Abate "tradicional" do porco
Moderador: mcerqueira
Mais interessante saber é pq é q toda a gente diz alto e bom som que o abate em casa do porco é efectivamente proibido .... 

Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Naaaa, eu não digo. É que o abate em casa é permitido desde que para consumo do agregado familiar do dono do animal.CindelP Escreveu:Mais interessante saber é pq é q toda a gente diz alto e bom som que o abate em casa do porco é efectivamente proibido ....
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
http://animalartportugal.blogspot.com/
www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.
Madalena Marques
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta nov 02, 2011 9:16 am
1 Papagaio Snurf
Toda a gente:kittten Escreveu:Naaaa, eu não digo. É que o abate em casa é permitido desde que para consumo do agregado familiar do dono do animal.CindelP Escreveu:Mais interessante saber é pq é q toda a gente diz alto e bom som que o abate em casa do porco é efectivamente proibido ....
Praziquantel Escreveu:O abate caseiro caiu felizmente em flecha com a sua proibição...
<p>"O Hipópotamo comanda o sistema digestivo e o hipótalamo é um bicho muito perigoso." <a href="http://www.youtube.com/watch?v=E5OXKRIy ... axQ</a></p>
Depois de "abandalhado" por alguns users, agora que o tópico foi "limpo", volto a repetir as ideias centrais que queria abordar com o tópico, que entretanto ficaram dispersas.
Quando se dá um tiro(de bala) é que a morte é quase instantânea.
MFPJ Escreveu:Citação: O grande problema em admitir que deve ser garantido o bem estar de todos os animais, relaciona-se com a tendência ilógica das pessoas em manifestarem maior preocupação com os animais de estimação, do que com os animais mantidos noutras circunstâncias - para utilidade humana e habitualmente isolados do público. De facto, um cão ou um cavalo ferido ou desnutrido causam uma resposta maior por parte da sociedade que um rato, ovelha ou galinha nas mesmas condições.
http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?m ... §ion=1
Um cão com uma doença terminal dolorosa sem cura à vista também tem(deve) de ser abatido tal como um porco para bifes(embora por motivos diferentes claro)
Para mim, se um cão tem direito a morrer numa clínica veterinária(ou mesmo em casa para não o stressar), por meio de uma injecção com uma dose letal de anestesiante, para sentir o mínimo de dor possível, um porco para consumo também tem direito a uma morte equivalente, se não dá por anestesiante dá por choque quase instantaneamente letal, ou por pistola(de êmbolo-retráctil que seja).
A do porco é esteticamente mais feia? É... mas o que é que isso importa?!
O bicho é para matar com o mínimo de sofrimento possível ou é para fazer um filme de romance?
Já expliquei tudo o que tinha a explicar... váááárias vezes, quem voltar a fazer perguntas que já estão respondidas ou mandar bitaites sem nexo é reportado... e eu não vou responder, claro.
Editado: reparei agora num pequeno lapso que deixei passar, o choque não é letal, apenas serve para deixar o animal insconsciente. Então com o animal inconsciente é que se procede ao seu abate(morte).MFPJ Escreveu:... no máximo(e era a minha intenção) a discussão deve estender-se sobre porquê os direitos dos animais para produção alimentar e afins serem subvalorizados em relação aos dos animais pets e outros.
Quando se dá um tiro(de bala) é que a morte é quase instantânea.
Última edição por MFPJ em segunda nov 14, 2011 4:29 pm, editado 1 vez no total.
in http://www.suinicultura.com/index.php?o ... &Itemid=71NORMAS RESPEITANTES À MATANÇA, PARA AUTOCONSUMO, FORA DOS ESTABELECIMENTOS APROVADOS
Escrito por Administrator
Terça, 12 Agosto 2008 10:19
EDITAL (Versão 2)
Carlos Manuel de Agrela Pinheiro, Director-Geral de Veterinária, considerando que é necessário estabelecer normas respeitantes à matança, para autoconsumo, fora dos estabelecimentos aprovados, nos termos do disposto no n.º 2 do artigo 6º do Decreto-Lei n.º 142/2006, de 27 deJulho, faz saber:
1. . . . .
