Esterilizar uma gata

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Isa88
Registado: sexta nov 11, 2011 3:13 pm

sexta nov 11, 2011 3:19 pm

Ola a todos
Tenho uma gatinha com 2 meses e queria saber opiniões de quem ja esterilzou a sua gata ? Quais foram os resultados?

Obrigada

Marisa
dricaas
Membro Veterano
Registado: terça ago 02, 2011 1:05 pm

sexta nov 11, 2011 3:27 pm

Olá Marisa.

Nunca esterelizei nenhum gato/gata. Pelo que leio aqui no forúm através de pessoas que já fizerem muitas vezes a esterilização/castração aos seus gatos, dizem que a esterilização só pode ser feita a partir dos 6 meses mas isso só o Vet poderá confirmar.
Dizem que os gatos/gatas ficam mais calmos alguns pachorrentos mas que outros é como não tivesse acontecido nada, dá para ver que cada gato reage de maneira diferente do outro. :D

Espero ter ajudado, certamente pessoas experientes virão aqui dar a opinião/informação :D
SIZORCAT
Membro Júnior
Registado: segunda out 31, 2011 5:14 pm

sexta nov 11, 2011 4:08 pm

eu tenho ja marcada a castraçao do meu ruka ja marcada ele faz 6 meses no dia 23 deste mes, a vet so faz a partir dos 6 meses, segundo a vet e quando os gatos ja desenvolveram as partes genitais(penso que e assim que se diz).
quanto ao comportamento deles apos cirugia e uma incognita e como forista anterior disse,depende do temperamento do gato
Satomi
Membro Veterano
Registado: sábado jul 02, 2011 9:37 pm

sexta nov 11, 2011 10:26 pm

Os meus dois piruças foram castrados há coisa de duas semanas. Estão viçosos e brincalhões como sempre, não mudaram nada :D E espero que não mudem :P
Fazem amanhã 7 meses.

La no vet avisaram-me que há maior tendência para os gatos engordarem após as esterilizações, mas não é regra.
Também depende do gato, acho que se for mais activo não chega a engordar... :)
Isa88
Registado: sexta nov 11, 2011 3:13 pm

segunda nov 14, 2011 3:45 pm

Obrigada a todos que me tentaram ajudar. A minha gatinha tem dois meses e estou a pensar esteriliza la mas por um lado tenho receio. Nunca fiz isto a nenhuma gata .
Dicam
Membro Júnior
Registado: quarta set 29, 2010 2:53 pm

terça nov 15, 2011 10:35 pm

Boa noite Isa88!

Vou aqui relatar a minha experiência, de apenas uma gatinha, pelo que já me apercebi há aqui foristas com muito mais experiência, mas aqui fica a minha!

A Maya, a minha gata, tem neste momento 1 ano e 8 meses, foi esterilizada com cerca de 5 meses e meio. Na altura, fomos aconselhados pela veterinária a fazê-lo logo, até porque como ainda estávamos de férias, podíamos acompanhá-la de mais perto nos primeiros 2 dias após a cirurgia.

Confesso que estava super apavorada. Em pânico, mesmo. Apesar de todas as conversas e de ter ido para a veterinária de bloco na mão para anotar as dúvidas, estava cheia de medo do antes, do durante e do depois.

Antes da cirurgia aconselhámo-nos com a veterinária que a acompanha desde sempre, e, na clínica, colocámos todas as dúvidas à veterinária que a operou. Mesmo aquelas que me pareciam ridículas! Friso isto porque acho que é importante, e eu prefiro fazer figura de tonta do que fazer asneira com a minha gata :lol:

No dia da cirurgia lá a levámos, de manhã cedo, e fomos buscá-la pelas 15h. Correu tudo bem, felizmente, e ela veio com prescrição de anti-inflamatórios, antibiótico e um belo colar. Os comprimidos foram dados com uma mini bola de patê, o colar ela estranhou mas passado 20m entranhou :)

Durante o resto desse dia ainda estava meia tonta com a anestesia. Mas no dia seguinte o problema era impedi-la de andar aos saltos por todo o lado, já que trazia costura externa, e podia abri-la...

Uns dias depois fomos à clínica tirar o penso, durante mais uns quantos desinfectámos a costura com soro fisiológico e colocámos pomada cicatrizante, de acordo com instruções da veterinária. Demos os comprimidos direitinhos e pronto! Em cerca de 15 dias, se não me engano, ficou fina!

