Cães no Táxi
Moderador: mcerqueira
Tenho uma dúvida. Nos táxis os cães têm de estar obrigatoriamente dentro de caixas transportadoras? Não podem ir de trela, no colo dos donos? Pergunto isto porque a minha cadela vai ser operada no Sábado e não temos outra forma senão o táxi para ir e voltar do veterinário.
Penso que o melhor é contactar préviamente empresas de taxi e perguntar como funciona. Dentro do táxi quem determina é o taxista, por isso numa situação dessas o ideal é reservar com antecedência e perguntar como é.
O único cão que eles tem de transportar são os cães guias.
Pelo que sei só dentro de transportadora e em certos casos o taxista pode cobrar um extra pelo animal.
O único cão que eles tem de transportar são os cães guias.
Pelo que sei só dentro de transportadora e em certos casos o taxista pode cobrar um extra pelo animal.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
- Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*
tenho um amigo que conduz um taxi - se ele estiver de serviço, e na zona de Lisboa, se quiser, dou-lhe o contacto e combina com ele o serviço - acho que ele não se iria importar - bastaria dizer que fui eu quem deu o nome
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, “Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There’s not one name left for me.”</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">“I’ve left you ’til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I’ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!”</p>
<p> </p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>
</p>
<p> </p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There’s not one name left for me.”</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">“I’ve left you ’til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I’ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!”</p>
<p> </p>
</p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
- Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*
já me podia ter dito!!!!!tiabela Escreveu:Sim tem que ser de transportadora
Já me aconteceu ter que ir das Amoreiras a pé para casa pois nenhum taxi me aceitou com uma cadelinha pela trela

<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, “Dear Lord,</p>
<p> </p>
</p>
<p> </p>
<p> </p>
</p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Se não estou em erro transporte de cães em veículos é obrigatório ser em transportadora, podendo ser multado em caso de ser parado por agentes da brigada de transito.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm
Já foi há 2 anossofiaabreulopes Escreveu:já me podia ter dito!!!!!tiabela Escreveu:Sim tem que ser de transportadora
Já me aconteceu ter que ir das Amoreiras a pé para casa pois nenhum taxi me aceitou com uma cadelinha pela trelao meu amigo é um querido!!!

-
- Membro Veterano
Sempre levei os meus cães dentro dos táxis. Exceptuando dois, que eram pequenos e cabiam numa transportadora, os outros, animais de tamanho médio, foram sempre no chão, aos meus pés. E sempre fiz questão de levar uma manta para pôr no chão, a fim de poupar os tapetes dos carros e parte dos bancos.
Nessas ocasiões também nunca apanhei um táxi na rua, à aventura, telefono sempre para a central, especificando que é para levar um cão, indicando o porte do animal. A excepção a isto é quando tenho de levar cachorros muito pequenos a qualquer lado: levo-os ao colo, bem enroladinhos numa manta, ou dentro de um daqueles sacos próprios.
Tanto quanto sei, os táxis não podem recusar o transporte de animais de estimação, desde que devidamente acondicionados, mas é do mais elementar bom senso que um cão que não cabe numa transportadora não vai fechado na mala do carro, que não tem condições para isso.
E sim, o transporte de animais paga taxa de bagagem.
Nessas ocasiões também nunca apanhei um táxi na rua, à aventura, telefono sempre para a central, especificando que é para levar um cão, indicando o porte do animal. A excepção a isto é quando tenho de levar cachorros muito pequenos a qualquer lado: levo-os ao colo, bem enroladinhos numa manta, ou dentro de um daqueles sacos próprios.
Tanto quanto sei, os táxis não podem recusar o transporte de animais de estimação, desde que devidamente acondicionados, mas é do mais elementar bom senso que um cão que não cabe numa transportadora não vai fechado na mala do carro, que não tem condições para isso.
Ok, obrigada pela informação.
Sofiaabreulopes, se puder então dar-me o contacto desse seu amigo, eu agradecia. Mas penso que o melhor seria conversar primeiro com ele, perguntando se ele permite que faculte essa informação. Não quero causar problemas a ninguém.
É possível que possamos ter boleia de um amigo da minha mãe, mas por via das dúvidas quero ter toda a informação para poder agir do modo mais correcto. Até porque se há coisa que não quero é ficar com a minha cadela ao colo, na rua, a pedir favores aos taxistas, logo após a operação.
Sofiaabreulopes, se puder então dar-me o contacto desse seu amigo, eu agradecia. Mas penso que o melhor seria conversar primeiro com ele, perguntando se ele permite que faculte essa informação. Não quero causar problemas a ninguém.
É possível que possamos ter boleia de um amigo da minha mãe, mas por via das dúvidas quero ter toda a informação para poder agir do modo mais correcto. Até porque se há coisa que não quero é ficar com a minha cadela ao colo, na rua, a pedir favores aos taxistas, logo após a operação.
Eu tenho um desses sacos próprios, e é assim que ela tem ido nos táxis desde que uma taxista se recusou a levar a cadela no carro, não por causa da lei, mas devido ao pêlo, que "cai muito". Visto a minha cadela ser uma "canixa" (visto ser na verdade uma rafeirinha igual a um caniche), tal motivo fez todo o sentidoFloripes2 Escreveu:
[...]

