Cães em tempo de crise

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sábado nov 19, 2011 5:58 pm

DieKalash, o canil de Lisboa não é de todo o sítio indicado para se levar um animal a ser vacinado e chipado. (Além disso, a câmara dispõe de uma carrinha que visita as freguesias de acordo um calendário e onde os animais podem ser gratuitamente vacinados contra a raiva e chipados, desde que pertençam a munícipes lisboetas.)

Pode ser que o casal que vimos não soubesse disso, mas quer a Arguida dizer que há pessoas que vivem com bastante desafogo e, no entanto, para os animais é tudo do mais baratinho que encontrarem, sem quererem saber da qualidade -- e sabemos que há muita gente assim.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
colette
Membro Veterano
Registado: quarta set 04, 2002 1:49 pm

sábado nov 19, 2011 6:07 pm

Ter cão é um luxo.
Logo, eu vivo como Cresus.
<p>Au d&eacute;but, Dieu cr&eacute;a l'homme. Mais en le voyant si faible, il lui fit don du chien. (Toussenel)</p>
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sábado nov 19, 2011 6:12 pm

Em Leiria, pelo menos há uns anos, podiam dar-se as outras vacinas no vet municipal, desde que se cumprisse o horário (atendia 2x por semana, nos dias de mercado). Não sei se ainda se mantém, eu optei por fazer tudo na clínica, pelo menos tenho a garantia de assistência médica se alguma coisa correr mal, coisa que o vet municipal não faz.

Tal como a LuluB, considero tão luxuoso ter um cão como ter filhos e parentes dependentes, embora um cão tenha menos necessidades do que as pessoas: não precisa de roupa, de ir à escola, etc. Também considero vantajosa a companhia de um cão para um sem abrigo, protegem-se mutuamente. É incrível como quem tem menos consegue sempre partilhar mais. Claro que os cães não têm vacinas, provavelmente não são tratados quando adoecem, tal qual como os que não têm ninguém - sejam cães, sejam pessoas. Mas nestes casos nem sequer se trata de posse, é uma relação de amizade e companheirismo entre espécies diferentes. Há pessoas pobres, há animais pobres, e não são estas pessoas que andam por aí a pedinchar cães de raça e bla bla bla. Muitas vezes deixam de pedir ajuda para si para poderem cuidar do cão, e é com os cães que disputam as sobras dos supermercados... Na miséria, não há desigualdades.
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
CupCakes
Membro Veterano
Registado: quarta nov 02, 2011 9:16 am
1 Papagaio Snurf

sábado nov 19, 2011 6:45 pm

Vejo muito boa gente a cortar no seu próprio bem estar, para poder dar ao seu animal aquilo que não dá a si próprio. Chama-se, amor? Quando tiramos de nós para oferecer ao outro?
<p>"O Hip&oacute;potamo comanda o sistema digestivo e o hip&oacute;talamo&nbsp;&eacute; um bicho muito perigoso." <a href="http://www.youtube.com/watch?v=E5OXKRIy ... axQ</a></p>
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sábado nov 19, 2011 6:57 pm

Quando as pessoas não tem para si próprias e se metem em encargos que não podem sustentar contando que os outros ajudem, chama-se mesmo é irresponsabilidade.
perapado
Membro Veterano
Registado: terça ago 04, 2009 6:54 pm

sábado nov 19, 2011 7:03 pm

CupCakes Escreveu:Vejo muito boa gente a cortar no seu próprio bem estar, para poder dar ao seu animal aquilo que não dá a si próprio. Chama-se, amor? Quando tiramos de nós para oferecer ao outro?

Eu acho que é! :) relativamente aos animais.
Relativamente às pessoas, acho que é solidariedade.
colette
Membro Veterano

sábado nov 19, 2011 7:11 pm

Depende daquilo que se considera bem estar. O "bem estar" é um conceito subjectivo. Aquilo que é o bem estar dos outros pode não ser o meu e não ter (e, na maior parte das vezes, não tem) qualquer significado ou importância para mim.
Olhe os tais sem-abrigo de que já se falou aqui, por exemplo. Muitos deles não querem outra coisa senão continuar assim e nem querem ouvir falar em "refazer a vida" e meterem-se entre 4 paredes. Portanto, por muito dura que seja a sua situação é assim que se sentem bem.
Se é amor? É capaz de ser, embora eu seja pouco "de amores", mesmo gostando muito deles. Mas é, sem dúvida e pela parte que me toca, também responsabilidade. E não me faz diferença nenhuma renunciar a bifes do lombo e comer frango guisado com batatas durante dois dias, para lhes dar a eles uma alimentação minimamente razoável.

