De novo os funcionários públicos

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
Kiluti
Membro
Registado: segunda jan 03, 2005 10:18 am

terça nov 15, 2011 2:35 pm

ora vejam para onde vão os nossos subsídios...

"O plano de sustentabilidade da RTP prevê que, em Janeiro, o Estado assuma a parte remanescente do empréstimo com o Depfa Bank", explicou à Lusa o resposnável.

A operação "está prevista neste acordo e está incluída no Orçamento de Estado para 2012", acrescentou o director financeiro, referindo que o valor a assumir será de 344,5 milhões de euros.

A dívida ao banco teve como origem um acordo de reestruturação financeira da RTP realizado em 2003, através do qual o Depfa Bank emprestou 800 milhões de euros à estação com o fim de reestruturar a sua dívida consolidada, que ascendia a cerca de mil milhões de euros.

Na altura foi definido que as receitas publicitárias ficariam afectas ao pagamento do serviço da dívida e que o empréstimo não envolveria nenhum aval do Estado.

O pagamento deveria ser amortizado até 2016, mas a descida da notação da República portuguesa - que levou o 'rating' da RTP a ser considerado pela agência de notação Moody's como 'lixo' em Abril - alterou o processo.

"Por força da descida do 'rating' da República, o Depfa tinha legitimidade para renegociar o acordo e, portanto, colocou determinadas exigências", explicou o director financeiro da RTP, adiantando que a assunção da dívida remanescente pelo Estado foi "a condição que foi possível negociar".

Um acordo que, como adiantou o director de operações do Depfa Bank, José Casares Niño, foi negociado com o anterior Governo em Junho.

"Acordámos com a RTP um novo plano de reestruturação financeira antes das eleições", disse.

O acordo foi, entretanto, assumido pelo actual Governo no Orçamento de Estado mas não determina a forma de pagamento da dívida ao banco.

"O Estado logo decidirá se paga o valor total do empréstimo [em janeiro] ou se cumpre o plano de amortizações" até ao final do contrato, referiu Augusto Teixeira Bastos.

Actualmente, e de acordo com a mesma fonte, a dívida da RTP ao banco de investimento é de 369,5 milhões de euros, valor que será reduzido em 25 milhões a 15 de Dezembro.

Em Agosto passado, o ministro que tutela a RTP, Miguel Relvas, admitiu que o Estado ia pagar em antecipação cerca de 225 milhões de euros de dívida da RTP em 2012.
JN
Pinfinhas
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2010 12:56 pm

sexta nov 18, 2011 9:36 am

Estes sim são os FP que mais cortes deveriam sofrer!
Comissão de Ambiente chumbou proposta do PS para servir água da torneira (Paulo Ricca)

Uma dose de irracionalidade não é mal-vinda na actividade política. Ao pensamento linear podem, por vezes, escapar as ideias “fora da caixa”, como está na moda dizer. Não é possível, porém, enquadrar nessa interpretação a recusa da maioria dos deputados da comissão parlamentar do Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local em aprovar uma proposta para que nas suas reuniões seja servida água da torneira.

Por ora, até que seja feita uma avaliação do impacto financeiro e ambiental da medida, a água naqueles encontros permanecerá engarrafada.

A decisão é de um nonsense desnorteante. Os deputados não se convenceram com as seguintes contas apresentadas pelo PS, o partido autor da proposta rejeitada: entre Janeiro e Novembro de 2010, consumiram-se, no Parlamento, 35 mil litros de água mineral e foram para o lixo 45 mil garrafas de 330 ml, duas mil garrafas de litro e meio e 78 mil copinhos de plástico. Aparentemente, não basta: ainda querem um estudo para atestar o benefício ambiental de substituir este festim polímero por jarros de água e copos de vidro.

Em termos monetários, a Assembleia da República gastou 8000 euros com a água engarrafada, quando a da torneira sairia por 56 euros. Não chega: é preciso fazer mais contas. Se aceitarem uma modesta contribuição, de modo a poupar tempo e neurónios, aqui vai: a EPAL cobra ao Estado 1,4 euros por cada mil litros de água. Por este preço, compram-se apenas seis garrafas de litro e meio no supermercado. É difícil vislumbrar que argumentos mais, além de ornamentos retóricos, se encontrarão para encher as páginas do tal estudo financeiro.

Custa a crer que os deputados não tenham percebido que a sua decisão é um atestado de falência completa do sistema de abastecimento de água. Ou seja, depois de décadas de investimento e de sucessivos relatórios a corroborar a boa qualidade da água da torneira praticamente em todo o país, a Assembleia de República sugere aos cidadãos que, se calhar, é mais barato e mais sustentável comprar água engarrafada.

