caça ao cão autorizada pela DGV e pela camara municipal

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
DieKalash
Membro Veterano
Registado: quarta jul 06, 2011 1:39 pm

quinta dez 01, 2011 8:00 pm

TheOne Escreveu:
DieKalash Escreveu:Eu até continuava a opinar mas, segundo alguns, por não ter uma solução para o problema, não morar na zona e não ter possibilidade de estar lá no dia 5, tenho que me calar...
Não tem de se "calar", mas lembre-se que foi graças a protestos como este que, há uns anos atrás quando se falou numa matilha de 20 ou 30 cães em Trás-os-Montes, ficou tudo em "águas de bacalhau", e agora essa mesma matilha passou para 200 indivíduos... É que protestar muitos protestaram, mas soluções ninguém arranjou... :roll:
TheOne, eu não estou a defender se os animais devem, ou não, ser abatidos. A tiro é que não! Então mas andamos para trás no tempo??

O que defendo é que esta situação tem que ser amplamente divulgada e mediatizada para que os mesmo erros não se repitam nesta, e noutras zonas do país! Dá trabalho? Dá! Mas eu pago impostos para quê? Para ser eu a resolver os problemas da minha autarquia?
Com os meus melhores cumprimentos,

Bruno Morais

<strong>Todos diferentes, todos animais!</strong>

O meu "filho": http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=91564
Fórum - Dogue Alemão: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=110
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta dez 01, 2011 8:04 pm

As quem soluções são da competência de entidades responsáveis.
São pagos para isso.
Devem fazer o que é preciso ser feito, digam o que digam.

Aqui a conversa é toda de irresponsabilização de quem deve tomar medidas.
Parece que lhes pagamos para organizarem almoçaradas e jantaradas e não para resolverem os problemas dos munícipes.
Existem leis que enquadram as soluções possíveis.
É da sua responsabilidade criar soluções compatíveis com a lei vigente.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
NicaJunior
Membro Veterano
Registado: terça jul 13, 2010 1:43 pm

quinta dez 01, 2011 8:36 pm

Como é óbvio!
Mas não nos podemos esquecer é que quando o assunto é " animais assilvestrados" a contestação é sempre grande. Pois se até por se envenenar os pombos em excesso criticam e protestam...
Nunca é fácil tomar medidas que impliquem de alguma maneira abates de animais . Fazem-se protestos, " inundam-se" caixas de correio electrónico, petições e tudo o mais que se lembram na altura. E as coisas vão-se arrastando até se chegar a estas alturas em que não pode haver mais soluções. Porque , queiramos ou não, quem protesta, manda email e faz petições tambem não sugere outras soluções.
E volto a frisar: As entidades envolvidas neste caso não dizem em lado nenhum que vão matar os cães a tiro. O que têm dito é que só abaterão animais em situação que assim o exija. Mas como falam na associação local de caçadores.... será que estes vão ajudar por terem uma maior experiencia em lidar com estes animais? Será por saberem montar armadilhas? será para ajudar a disparar dardos? Será que a própria edilidade os está a chamar a ajudar para de alguma maneira os responsabilizar também?
Primeiro, levaram os comunistas
e eu nada disse, porque não era comunista

Depois, levaram os sindicalistas
e eu nada disse, porque não era sindicalista

Depois, levaram os judeus
e eu nada disse, porque não era judeu

Depois, levaram-me a mim
e já não havia ninguém que me pudesse defender

Martin Niemöller
Praziquantel
Membro Veterano
Registado: quarta set 28, 2011 11:19 pm

quinta dez 01, 2011 8:42 pm

Não se sabe: lamentávelmente o tópico foi aberto de forma a induzir as pessoas a pensar que vão andar a caçar animais...
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta dez 02, 2011 2:25 am

Mais uma notícia sobre o assunto:

«Cachão: Defensora dos animais classifica de "matança" operação de captura de cães selvagens

Bragança, 30 nov (Lusa) -- A presidente da Associação Zoófila Portuguesa classificou hoje de "uma "matança" a operação de captura de 200 cães selvagens no Nordeste Transmontano e acusou as autoridades de negligência por permitirem que o problema atingisse estas proporções.

Para Ana Fernandes, "é absolutamente lamentável que pensem atuar no sentido de abater animais, resultado da negligência total, quando existem imensas técnicas de captura e pessoas especializadas" para o efeito.

A defensora dos animais reagia, em declarações à Lusa, à notícia da operação que terá início segunda-feira na zona do Cachão, em Mirandela, para capturar uma matilha de 200 cães selvagens que constituem uma ameaça para agricultores, pastores e homens do lixo, segundo as autoridades locais.»

in http://aeiou.visao.pt/cachao-defensora- ... ns=f636544
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta dez 02, 2011 2:36 am

E mais esta. Os sublinhados são meus.