PS - Frango guisado ou caldeirada de sardinhas. Até nem é nada mau.
Última edição por colette em sábado nov 19, 2011 7:14 pm, editado 1 vez no total.
<p>Au d&eacute;but, Dieu cr&eacute;a l'homme. Mais en le voyant si faible, il lui fit don du chien. (Toussenel)</p>
Arguidaa
Membro Veterano
Registado: terça jun 07, 2011 8:32 am

sábado nov 19, 2011 7:13 pm

Chamarrita Escreveu:Em Leiria, pelo menos há uns anos, podiam dar-se as outras vacinas no vet municipal, desde que se cumprisse o horário (atendia 2x por semana, nos dias de mercado). Não sei se ainda se mantém, eu optei por fazer tudo na clínica, pelo menos tenho a garantia de assistência médica se alguma coisa correr mal, coisa que o vet municipal não faz.

Tal como a LuluB, considero tão luxuoso ter um cão como ter filhos e parentes dependentes, embora um cão tenha menos necessidades do que as pessoas: não precisa de roupa, de ir à escola, etc. Também considero vantajosa a companhia de um cão para um sem abrigo, protegem-se mutuamente. É incrível como quem tem menos consegue sempre partilhar mais. Claro que os cães não têm vacinas, provavelmente não são tratados quando adoecem, tal qual como os que não têm ninguém - sejam cães, sejam pessoas. Mas nestes casos nem sequer se trata de posse, é uma relação de amizade e companheirismo entre espécies diferentes. Há pessoas pobres, há animais pobres, e não são estas pessoas que andam por aí a pedinchar cães de raça e bla bla bla. Muitas vezes deixam de pedir ajuda para si para poderem cuidar do cão, e é com os cães que disputam as sobras dos supermercados... Na miséria, não há desigualdades.
Estás inspirada hoje ... mas estou TOTALMENTE de acordo contigo. :wink:
Arguidaa
Membro Veterano
Registado: terça jun 07, 2011 8:32 am

sábado nov 19, 2011 7:22 pm

perapado Escreveu:
CupCakes Escreveu:Vejo muito boa gente a cortar no seu próprio bem estar, para poder dar ao seu animal aquilo que não dá a si próprio. Chama-se, amor? Quando tiramos de nós para oferecer ao outro?

Eu acho que é! :) relativamente aos animais.
Relativamente às pessoas, acho que é solidariedade.
Também estou de acordo. :wink: :wink:

A mim o que me chocou no tal casal que apareceu no canil com o canito e que comentei com a Tassebem, foi que ambos tinham um excelente aspecto e o carro era um audi novinho em folha ... logo, deduzo que não seriam propriamente pessoas carenciadas, para sujeitarem o seu animal a ir a um canil (ainda por cima o antro que é o de Lisbooa) para ser vacinado. Eu nunca o faria ... mas enfim ... :cry: :cry:

Quanto àa vacinas, apesar de srem mais baratas no vet municipal, eu prefiro ir ao meu vet pois lá sei que antes dos meus animais serem vacinados são vistos desde a ponta da cabeça aos pés e, para mim esse facto dá-me segurança.

