Rikass Escreveu:Boas a todos já tenho o aquário

O aquário tem de medidas 100/40/30 (comprimento/altura/profundidade) E da aquapor...E veio com um termostato, filtro, lampada uvb, termometro, fundo e móvel...Quando vou ver o termostato dizia lá 200 watts e eu fiquei a pensar não será muito forte fui perguntar e disseram-me que o kit já vinha feito e que não podiam mudar nada...A senhora disse-me que podia por programado para 26 que ficava nos 27/28 (graus) na mesma, mas não é so isso o próprio filtro diz lá 1000 litros por hora ou uma coisa assim...Queria perguntar se está tudo bem ou se é melhor comprar um termostato menos forte...Off topic: eu estive a ver vários produtos daquelas das bactérias e um deles da tetra diz que se puser lá posso por alguns peixes só passado 24 horas ou seja goodbye ciclagem ou não? Já agora o filtro diz filtragem mecânica e biológica isso é bom? Vem com a esponja e um saquinho com carvão para limpar é so ferver os mesmos?
É mesmo este o meu:
http://www.aquapor.pt/pt/aquarios_em_se ... 5_21w.html
E o kit é este (
http://www.aquapor.pt/pt/aquarios_em_ki ... 5_21w.html ) que curiosamente diz o respectivo termostato e filtro que vem por isso podem analisar e ver se está tudo bem ou tenho de mudar algo...
Obrigado.
Teoricamente o termostato é demasiado potente, mas pela minha experiência isso não deve ser problema.
O meu primeiro aquário foi também um aquário em kit, curiosamente da aquapor, tinha 30 litros e veio com um termostato de 75W. Colocava-o programado na temperatura 22ºC/23ºC e ele mantinha a temperatura do aquário por volta dos 26ºC.
Hoje em dia tenho um aquário de 100 litros e, imagina, uso o mesmo termostato. Ou seja, 75W têm chegado para manter a temperatura do meu aquário de 100 litros nos 26ºC, mas creio que ele está programado para os 27ºC ou 28ºC (não tenho a certeza).
Portanto penso que desde que o programes correctamente não terás problemas.
Quanto ao filtro, este deve ter uma potência 5 ou 6 vezes superior à capacidade do aquário. O teu é um pouco superior... mas não vejo nenhum inconveniente, a não ser que este provoque demasiada agitação à superfície e incomode os peixes. Nesse caso deves substituí-lo.
A filtragem biológica é boa, e na prática existe em qualquer filtro, mesmo os que têm "apenas" filtragem mecânica, porque em condições normais até estes desenvolvem colónias de bactérias no seu interior e que são responsáveis pela degradação de compostos tóxicos noutros menos nocivos para os peixes. (Amónia > Nitritos > Nitratos).