Quantos brinquedos pode/deve um cão ter?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)
Olá, olá!
Mais uma questão das minhas (e ainda tenho uma data delas para colocar, mas estou a evitar fazer uma invasão):
A verdade é que não sei. E quero ter uma cadela bem comportada e não estragada. A minha cachorra tem:
- 2 peluches (1 grande, que já foi quase do tamanho dela e um pequeno - que até anda desaparecido),
1 osso de tecido (daqueles de fios, todo torcido)
2 ossos de plástico - (1 que gosta mais do que outro)
1 osso daqueles de pele seca "biodegradável" (estou a incluir porque tem estado à disposição dela, tal e qual como os brinquedos.
(e mais umas e 2 ou 3 coisas que ela raramente vê - pq eu tb n me lembro).
Olho para aquilo tudo e já pensei "é demais"! São coisas baratas, mas para que é que é preciso tanta coisa.
(e a minha vontade é comprar um miminho cada vez que os vejo, mas não o tenho feito)
Já pensei em dar-lhe apenas 1 brinquedo por dia, para ela ter tempo de se esquecer, e quando "der a volta" voltar a ter piada para ela.
Acho que ouvi de raspão, alguém que treina cães, dizer que não se devem ter os brinquedos à disposição, porque a diversão do cão é O DONO. Portanto os brinquedos devem estar com o dono e disponibiliza-los apenas na presença do dono.
Não tive oportunidade de perguntar e confirmar melhor esta informação. Mas a verdade, é que quando saio de casa e a deixo, se for por umas 2/3h regresso e ela está a dormir e muitas das vezes não mexeu em nada. Como aliás não mexe, enquanto eu não me levanto de manhã (pede companhia, mas se não tiver, vai dormir outra sesta e não brincar).
Tive um episódio recente em que a deixei pela 1ªx 6 horas sozinha e repetiu-se. Cheguei e ela estava a dormir e só tinha 2 brinquedos mexidos na proximidade de onde estão depositados.
Ainda fica apenas na cozinha, quando saio, sendo que em minha casa, apenas tenho no chão as coisas dela mais pés da mesa e cadeiras, todos estes de metal. De qualquer forma, ela não apresenta comportamento destrutivo, já que em casa da minha mãe, tem mesa, cadeiras e bancos, todos com pés em madeira, mesa de apoio, tudo em madeira e ainda nada foi "provado".
(Julgo que depois de passarmos a fase do saneamento higiénico, que ela pode ter acesso à casa sem causar problemas).
ah, ia a esquecer-me.
Chegando a casa e uma vez que se passou a hora da sesta, ela vai buscar os brinquedos. Ora incide nalgum, ora vai buscar vários, às vezes todos, para junto de mim. Isto é para chamar a atenção, isso eu sei. Eu brinco com ela, mas nem sempre brinco o tempo todo que ela quer (até à sesta seguinte, muito provavelmente).
Portanto,... quantos brinquedos ela pode ter ao dispor? Vários? Nenhum?
Mais uma questão das minhas (e ainda tenho uma data delas para colocar, mas estou a evitar fazer uma invasão):
A verdade é que não sei. E quero ter uma cadela bem comportada e não estragada. A minha cachorra tem:
- 2 peluches (1 grande, que já foi quase do tamanho dela e um pequeno - que até anda desaparecido),
1 osso de tecido (daqueles de fios, todo torcido)
2 ossos de plástico - (1 que gosta mais do que outro)
1 osso daqueles de pele seca "biodegradável" (estou a incluir porque tem estado à disposição dela, tal e qual como os brinquedos.
(e mais umas e 2 ou 3 coisas que ela raramente vê - pq eu tb n me lembro).
Olho para aquilo tudo e já pensei "é demais"! São coisas baratas, mas para que é que é preciso tanta coisa.
(e a minha vontade é comprar um miminho cada vez que os vejo, mas não o tenho feito)
Já pensei em dar-lhe apenas 1 brinquedo por dia, para ela ter tempo de se esquecer, e quando "der a volta" voltar a ter piada para ela.
Acho que ouvi de raspão, alguém que treina cães, dizer que não se devem ter os brinquedos à disposição, porque a diversão do cão é O DONO. Portanto os brinquedos devem estar com o dono e disponibiliza-los apenas na presença do dono.
Não tive oportunidade de perguntar e confirmar melhor esta informação. Mas a verdade, é que quando saio de casa e a deixo, se for por umas 2/3h regresso e ela está a dormir e muitas das vezes não mexeu em nada. Como aliás não mexe, enquanto eu não me levanto de manhã (pede companhia, mas se não tiver, vai dormir outra sesta e não brincar).
Tive um episódio recente em que a deixei pela 1ªx 6 horas sozinha e repetiu-se. Cheguei e ela estava a dormir e só tinha 2 brinquedos mexidos na proximidade de onde estão depositados.
Ainda fica apenas na cozinha, quando saio, sendo que em minha casa, apenas tenho no chão as coisas dela mais pés da mesa e cadeiras, todos estes de metal. De qualquer forma, ela não apresenta comportamento destrutivo, já que em casa da minha mãe, tem mesa, cadeiras e bancos, todos com pés em madeira, mesa de apoio, tudo em madeira e ainda nada foi "provado".
(Julgo que depois de passarmos a fase do saneamento higiénico, que ela pode ter acesso à casa sem causar problemas).
ah, ia a esquecer-me.
Chegando a casa e uma vez que se passou a hora da sesta, ela vai buscar os brinquedos. Ora incide nalgum, ora vai buscar vários, às vezes todos, para junto de mim. Isto é para chamar a atenção, isso eu sei. Eu brinco com ela, mas nem sempre brinco o tempo todo que ela quer (até à sesta seguinte, muito provavelmente).
Portanto,... quantos brinquedos ela pode ter ao dispor? Vários? Nenhum?
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm
nao sei se ha alguma lei para isso, mas os meus teem prai uns 5, ja destruiram outros. e elasticos do meu cabelo, deliram com isso, e os meus brinam os dois com os brinquedos, puxam e tal, ligam mais aos ossos de corda e a um chouriço amarelo que guinha um pouca, eles puxam aquilo. o panda o que gosta mesmo é que eu atire para ele ir buscar, ja a petra bem posso atirar que ela ficaa olhar pra mim! 

Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa são os animais...
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)
Suesca Escreveu:nao sei se ha alguma lei para isso, mas os meus teem prai uns 5, ja destruiram outros. e elasticos do meu cabelo, deliram com isso, e os meus brinam os dois com os brinquedos, puxam e tal, ligam mais aos ossos de corda e a um chouriço amarelo que guinha um pouca, eles puxam aquilo. o panda o que gosta mesmo é que eu atire para ele ir buscar, ja a petra bem posso atirar que ela ficaa olhar pra mim!

mas usam quando não estás?
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm
acho que sim, costumam tar em sitios diferenres, mas acredito que quando estou brinquem mais
e tb as vezes o panda leva quase todos para cima do sofa pk a petra nao sobe para o sofa, 

Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa são os animais...
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jul 06, 2011 1:39 pm
O meu é maluco por ossos prensados (tem dois do tamanho de um antebraço), já lhes perdi a conta. Depois também tem uma almofada que ele adora mal tratar, um brinquedo que borracha com um gizo lá dentro e uma dessas tais cordas com fios. Com essa ele adora que fazer jogos de tracção e que eu atire para ele ir buscar - estão a imaginar um cão do tamanho dele a correr ela sala, a levar mesa de centro e vasos à frente lol.
Quanto à quantidade, é a que pud€r t€r, acho eu
Quanto à quantidade, é a que pud€r t€r, acho eu

Com os meus melhores cumprimentos,
Bruno Morais
<strong>Todos diferentes, todos animais!</strong>
O meu "filho": http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=91564
Fórum - Dogue Alemão: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=110
Bruno Morais
Um treinador que deu aulas ao meu cao também me chegou a dizer que os brinquedos deviam estar arrumados numa caixa fora do alcance do cão. Podia-se deixar um ou dois fora para o cão se entreter durante o dia, mas que os outros especialmente aqueles mais interactivos (cordas para puxar, bolas etc.) deviam ser apenas usados pelo cão e pelo dono, sendo no final da brincadeira arrumados.
Confesso que até é o melhor para mim pois esse tipo de brinquedos, se os deixar á disposição, ou ele nao lhes ligava nenhuma ou eram completamente destruídos
Por isso agora deixo para eles se entreterem durante o dia: um Kong e ossos prensados. Não há nada melhor, ficam divertidos com aqueles, são duradores e o resto uso eu para brincar com eles
Confesso que até é o melhor para mim pois esse tipo de brinquedos, se os deixar á disposição, ou ele nao lhes ligava nenhuma ou eram completamente destruídos

Por isso agora deixo para eles se entreterem durante o dia: um Kong e ossos prensados. Não há nada melhor, ficam divertidos com aqueles, são duradores e o resto uso eu para brincar com eles

<p>"A dúvida é o principio da sabedoria." - Aristóteles </p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Ainda que mal pergunte, mas os vossos cães brincam quando vocês não estão em casa?
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
http://animalartportugal.blogspot.com/
www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.
Madalena Marques
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
-
- Membro Veterano
LOL não sei... Sei que quando estou mas estou ocupado com outras coisas ele agarra-se á almofada, abana-a e sacode-a. Se isso é brincar, ou não, não sei. Parto do princípio que também o faça quando não estou.kittten Escreveu:Ainda que mal pergunte, mas os vossos cães brincam quando vocês não estão em casa?
Quando não estamos em casa ele fica com o osso prensado e com a tal almofada. O brinquedo de borracha e a corda, a não ser que me esqueça, ficam guardados. Sem eu estar na outra ponta dos ditos a puxar ele não lhes acha tanta piada.
Bruno Morais
Bruno Morais
Eu nunca fiz essa experiência, mas conheço quem tenha feito, deixar uma camara de filmar durante um período de tempo na ausência da pessoa e o cão a unica coisa que fez foi deitar-se à espera que o dono voltasse, naquele caso onde era habitual dormir, em cima da cama do dono.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
-
- Membro Veterano
Hmm... É uma ideia...
O que sei é que quando chegamos a casa, antes de entar ouvimo-lo quase sempre a levantar do sofá e a vir na direcçáo. Às tantas é a "ocupação" habitual dele
O que sei é que quando chegamos a casa, antes de entar ouvimo-lo quase sempre a levantar do sofá e a vir na direcçáo. Às tantas é a "ocupação" habitual dele