2. É autorizada a matança de suínos, de aves de capoeira, de coelhos domésticos bem como de ovinos e caprinos com idade inferior a 12 meses, desde que as carnes obtidas se destinem a ser consumidas no local, e sejam respeitadas as seguintes condições:
2.1 A matança deve ser realizada nas condições definidas no Decreto-Lei n.º 28/96, de 2 de Abril, relativo à protecção dos animais de abate, quanto à contenção, atordoamento e sangria dos animais e demais disposições aplicáveis;
2.2 O produtor procede ao registo da morte do animal destinado a autoconsumo, no livro de existências, cuja matança ocorra na exploração, excepto no que diz respeito às aves de capoeira e aos coelhos domésticos;
Então, depois da limpeza, leiam o que diz a Lei.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 28, 2011 11:19 pm
Kitten.
Agora diz lá quem cumpre a lei

Artigo 3.o
Os animais devem ser manuseados de forma a evitar
qualquer excitação, dor ou sofrimento durante o encaminhamento,
estabulação, imobilização, atordoamento,
abate e occisão.
CAPÍTULO
Isso são outros quinhentos ... agora que a matança do porco em casa é legal, lá isso é !Praziquantel Escreveu:Kitten.
Artigo 3.o
abate e occisão.
CAPÍTULO
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
Não são outros quinhentos, não. Embora não tenha sido citada a fonte nem minimamente enquadrado o excerto acima, parece-me que, se a matança do porco em casa não respeitar este princípio, será ilegal, já para não falar noutras coisas.CindelP Escreveu:Isso são outros quinhentos ... agora que a matança do porco em casa é legal, lá isso é !Praziquantel Escreveu:Kitten.
Artigo 3.o
abate e occisão.
CAPÍTULO
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
A matança (para autoconsumo) em casa de porcos, pequenos ruminantes e outra bicheza é perfeitamente legal e ponto final.Tassebem Escreveu:Não são outros quinhentos, não. Embora não tenha sido citada a fonte nem minimamente enquadrado o excerto acima, parece-me que, se a matança do porco em casa não respeitar este princípio, será ilegal, já para não falar noutras coisas.CindelP Escreveu:Isso são outros quinhentos ... agora que a matança do porco em casa é legal, lá isso é !Praziquantel Escreveu:Kitten.
Artigo 3.o
abate e occisão.
CAPÍTULO
(Outra vez "limpo" o tópico)
Exactamente Tassebem.
Contudo, volto a colocar aqui o link(do site da DGV) que contém a legislação relativa o abate para auto-consumo de vários animais(o documento é pequeno e fácil de ler):
http://www.dgv.min-agricultura.pt/porta ... oui=322567
Faz referência ao Decreto-Lei n.º 28/96 de 02 Abril, está aqui:
http://www.dgv.min-agricultura.pt/porta ... ui=1016206
(Capítulo III, Artigo 9 -3ªpág.; Anexos C, D e E estão da pág. 5 para baixo)
Quando à legislação espero não ter mais perguntas, é só ir ler, a informação é pública. Aquilo que aparece na 1ªpágina(deste tópico) é ilegal SIM, não por ser feito em casa, mas sim por muitos outros incumprimentos, uns mais óbvios que outros.
Quem não concorda com a legislação, pois considere que os animais para auto-consumo não deviam precisar de ser registados(aves e coelhos não precisam, é só ir lá ler), de atordoamentos pré-abate e outras coisas, afinal "aquilo" é apenas para matar e comer, podem sempre ir fazer uma manifestação em frente à Assembleia da República ou assinar petições para pedir a alteração da lei.
Escrevi este parágrafo acima pois parece que até aqui, num fórum de animais, num sub-fórum de direitos dos animais há quem ache desnecessário um atordoamento pré-abate.
Eu não acho racional muitas pessoas preocuparem-se tanto com o bem-estar dos animais que são mantidos como animais de estimação(muitas vezes exageradamente! mariquices que para os animais não valem nada), mas quanto aos que são para consumo, parece que não querem saber deles, são-lhes indiferentes, até podem achar que são tratados como "couves", não concordar, mas viram-lhes a cara e fingem não saber.
