Se lhe tento tirar o osso, ele rosna e tenta morder...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

quinta jan 15, 2004 12:27 am

ers Escreveu: Não sei se o que escrevi é o mais correcto, é apenas uma opinião pessoal.
Já agora, alguem aqui já experimentou aquele teste de olhar olhos no olhos com o cão para ver quem desiste primeiro ? sendo o desistente o dominado e o outro o dominante (lider alpha).

Cumprimentos
CasadeAnaval Escreveu: Provocar um confronto ? Isso cada vez é menso aconselhado pelos treinadores.
olá ers

O comentário do Vasco tem toda a razão de ser. Não tem sentido , nem é preciso , estarmos a provocar confrontos desnecessários com o cão para podermos afirmar a nossa condição de alfas da matilha obrigando-o a subjugar-se. A afirmação do dono deve ser uma coisa natural decorrente da convivência salutar com o animal.O animal tem que perceber que deve respeitar o alfa porque é ele que manda. Não deve ser uma questão de medo mas de respeito. Se a dominância do animal for exclusivamente com base no medo pode desencadear-lhe reacções defensivas e reagir instintivamente e agressivamente em qualquer situação como defesa.
Nas matilhas de lobos nem sempre é o mais forte da matilha que é o líder mas sim aquele a quem a matilha reconhece como o mais capaz para os conduzir na caça e angariação de alimento.É essa a relação que deve existir do animal com o dono o reconhecimento por aquele de que é este o alfa.Nas matilhas não há democracia , os que mandam mandam e os outros obedecem.E não precisam de estar a provocar constantes lutas para se saber quem é o alfa . A não ser que venha a aparecer qualquer circunstância de potenciais candidatos a alfa , a matilha é estável porque o alfa é o alfa porque é e ponto final.
Quando o reconhecimento ainda não é totalmente perceptível pelo o animal é que se dão os casos de confrontos.

Saudações
Megaran
Membro Veterano
Registado: segunda out 20, 2003 12:27 pm

quinta jan 15, 2004 2:16 am

CasadeAnaval Escreveu: Provocar um confronto ? Isso cada vez é menso aconselhado pelos treinadores.
Não sei até que ponto o confronto não vai reforçar uma liderança do dono em relação ao cão! Mas eu acho um mal necessário... Tb eu tenho uma cadela muito dominante e que teve o mesmo problema que o Tião! ainda hoje rosna quando toco na comida mas não se atreve a mais!

Eu digo um mal necessário, porque é para protecção do dono! imagine-se que um dia a Tcinho vai a sair de casa e o osso está na porta! O que faz?? Fica em casa à espera que o cão acabe de comer o osso??

Tcinho tens de controlar esse cão... A minha cadela já me mordeu por causa dos ciumes que tem da outra, porque era sempre ela que levava as festas 1º quando eu chegava a casa (a outra só vinha quando esta estava feliz) a partir desse dia tive de inverter isso... senão ou ela matava a outra ou levava eu! Não pode ser!
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

quinta jan 15, 2004 10:19 am

Olá Tchinho
Fiquei a pensar tuda a noite neste assunto, não é nada fácil, e ainda por cima com o testemunho da Deinhac, acho que tens que tentar fazer já qualquer coisa.
Antes de mais, se fosse eu, não voltava a dar-lhe desses ossos até ter a situação controlada.
Eu sou a pessoa menos indicada para dar dicas, ninguem ignora que sou (quase) completamente inexperiente, mas posso contar-te o que eu fiz naltura que o meu canito mostrava sinais de dominância (por volta dos 4/5 meses):
Li na página dos wippets do Nel a secção de "Educação" e tirei dali ideias sobre a forma de tratar ao cão, acho que são dicas de "rebaixamento social" o coisa do género, para mostrar no dia a dia o seu lugar na "matilha" ao cão:
Não o cumprimentar ao entrar ou sair da casa.
Comer sempre antes que ele, nem que seja uma bolachinha mas que ele veja ao dono comer na sua frente antes de dar-lhe o seu prato de ração.
Dar-lhe qualquer orden (senta, deita, o que for) antes de dar-lhe qualquer recompensa (biscoito, osso, brinquedo, etc.).
Não brincar NUNCA quando ele toma a iniciativa, só quando é o dono a iniciar a brincadeira.
Eu tenho, ainda, um brinquedo que é só para eu brincar com o cão, quando eu decido terminar a brincadeira, pego naquele churro e o guardo, e utilizo essa brincadeira com aquele churro "especial" como recompensa quando ele faz o que eu mando-lhe fazer.
O meu treinador mostrou-me a forma de dissuadir ao cão quando morde, nem que seja na brincadeira, enfiando a mão pela boca dentro enquanto se mantem o cão agarrado pelo cachaço e apertando um ponto na base da lingua que lhe provoca dor, eu fiz isso e o malandro não voltou a tentar ferrar-me o dente, a minha filha mais nova (11 anos), como não conseguia atingir aquele ponto, pegou na lingua do cão e apertou, tambem não voltou a tentar morder-lha. A ideia é que o cão perceba que não lhe convem ter uma mão na boca.
É uma trabalheira, e ainda continua.
Lógicamente que estou a falar dum cãozinho que naltura pesava 10/11 kg. e que agora, com 8 meses, pesa 16, mas não sei se a diferência física é assim tão determinante nestes casos.
Peço desculpas pelo "testamento", não pretendo dar lições de treino canino :o :oops: :oops: :oops: , só contribuir com a minha propria experiência que, por enquanto, tem dado bons resultados com o meu Dylan.
Tchinho, por favor, va dando noticias sobre este assunto.

