Tenho uma historia triste para confessar...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

quinta jan 15, 2004 12:19 pm

angie_bcl Escreveu: também considero que não deve pôr totalmente de parte a hipótese de ter outro cachorro.
Foi a única maneira de voltar a ter sorrisos lá em casa. Mas não esquecer que de pequenino se torce o pepino, e ser o mais exigente possível na submissão do cão à familia, mas só fazer isso quando todos estiverem preparados e sem medo, senão, vai haver pedra no sapato.
A Riskas foi a nossa "terapia", e foi de choque. ;)
Mas cada caso é um caso, nunca esquecer isso, e as reacções das pessoas nem sempre são as mesmas.
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta jan 15, 2004 12:21 pm

Eu cá acho que tudo tem uma razão de ser. Desde má educação até um problema físico qualquer. De qualquer forma, partilhar o meu espaço com alguém em que não confio de olhos fechados - desculpem, mas continuo a não perceber mesmo. Mais sensibilidade e benefício da dúvida ? A quê ?
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quinta jan 15, 2004 12:22 pm

Catarina, desculpe mas parece-me que está a fazer uma tempestade num copo de água.
Passou por uma experiencia que por certo foi muito traumatica, mas isso não significa que os outros tenham que entender ou ter mais ou menos sensibilidade para entender a razão de um cão se atirar á cara do dono ao ponto de quase o matar, sem nenhum motivo aparente, e mesmo assim esse dono continuar a dar o beneficio da dúvida ao cão por muito tempo.
Isabel
cgtorres
Membro Veterano

quinta jan 15, 2004 12:23 pm

SeaLords Escreveu: Eu cá acho que tudo tem uma razão de ser. Desde má educação até um problema físico qualquer. De qualquer forma, partilhar o meu espaço com alguém em que não confio de olhos fechados - desculpem, mas continuo a não perceber mesmo. Mais sensibilidade e benefício da dúvida ? A quê ?
É melhor ficar na dúvida, acredite ;)
Mais uma vez sublinho que concordo consigo, partilhar o espaço com quem não confio, nunca. Mas eu não estava sozinha em casa..e houve quem quisesse dar o beneficio da dúvida ao cão...até ao dia, e nesse dia não houve sequer espaço a discussão, ou sai o cão ou saio eu. Saiu o cão e eu fui a má da fita durante uns tempos..Foi complicado, foi muito complicado mesmo...
aninhas2000
Membro Júnior
Registado: sexta abr 25, 2003 7:17 am

quinta jan 15, 2004 12:24 pm

"A pior coisa que um cão pode fazer é morder o dono. Como é que há gente que atura isto é que eu não consigo perceber .."

Se o seu cão lhe mordesse o que é que lhe fazia??

É claro que há gente que atura isto, quando se ama os animais atura-se tudo...e no meu caso não é grave, o meu cão é pequeno, pode morder de vez em quando mas ninguem vai parar ao hospital, e ele agora está muito melhor, à muito tempo que não morde, está muito mais calmo.
É só preciso saber lidar com ele!
cgtorres
Membro Veterano

quinta jan 15, 2004 12:28 pm

Pedra Escreveu: Catarina, desculpe mas parece-me que está a fazer uma tempestade num copo de água.
Passou por uma experiencia que por certo foi muito traumatica, mas isso não significa que os outros tenham que entender ou ter mais ou menos sensibilidade para entender a razão de um cão se atirar á cara do dono ao ponto de quase o matar, sem nenhum motivo aparente, e mesmo assim esse dono continuar a dar o beneficio da dúvida ao cão por muito tempo.
Isabel
A sensibilidade não era para o cao, era para a situação e as decisões tomadas. ;)
Reparem, eu não quero que entedam pelo que passamos, mas que entendam que por mais certas que sejam, são decisões complicadas de tomar, especialmente quando não dependem só de uma pessoa.
Esse dono das dentadas na cara é o meu irmão, a mim foi nas costas, e foi ele que quis dar o beneficio da dúvida, para ele aquele cão era o mais que tudo, mas nesse dia, nem houve espaço a conversa nem discussão...o cão vai e vai mesmo.
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quinta jan 15, 2004 12:30 pm

Não é normal esta raça ser assim. Quando ele faz uma asneira e grito com ele, rosna-me, mostra-me os dentes.
Já li este tipo de afirmação várias vezes. Até mesmo neste tópico é referido algures que "os Golden também não costumam ser assim". Esta linha de pensamento é errado. Não se pode assumir nada, de bom ou de mau, em termos comportamentais apenas pela raça. Da mesma forma que não é certo que um cão de raças habitualmente dominantes vá ser necessáriamente agressivo, também não se pode assumir que um cão de raças habitualmente menos dominantes vá ser uma 'paz de alma'. Cada cão é um cão e não existe nenhuma "pré-disposição" racial para a agressividade! Existem causas genéticas sim, mas estas podem surgir em qualquer raça.
Muito provavelmente um Golden marcadamente agressivo, poderá dar origem a filhos igualmente agressivos, e o ciclo continua se esta linha se perpetuar. O mesmo se verificando com um Rottweiler, com um Husky, com um Pastor Alemão, etc. Mas o inverso também é verdade, ou seja, há fortes probabilidades de nascerem cachorros calmos de pais calmos.
No entanto, em ambos os casos podem surir cachorros com caracteristicas diferentes das dos pais. Em ambos os casos também, o meio, a educação e a sociabilização, poderão eventualmente fazer sobressair características do cão ou contrariá-las (sejam as boas ou as más).
Por isso não assumam nada como 100% certo apenas com base na raça.

