A oftalmologista só observou o João depois do almoço, teve uma urgência de manhã.
A Dra M ligou e ditou:
Queratite Herpética.
****************************************************************************************************************************
Deixo aqui uma explicação que encontrei na net:
http://www.medipedia.pt/home/home.php?m ... Enc&id=509
CAUSAS
Embora a inflamação da córnea tenha várias causas, normalmente, é provocada por uma infecção, muitas vezes propagada da conjuntiva. Embora os microorganismos responsáveis pela infecção sejam muito diversos (tanto bactérias, como vírus), é possível destacar o responsável pelo herpes simplex localizado na região ocular (queratite herpética) e os vírus que originam a denominada queratoconjuntivite epidémica, muito contagiosa. Entre outras causas, destacam-se igualmente os traumatismos oculares, que podem lesionar a córnea, provocar uma úlcera e originar uma inflamação, a exposição intensa aos raios ultravioleta do sol (queratite actínica) ou à luz das soldaduras. Por último, a ausência de líquido lacrimal, independentemente do motivo, provoca um défice de lubrificação da córnea e a consequente dessecação dos seus tecidos, o que origina um processo inflamatório.
MANIFESTAÇÕES
A inflamação do tecido da córnea manifesta-se através de dor, por vezes muito intensa, vermelhidão no olho, sobretudo no rebordo da córnea, incómodo devido à luz (fotofobia) e sensação de secura. A evolução do problema é muito variável: ainda que, em muitos casos, seja favorável, permitindo a renovação total do tecido afectado, por vezes, origina uma reacção cicatricial que provoca perda da transparência da córnea. Nos casos mais graves, as cicatrizes da córnea são muito extensas e comprometem a visão, pois impedem a passagem dos raios luminosos para o interior do globo ocular.
TRATAMENTO
O tratamento da queratite está intimamente relacionado com a sua causa. Caso seja provocada por um processo infeccioso, costuma-se recorrer, de acordo com o tipo de microorganismo responsável, à utilização de antibióticos ou antivirais. Caso o processo inflamatório provoque cicatrizes na córnea que dificultem consideravelmente a visão, a única solução corresponde ao transplante de córnea.
****************************************************************************************************************************
Tenho de aplicar 4 medicamentos diariamente:
1 é uma x
1 são 3 xxx
1 são 4 xxxx
e 1 é de 2/2 horas durante 2 dias e depois 4 xxxx/dia
há ainda um medicamento dado com a seringa na boca durante 4 dias
na 2ª f telefono para fazer o ponto da situação e ou vai nesse dia para a dra o ver ou na 3ª f, como estava já combinado, juntamente com o Tomás.
Já fiz o mapa para não me esquecer e ir picando.
A factura foi mais cara pelo valor da consulta de oftalmologia, mas inclui finalmente o último hemograma do Tomás.
(e a Dra M não levou nada da consulta nem por ele ter ficado desde ontem)
HVL - 89,50
Farmácias (uma não tinha um medicamento e tive de ir a duas) - 19,01
Todo este processo tem sido muito cansativo e os próximos dias não vão ser melhores, mas pelo menos como estou com uma «pata» deitada abaixo posso dar a assistência que eles precisam.
E se alguém me quiser trazer uma sopinha agradeço