelabm
Membro Veterano
Registado: sábado set 29, 2007 7:43 pm

terça nov 15, 2011 6:34 pm

cris17 Escreveu:eu uso aquagel tipo aquele q se divulgou muito na altura da epidemia da gripe A. sei que devia desinfectar as maos entre manuseio de cada animal, mas sao muitos, simplesmente mecho em todos e no fim desinfecto as maos quando saio da snake room
Mas devias cris. Eu faço o sempre que mudo de animal/caixa/terrario. E muitas das vezes uso luvas de latex. Nisso sou muito metódico;)
jamerico
Membro Veterano
Registado: segunda ago 17, 2009 3:29 pm
Localização: Pantherophis Guttatus; Lampropeltis Californiae; Lampropeltis Nigritus; M. Musculus; Rattus Norvegic

sábado nov 19, 2011 8:49 pm

Gostei de ler aqui varias coisas !!!
Salmonelas repteis ? onde já ouvi eu isso ! e chamaram louco por dar codornizes ( porque podia ter salmonelas) as cobras, afinal são elas que já têm salmonelas !
Adorei mandar esta boca !
kokspb
Membro Júnior

sábado nov 19, 2011 9:01 pm

jamerico Escreveu:Gostei de ler aqui varias coisas !!!
Salmonelas repteis ? onde já ouvi eu isso ! e chamaram louco por dar codornizes ( porque podia ter salmonelas) as cobras, afinal são elas que já têm salmonelas !
Adorei mandar esta boca !

Desculpa não percebi bem isso? está algo errado no que leu?

cumps
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”