Quem concorda, pelo que tenho conhecimento, apesar de a legislação não estar mal, esta quase só é cumprida por quem quer. A fiscalização é muito deficiente.
Quem tiver alguma coisa a acrescentar, agradecia que o fizessem de forma clara e objectiva. Quer sejam contra ou a favor de algo, exponham os motivos, o porquê de terem essa opinião.
Se se diz apenas que não se concorda, não se justifica porquê e se parte para o insulto, o resultado é óbvio.
Eu até já tinha pedido para bloquear o tópico, mas prontos, resta-me esperar agora que não venham para aqui falar de tudo e mais alguma coisa.
Exactamente Tassebem.
Contudo, volto a colocar aqui o link(do site da DGV) que contém a legislação relativa o abate para auto-consumo de vários animais(o documento é pequeno e fácil de ler):
http://www.dgv.min-agricultura.pt/porta ... oui=322567
Faz referência ao Decreto-Lei n.º 28/96 de 02 Abril, está aqui:
http://www.dgv.min-agricultura.pt/porta ... ui=1016206
(Capítulo III, Artigo 9 -3ªpág.; Anexos C, D e E estão da pág. 5 para baixo)
Quando à legislação espero não ter mais perguntas, é só ir ler, a informação é pública. Aquilo que aparece na 1ªpágina(deste tópico) é ilegal SIM, não por ser feito em casa, mas sim por muitos outros incumprimentos, uns mais óbvios que outros.
Quem não concorda com a legislação, pois considere que os animais para auto-consumo não deviam precisar de ser registados(aves e coelhos não precisam, é só ir lá ler), de atordoamentos pré-abate e outras coisas, afinal "aquilo" é apenas para matar e comer, podem sempre ir fazer uma manifestação em frente à Assembleia da República ou assinar petições para pedir a alteração da lei.
Escrevi este parágrafo acima pois parece que até aqui, num fórum de animais, num sub-fórum de direitos dos animais há quem ache desnecessário um atordoamento pré-abate.
Eu não acho racional muitas pessoas preocuparem-se tanto com o bem-estar dos animais que são mantidos como animais de estimação(muitas vezes exageradamente! mariquices que para os animais não valem nada), mas quanto aos que são para consumo, parece que não querem saber deles, são-lhes indiferentes, até podem achar que são tratados como "couves", não concordar, mas viram-lhes a cara e fingem não saber.
Quem concorda, pelo que tenho conhecimento, apesar de a legislação não estar mal, esta quase só é cumprida por quem quer. A fiscalização é muito deficiente.
Quem tiver alguma coisa a acrescentar, agradecia que o fizessem de forma clara e objectiva. Quer sejam contra ou a favor de algo, exponham os motivos, o porquê de terem essa opinião.
Se se diz apenas que não se concorda, não se justifica porquê e se parte para o insulto, o resultado é óbvio.
Eu até já tinha pedido para bloquear o tópico, mas prontos, resta-me esperar agora que não venham para aqui falar de tudo e mais alguma coisa.
-
- Membro Veterano
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
É perfeitamente legal se.CindelP Escreveu:A matança (para autoconsumo) em casa de porcos, pequenos ruminantes e outra bicheza é perfeitamente legal e ponto final.Tassebem Escreveu:Não são outros quinhentos, não. Embora não tenha sido citada a fonte nem minimamente enquadrado o excerto acima, parece-me que, se a matança do porco em casa não respeitar este princípio, será ilegal, já para não falar noutras coisas.CindelP Escreveu:Isso são outros quinhentos ... agora que a matança do porco em casa é legal, lá isso é !Praziquantel Escreveu:Kitten.
Artigo 3.o
abate e occisão.
CAPÍTULO
Mas já nem digo mais nada, que fiquei cheia de medo.

«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
-
- Membro Veterano
Pois, racional não será, mas é inquietantemente frequente.MFPJ Escreveu:(...)
(...)
Olha, afinal disse.