Alicia
Mila
Membro
Registado: quinta jan 16, 2003 9:11 pm

quinta jan 15, 2004 11:22 am

Mas se lhe dá o osso porquê lho tirar de seguida?

:oops:

se me dessem um prato de comida que eu gostasse muito, e à primeira garfada mo tirassem, eu não ia achar piada.

se me dessem uma caixa de bombons, e eu comesse um e depois ma tirassem, seria-me indiferente (não, acho que este não é bom exemplo, eu gosto muito de chocolates).

Mas isto sou eu que sou um animal racional.
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta jan 15, 2004 12:40 pm

Mila Escreveu: Mas se lhe dá o osso porquê lho tirar de seguida?
se me dessem um prato de comida que eu gostasse muito, e à primeira garfada mo tirassem, eu não ia achar piada.
se me dessem uma caixa de bombons, e eu comesse um e depois ma tirassem, seria-me indiferente (não, acho que este não é bom exemplo, eu gosto muito de chocolates).
Mas isto sou eu que sou um animal racional.
As comparações de pessoas e animais usadas para determinar o que devemos fazer em relação a estes, normalmente dão maus resultados.

Mas se a ajudar a compreender a minha linha de raciocinio aqui vai:
Imagine que quem lhe dava a caixa de Bombons era o seu pai, e que por qualquer razão retirava-a de seguida (porque achou que não devia comer mais chocolates, reparou que estavam estragados, ou qualquer outro motivo que não vem ao caso). A sua reacção era Bater no seu pai dando-lhe uma chapada. Como acha que o seu pai deveria agir?

Pois bem,
A Razão de tirar o osso ao cão tem como objectivo ensinar ao cão que VOCÊ manda e em qualquer altura pode retirar-lhe a comida da boca sem que ele lhe morda. Pode perguntar para que serve isto.....eu respondo-lhe:
1- Hoje é um osso numa situação normal, mas amanhã é um osso envenenado que ele encontra na rua ou outra porcaria qualquer.
2 - Hoje ele rosna-lhe e morde por causa de um osso, amanhã morde-lhe por causa do sofá ou de um tapete onde você passa normalmente....

Está a ver apenas nestes dois exemplos, 1- a utilidade de poder tirar comida da boca do cão em qualquer altura e 2 - a utilidade de marcar a sua posição de superioridade em relação ao cão.

Abraços
Paulo C.
Megaran
Membro Veterano
Registado: segunda out 20, 2003 12:27 pm

quinta jan 15, 2004 1:28 pm

Pois bem,
A Razão de tirar o osso ao cão tem como objectivo ensinar ao cão que VOCÊ manda e em qualquer altura pode retirar-lhe a comida da boca sem que ele lhe morda. Pode perguntar para que serve isto.....eu respondo-lhe:
1- Hoje é um osso numa situação normal, mas amanhã é um osso envenenado que ele encontra na rua ou outra porcaria qualquer.
2 - Hoje ele rosna-lhe e morde por causa de um osso, amanhã morde-lhe por causa do sofá ou de um tapete onde você passa normalmente....

Está a ver apenas nestes dois exemplos, 1- a utilidade de poder tirar comida da boca do cão em qualquer altura e 2 - a utilidade de marcar a sua posição de superioridade em relação ao cão.

Abraços
Paulo C.
[/quote]

Essa é exactamente a minha opinião! como já referi e se um dia tiver que passar pelo osso para sair da casa de banho, para sair de casa ou até apara atender o telefone?? O tião é muito jovem e tem de ser educado já! Essa de os treinadores dizerem que não se deve provocar um confronto não me convence minimamente! Mas só se deve provocar qunado se sabe que quem ganha é o dono! Nunca deixar o cão ganhar..
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

quinta jan 15, 2004 2:13 pm

CasadeAnaval Escreveu:
ers Escreveu: Não sei se o que escrevi é o mais correcto, é apenas uma opinião pessoal.
Já agora, alguem aqui já experimentou aquele teste de olhar olhos no olhos com o cão para ver quem desiste primeiro ? sendo o desistente o dominado e o outro o dominante (lider alpha).
Provocar um confronto ? Isso cada vez é menso aconselhado pelos treinadores.
Não tenho problemas de dominancia com os meus cães, ponho, tiro, do prato da boca, etc. Uma vez o Uhly rosnou-me discuti com ele e nunca mais, agora rosna-me quando esta a dormir mas sei que é sem a minima intenção de me morder, aliás ainda o chateio mais, mazona :D :D :D :D
Agora às vezes a minha cadela está a olhar para mim, por olhar, ou está deitada ou a fazer alguma coisa e olha-me se eu fixar o olhar nela ela desvia o olhar.
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

quinta jan 15, 2004 2:51 pm

Olá a todos

muito obrigada pelas vossas respostas.