Surpreende que a própria polémica, em si, exista. Optar por água da torneira deveria ser um acto administrativo, de bom senso na gestão, sem necessidade de estudos, propostas e respectivas aprovações. Surpreende, ainda, que tudo se passe na comissão parlamentar de Ambiente, que assim revela que alguns dos seus membros, munidos das suas garrafas de água mineral, fariam melhor se estivessem sentados noutras salas de reunião. Mas, por favor, comprem a água com o vosso dinheiro.
Pinfinhas
Membro Veterano

sexta nov 18, 2011 9:38 am

E este seria um bom exemplo a seguir:

DIVULGUEM, PF.... ESTAMOS A CHEGAR A UM PONTO, QUE CALAR É CRIMINOSO...

DEPUTADOS NO REINO UNIDO...!

Nao é de estranhar, mas é interessante saber... como tudo é diferente...!
Os deputados do Reino Unido, na "Mãe dos Parlamentos",

1 . não têm lugar certo onde sentar-se, na Câmara dos Comuns;
2 . não têm escritórios, nem secretários, nem automóveis;
3 . não têm residência (pagam pela sua casa em Londres ou nas províncias); detalhe: e pagam, por todas as suas despesas, normalmente, como todo e qualquer trabalhador;
4 . não tem passagens de avião gratuitas, salvo quando ao serviço do próprio Parlamento. E o seu salário equipara-se ao de um Chefe de Secção de qualquer repartição pública.

Em suma, são SERVIDORES DO POVO e não PARASITAS do mesmo.
A propósito, sabiam que, em Portugal, os funcionários não deputados que trabalham na Assembleia tem um subsídio equivalente a 80 % do seu vencimento? Isto é, se cá fora ganhasse 1000,00 ? lá dentro ganharia 1800,00 ?. Porque? Profissão de desgaste rápido? E por que é que os jornais não falam disto? Porque têm medo? Ou não podem?
Tumbleweed
Membro Veterano
Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am

sexta nov 18, 2011 10:05 am

Pinfinhas Escreveu:E este seria um bom exemplo a seguir:

DIVULGUEM, PF.... ESTAMOS A CHEGAR A UM PONTO, QUE CALAR É CRIMINOSO...

DEPUTADOS NO REINO UNIDO...!

Nao é de estranhar, mas é interessante saber... como tudo é diferente...!
Os deputados do Reino Unido, na "Mãe dos Parlamentos",

1 . não têm lugar certo onde sentar-se, na Câmara dos Comuns;
2 . não têm escritórios, nem secretários, nem automóveis;
3 . não têm residência (pagam pela sua casa em Londres ou nas províncias); detalhe: e pagam, por todas as suas despesas, normalmente, como todo e qualquer trabalhador;
4 . não tem passagens de avião gratuitas, salvo quando ao serviço do próprio Parlamento. E o seu salário equipara-se ao de um Chefe de Secção de qualquer repartição pública.

Em suma, são SERVIDORES DO POVO e não PARASITAS do mesmo.
A propósito, sabiam que, em Portugal, os funcionários não deputados que trabalham na Assembleia tem um subsídio equivalente a 80 % do seu vencimento? Isto é, se cá fora ganhasse 1000,00 ? lá dentro ganharia 1800,00 ?. Porque? Profissão de desgaste rápido? E por que é que os jornais não falam disto? Porque têm medo? Ou não podem?

http://en.wikipedia.org/wiki/United_Kin ... es_scandal
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

quarta nov 23, 2011 2:09 pm

Mais uma :x :
http://sol.sapo.pt/inicio/Politica/Inte ... t_id=34521
Se isto não é gozar com a nossa cara???? :evil:
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

quarta nov 23, 2011 10:41 pm

Ainda “ontem” dizia a comunicação social que o governo ia acabar com esse subsídio, dizem o que queremos ouvir, não importa o que fazem na prática, desde que calemos e deixemos morrer o assunto.
http://sol.sapo.pt/inicio/Politica/Inte ... t_id=32422
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

quinta nov 24, 2011 1:36 am

Acena Escreveu:Ainda “ontem” dizia a comunicação social que o governo ia acabar com esse subsídio, dizem o que queremos ouvir, não importa o que fazem na prática, desde que calemos e deixemos morrer o assunto.
http://sol.sapo.pt/inicio/Politica/Inte ... t_id=32422
Coitadinhos!!! São tão pobrezinhos, que não podem pagar do bolso deles uma casa em Lisboa. Mas qualquer trabalhador seja ele do privado ou da administração´pública se tiver que ir trabalhar para lá ou para qualquer outro sítio, tem que pagar do bolso dele, e é se quiser trabalhar e receber ao fim do mês :roll: :twisted: :twisted:

E para mais há quem esteja a fazer mal a contas e a tirar dinheiro da sobretaxa extrordinária :o Tenho uma colega reformada da Função Pública e sei que aos militares também fizeram isso, que em vez de a aplicarem apenas ao subsídio de Natal, juntam este ao ordenado e depois retiram a sobretaxa, antes de fazerem os descontos todos (quando apenas devia ser aplicado ao líquido e só ao subsídio, como vem publicado na portaria) :evil: :twisted:

Isto é um roubo autêntico :twisted: E se calhar há mais gente a ser roubada sem saber...