Desde a cirurgia, não mudou nada. Continua meia doida, a correr que nem uma seta por tudo quanto é lado, ganhou uma barriguinha apesar de comer a quantidade certa de ração própria para gatos esterilizados, de uma boa marca. Andamos a reduzir para ver se a perde, mas não está fácil...

Este testamento todo para dizer que, para mim, valeram a pena os nervos e o stress que foi fazer isto à minha gatita. Para além de lhe evitar o stress dos cios, a ela e a nós, acredito que evitará, no futuro, problemas de saúde. E no final de tudo, e apesar de tudo, bem vistas as coisas, nem foi assim tão complicado :wink:

Peço desculpa pelo testamento...espero ter ajudado!
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

quarta nov 16, 2011 9:08 am

Isa88 Escreveu:Ola a todos
Tenho uma gatinha com 2 meses e queria saber opiniões de quem ja esterilzou a sua gata ? Quais foram os resultados?

Obrigada

Marisa
Com dois meses ainda é novinha para ser esterilizada :wink:

Eu tenho as minhas 3 gatitas esterilizadas ( e um macho castrado)
Os resultados? Nada nelas mudou em termos de comportamento etc. Continuaram tal como eram, meigas e brincalhonas.
A unica diferença foi no dia em que voltaram para casa depois da esterilização. Ainda vinham meias tontas e não gostavam muito do "fatinho" que a vet lhes meteu para não chegarem ao pontos.
Uns dias já se portavam como se nada tivesse acontecido :lol:
Felizmente correu tudo bem com as 3 operações :)
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Rickdf
Membro
Registado: domingo nov 11, 2007 12:17 pm
Um gatinho branco chamado Flocos
Um aquário comunitário com divers

terça nov 22, 2011 4:20 pm

A minha foi esterilizada bem cedo e, após 7 dias com colar e curativos, foi marcado para o dia seguinte a retirada dos pontos.
Nesse dia retiramos o colar e, qual não foi a surpresa no dia seguinte: ela mesma havia retirado os pontos, estava o nylon pendurado. Bastou um cortezito no nó (eu cortei) e ligamos à vet para informar que não seria mais necessário ela ir à nossa casa para retirar.
Ricardo da Silva Ferreira
MiCas2011
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2011 4:01 pm

terça nov 22, 2011 4:53 pm

No sábado, quando fui à vet com a minha pequenina, ela apenas me disse que lá para os 6 meses, pensaríamos na esterilização... creio que será então essa a idade mais adequada.
europeu
Membro Júnior
Registado: sexta jan 04, 2002 10:56 am

sexta dez 09, 2011 3:31 pm

Para aqueles que não têm dinheiro para extrelizar uma gata o melhor conselho que dou é ir a uma farmácia e comprar tampões para os ouvidos para conseguirem dormir...
kelinhapbl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am

segunda dez 12, 2011 6:54 pm

europeu Escreveu:Para aqueles que não têm dinheiro para extrelizar uma gata o melhor conselho que dou é ir a uma farmácia e comprar tampões para os ouvidos para conseguirem dormir...
hehehehe, acho que nem com isso tinha descanso! :D

O meu Billy foi castrado aos 6 meses, e na personalidade nada mudou: continua o mesmo brincalhão que sempre foi, e já tem 1 ano e meio. Também não engordou. Portanto: recomendo!

A Jackie... Ai a Jackie... Graças a ela descobri que as fêmeas também fazem xixi para marcar território! Não foi bonito!!
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

segunda dez 12, 2011 7:12 pm

a esterilização de um animal não é umcapricho do dono!
destina-se a:

1- evitar a reprodução descontrolada de animais e o consequuente abandono com todas as consequencia que creio não preciso de explicar;

2- o cancro do paarelho reprodutor especialmente nas femeas diminui drasticamente com a esterelização;

3- no caso dos machos evita o comportamento de "marcação" e agressividade para com outros animais na presença de femeas em cio;

4- em ambos os sexos evita o comportamento de cio que é caracterizado por comportamento errantes com as consequencias que me parecem obias.

em Portugal há a mania de não castrar antes dos 6 meses pois...há quem tenha opiniões diferentes.

de qualquer modo as vantagens da esterelização parecem-me obvias!

ah....se alguma ve tiver o prazer de conviver com uma gata no cio...conte-me se gostou!

se ler inglês posso recomendar-lhe 1 site onde explicam isto tudo e muito mais.

diferenças entre um animal esterilizado e outro que não é ???? pois...fora as obvias vantagens que acima apontei não conheço outras !
gato é gato ! 8)
Responder

Voltar para “Gatos”