Cão castrado, morde menos?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
windman
Membro
Registado: quarta set 08, 2004 4:14 pm
Pretinho - Filho da Nina

sexta nov 18, 2011 12:54 pm

Boas,

O meo Boy (1 ano) rafeiro arraçado de Pit atacou o meu Preto (7 anos)...
Fiquei pior que estragado... Tive que bater no Boy e não largava o outro de forma nenhuma. Não foi bonito de se ver e o meu filho de 5 anos estava mesmo ao lado quando aconteceu...
Segundo a Vet estou com um problema de hormonas entre dois machos a tentar marcar território. Aconselhou-me a castrar o Preto, ficando o Boy dominante.
Isto não me deixa muito descansado, pois apesar de ser uma Quinta, se o Boy foge pode atacar outros cães. Pelo menos até agora e connosco é um docinho de cão.
Vou comprar um açaimo e estou a pensar seriamente em castar os dois machos. Tenho algum receio por causa dos miúdos e preciso dos cães mais calmos. A guarda que preciso que façam é mais marcar presença e somente assustar.

A minha pergunta é:

Os cães castrados tem tendência a morder menos? Baixando por isso a hipótese de morder num de nós em casa?

Obrigado.
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sexta nov 18, 2011 1:00 pm

O que tenho observado em alguns cães castrados é um aumento da agressividade ou aparecimento de comportamentos agressivos. Noutros, a agressividade manteve-se.

E segundo o que alguns veterinários me têm dito, a castração não resolve comportamentos adquiridos.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sexta nov 18, 2011 1:02 pm

A castração é geralmente indicada para diminuir agressividade e comportamento territorial porque elimina as hormonas associadas ao comportamento de macho.

Se for logo feita quando aparecem os comportamentos agressivos estes tendem a regredir.Mas pode ter menos efeito se for feita quando estes comportamentos já se tornaram um hábito. Os cães também vão deixar de fugir.

Tendo um cruzado de pit, terá mesmo de o castrar por imposição legal como decerto sabe.
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

sexta nov 18, 2011 1:03 pm

A castração não muda a personalidade do cão, se ele sempre foi um cão que brincou a morder seja com o dono ou com o companheiro da mesma espécie, a menos que elimine esse comportamento ensinando-o, esse comportamento vai manter-se.
A castração apenas vai alterar a sua tendência, se a tiver, a dominar perante outros cães ou pessoas (p. ex. montas ou lutas), a sua necessidade de marcar território (p. ex. aqueles xixis, principalmente em superfícies verticais), fugas por cadelas em cio, entre outras coisas. De qualquer forma não é garantido que estes comportamentos desapareçam por completo.
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
mmcm1977
Membro Júnior
Registado: quinta fev 24, 2011 10:23 am

sexta nov 18, 2011 2:33 pm

Tive duas cadelas em que as lutas eram frequentes, isto porque as duas queriam ser dominantes. Depois de várias tentativas frustradas de resolver o problema, aconselharm-me o livro "A Encantadora de Cães" de Jan Fennell e aplicando o treino que lá é indicado as lutas desapareceram como por magia. Aconselho-o a comprar o livro e aplicar as regras lá indicadas. Segundo o livro, estas situações de luta acontecem porque nós não estamos a demonstrar aos nossos animais que somos nós que estamos no topo da hierarquia da "matilha familiar", então começam a haver lutas entre os cães para ver quem consegue ocupar o lugar. Digo-lhe da minha experiência que deverá aplicar SEMPRE as regras indicadas no livro, ao mínimo "deslize", os cães tentarão novamente acupar o posto superior na hierarquia. Dou-lhe um exemplo prático, bastará sentir-se um dia mais debilitado por estar p.e. doente, o que se reflectirá na forma menos autoritária como p.e. dá os comandos aos seus cães, para eles fazerem logo uma tentativa de "subida". Bastará fazer um dia fazer mais festas do que devia a um dos animais, para vir de lá problema outra vez. Tudo se resume a expressar a nossa mensagem em linguagem que os cães percebam. Se tiver dúvidas contacte-me por mail.
seal
Membro Veterano
Registado: terça jan 06, 2004 9:34 am

sexta nov 18, 2011 3:30 pm

Na associação onde faço voluntariado, pelo menos 2 cães que tinham por hábito morder-nos a nós e um deles atacava outros machos, após a castração deixaram de o fazer. O Jimbras foi mesmo imediato, o Nilo levou mais tempo, mas hoje é um pacholas.
perapado
Membro Veterano
Registado: terça ago 04, 2009 6:54 pm

sexta nov 18, 2011 3:36 pm

sasquatch Escreveu:A castração é geralmente indicada para diminuir agressividade e comportamento territorial porque elimina as hormonas associadas ao comportamento de macho.

Se for logo feita quando aparecem os comportamentos agressivos estes tendem a regredir.Mas pode ter menos efeito se for feita quando estes comportamentos já se tornaram um hábito. Os cães também vão deixar de fugir.

Tendo um cruzado de pit, terá mesmo de o castrar por imposição legal como decerto sabe.

Concordo com o primeiro parágrafo. Com os meus, foi isso que aconteceu. E também deixaram de fugir.
windman
Membro
Registado: quarta set 08, 2004 4:14 pm
Pretinho - Filho da Nina

segunda nov 21, 2011 12:59 pm

Boas,

Obrigado a todos.

Vou realmente castrar os dois machos.
O Boy como só tem um ano e o comportamento só se manifestou uma vez, se calhar vai passar a urgente e o outro vai logo de seguida.
Está-me a dar a sensação que o Boy agora não quer a cadela ao pé de mim também, o que me está a deixar algo preocupado...
DieKalash
Membro Veterano
Registado: quarta jul 06, 2011 1:39 pm

segunda nov 21, 2011 1:03 pm

Acho que faz bem. Até porque há um sem número de doenças cujo risco deixa de existir!
Com os meus melhores cumprimentos,

Bruno Morais

<strong>Todos diferentes, todos animais!</strong>

O meu "filho": http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=91564
Fórum - Dogue Alemão: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=110
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda nov 21, 2011 2:44 pm

sasquatch Escreveu:A castração é geralmente indicada para diminuir agressividade e comportamento territorial porque elimina as hormonas associadas ao comportamento de macho.

Right.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

segunda nov 21, 2011 3:10 pm

Mas a castração só por si pode não ser suficiente! aconselho falar com um treinador e a expor o problema! os cães, mesmo castrados podem continuar a ser dominantes!
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

segunda nov 21, 2011 3:15 pm

não, um cão castrado morde igual, pode é ter menos vontade de morder :lol:
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

segunda nov 21, 2011 3:20 pm

Charlie2 Escreveu:não, um cão castrado morde igual, pode é ter menos vontade de morder :lol:
ou não! :wink:

já vi cães tendencialmente dominantes, mas com uma boa dose de educação e ligação com o dono, a comportarem-se devidamente junto de outros cães!

tb já vi cães castrados a tentarem impor-se a outros cães!

não é chapa 5!! :wink:
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

segunda nov 21, 2011 3:33 pm

indigo003 Escreveu:
Charlie2 Escreveu:não, um cão castrado morde igual, pode é ter menos vontade de morder :lol:
ou não! :wink:

já vi cães tendencialmente dominantes, mas com uma boa dose de educação e ligação com o dono, a comportarem-se devidamente junto de outros cães!

tb já vi cães castrados a tentarem impor-se a outros cães!

não é chapa 5!! :wink:
eu também já vi alguém não perceber uma piada :P foi uma resposta directa ao título do tópico :lol:
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
Responder

Voltar para “Cães”