Gatos e o fumo do Tabaco
Moderador: mcerqueira
Vi este estudo na net e achei interessante?
O que acham??
Gatos e cigarro: uma combinação perigosa
Bichanos expostos ao fumo têm três vezes mais chances de desenvolver linfoma, câncer que ataca o sistema imunológico
Todo mundo sabe que o cigarro faz mal à saúde. As campanhas antitabagismo estão a todo o momento nos alertando dos males que o fumo provoca, inclusive aos não-fumantes que são obrigados a conviver com o vício alheio.
Mas os seres humanos não são as únicas vítimas. De acordo com Anthony Moore, médico veterinário com especialização em oncologia, a exposição dos gatos ao cigarro deixa-os muito mais propensos a desenvolver um linfoma, tipo de câncer que ataca o sistema imunológico e mata três em cada quatro gatos dentro de um ano após o diagnóstico.
Segundo Moore, felinos expostos a cinco anos ou mais ao tabaco têm três vezes mais chances de ser acometidos pelo câncer do que os que convivem com não-fumantes. E, se há duas pessoas na mesma casa que fumam, as chances quadruplicam.
Além do linfoma, os gatos também ficam suscetíveis a outros males, como irritação nos olhos, problemas pulmonares e carcinoma epidermoide, um tumor maligno localizado na cavidade oral.
O cigarro contém mais de 4.000 mil substâncias químicas, entre elas, a nicotina, o monóxido de carbono, benzeno e arsênico. Elas ficam no ambiente, e suas partículas se acumulam no pelo dos felinos, que têm o hábito de se lamber diariamente. “Leva horas para que a fumaça de um único cigarro seja eliminada totalmente do local”, afirma o médico veterinário Dawm Ruben, da Universidade de Missouri.
Cães também podem ser vítimas do fumo passivo, entretanto, não ficam tão expostos ao tabaco porque saem mais da casa para passear com seus donos e são lavados com mais frequência. Já os gatos levam uma vida sedentária e passam a maior parte do tempo dentro de casa.
O linfoma é o tipo de câncer mais comuns nos gatos e, por atacar vários órgãos, o animal pode apresentar vários sintomas: falta de apetite, perda de peso, letargia, vômitos, diarreias, sede excessiva, dificuldade de respirar, tosse, espirros frequentes, anemia etc. O tratamento mais comum é a quimioterapia.
Mas nada de ficar desesperado se seu gatinho apresentar algum desses sinais, pois somente um veterinário é capaz de fazer uma avaliação correta, que inclui uma série de exames. Por isso, ao notar algum comportamento estranho em seu pet, leve-o a um profissional.
E, se você é fumante, pare de fumar. Seu gato agradece.
CREDITO SITE PETMAG.UOL.COM.BR
O que acham??
Gatos e cigarro: uma combinação perigosa
Bichanos expostos ao fumo têm três vezes mais chances de desenvolver linfoma, câncer que ataca o sistema imunológico
Todo mundo sabe que o cigarro faz mal à saúde. As campanhas antitabagismo estão a todo o momento nos alertando dos males que o fumo provoca, inclusive aos não-fumantes que são obrigados a conviver com o vício alheio.
Mas os seres humanos não são as únicas vítimas. De acordo com Anthony Moore, médico veterinário com especialização em oncologia, a exposição dos gatos ao cigarro deixa-os muito mais propensos a desenvolver um linfoma, tipo de câncer que ataca o sistema imunológico e mata três em cada quatro gatos dentro de um ano após o diagnóstico.
Segundo Moore, felinos expostos a cinco anos ou mais ao tabaco têm três vezes mais chances de ser acometidos pelo câncer do que os que convivem com não-fumantes. E, se há duas pessoas na mesma casa que fumam, as chances quadruplicam.
Além do linfoma, os gatos também ficam suscetíveis a outros males, como irritação nos olhos, problemas pulmonares e carcinoma epidermoide, um tumor maligno localizado na cavidade oral.
O cigarro contém mais de 4.000 mil substâncias químicas, entre elas, a nicotina, o monóxido de carbono, benzeno e arsênico. Elas ficam no ambiente, e suas partículas se acumulam no pelo dos felinos, que têm o hábito de se lamber diariamente. “Leva horas para que a fumaça de um único cigarro seja eliminada totalmente do local”, afirma o médico veterinário Dawm Ruben, da Universidade de Missouri.
Cães também podem ser vítimas do fumo passivo, entretanto, não ficam tão expostos ao tabaco porque saem mais da casa para passear com seus donos e são lavados com mais frequência. Já os gatos levam uma vida sedentária e passam a maior parte do tempo dentro de casa.
O linfoma é o tipo de câncer mais comuns nos gatos e, por atacar vários órgãos, o animal pode apresentar vários sintomas: falta de apetite, perda de peso, letargia, vômitos, diarreias, sede excessiva, dificuldade de respirar, tosse, espirros frequentes, anemia etc. O tratamento mais comum é a quimioterapia.
Mas nada de ficar desesperado se seu gatinho apresentar algum desses sinais, pois somente um veterinário é capaz de fazer uma avaliação correta, que inclui uma série de exames. Por isso, ao notar algum comportamento estranho em seu pet, leve-o a um profissional.
E, se você é fumante, pare de fumar. Seu gato agradece.
CREDITO SITE PETMAG.UOL.COM.BR
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm
Muito interessante, mas não acrescenta nada de novo!
Claro que o fumo do tabaco é nocivo tanto para animais como para fumadores, e eu como fumadora sei isso.
Sei que não devia fumar em casa
, mas é daqueles vicios complicados 
Claro que o fumo do tabaco é nocivo tanto para animais como para fumadores, e eu como fumadora sei isso.
Sei que não devia fumar em casa

