gatos persa maus?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Juli-miau
Membro
Mensagens: 176
Registado: sábado jan 28, 2006 9:59 pm
Localização: Cães, gatos, e tartaruga

quarta jan 16, 2008 11:45 pm

sanxeri Escreveu:Tenho um gato de 9 meses e outro de ano e meio... esses dois, à noitinha, têm ataques de caspa e começam a correr violentamente por toda a casa... :lol:

Espetam-se contra portas, magoam-se, mas nao se acalmam. É normal, estao na idade da parvalheira. :wink:

APROVEITE. Quando ela crescer vai ter saudades destes momentos.
primeiramente quero felicitá-la por frases como as suas... sobressai que alem de convivio GOSTA MESMO de gatos...
´
ai...é mesmo verdade...por muitas coisas que estraguem e por muitos sustos que nos preguem...temo saudades dessas alturas
('ataques de caspa' :lol: lembra-me quando eles vao para o quintal e sobem o limoeiro com as orelhas para tras)

quando diz mais abaixo que cada um tem a sua personalidade, nao poderia estar mais de acordo! nos podemos mudar um aspeto ou outro nomeadamente na higiene e em pequenos truques que lhes ensinamos (um dos meus gatos por exemplo sabe deitar-se quando lhe peço...nada de especial, talvez, mas é so para exemplificar)

é essa personalidade forte que me faz gostar ainda mais dos gatos! por vezes até ao dificeis de 'conquistar'... falo por exemplo em gatos que recolhi... mas vale SEMPRE apena! :D

um gato (ja falecido, por envenenamento) do meu vizinho tinha por habito morder o pescoço na parte anterior dos meus lindos... uma das vezes assisti aquele **** daquele gato a morder o meu Zezito e etava a asfixiá-lo (nao estou a exagerar) fiquei assustadissima... mas nao era so mau feitio... era um gato com pouco carinho e acho que isso nunca ajudou :( pobrezito ja nao esta entre nos... mas de facto era mesmo mau... (a proposito deste ataque violento, nao se preocupem que acabou bem... tenho metodos muito especiais para lidar com isto.... mas seria offtopic de certeza :wink: )

muito feliz em contactar com grandes amantes destes nossos felinos... parabens :D
ForEver
Membro Júnior
Mensagens: 13
Registado: sábado out 27, 2007 7:19 pm

quinta jan 17, 2008 4:25 pm

Olá

Eu tenho uma gata persa que neste momento tem 9 anos e existe coisa mais fofa? É normal que eles com poucos meses de vida se tornem endiabrados, sejam eles persas, siameses, ou outra raça qualquer, todos os gatos têm essa personalidade.
Hoje tenho 20 anos e toda a minha vida tive gatos. Sempre tive siameses e agora tenho esta persa que quando era novinha tinha os mesmos comportamentos de um siamês. Afiava as unhas no sofá, trepava cortinados, fazia tudo e mais alguma coisa que punha definitivamente a minha mãe virada do avesso :lol: mas mesmo assim aguentamos todo o sacrificio e hoje é a gata mais pachorrenta que pode existir. Brinca comigo, mas claro já não é a mesma coisa. E para dizer a verdade, uma pessoa pode passar momentos dificeis para os aturar quando são novinhos, mas tenho mesmo saudades desses tempos que ela me fazia correr pela casa a jogar às escondidinhas.
Os gatos adoram receber toda a atenção para eles, e lá está, quando estão à mesa a comer ele sente que a atenção já não recai sobre ele, então à que saltar para cima da mesa, e quanto mais uma pessoa pega nele, ralha e chama-o à razão que aquilo não se faz, ele fica todo contente por estar a ser o centro da atenção e por isso saltar várias vezes para a mesa.