E ouvi alguém dizer que não vale a pena reclamar! Pois ... se não reclamar é que não vale a pena, mesmo... Por isso é que isto não passa da cepa torta. Reclama-se à boca pequena e quando se trata de por por escrito, está quieto e cala...
Pinfinhas
Membro Veterano

quinta nov 24, 2011 9:34 am

Há muito tempo que o POVO dorme a sono solto....

Como alguém disse, e com toda a razão, já está tudo dito; os homens continuam, como sempre, desonestos e egoístas!

CINCO QUADRAS DO ANTÓNIO ALEIXO

Acho uma moral ruim
trazer o vulgo enganado:
mandarem fazer assim
e eles fazerem assado.

Sou um dos membros malditos
dessa falsa sociedade
que, baseada nos mitos,
pode roubar à vontade.

Esses por quem não te interessas
produzem quanto consomes:
vivem das tuas promessas
ganhando o pão que tu comes.

Não me dêem mais desgostos
porque sei raciocinar...
Só os burros estão dispostos
a sofrer sem protestar!

Esta mascarada enorme
com que o mundo nos aldraba,
dura enquanto o povo dorme,
quando ele acordar, acaba.

António Aleixo
Minuxa
Membro Veterano

quinta nov 24, 2011 11:00 am

Pela primeira vez desde que sou funcionária publica estou com peso na consciencia por não ter feito greve :evil:
Mas o raio do dinheiro faz-me tanta falta, que fazer greve é para mim um luxo :(
Desculpem o desabafo :|
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
Kiluti
Membro
Registado: segunda jan 03, 2005 10:18 am

quinta nov 24, 2011 11:12 am

Minuxa Escreveu:Pela primeira vez desde que sou funcionária publica estou com peso na consciencia por não ter feito greve :evil:
Mas o raio do dinheiro faz-me tanta falta, que fazer greve é para mim um luxo :(
Desculpem o desabafo :|
Tb eu, então já somos 2 é que ao fim do mês um dia de trabalho faz muita falta. :(
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quinta nov 24, 2011 11:13 am

Poderia escrever aqui laudas e laudas a respeito desse tipo de posições, mas não quero fazê-lo.

Só lhe pergunto: e aos outros, os que estão em greve, o dinheiro não fará também falta? Pense nisso, Minuxa.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Minuxa
Membro Veterano

quinta nov 24, 2011 11:32 am

LuluB Escreveu:Poderia escrever aqui laudas e laudas a respeito desse tipo de posições, mas não quero fazê-lo.

Só lhe pergunto: e aos outros, os que estão em greve, o dinheiro não fará também falta? Pense nisso, Minuxa.
Eu sei disso, talvez esse seja um dos motivos do peso na consciencia, mas como se costuma dizer "com as dores dos outros posso eu bem"!
No fundo estou chateada comigo mesmo, porque concordo com esta greve, e não estou a fazer parte dela.
Por outro lado, vejo que num agrupamento de escolas, com tantos professores e funcionários, apenas 4 ou 5 professores estão a fazer greve, arranjaram forma de substitui-los e os alunos estão em aulas. Resumindo, eu ter feito ou não , era igual!
Acena
Membro Veterano

quinta nov 24, 2011 1:32 pm

:(
Acena
Membro Veterano

quinta nov 24, 2011 3:47 pm

Eu bem que me tento conter e era melhor estar calada… mas só me apetece emigrar e nunca mais cá por os pés. E tirem o 12.º, 11.º, 10.º, 9.º, 8.º, 7.º, 6.º, 5 mês, que aumentem todos os impostos para 99%, que tirem tudo, não quero saber! Vou mas é plantar batatas e couves, não dou cavaco a ninguém e não quero saber dos outros, que se desenrasquem :x
perapado
Membro Veterano
Registado: terça ago 04, 2009 6:54 pm

quinta nov 24, 2011 5:03 pm

Neste país de caca até o próprio governo incentiva os jovens licenciados a emigrar :o Está tudo dito.
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”