<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos cães iriam para o céu, e poucas pessoas também." - James Thurder</p>
-
- Membro Veterano
Falar é facil e sinceramente ainda não estou suficientemente motivada para esse tipo de resoluções.Rakelm Escreveu:Minuxa que tal fazeres uma resolução para 2012 de deixar de fumar?
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos cães iriam para o céu, e poucas pessoas também." - James Thurder</p>
-
- Membro Veterano
Pois!Rakelm Escreveu:Realmente... com os stress que a vida nos atira todos os dias actualmente secalhar está na altura de começar a fumar para acalmar!!!

Vai da motivação de cada um!
Falo por mim, fumadora, como o pobre marido não fumo, tento não fumar em casa, se a vontade aperta mesmo, venho à marquise e de janela aberta, para evitar o máximo os cheiros!
No carro sempre de manha fumava 1 cigarro era mais forte que eu, tentei tentei e agora não fumo no caminho para o trabalho, mas por exemplo o cigarinho da ida para casa já não consigo eliminar!
Para 2012 reduzir ainda mais, eliminar, ainda não consegui, mas está nos planos!!!
Falo por mim, fumadora, como o pobre marido não fumo, tento não fumar em casa, se a vontade aperta mesmo, venho à marquise e de janela aberta, para evitar o máximo os cheiros!
No carro sempre de manha fumava 1 cigarro era mais forte que eu, tentei tentei e agora não fumo no caminho para o trabalho, mas por exemplo o cigarinho da ida para casa já não consigo eliminar!
Para 2012 reduzir ainda mais, eliminar, ainda não consegui, mas está nos planos!!!
-
- Membro Veterano
Motivação
Eu fumo porque gosto (va-se lá entender!), e sejamos realistas, neste momento não se pode fumar no local de trabalho, no café, ns locais fechados e agora com o frio e chuva, quase não se pode fumar na rua! Se não fumar em casa, vou começar a bater em alguém, sim porque eu fico insuportavel sem nicotina!

Eu fumo porque gosto (va-se lá entender!), e sejamos realistas, neste momento não se pode fumar no local de trabalho, no café, ns locais fechados e agora com o frio e chuva, quase não se pode fumar na rua! Se não fumar em casa, vou começar a bater em alguém, sim porque eu fico insuportavel sem nicotina!
Oh Minuxa eu disse motivação, mas não me expressei bem!! Queria dizer, basicamente que vai da ideia e oportunidades de " matar" o vicio de cada um! Não fumo em casa por imposição, quase, do marido!
Fumo porque gosto tbm!!!!
Fumo porque gosto tbm!!!!
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jul 02, 2011 9:37 pm
Realmente nao é nada de novo, mas é bom relembrar.
E eu vou passar a fumar os meus cigarrinhos lá fora.
Vai custar imenso, é que gosto mesmo de fumar em frente ao computador enquanto bebo a minha chávena de café ou de chá. -.-
(Então se estiver a fazer qualquer coisa mais stressante, é um atrás do outro)
Sou como a Minuxa, também fumo porque gosto. Nem sei porque...
Só deixo de fumar se algum dia engravidar. Conhecendo-me bem, volto ao cigarro logo após o parto lol
Vai custar imenso, é que gosto mesmo de fumar em frente ao computador enquanto bebo a minha chávena de café ou de chá. -.-
(Então se estiver a fazer qualquer coisa mais stressante, é um atrás do outro)
Sou como a Minuxa, também fumo porque gosto. Nem sei porque...
Só deixo de fumar se algum dia engravidar. Conhecendo-me bem, volto ao cigarro logo após o parto lol
Satomi Escreveu:Realmente nao é nada de novo, mas é bom relembrar.
Depois do parto, terá motivos mais do que suficientes - o bebé -