Abraços
Paulo C.
amg
Membro
Registado: segunda set 22, 2003 12:48 pm

quinta jan 15, 2004 12:33 pm

Também concordo com o principio do cão que morde o dono deve ser abatido.
Conheço uma situação de quem tem um cão que morde recorrentemente, mas que não tem frieza suficiente para o mandar abater, e então vivem a sua relação como o cão em função do que este acha certo ou errado, caso contrário levam uma trinca.
Comigo não funcionava, e aqui concordo com a Sealord, por muito que se goste de um animal, não sei como é que se aguenta ser-se limitado por um cão, viver em função das suas vontades, ter-se medo de um companheiro de casa, etc.
amg
Membro
Registado: segunda set 22, 2003 12:48 pm

quinta jan 15, 2004 12:34 pm

repetida
cgtorres
Membro Veterano

quinta jan 15, 2004 12:36 pm

aninhas2000 Escreveu: É claro que há gente que atura isto, quando se ama os animais atura-se tudo...
Mas nem pensar. Na minha casa mando eu. :o
Na altura não era a minha casa, por isso nao me impus...até ao dia.
SeaLords
Membro Veterano

quinta jan 15, 2004 12:36 pm

Última edição por SeaLords em sábado nov 22, 2008 7:12 am, editado 1 vez no total.
cgtorres
Membro Veterano

quinta jan 15, 2004 12:39 pm

SeaLords Escreveu: Catarina:

Acredito que tenha sido complicado mas, como sabe, o caminho certo nem sempre é o mais fácil. E sem dúvida que você tomou o caminho certo.
O pior foi convencer o meu irmão disso, mas eu sempre digo que não há nada que o tempo não cure ou resolva, e assim foi ;)
É complicado, mas ultrapassável.
aninhas2000
Membro Júnior
Registado: sexta abr 25, 2003 7:17 am

quinta jan 15, 2004 12:52 pm

Vocês são todos muito exagerados!

Não concordo que se mande abater um animal, há sempre soluções. Quando se ama os animais desculpa-se tudo, claro que se grita e ralha, mas não vou mandar matar o bicho porque me deu uma dentada, por amor de deus, e o meu cão não me vai morder de tal maneira a que eu fique mal SeaLords, como já disse ele está mais calmo e não morde à muito muito tempo, não era nenhum caso perdido, com paciencia ele deixou de morder.

Cgtorres, na minha casa também mando eu lá porque o meu cão me mordeu umas quantas vezes não quer dizer que ele mande na casa, ele só não gosta que lhe façam certas coisas, como festinhas no rabo, ou mexer na comida ou fazer demasiadas festas nos gatos...

Não concordo que o cão que morde no dono seja abatido e fico espantada com quem tem esta opinião!!!
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quinta jan 15, 2004 1:03 pm

Não concordo que o cão que morde no dono seja abatido e fico espantada com quem tem esta opinião!!!
Muito sinceramente, desejo-lhe toda a felicidade do mundo e que nunca aconteça nada que a faça mudar a sua opinião. Mas tenha em conta que há aqui gente que ou passou pessoalmente por casos graves ou tem deles conhecimento. Foram aqui dados 'bons' exemplos de situações reais que aconteceram com cães grandes e pequenos que marcaram de forma grave os donos. Em alguns casos de forma irreversível.
Em muitos casos os cães que são mandados abater nestas circunstâncias são aqueles que causaram já ferimentos graves aos donos ( uma ou mais vezes). Outros são cães que embora não causassem ferimentos muito graves, receia-se que o façam a qualquer momento.
Eu não suportaria viver em comunidade total ( como faço actualmente) com os os meus cães se soubesse que a qualquer momento poderia ser atacado, ferido gravemente ou mesmo morto!!! Que raio de vida!!
Aliás, o mesmo digo em relação a um ser humano! Seria incapaz de viver com alguém que repetidamente me ameaçasse com uma faca ou uma pistola ou que chegásse ao ponto de me atacar com elas!!! No caso dos humanos, um ou outro teriam de sair da casa comum ( se necessário para a prisão). No caso dos cães, como o abandono ou o encerramento para toda a vida num canil me parecem mais desumanos que a eutanásia, é lógico que optaria por esta última.

Abraços
Paulo C.
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quinta jan 15, 2004 1:06 pm

aninhas2000 Escreveu:
Se o seu cão lhe mordesse o que é que lhe fazia??

É claro que há gente que atura isto, quando se ama os animais atura-se tudo...e no meu caso não é grave, o meu cão é pequeno, pode morder de vez em quando mas ninguem vai parar ao hospital, e ele agora está muito melhor, à muito tempo que não morde, está muito mais calmo.
É só preciso saber lidar com ele!
OLhe se isso acontecesse, teria que avaliar a situação na altura. Mas garanto-lhe que não ia partilhar a minha casa com uma coisa de dentola arreganhada sempre que lhe desse na gana, ou evitar passar por certos locais só para não levar dentada.
Para mim o amor não é cego e porrada é coisa que não gosto de levar.
O seu caso, não é grave, por ser um cão pequeno? Está enganada.
Ja vi caes pequenos fazer muito estrago e ja vi cães pequenos mandar pessoas para o hospital. Já vi e já senti, dentada de cão pequeno que me obrigou a ficar 2 semanas sem trabalhar, ter que ir ao médico , tomar antibioticos, e ter dores muito fortes. E por acaso, ainda tive que ouvir a dona dizer o seguinte: Ele agora está mais calmo, hà muito tempo que não morde em ninguém, se ele lhe mordeu foi porque a senhora lhe fez alguma que ele não gostou.
:o
E que caramba! Eu até só dei banho ao cão, agora se ele não gosta de tomar banho...
Isabel
Responder

Voltar para “Cães”