Os gatos podem ter estes comportamentos estranhos mas não há nada neste mundo que tire da minha vida estes bichinhos endiabrados :D
Mprata
Membro Júnior
Mensagens: 27
Registado: sexta fev 06, 2004 9:17 pm

sexta jan 18, 2008 2:13 pm

Como já foi dito, depende das personalidades dos gatos. Quando tive a minha Ninita, na altura morreu com cerca de 10 anos (não sei ao certo, encontrei-a num caixote do lixo), era tudo paz e sossego. Não foi preciso ensiná-la nem educá-la, talvez devido aos maos tratos que passou enquanto esteve na rua e nunca foi esterilizada.
Agora tenho a Rita e a Ervilhas, mãe e filha, esterilizadas, uma com 7 e a outra com 6 anos e não há quem as segure!!! É ver os tapetes a voarem enquanto brincam às escondidas uma com a outra. São umas autênticas malucas!! E depois à noite, parecem uns anjinhos. Deitam-se no tapete em frente à lareira e qaundo vou p a cama arranham os cobertores p eu os levantar, p se deitarem ao pé de mim.
São feitios de gato!
rarl
Membro Veterano
Mensagens: 214
Registado: terça fev 27, 2007 7:40 pm

sexta jan 18, 2008 2:19 pm

A Mika (persa) também assim era! Agora com 6 meses está mais calma.
Tem que dizer sempre que nao a tudo que ela faça que voçe nao goste!
Mas é mesmo sempre. Tem que ser muito consequente.

Por ter 2 gatos bebes é que substitui os meus cortinados por uns mais baratos até eles serem maiores. A Mika não mexe neles, mas o Pako de vez em quando esquece-se!
roanepv
Mensagens: 1
Registado: quarta nov 23, 2011 7:29 pm

quarta nov 23, 2011 7:36 pm

bem eu tenho um gato persa russo encontrei o no quintal de um vizinho e adotei o e dei lhe o nome de black porque e todo preto ele muito curioso ele trepa as pernas na hora de ir almoçar jantar e morde quando o acaricio. ele agr faz xixi no puff tenho no meu quarto mas coco ele faz na areia a noite ele fica louco eu gostava de saber o ke eu osso fazer para ele ser mais calmo e nao morder as maos e os pes etc.. Agradeço resposta obrg !
Garfield2010
Membro Veterano
Mensagens: 2470
Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...

sexta nov 25, 2011 10:50 am

nikitaverita Escreveu:ola..olha eu vivo com uma gatu persa a nika..e ela é uma verdadeira ternura mt fofa!! sabes o teu gato persa so é mau se tu quiseres..tens sempre que saberes iduca-lu e ensinar que n s deve arranhar curtinasss i essas coisas!!!
para isso so presiscas de mostrar ao teu fofo que tas zangada com ele..ele precebe..se u educares-lu ele sera um verdadeiru fofo como u meu!!
ate dele fazes almufada xD
Off-topic: Adoraria ter entendido alguma coisa desta conversa :lol: Enfim, deve ser um novo acordo ortográfico para o qual ainda não há dicionário...

Agora ao que interessa:

Cada gato tem a sua personalidade, é óbvio que, as características da raça também influenciam mas, ainda assim, são uma caixinha de surpresas. A sua gata está na idade da "parvalheira", é normal agir assim nessa idade, há que saber educá-la e impôr limites. Como eu costumo dizer, ainda demoram um pouco a chegar à fase "almofada de sofá" e alguns nunca lá chegam. O meu Garfield tem quase 2 anos e continua um endiabrado de primeira, sempre em busca da asneira. Mas tem noção dos limites e não faz as asneiras na minha frente e agora até anda mais comedido mas pobres sofás e cortinados. Dos 3 gatos só um pede comida, o Persa, mas só se eu estiver sózinha e apenas se limita a olhar para mim com ar de gato das botas do Shrek, até eu me sentir tão culpada que lá lhe dou alguma coisa. MAs nenhum deles ronda a mesa das refeições, quanto menos saltar para cima quando lá estamos. Era o que faltava...