Hoje fui à consulta com o Tião e o vet achou-o muito bem, diz que ele já quase não coxeia e que com o passar dos dias deixará de coxear. Em relação aos olhos, continua com as pupilas dilatadas e poderá ficar assim para a vida toda, mas já vê como via antes .
Em relação ao resultado das análises, o que ele teve efectivamente foi a reactivação do virus da esgana, que o Dr. pode comprovar pelo elevado número de globulinas presentes no sangue. Esta é uma doença que irá acompanhar o meu cãozinho para o resto da vida e umas vezes poderá estar bem como agora e outras não. O Vet diz que ele é um organismo muito forte, porque a maioria dos cães com esgana morre e ele já superou o virus duas vezes.... vamos lá ver se conseguirá sempre :roll:
O vet deu-lhe luz verde para ele ir novamente à escola :) :) :) :) :)

Sábado iremos lá e falarei com o treinador. Se calhar terá que aprender tudo de novo, pois ele nem o senta, faz...Vamos ver como é que o Tião se porta, pois ultimamente não consegue estar ao pé de outros cães, sem ladrar, rosnar, saltar e tentar abocalhar os outros..... :roll:

Depois darei notícias ;)

Obrigada mais uma vez a todos ;)
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

quinta jan 15, 2004 3:05 pm

Tchinho Escreveu: Em relação ao resultado das análises, o que ele teve efectivamente foi a reactivação do virus da esgana
E não sera que o virus da esgana tem a ver com o comportamento do Tião nestes últimos tempos? Lembrei-me só agora que num tópico qualquer (não consigo lembrar-me qual) a Jujubele contou sobre um cão que tinha sido abandonado pelo dono por ter esgana e ela adoptou, mas que tinha-se tornado agressivo por causa do virus. Eu não sabia que esto podia de facto acontecer e lembro-me que fiquei mesmo chocada com a história. Se calhar podias perguntar-lhe por pm, há tempos que não vejo mensagems da Juju no forum, não sei porque.
Tchinho
Membro Veterano

quinta jan 15, 2004 3:11 pm

Aligra, o vet também me disse isso duma vez que lá fui. Como o virus lhe atacou o sistema nervoso, ele tem tendência a ladrar a tudo e a nada, parece que vê cães fantasmas :o , a rosnar, saltar como um louco, a hiperactividade, etc... :roll: :roll:
isabelnobre
Membro Veterano
Registado: sábado jan 25, 2003 1:09 am

quinta jan 15, 2004 3:47 pm

Tchinho Escreveu: Aligra, o vet também me disse isso duma vez que lá fui. Como o virus lhe atacou o sistema nervoso, ele tem tendência a ladrar a tudo e a nada, parece que vê cães fantasmas o , a rosnar, saltar como um louco, a hiperactividade, etc... roll roll
Cães fantasmas?! :o :o
Ele sofre de alucinações é isso?
aninhas2000
Membro Júnior
Registado: sexta abr 25, 2003 7:17 am

quinta jan 15, 2004 4:13 pm

Quase todos os cães rosnam quando se lhes tenta chegar à comida, a minha cadela fez isso até aos 7 ou 8 meses, agora já não faz. É normal os cães terem essa reacção...alguns até com os brinquedos ou a cama! :D

Ana
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta jan 15, 2004 4:17 pm

Última edição por SeaLords em sábado nov 22, 2008 7:21 am, editado 1 vez no total.
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quinta jan 15, 2004 4:18 pm

aninhas2000 Escreveu: Quase todos os cães rosnam quando se lhes tenta chegar à comida, a minha cadela fez isso até aos 7 ou 8 meses, agora já não faz. É normal os cães terem essa reacção...alguns até com os brinquedos ou a cama! D

Ana
Ai é?
Bem agora ja estou a ver qual é o seu problema.
Isabel
Tchinho
Membro Veterano

quinta jan 15, 2004 4:26 pm

Isabelnobre:

Eu acho que ele não sofre de alucinações, mas vou dar um exemplo:

Muitas vezes ele está a dormir no chão da cozinha e de um momento para o outro, levanta-se e começa a rosnar e a ladrar e corre para a janela da sala, que dá para a rua e começa a ladrar sem parar, com um vozeirão mesmo grosso, a saltar que nem um canguru pela janela, a subir pela janela até onde consegue, rosna e baba-se que nem um louco e eu depois vou ver o que é que anda na rua, para ele fazer isso e não há nada na rua, nunca vejo nada.... por isso é que eu digo cães fantasmas :roll:
Responder

Voltar para “Cães”