adoptei um rott adulto e agora?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
teresa1978
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 3:34 pm

quarta nov 23, 2011 10:54 pm

Olá a todos. Recentemente tive de mandar abater o meu pastor alemão e decidi adoptar outro cão. Acabei por me apaixonar por um rott lá no canil e esquecer os preconceitos contra as chamadas raças perigosas. No entanto, nunca tive um rottweiler, ainda para mais adulto, e embora ele peça festas constantemente e obedeça às ordens simples, ontem, quando tentei tirá-lo do carro para a 1ª consulta no vet (era de noite e tenho o cão há 1 semana, embora o tenha visitado 5 vezes no canil), rosnou-me (a mim e ao meu marido). Nada de grave, sem mostrar os dentes, mas fiquei assustada, é q eu peso menos do que ele :-) Já reparei que ele faz alguns ruídos mas não está rosnar, mas ontem rosnou mesmo, quando eu, calmamente, mas insistentemente, o tentava fazer sair do carro.
Não quero ter medo do cão, pq gosto dele e não quero voltar a vê-lo no canil, mas também não quero ter medo do meu animal de estimação. As minhas duvidas surgem porque ele já é adulto.

Obrigada a todos.
mi_xen
Membro Veterano
Registado: terça jun 24, 2008 5:06 pm

quarta nov 23, 2011 11:07 pm

Primeiro de tudo deixe-me dar-lhe os parabéns por decidir ajudar um animal abandonado, ainda por cima um dos que tem "fama de maus"...
À quanto tempo o tem consigo? Já tratou da papelada toda?
Quanto ao rosnar procure um treinador ou escola de treino. O rott não é cão para qualquer mão. Não estou a dizer que a user não é capaz, mas se têm medo dele porque lhe rosnou uma vez procure alguém especializado. A escola de treino irá fazê-la conviver com o seu cão, ensiná-la a ensiná-lo, a interagir correctamente com ele, perceber os seus comportamentos, fazê-lo perceber que é você que manda, e assim acabar com o medo. É que ter medo do próprio cão é uma coisa que mais tarde ou mais cedo acaba por correr mal... :roll:

E nome já tem? E fotos? :D
teresa1978
Membro Veterano

quarta nov 23, 2011 11:12 pm

como disse, tenho o cão há uma semana. já me informei de toda a papelada. entendo perfeitamente que ter medo do cão não é bom, mas o que sinto não é medo, é desconhecimento. preciso da ajuda de quem tem cães desta raça, para poder conhecer o Tobias :-) melhor.
mi_xen
Membro Veterano
Registado: terça jun 24, 2008 5:06 pm

quarta nov 23, 2011 11:16 pm

Mesmo dentro de uma raça, cada cão é um cão com o seu temperamento/feitio diferente de todos os outros. Mas faz muito bem falar com pessoas que tenham rotts também. há aqui na arca um sub forum dessa raça, talvez obtenha mais respostas se colocar lá a pergunta...
NicaJunior
Membro Veterano
Registado: terça jul 13, 2010 1:43 pm

quarta nov 23, 2011 11:24 pm

Eu não tenho rott. Mas tambem não acho que a raça seja de maior importancia.
O que eu acho , neste caso, é que não deve, em caso algum, "ceder" à rosnadela. Antes pelo contrário, se é que me entende. :twisted:
Primeiro, levaram os comunistas
e eu nada disse, porque não era comunista

Depois, levaram os sindicalistas
e eu nada disse, porque não era sindicalista

Depois, levaram os judeus
e eu nada disse, porque não era judeu

Depois, levaram-me a mim
e já não havia ninguém que me pudesse defender

Martin Niemöller
teresa1978
Membro Veterano

quarta nov 23, 2011 11:31 pm

obrigada pela ajuda. mas diga-me, não acha que pode ser perigoso obrigar o cão a fazer algo que ele não quer? Pergunto isto pq tenho apenas o cão há uma semana e tanto eu como o espaço são novos para ele. Além do mais, ele é adulto e sei do seu passado apenas que durante o tempo (quase um ano) que esteve no canil nunca fez mal a ninguém.
NicaJunior
Membro Veterano
Registado: terça jul 13, 2010 1:43 pm

quarta nov 23, 2011 11:44 pm

Não se trata de obrigar a fazer o que não quer. Trata-se antes de o levar a fazer o que a Teresa quer. E para isso talvez baste um incentivo. Tipo dar-lhe um prémio ( uma guloseima que ele goste ) sempre que ele faça o que a Teresa lhe pede.
E acima de tudo não mostrar medo perante a rosnadela. Se lhe mostra medo, ele vai perceber que lhe basta isso para " mandar" aí em casa.
Primeiro, levaram os comunistas
e eu nada disse, porque não era comunista

Depois, levaram os sindicalistas
e eu nada disse, porque não era sindicalista

Depois, levaram os judeus
e eu nada disse, porque não era judeu

Depois, levaram-me a mim
e já não havia ninguém que me pudesse defender

Martin Niemöller
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quarta nov 23, 2011 11:45 pm