Bruno Morais
Bruno Morais
-
- Membro
- Registado: sexta out 01, 2010 10:34 am
o meu tem meia duzia de brinquedos, mas parece-me que não lhes liga quando não estamos em casa.
Quando chegamos a casa, geralmente a primeira coisa que ele faz (depois das festas) é ir buscar um qualquer para o pé de nós, a pedir brincadeira.
Mas o que ele delira mesmo, é quando vamos buscar o frasco de bolas de sabão. Assim que ele ouve o barulho do frasco desata a saltar e a ladrar e não descansa enquanto não apanha todas as bolas que andam no ar. Às vezes há guerra para ver quem apanha mais (ele ou os miudos
).
Quando chegamos a casa, geralmente a primeira coisa que ele faz (depois das festas) é ir buscar um qualquer para o pé de nós, a pedir brincadeira.
Mas o que ele delira mesmo, é quando vamos buscar o frasco de bolas de sabão. Assim que ele ouve o barulho do frasco desata a saltar e a ladrar e não descansa enquanto não apanha todas as bolas que andam no ar. Às vezes há guerra para ver quem apanha mais (ele ou os miudos

<p>Hugo</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 24, 2011 11:08 am
Tem uma galinha com um gizo.
Brinca com ela na nossa ausencia. Já o vi... estava escondido.
Faz buracos nos canteiros... caça passarinhos... e destroi tudo onde pode deitar o dente.
.. faz gdes sestas
Com dono, brincamos a ir buscar a bola.
é um cão 

Faz buracos nos canteiros... caça passarinhos... e destroi tudo onde pode deitar o dente.

Com dono, brincamos a ir buscar a bola.

-
- Membro Veterano
- Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)
Isto foi o que fiz com a minha cadela. Acho que também é uma boa dica para aqueles donos menos experientes, para impedir situações de rosnadelas quando os donos querem tirar os brinquedos aos cães. Não quero com isto dizer que quem usa esta técnica nunca vai levar com rosnadela nem que quem não a usa vai ter um cão mais educado. Mas eu achei extremamente útil com a minha cadela. Ajuda-os a perceber que os brinquedos são algo que utilizamos para passar tempo de qualidade juntos e que pertencem ao dono e não a eles, podendo eles decidir sobre quando querem ou não que lhes mexam.maraya Escreveu:Um treinador que deu aulas ao meu cao também me chegou a dizer que os brinquedos deviam estar arrumados numa caixa fora do alcance do cão. Podia-se deixar um ou dois fora para o cão se entreter durante o dia, mas que os outros especialmente aqueles mais interactivos (cordas para puxar, bolas etc.) deviam ser apenas usados pelo cão e pelo dono, sendo no final da brincadeira arrumados.
Confesso que até é o melhor para mim pois esse tipo de brinquedos, se os deixar á disposição, ou ele nao lhes ligava nenhuma ou eram completamente destruídos![]()
Acho que estas questões prendem-se mais com a forma como nós encaramos a educação dos nossos cães do que propriamente com outra coisa. O que realmente importa é ser coerente na fora como agimos e que respeitemos o cão como aquilo que é e não como o que por vezes desejariamos que fosse.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Quanto mais brinquedos o cão tiver, mais palavras-objectos aprende a identificar. É uma maneira tb, sem muito esforço físico, de manter o animal ocupado e satisfeito.
À disposição nos momentos em que está só, o kong ou osso para roer e um outro objecto (manta, almofada, peluche, ...) com o cheiro do dono, são suficientes.
À disposição nos momentos em que está só, o kong ou osso para roer e um outro objecto (manta, almofada, peluche, ...) com o cheiro do dono, são suficientes.
Maria João
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
- Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata
Os meus cães não têm nenhum brinquedo á disposição... Têm bolas, churros, perneiras, aports, etc etc, tudo guardadinho na mala de treino, juntamente com trelas, e peitorais etc etc de treino... E olhem la o resultado... É ou não é fixe?

Believe me, o eles estarem divertidos ou não, não esta na quantidade de brinquedos que eles têm á disposição, (os meus cães podiam ter mil deles espalhados que não lhes ligavam nenhuma), basta apenas uma bolinha, ou um churro, ou um boneco qualquer coisa, mas que seja o dono a brincar com o cão! Aí sim o cão esta divertido...

Believe me, o eles estarem divertidos ou não, não esta na quantidade de brinquedos que eles têm á disposição, (os meus cães podiam ter mil deles espalhados que não lhes ligavam nenhuma), basta apenas uma bolinha, ou um churro, ou um boneco qualquer coisa, mas que seja o dono a brincar com o cão! Aí sim o cão esta divertido...

<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>
<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>
<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>