Quando o Garfield era mais pequenino, tinha o hábito de, juntamente com uma gatinha que tinha da mesma idade, subir para cima da placa vitrocerâmica e ligá-la. Comprei rolo adesivo, antes de ir dormir cobria a bancada da cozinha com o rolo, com a parte autocolante virada para cima, preso com fita adesiva nas extremidades. Saltaram para lá uma ou duas noites e não voltaram a repetir. Saliento que nem todas as noites colocava para haver o factor "surpresa", como deixaram de saber quando é que lá estava, deixaram de saltar. É apenas um exemplo do engenho que às vezes tem de se ter para educá-los.

E há que se ter firmeza, não é numas vezes deixar e noutras não... Mas não, os gatos não são maus, traiçoeiros, etc, etc. São gatos e está tudo dito...
<p>"Os c&atilde;es podem vir quando s&atilde;o chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

sexta nov 25, 2011 1:48 pm

Há Persas "maus", há Persas "bons" e até aparecem Persas "muito maus". :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Sou criadora (antes que se comecem a esticar: não tenho bebés, não tenho fêmeas cruzadas sequer) e só tenho por hábito oferecer gatos a quem me é próximo e a quem entendo. Também não tenho por hábito vender bebés ao primeiro que me aparece e para isso crio pouco.

Os exemplares que a maioria das pessoas dizem serem Persas são gatinhos de pêlo comprido, quando muito, Persas de linha antiga. Os Persas actualmente são animais possantes, de pata curta e larga, com cabeças compactas e pesadas. Não são propriamente malta com um formato de corpo que dê para muitas loucuras do género trepar cortinados.

Acho muito engraçada a teoria de que os animais não são para vender. Suponho que os criadores, aparentemente os de Persas em particular, deveriam criar e depois oferecerem os seus bebés ao primeiro que aparece. Era assim uma espécie de praticar a caridade com o Persa. :lol: :lol: :lol:
KittyAngel
Membro Veterano
Mensagens: 239
Registado: quarta jun 08, 2011 4:13 pm
Localização: Kitty, Jack Sparrow

sexta nov 25, 2011 2:25 pm

WaterMonitor Escreveu: Acho muito engraçada a teoria de que os animais não são para vender. Suponho que os criadores, aparentemente os de Persas em particular, deveriam criar e depois oferecerem os seus bebés ao primeiro que aparece. Era assim uma espécie de praticar a caridade com o Persa. :lol: :lol: :lol:
Concordo consigo,
eu penso que é uma maneira de chorar pra ver se cai alguma coisa do céu do tipo "quem chora não mama". É claro que os nossos animais não são máquinas de fazerem dinheiro e em primeiro lugar está o bem estar deles. Mas o que ninguém vê ou quer ver é que existe muita despesa, consultas de vet, cesarianas (quando necessário), exames médicos, entre outras... e os nossos meninos não têm direito a consultas pela segurança social como nós e fica caro... e claro, queremos que os filhotes tenham donos em condições que os tratem em condições e não os despachem depois quando vêm que afinal um persa dá muito trabalho e despesa....
<p><strong>Ai se me sa&iacute;sse o Euromilh&otilde;es... Faria feliz aqueles que tanto precisam...</strong></p>
Garfield2010
Membro Veterano
Mensagens: 2470
Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...

sexta nov 25, 2011 2:45 pm

Talvez seja assim, não sei. Já tive vários gatos e nunca tive nenhum "mau" ou "muito mau", tive gatos, cada um com sua pancada, é certo. E com os seus limites mas nunca maus... se calhar tive sorte :lol:

Quanto a Persas, não sou grande fã ou especialista da raça, conheço o meu e é recente :lol: , mas concordo com a Watermonitor, são grandes, possantes, não o criei desde pequeno mas não me parece que fosse fâ de se baloiçar ou trepar cortinados porque não tem um formato de corpo que se preste a essas agilidades de facto, mas não estava lá para ver, é certo... Já fico feliz que agora só lhes dê umas patadas leves porque quase 10 Kgs pendurados e a baloiçar no varão, não sei não.... E tem as patas curtas de facto, pouco dadas a grandes pulos ou avarias. Ficamo-nos pelas tareias aos outros dois, quando os apanha no chão e um ou outro arranhar de tapetes, sofás e portas. Ou seja, tudo o que esteja ao seu dispôr e que não dê muito incómodo que ele não é moçoilo de gostar de se esforçar muito... e ainda bem, porque tem imensa força quando quer e uma largura de patas impressionante.... se fosse um dos "maus" ou "muito maus" já tinha me tinha um valente tareão dada a quantidade de "maldades", tipo banho, escovadelas, medicação e afins, que tenho de lhe dar...

Mas é gato de impôr muito respeito a estranhos pelo tamanho e pela "cara de mocho mau", como diz a Chamarrita :lol:

As pessoas que querem Persas caídos do céu, querem-nos fofinhos, pequeninos, saudáveis, enfim, perfeitinhos. Gatos como o Vicente não têm muita saída, infelizmente...
<p>"Os c&atilde;es podem vir quando s&atilde;o chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
KittyAngel
Membro Veterano
Mensagens: 239
Registado: quarta jun 08, 2011 4:13 pm
Localização: Kitty, Jack Sparrow

sexta nov 25, 2011 3:04 pm

Mas também gatos como o Vicente têm direito a terem uma vida feliz e confortável, infelizmente tem toda a gente tem isso em mente :(

Julgo que cada gato tem a sua personalidade tal como as pessoas. Os meus têm personalidades diferentes mas comparando com outros gatos (europeus comuns) realmente não pulam tanto nem trepam muito a fisionomia deles também é diferente... A Kitty em pequena adorava as cortinas mas não trepava por elas acima, só lhe espetava as unhas e ficava meia pendurada a esperguiçar-se mas depois de alguns NÃOS valentes ela perdeu o vicio e é uma menina bem mandada. Já o Jack, é um pouco mais traquina mas também ainda é bébé e ainda não aprendeu a obedecer, e sim, em comparação à Kitty na idade dele, têm temperamentos diferentes mas não são maus.

Mau conheci eu um Persa quando eu era miúda, espetou me as unhas nas mãos que até andei de lado e as marcas ficaram durante algum tempo :evil:
O raio do gato era pacato e sossegado mas passava-se às vezes e então estava eu sentadinha no sofá a ver tv e o gato deitou-se ao meu lado e do nada atacou-me as mãos, eu nem lhe tinha tocado porque os donos tinham-me alertado de início que ele era meio "marado" lol.
<p><strong>Ai se me sa&iacute;sse o Euromilh&otilde;es... Faria feliz aqueles que tanto precisam...</strong></p>
Garfield2010
Membro Veterano
Mensagens: 2470
Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...

sexta nov 25, 2011 3:13 pm

Pois têm tanto ou mais direito que os outros, pelo que passaram e sofreram, a ele custou-lhe a visão!

Mas gatos como o Vicente dão ainda mais trabalho, mais despesa... não são "perfeitinhos", pequeninos, "kiduxos"....
<p>"Os c&atilde;es podem vir quando s&atilde;o chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
KittyAngel
Membro Veterano
Mensagens: 239
Registado: quarta jun 08, 2011 4:13 pm
Localização: Kitty, Jack Sparrow

sexta nov 25, 2011 3:32 pm

Garfield2010 Escreveu:Pois têm tanto ou mais direito que os outros, pelo que passaram e sofreram, a ele custou-lhe a visão!