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
Sim, eu já sabia que o fumo faz muito mal aos gatos. E eles odeiam o cheiro. Tenho uma gata com asma alérgica... ao tabaco! Durante o verão, vá lá, ia fumar para a rua ou, estando ela na rua (a maioria dos meus gatos "areja" muito), fumava descansada em casa. Agora está frio, esforço-me por não fumar na mesma divisão em q ela está. Mas sou como a Minuxa, gosto de fumar, não penso em deixar... e só mesmo os gatos é que me fazem ir para a rua ou ter estes cuidados.
(bichos mandões...)

Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta nov 02, 2011 9:16 am
1 Papagaio Snurf
É fácil, vão fumar para a janela. É o que eu faço. Não sujeito os animais a fumo passivo.
<p>"O Hipópotamo comanda o sistema digestivo e o hipótalamo é um bicho muito perigoso." <a href="http://www.youtube.com/watch?v=E5OXKRIy ... axQ</a></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jul 02, 2011 9:37 pm
Sim, nisso concordo plenamente consigo, perapado.perapado Escreveu: Depois do parto, terá motivos mais do que suficientes - o bebé -para não voltar ao cigarro. Faz-me muita confusão que se fume em locais onde há crianças e onde os animais vivem e dormem. Atenção, que também gosto do cigarrinho mas, quem me rodeia não tem que levar com o meu vício, sobretudo "malta" indefesa.
Também me esqueci de referir na resposta anterior: Se tivesse uma criança e voltando assim a fumar, evitaria a todo o custo fumar em frente à mesma ou contaminar o espaço dela. Passava a fumar à janela da marquize ou no alpendre por ex - tal como comecei a fazer precisamente agora.
Sempre fumei dentro de casa (janelas semi-abertas para arejar, mas nao chega).
E realmente é muito chato para quem partilha do mesmo espaço - fumadores passivos.
Por mais que o meu companheiro diga que nao se importa nada, óbvio que é muito mau para ele e é péssimo para os meus gatos.
3 em 4 gatos diagnosticados com linfoma, acabam por morrer 1 ano após o diagnóstico... é pesado.
Entretanto já fumei uns 5 cigarros lá fora. Isto até é bom tb para começar a ter noçao e controlo do quanto se fuma, para além de prejudicar outros.
(Isto de fumar tabaco de enrolar, tem a vantagem de ser muito mais barato e conter menos químicos. Mas perde-se a noçao do quanto se fuma).
-
- Membro Veterano
- Registado: terça abr 05, 2011 10:42 pm
- Localização: Blue Velvet - Bosques da Noruega, Freyja - Bosques da Noruega, Vili - Bosques da Noruega, Noah - Bo
Deixei de fumar no dia 5 de Abril do ano passado
Era uma fumadora nata, e ainda hoje não sei como consegui...Só sei é que hoje em dia fumar deixou de fazer lógica na minha vida, acho que rejuvenesci uns 10 anos, não mje lembra sequer de neste ultimo ano ter tido tosse..
Os meus filhos ficaram radiantes, dizem que agora a mamã cheira a perfume
(sim porque cheirar a tabaco é HORRIVEL!!!)
Todos em casa agradecem até as minhas bichanas, porque aquilo que poupo por mês também dá para lhes comprar 1 miminho
Deixar de fumar é um esforço gigante mas é tão compensatório!!
Coragem para quem o quer fazer!!

Era uma fumadora nata, e ainda hoje não sei como consegui...Só sei é que hoje em dia fumar deixou de fazer lógica na minha vida, acho que rejuvenesci uns 10 anos, não mje lembra sequer de neste ultimo ano ter tido tosse..
Os meus filhos ficaram radiantes, dizem que agora a mamã cheira a perfume

Todos em casa agradecem até as minhas bichanas, porque aquilo que poupo por mês também dá para lhes comprar 1 miminho

Deixar de fumar é um esforço gigante mas é tão compensatório!!
Coragem para quem o quer fazer!!