«O presidente da Associação de Caça e Pesca de Frechas, em Mirandela, congratula-se com o anúncio da operação que se inicia na segunda-feira e pretende capturar uma matilha de cerca de duas centenas de cães selvagens nas imediações do aterro sanitário da Terra Quente, naquela freguesia. É uma operação inédita no nordeste transmontano e acontece depois de várias queixas de alegadas tentativas de ataques a agricultores e trabalhadores do aterro. Os alimentos que encontram no aterro sanitário que recebe o lixo de todo o distrito de Bragança e ainda de Vila Nova de Foz Coa, terá estado na origem desta matilha que se foi reproduzindo de forma incontrolável chegando quase às duas centenas de animais. O presidente da associação de caça e pesca da Freguesia de Frechas revela que o caso já foi denunciado há três anos, após um pastor ter sido atacado por alguns desses animais, bem como alguns rebanhos. Depois de 14 cartas registadas enviadas para diversas entidades, José Ramos recebeu com satisfação a notícia da autorização da DGV para a captura dos cães.“São mais de 200 animais, muitos deles nunca viram uma pessoa e há mais de um caso de pessoas atacadas. Demos conhecimento. O gado tem sido atacado frequentemente. Os cães dizimam tudo, não deixam uma peça de caça para trás. Quero ver se há alguém ferido ou morto quem descalça a bota”, sublinhou.O vice-presidente do Município de Mirandela revela que as queixas eram extensivas a tentativas de ataques a agricultores, com propriedades na zona, caçadores e até trabalhadores do aterro sanitário. António Branco garante que o município tem vindo a alertar a direcção-geral de veterinária para este problema de saúde pública e de insegurança, mas só agora há luz verde para avançar após a publicação de editais para duas operações de captura no dia 5 e 19 de Dezembro.“São cães que vivem ali à espera de poder obter alguma alimentação. Conseguem romper a vedação. E todos os anos há muitos abandonos na altura da caça.”O director-geral da Resíduos do Nordeste, empresa intermunicipal que gere o aterro sanitário, confirma que a matilha de cães selvagens já causou prejuízos na vedação da estrutura. Paulo Praça não esconde que existe muita preocupação com os riscos que esta situação pode causar“Têm constituído uma ameaça para as pessoas e têm causado prejuízos e importa resolver essa preocupação.”Esta operação de captura envolve questões de logística muito complicadas que necessitam da intervenção de diversas entidades. Nesse sentido, a DGV conta com a colaboração da CMM, GNR, ICNB, PSP e as corporações de bombeiros. A operação contempla também o abate a tiro nas situações que exigirem este recurso, pelo que estará também presente o veterinário municipal.Os cadáveres serão recolhidos e incinerados.Sobre este assunto, o veterinário Nuno Alegria, docente da UTAD na área de doenças infecciosas nos animais, explica quais os riscos que correm as pessoas que eventualmente possam ser atacadas por cães selvagens:“Não só por causa de uma pessoa poder ser mordida mas porque as fezes deles podem contaminar crianças. E podem ter outras doenças. Quanto à mordedura, não existe histórico de Raiva desde 1950, mas existem outras doenças.”Daí que o veterinário considere a captura de animais de vadios ou errantes uma necessidade:“Para além de um prejuízo, uma pessoa atropela um cão e dá cabo de um carro, podem sempre agredir pessoas ou outros animais”, sublinhou, concordando com esta operação.
Mas, esta operação de captura dos cães selvagens junto ao aterro sanitário de Urjais, está a deixar indignado o presidente da junta de freguesia de Vale Frechoso, Vila Flor, que também está incluída na área do aterro. José Carmino, apesar de satisfeito com a resolução do problema, não gostou de ter sido ignorado pela DGV, quando diz ter denunciado o caso há muito tempo e reclama que os editais também sejam afixados na sua aldeia

in http://www.brigantia.pt/index.php?optio ... &Itemid=43

Sem mais comentários...
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
aisd
Membro Veterano
periquito FALCANITO

sexta dez 02, 2011 9:45 am

Este texto, para mim, levanta algumas questões.
José Ramos recebeu com satisfação a notícia da autorização da DGV para a captura dos cães
Não percebo porque é necessário autorização da DGV para efectuar captura de cães sem dono.
Querem ver que as camâras de Lisboa, Loures, Odivelas (para só citar algumas) tem andado ilegais ?