Mas gatos como o Vicente dão ainda mais trabalho, mais despesa... não são "perfeitinhos", pequeninos, "kiduxos"....
Tem toda a razão!
Podem não ser perfeitinhos, pequeninos e kiduxos para os outros mas para nós, ou para pessoas como nós eles são o melhor do mundo! Atualmente não tenho nenhum amiguinho com deficiencias ou doente, mas já tive, já cuidei de muitos e alguns ainda existem em casa de meus pais... Tanto cães como gatos...
<p><strong>Ai se me sa&iacute;sse o Euromilh&otilde;es... Faria feliz aqueles que tanto precisam...</strong></p>
Garfield2010
Membro Veterano
Mensagens: 2470
Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...

sexta nov 25, 2011 3:48 pm

Não troco o Vicente por nada. Não por ser ou não Persa mas porque, realmente, me conquistou de tal forma que já não passo sem ele... e nada me deixa mais feliz do que verificar que ele também tem um carinho muito especial por mim é a maior recompensa e vale todo o "trabalho" que ele eventualmente possa dar.
Mas sou a única pessoa a quem "mima". Nunca tratou mal ninguém mas não deixa que ninguém se aproxime dele, prefere afastar-se. Só eu consigo "estrafegá-lo" com mimos...

E a verdade é que o tamanho impressionante do Vicente quando se passeia tipo leão pela casa impressiona/assusta quem não o conhece. E ninguém se apercebe de que é cego... É o meu "gato de guarda" :lol:
<p>"Os c&atilde;es podem vir quando s&atilde;o chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

sexta nov 25, 2011 4:06 pm

KittyAngel,

Para mim, e para os criadores amigos que são os que respeito, nem é pelas despesas. Isto tem mesmo que ser considerado um hobby dispendioso e mais nada.

Mas é muito ridículo uma pessoa que é contra comprar animais querer um Persa. Eles por acaso nascem na rua? Há por aí aos pontapés Persas para adoptar? Ou existe uma obrigatoriedade de quem cria a raça oferecer bebés às pessoas que querem por força Persas?

Ainda estou à espera do dia em que vou ler "quero muito um Sagrado da Birmânia e ninguém me oferece, é muito injusto e mais blablá".

Não! Aos fãs da caridade alheia só lhes dá para o raio dos Persas! :lol: :lol: :lol:
KittyAngel
Membro Veterano
Mensagens: 239
Registado: quarta jun 08, 2011 4:13 pm
Localização: Kitty, Jack Sparrow

segunda nov 28, 2011 10:20 am

WaterMonitor Escreveu:KittyAngel,

Para mim, e para os criadores amigos que são os que respeito, nem é pelas despesas. Isto tem mesmo que ser considerado um hobby dispendioso e mais nada.

Mas é muito ridículo uma pessoa que é contra comprar animais querer um Persa. Eles por acaso nascem na rua? Há por aí aos pontapés Persas para adoptar? Ou existe uma obrigatoriedade de quem cria a raça oferecer bebés às pessoas que querem por força Persas?

Ainda estou à espera do dia em que vou ler "quero muito um Sagrado da Birmânia e ninguém me oferece, é muito injusto e mais blablá".

Não! Aos fãs da caridade alheia só lhes dá para o raio dos Persas! :lol: :lol: :lol:
Acho que ainda não chegou a moda do Sagrado da Birmânia 8)
Eu não percebo também muito bem aquele tipo de gente mas deve ser do tipo "quem não chora não mama" cada vez há mais disso e o pior é que pelo que eu tenho visto, aqueles que mais "choram" são os que mais têm (pelo menos aqui na zona), mas pronto :roll:
Eu também queria muita coisa mas tenho consciência que não posso ter.
É como se começasse a chorar muito a pedir um Ferrai, poderia muito querer um mas para quê? Para depois ficar na garagem por não ter dinheiro para a gasolina? :lol:
(também se me oferecessem um Ferrari, vendia-o logo :lol:)
<p><strong>Ai se me sa&iacute;sse o Euromilh&otilde;es... Faria feliz aqueles que tanto precisam...</strong></p>
Responder

Voltar para “Gatos”