DieKalash quando resgatei o Martim do canil, obviamente que ele também logo lá chipado e vacinado (raiva) :wink:
DieKalash
Membro Veterano
Registado: quarta jul 06, 2011 1:39 pm

sábado nov 19, 2011 8:05 pm

Tassebem Escreveu:DieKalash, o canil de Lisboa não é de todo o sítio indicado para se levar um animal a ser vacinado e chipado. (Além disso, a câmara dispõe de uma carrinha que visita as freguesias de acordo um calendário e onde os animais podem ser gratuitamente vacinados contra a raiva e chipados, desde que pertençam a munícipes lisboetas.)
Eu dei no veterinário municipal de Cascais. Fui muito bem atendido e o vet foi 5*. A minha vet não tinha feito melhor que ele :wink:

O de Lx não sei, mas já tinha lido a petição na sua assinatura!
Tassebem Escreveu:Pode ser que o casal que vimos não soubesse disso, mas quer a Arguida dizer que há pessoas que vivem com bastante desafogo e, no entanto, para os animais é tudo do mais baratinho que encontrarem, sem quererem saber da qualidade -- e sabemos que há muita gente assim.
Pois, isso não sei. Sei que o Kalash leva o melhor que lhe posso dar :lol:

Por falar nisso, toca de ir espremer umas pipetas :lol:
Com os meus melhores cumprimentos,

Bruno Morais

<strong>Todos diferentes, todos animais!</strong>

O meu "filho": http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=91564
Fórum - Dogue Alemão: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=110
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sábado nov 19, 2011 8:18 pm

acho que é compaixão, CupCakes. :) E, quando as pessoas aprenderem que o seu bem estar não depende daquilo que se tem, e que podem viver com muito menos do que aquilo que consideram essencial, sobra mais para dar ao outro. Temos muito menos necessidades do que aquelas que a sociedade de consumo nos cria e nos faz acreditar. E caldeirada de sardinhas é óptimo! (verdade seja dita que adoro "comida de pobre" :P)
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
CupCakes
Membro Veterano
1 Papagaio Snurf

sábado nov 19, 2011 8:32 pm

Palavras são só palavras. Ponham a palavra que mais vos agradar. Um dos motivos porque adoro animais, não falam :lol:
<p>"O Hip&oacute;potamo comanda o sistema digestivo e o hip&oacute;talamo&nbsp;&eacute; um bicho muito perigoso." <a href="http://www.youtube.com/watch?v=E5OXKRIy ... axQ</a></p>
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sábado nov 19, 2011 8:38 pm

É pena este fórum não ter smilies a bater palmas, já os teria gasto todas com a Chamarrita e a Colette.

Comida de pobre? A velha culinária da Europa do Sul, pobreta e carenciada de tudo menos de engenho para fazer das pedras pão e conduto, e a que agora as sumidades da dietética chamam cozinha mediterrânica e à qual não se cansam de louvar?

Venha a caldeirada de sardinhas, o pão com azeitonas, o caldo de couves: não precisamos de mais para sermos saudáveis e andarmos bem alimentados, tal como não precisamos de condomínios fechados e carripanas de luxo para termos um tecto e nos deslocarmos.

Quanto aos cães, sobreviveram 9 000 970 anos a comerem o que calhava e a viverem por onde os deixavam, não serão com certeza os últimos trinta anitos de rações topo de gama (seja lá isso o que for) e todas as comodidades que vão matar a espécie - ou, se calhar até serão, mas estamos cá para ver.

O resto é só conversa de café, estreiteza de vistas e muita facúndia...
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
colette
Membro Veterano

sábado nov 19, 2011 9:30 pm

Não frequento cafés, aí está uma coisa que não contribui, em nada, para o meu bem-estar, e já não ouvia a palavra "facúndia" desde que o Eça bateu a bota; e estas palavras fora de moda contribuem, em muito, para o meu bem-estar, bem como o velho ditado "deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer" e que cumpro à letra, com excepção da última parte, já que estou mais virada para o encolher.
E juntando o gesto à palavra, até amanhã, que tenho os meus "luxos" todos à espera.
A comida de pobres, amanhã, é carne de porco à alentejana. As ameijoas devem ser vietnamitas ou coreanas, que eram as mais baratinhas. Falta de patriotismo, reconheço. A diferença reverteu para umas asas de peru para os "luxos".
CupCakes
Membro Veterano
1 Papagaio Snurf

sábado nov 19, 2011 10:24 pm

:lol: lá está tudo a filosofar. É crime viver num condominio fechado e ter 1 super bólide?
Tem alguma piada andar a contar tustos? Ai estes maganos são hilariantes :lol:
Responder

Voltar para “Cães”