Espera-se 3 anos para tomar iniciativas ? Talvez eu seja injusta mas parece que alguém ficou contente de passar a batata quente a outro e, entretanto, dedicou-se a assobiar para o ar.
Aposto que há 2 anos (dou 1 ano para pensarem) não haveria tantos problemas logísticos...
E todos os anos há muitos abandonos na altura da caça.
E que faz a camâra com relação aos abandonos ?
Existem leis relativas à obrigatoriedade de chip.
Já lhes ocorreu fiscalizarem ?

Já dá para perceber porque caem pontes com gente em cima.
Provávelmente o respectivo munícipio enviou as queixas para alguém e toca a ler o jornal...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
aisd
Membro Veterano
periquito FALCANITO

sexta dez 02, 2011 9:45 am

Este texto, para mim, levanta algumas questões.
José Ramos recebeu com satisfação a notícia da autorização da DGV para a captura dos cães
Não percebo porque é necessário autorização da DGV para efectuar captura de cães sem dono.
Querem ver que as camâras de Lisboa, Loures, Odivelas (para só citar algumas) tem andado ilegais ?

Espera-se 3 anos para tomar iniciativas ? Talvez eu seja injusta mas parece que alguém ficou contente de passar a batata quente a outro e, entretanto, dedicou-se a assobiar para o ar.
Aposto que há 2 anos (dou 1 ano para pensarem) não haveria tantos problemas logísticos...
E todos os anos há muitos abandonos na altura da caça.
E que faz a camâra com relação aos abandonos ?
Existem leis relativas à obrigatoriedade de chip.
Já lhes ocorreu fiscalizarem ?

Já dá para perceber porque caem pontes com gente em cima.
Provávelmente o respectivo munícipio enviou as queixas para alguém e toca a ler o jornal...
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

sexta dez 02, 2011 11:22 am

tou a ver aqui pessoas tão sensacionalistas como as noticias divulgadas!! :roll:

digam-me uma coisa: sem espingarda de dardos tranquilizantes e sem uma arma de fogo... como é que esperam que os animais sejam capturados?
DieKalash
Membro Veterano

sexta dez 02, 2011 11:29 am

indigo003 Escreveu:tou a ver aqui pessoas tão sensacionalistas como as noticias divulgadas!! :roll:

digam-me uma coisa: sem espingarda de dardos tranquilizantes e sem uma arma de fogo... como é que esperam que os animais sejam capturados?
Está a colocar ambas no mesmo saco? Só para perceber...

Bruno Morais

indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

sexta dez 02, 2011 11:37 am

como unicas maneiras de capturar cães assilvestrados e potencialmente agressivos? sim, estou :wink:
DieKalash
Membro Veterano

sexta dez 02, 2011 11:51 am

indigo003 Escreveu:como unicas maneiras de capturar cães assilvestrados e potencialmente agressivos? sim, estou :wink:
Pois, mas olhe que apesar das semelhanças elas são bastante diferentes: Uma adormece, a outra mata, com sorte à primeira... E sinceramente não estou a ver o Brigantino comum, depois de tomar o mata bicho (alheira e vinho), a acertar à primeira :wink:

Bruno Morais

NicaJunior
Membro Veterano
Registado: terça jul 13, 2010 1:43 pm

sexta dez 02, 2011 12:01 pm

DieKalash Escreveu: E sinceramente não estou a ver o Brigantino comum, depois de tomar o mata bicho (alheira e vinho), a acertar à primeira :wink:
Die! Olhe as urticárias!!!!!! :lol:

Edit: Quote ( mais uma vez ) mal feito. :oops:
Primeiro, levaram os comunistas
e eu nada disse, porque não era comunista

Depois, levaram os sindicalistas
e eu nada disse, porque não era sindicalista

Depois, levaram os judeus
e eu nada disse, porque não era judeu

Depois, levaram-me a mim
e já não havia ninguém que me pudesse defender

Martin Niemöller
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sexta dez 02, 2011 12:05 pm

Você conhece Bragança, o Cachão ou Mirandela por acaso?
Não deve conhecer muito bem, é que de Mirandela a Bragança ainda são uns 50 klm.
O brigantino comum deve decerto ser melhor caçador que quem vive na cidade...e que se visse um javali á frente sem ser no jardim zoológico fugia a sete pés!
DieKalash
Membro Veterano

sexta dez 02, 2011 12:18 pm

NicaJunior Escreveu:
DieKalash Escreveu: E sinceramente não estou a ver o Brigantino comum, depois de tomar o mata bicho (alheira e vinho), a acertar à primeira :wink:
Die! Olhe as urticárias!!!!!! :lol:

Edit: Quote ( mais uma vez ) mal feito. :oops:
Hoje touxe o fenistil :wink:

Bruno Morais

Responder

Voltar para “Cães”