Os bancos, verdadeiros sugadores de dinheiro

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
Responder
Pinfinhas
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2010 12:56 pm

terça nov 15, 2011 4:34 pm

Uma colega minha surgiu com uma ideia que apesar de ser arriscada e um pouco radical era capaz de funcionar (ou não):
- Deixar de pagar os empréstimos à habitação por um determinado espaço de tempo, 2 ou 3 meses. Se isto acontecesse em massa os bancos eram obrigados a renegociar os spreads e afins, porque grande parte do valor que as pessoas pagam mensalmente pelo empréstimo provém destas taxas. Eu não pago empréstimo à habitação por isso não posso avaliar. Mas o que aconteceria se os bancos conhecessem a eventual realidade de ter em mãos milhares e milhares de casas.
Arguidaa
Membro Veterano
Registado: terça jun 07, 2011 8:32 am

terça nov 15, 2011 4:46 pm

Pinfinhas ... os bancos actualmente já têm milhares de casas "em mãos". :cry: :cry: :cry: Infelizmente é uma situação que tem tendência a agravar pois como sabemos, as dificuldades vão aumentar. :cry:

Quanto a deixar de pagar o empréstimo durante 2/3 meses ... péssima ideia, pois passará a fazer parte duma lista no Banco de Portugal o que é uma carga de trabalhos. :cry: :cry:
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

terça nov 15, 2011 4:53 pm

Arguidaa Escreveu:Pinfinhas ... os bancos actualmente já têm milhares de casas "em mãos". :cry: :cry: :cry: Infelizmente é uma situação que tem tendência a agravar pois como sabemos, as dificuldades vão aumentar. :cry:

Quanto a deixar de pagar o empréstimo durante 2/3 meses ... péssima ideia, pois passará a fazer parte duma lista no Banco de Portugal o que é uma carga de trabalhos. :cry: :cry:
E não esquecer os juros que se pagam por não cumprir o pagamento atempadamente.
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
Pinfinhas
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2010 12:56 pm

terça nov 15, 2011 4:59 pm

Até concordo, pois as pessoas estariam a entrar em incumprimento. Mas agora suponha que, e isto já defendo, você recebe o seu ordenado e retira-o todo do banco bem como todo o dinheiro que tem a prazo, deixa de usar cartão multibanco passando a efectuar todos os pagamentos em dinheiro. Ou seja prescinde quase em absoluto dos serviços bancários, os bancos não se iriam ressentir? Claro que iam, e depois tinham que descer todas aquelas taxas absurdas que praticam sem fazerem nada. Pense nisto.
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

terça nov 15, 2011 5:51 pm

Isso não me parece tão simples como pensa. Repare que as pessoas têm seguros nos bancos, débitos directos (alguns são condições necessárias para ter este ou aquele desconto), um minimo necessário para manter a conta e/ou a obrigação de ter X na conta para não ser cobrada comissão de gestão de conta.

Se as pessoas tirassem todo o seu dinheiro e parassem de usar serviços bancários então poderia acontecer, entre outras coisas, perda de condições favoráveis em seguros (como seguros vitalicios ou bonificações) pois estes seriam cancelados por falta de liquidez na conta; ou perda de eventuais descontos num serviço por não usar débito directo (estou a pensar em coisas como TV ou Internet).

Para não falar que quem tem empréstimos não pode simplesmente retirar todo o dinheiro da conta (senão, como já disseram, são penalizados) o que inviabiliza a sua ideia, parece-me.
shakti9
Membro
Registado: sábado dez 05, 2009 10:29 pm

quarta nov 23, 2011 7:23 pm

lsgl Escreveu:Isso não me parece tão simples como pensa. Repare que as pessoas têm seguros nos bancos, débitos directos (alguns são condições necessárias para ter este ou aquele desconto), um minimo necessário para manter a conta e/ou a obrigação de ter X na conta para não ser cobrada comissão de gestão de conta.

Se as pessoas tirassem todo o seu dinheiro e parassem de usar serviços bancários então poderia acontecer, entre outras coisas, perda de condições favoráveis em seguros (como seguros vitalicios ou bonificações) pois estes seriam cancelados por falta de liquidez na conta; ou perda de eventuais descontos num serviço por não usar débito directo (estou a pensar em coisas como TV ou Internet).

Para não falar que quem tem empréstimos não pode simplesmente retirar todo o dinheiro da conta (senão, como já disseram, são penalizados) o que inviabiliza a sua ideia, parece-me.
E ainda, que se todo o dinheiro for retirado das instituições financeiras, onde o irão guardar? Algures debaixo do colchão, carpete? Ou dentro de um pote de sal, acucar, bolachas, no forno, no deposito de água do autoclismo? Os roubos caseiros irião aumentar subestencialmente! Os anciãos/velhotes, são os principais targets, hoje em dia. Mas em breve seriamos todos, vitimas dos mais carenciados, que roubam porque necessitam de dar alimentação à sua prole, e tambem da máfia do leste e brasil, que têm muitas formas inimaginaveis de efectuar a abludação de bens materias e até fisicos.
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”