No entanto neste caso não será possível levá-la no saco. No saco ela vai deitada de barriga para baixo e cabeça de fora. A operação vai ser ao colo do útero e decerto não será boa ideia colocar pressão sobre o local da cicatriz. Por isso precisamos de levá-la ao colo, de barriga para cima, pelo que o saco não servirá de nada.
Mas pronto, já sei que atitude tomar se realmente precisar de táxi (é o mais provável). Ligo para a central, peço um táxi e aviso que levo um cão de porte pequeno.
Quanto à taxa... isso nem se coloca em questão. Sempre paguei a taxa sem problemas.
-
- Membro Veterano
Pois e o devidamente acondicionados é dentro de transportadoras, leia o artigo de lei que refere transporte de cães e de carga...Floripes2 Escreveu:(...)
(...)
Artigo 10.o
Carga, transporte e descarga de animais
1 — O transporte de animais deve ser efectuado em veículos e contentores apropriados à espécie e número de animais a transportar, nomeadamente em termos de espaço, ventilação ou oxigenação, temperatura, segurança e fornecimento de água, de modo a salvaguardar a protecção dos mesmos e a segurança de pessoas e outros animais.
2 — As instalações dos alojamentos previstos nas alíneas p) a t) do artigo 2.o devem dispor de estruturas e equipamentos adequados à carga ou à descarga dos animais dos meios de transporte, assegurando-se sempre que os mesmos não sejam maltratados ou derrubados durante aquelas operações e procurando-se minorar as causas que lhes possam provocar medo ou excitação desnecessárias.
Por isso julgo que um taxi sendo um automovel pode recusar-se a levar um cão que não caiba numa transportadora na zona de passageiros, só assim pode garantir-se a sua segurança em caso de travagem ou de segurança de higiene pois podem vomitar, fazer xixis etc.Automóvel
O Código da Estrada não se refere ao transporte de animais em concreto, sendo que estes devem ser considerados carga.
Para os animais transportados dentro do automóvel, a lei apenas refere que o animal não pode prejudicar a condução. Isto é, um animal pode ser transportado como o dono achar melhor, desde que o animal não afecte o condutor ou a visibilidade do mesmo. A multa por incumprimento vai desde 60 a 600 euros, conforme os casos. Não é necessária licença especial para transportar animais, desde que sejam animais de estimação e não para fins comerciais. Se vai viajar de carro para outro país, consulte o código da estrada dos países em questão, que são muitas vezes diferentes, mais ou menos exigentes, em relação ao português.
Contudo, em caso de acidente os animais estão sujeitos aos mesmos perigos de impacto que os outros ocupantes e existem soluções eficazes no mercado para um transporte seguro dos animais.
Para todos os animais:
Caixa Transportadora – A forma mais estável de transportar um animal é recorrendo a uma jaula ou contentor próprio. Desta forma evita que os animais consigam deslocar-se no carro de um lado para o outro ou ter algum comportamento imprevisível que possa distrair o condutor.
Para cães:
Cinto de segurança – O cinto de segurança para cães é uma espécie de trela que se faz a ligação entre a coleira ou corpete do animal e o local onde se insere o cinto de segurança. O corpete parece aconchegar melhor o animal em caso de uma travagem brusca.
Rede ou grelha divisória – Muitos cães são transportados na bagageira. Existe uma rede, mais frágil, ou grelha, mais resistente, que se coloca entre o porta-bagagens e a parte dos bancos traseiros para evitar que o cão possa ser projectado para a frente. Geralmente coladas com ventosas, teste primeiro a segurança que oferecem em relação ao porte do cão que possui.
O que diz a lei:
“Código da Estrada
Artigo 56.º
Transporte de carga
1 A carga e a descarga devem ser feitas pela retaguarda ou pelo lado da faixa de rodagem junto de cujo limite o veículo esteja parado ou estacionado.
2 É proibido o trânsito de veículos ou animais carregados por tal forma que possam constituir perigo ou embaraço para os outros utentes da via ou danificar os pavimentos, instalações, obras de arte e imóveis marginais.
(...)
5 Quem infringir o disposto nos n.ºs 1 e 2 é sancionado com coima de € 60 a € 300.
(...)

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm
GSfanatic Escreveu:Tenho uma dúvida. Nos táxis os cães têm de estar obrigatoriamente dentro de caixas transportadoras? Não podem ir de trela, no colo dos donos? Pergunto isto porque a minha cadela vai ser operada no Sábado e não temos outra forma senão o táxi para ir e voltar do veterinário.
A que horas vai ser isso??? e onde mora mais ou menos?