Mandei pm :wink:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
AlexandreMqs
Membro Veterano
Registado: segunda dez 22, 2008 9:17 pm

quarta nov 23, 2011 11:56 pm

teresa1978 Escreveu:Olá a todos. Recentemente tive de mandar abater o meu pastor alemão e decidi adoptar outro cão. Acabei por me apaixonar por um rott lá no canil e esquecer os preconceitos contra as chamadas raças perigosas. No entanto, nunca tive um rottweiler, ainda para mais adulto, e embora ele peça festas constantemente e obedeça às ordens simples, ontem, quando tentei tirá-lo do carro para a 1ª consulta no vet (era de noite e tenho o cão há 1 semana, embora o tenha visitado 5 vezes no canil), rosnou-me (a mim e ao meu marido). Nada de grave, sem mostrar os dentes, mas fiquei assustada, é q eu peso menos do que ele :-) Já reparei que ele faz alguns ruídos mas não está rosnar, mas ontem rosnou mesmo, quando eu, calmamente, mas insistentemente, o tentava fazer sair do carro.
Não quero ter medo do cão, pq gosto dele e não quero voltar a vê-lo no canil, mas também não quero ter medo do meu animal de estimação. As minhas duvidas surgem porque ele já é adulto.

Obrigada a todos.
Sabe a historia do cão, para ele estar no Canil?
Trate da papelada e fale com um bom treinador.
E se chegar a conclusão que deve devolver o cão, então faça-o.
Fotografia de animais de estimação (o meu projecto)
Status -Pets Photography https://www.facebook.com/StatusPetsPhotography

teresa1978
Membro Veterano

quinta nov 24, 2011 12:08 am

Sei que foi encontrado na rua, na passagem de ano, a ladrar por causa dos foguetes (não gosta de foguetes nem de relâmpagos) e foi chamada a gnr (pq era um rott) e levado para o canil. Durante todo este processo nunca fez mal a nenhum dos intervenientes. tem chip, mas o chip não tem nenhuma informação e por isso os antigos donos nunca foram contactados. esta é a história que conheço. já estou a tratar de arranjar um bom tratador.
Obrigada pela sugestão.
AlexandreMqs
Membro Veterano
Registado: segunda dez 22, 2008 9:17 pm

quinta nov 24, 2011 12:33 am

teresa1978 Escreveu: chip, mas o chip não tem nenhuma informação e por isso os antigos donos nunca foram contactados.
É o que o eu digo, o Chip não ser para nada...
Depois vá dando novidades, mas sem fotos ;)
Fotografia de animais de estimação (o meu projecto)
Status -Pets Photography https://www.facebook.com/StatusPetsPhotography

DieKalash
Membro Veterano
Registado: quarta jul 06, 2011 1:39 pm

quinta nov 24, 2011 1:31 am

O melhor mesmo talvez seja consultar um profissional.
Com os meus melhores cumprimentos,

Bruno Morais

<strong>Todos diferentes, todos animais!</strong>

O meu "filho": http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=91564
Fórum - Dogue Alemão: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=110
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quinta nov 24, 2011 10:18 am

O cão tem de se habituar a fazer o que os donos querem.
Acho que deve ponderar bem a situação não só por vocês mas pelo controle que terá de ter sobre ele em relação ao exterior.
A responsabilidade exigida aos donos de raças da lista pp é mais pesada como sabe.
User25
Membro Veterano
Registado: segunda set 26, 2011 7:49 pm

quinta nov 24, 2011 10:53 am

Pior não é cumprir com as obrigações que um cão de raça PP nos obriga, pior que isso a ter que aturar os pinchas, yorks que andam soltos na rua sem trela. Muitas vezes esses cães vêm provocar os maiores que estão devidamente atrelados e com açaime (os de raça PP). A que se o nosso cão por algum motivo atacar o pincha ou o animal que não está com trela, já viram de quem vai ser a culpa.

Desculpe o off-topic mas esses animais que andam sem trela so por serem pequenos aff. Os cães de porte grande pagam sempre as favas.
teresa1978
Membro Veterano

quinta nov 24, 2011 11:07 am

obrigada pelos vossos alertas. Estou ciente e informada relativamente à responsabilidade que é ter um cão de raça considerada perigosa. E também acho abusivo a distinção destes cães para os outros (que efectivamente incomodam percentualmente muito mais pessoas e animais). Tenho a certeza de que o Tobias, mais cedo ou mais tarde, seria abatido, embora o tratador do canil o considerasse um dos melhores cães que já viu. Tudo isto, porque a sociedade só gosta de labradores (atenção que eu também gosto de labradores) e de preferência cachorrinhos.
Felizmente tenho um espaço grande e a minha intenção não é andar com o cão na rua. Também se não me sentisse à vontade com o Tobias, nunca o levaria para casa. Mesmo sendo já adulto e desconhecendo eu o seu passado, sinto muita confiança no cão, ele é muito meigo e tirando a situação da ida ao vet, nunca me desobedeceu. Inclusivamente, se eu o chamar quando ele está ladrar a algum cão que passa do lado de fora da vedação, ele vem ter comigo e desinteressa-se pelo outro cão.
O que preciso de vocês, comunidade deste fórum, são conselhos e dicas para eu me familiarizar um pouco mais com a raça. Porque, infelizmente, não há muita informação na net.
Responder

Voltar para “Cães”