Grooming Chiquinho (cocker)

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
pituxa
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sábado dez 03, 2011 12:41 am

_dani_, mas o uso das cardadeiras, furminators, kings coats e "amigas" é para isso que servem, não?! Para, no caso de não ser feito o stripping, "ajudar" a sair o pêlo morto?
Em relação à saúde perguntei, pois o meu cão leva máquina desde pequeno e, tirando o aspecto mais lanoso em algumas partes do corpo, nunca apanhou nenhum problema de pele... É um sortudo... :wink:

bhess, proteger da chuva e da sujidade? O seu Westie não se molha e não se suja, certo?! Como já disse mais acima, o meu cão leva máquina desde pequeno e nunca perdeu pêlo, por isso acho que não é "chapa 5"...
E em relação à sua "modesta opinião", não é uma questão de perguiça! Não é mais rápido (não é "só" passar a máquina e já está) e tem de ser fazer com alguma frequência, se quer que o cão pareça um Scottie/Westie/Cocker/Whatever e não um "ursinho de peluche" com o pêlo todo "esgadanhado".

Mais, se o "corte" típico do Scottish Terrier não pudesse ser feito à máquina, porque é que groomers (criadores de Scotties) o fariam e o ensinariam?! Ah, é porque não devem perceber nada disto! :wink:
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

sábado dez 03, 2011 1:05 am

pituxa Escreveu:_dani_, mas o uso das cardadeiras, furminators, kings coats e "amigas" é para isso que servem, não?! Para, no caso de não ser feito o stripping, "ajudar" a sair o pêlo morto?
Claro que ajuda! :)
Mas não arranca a totalidade que precisaria arrancar, entretanto é passada a máquina e os que não sairam com as ferramentas mencionadas pela pituxa la ficam, mais uns quantos que vão nascer. E assim sucessivamente.
pituxa Escreveu:Em relação à saúde perguntei, pois o meu cão leva máquina desde pequeno e, tirando o aspecto mais lanoso em algumas partes do corpo, nunca apanhou nenhum problema de pele... É um sortudo... :wink:
E que idade tem o seu cão? Normalmente os problemas de pele associados vão aparecendo a longo prazo. Obviamente existem excepções, mas não devemos fazer delas regra, desaconselhando quem joga pelo seguro ;)

pituxa Escreveu:Mais, se o "corte" típico do Scottish Terrier não pudesse ser feito à máquina, porque é que groomers (criadores de Scotties) o fariam e o ensinariam?! Ah, é porque não devem perceber nada disto! :wink:

Sobre isto alerto apenas que existem bons e maus profissionais, e também pessoas que sabem o que se deve fazer, e há outras que sabem o que se deve fazer e o porquê . Claramente há quem se interesse mais por saber tudo e mais alguma coisa sobre o assunto, e há quem se fique pelo básico, aconselhando o mesmo que faz aos seus próprios cães :wink:

Eu também me considero boa criadora de hamsters, e no entanto não chego aos calcanhares de criadores holandeses que conheço. Tanto pela enorma falha de informação e valorização que cá se encontra face aos mesmos, como a nível económico. Embora saiba que eles ficariam melhor numa gaiola de um metro, só tenho dinheiro para os colocar em gaiolas de 50 cm, e eles "estão bem" (nunca lhes perguntei, mas aparentam estar), são saudáveis, têm um pêlo bonito, são activos... e o mesmo aconselho de mínimo a quem me pergunta medidas ideais. No entanto, concordo que um metro como mínimo (assim o exigem alguns criadores holandeses a quem lhes compram hamsters) seria mesmo o ideal.

Acho que o meu exemplo, apesar de ser sobre outro tema, explica muita coisa :wink:
__dani__
Membro Veterano

sábado dez 03, 2011 1:10 am

bhess Escreveu: Dani, com a experiência vais reduzir essas 8 horas para metade, ou mais, quer dizer... ou menos!! Vais ver!! :wink:
:D obrigada! Eu também espero que sim!! :)
__dani__
Membro Veterano

sábado dez 03, 2011 1:15 am

bhess Escreveu: Exacto!! Estava a esquecer-me desse facto (ou será "fato"?)...
Eu recuso-e a matar a minha língua! Chamem-me quadrada retrograda se quiserem! 8)
pituxa
Membro

sábado dez 03, 2011 1:29 am

Vai para os 7 anos (pode comprar-lhe a prenda - dia 16 de Março :P ).

Em relação aos "profissionais"... a _dani_ não se vai informar sobre saúde animal numa farmácia, ou vai? Eu não me vou informar sobre grooming/características específicas de uma raça quase desconhecida (thank god) em Portugal neste país onde nem um clube de raça temos, "né"?! :wink:
Estou a falar, por exemplo do STCA, que tem toneladas de boa informação para amantes/donos de exemplares desta raça.

Mais atrás, penso que no meu 2.º post, disse que não era profissional, nem o queria ser. Também lhe expliquei o porquê (resumidamente) de não pôr o meu cão nas mãos de qualquer pessoa. Por isso, daqui volto a frisar que não sou boa no que faço ao pêlo do meu cão, não sou contra o stripping, mas acho que nenhum cão morre ou fica sem pêlo/pele se for feito trimming e não stripping. :wink:

Em relação à comparação dos hamsters, não a conheço, por isso não me vou pronunciar directamente, mas posso-lhe dizer que, seu eu não tivesse condições para tratar do meu cão e dar-lhe o melhor (sim, prefiro comprar coisas que ele precisa do que "futilidades" para mim), pode ter a certeza que este "menino" já não estava entre nós há muito tempo, pois fazê-lo sofrer, NUNCA. :wink:

Em relação ao "(des)acordo", "facto" não muda para "fato". :wink:
__dani__
Membro Veterano

sábado dez 03, 2011 2:58 am

pituxa Escreveu:Vai para os 7 anos (pode comprar-lhe a prenda - dia 16 de Março :P ).

Em relação aos "profissionais"... a _dani_ não se vai informar sobre saúde animal numa farmácia, ou vai? Eu não me vou informar sobre grooming/características específicas de uma raça quase desconhecida (thank god) em Portugal neste país onde nem um clube de raça temos, "né"?! :wink:
Estou a falar, por exemplo do STCA, que tem toneladas de boa informação para amantes/donos de exemplares desta raça.

Mais atrás, penso que no meu 2.º post, disse que não era profissional, nem o queria ser. Também lhe expliquei o porquê (resumidamente) de não pôr o meu cão nas mãos de qualquer pessoa. Por isso, daqui volto a frisar que não sou boa no que faço ao pêlo do meu cão, não sou contra o stripping, mas acho que nenhum cão morre ou fica sem pêlo/pele se for feito trimming e não stripping. :wink:

Em relação à comparação dos hamsters, não a conheço, por isso não me vou pronunciar directamente, mas posso-lhe dizer que, seu eu não tivesse condições para tratar do meu cão e dar-lhe o melhor (sim, prefiro comprar coisas que ele precisa do que "futilidades" para mim), pode ter a certeza que este "menino" já não estava entre nós há muito tempo, pois fazê-lo sofrer, NUNCA. :wink:

Em relação ao "(des)acordo", "facto" não muda para "fato". :wink:
Sobre o assunto trimming x Stripping, já disse o que tinha a dizer, cabe a cada um fazer os seus próprios juízos, e opções.

Quando aos meus hamsters, garanto-lhe que são muitos bem cuidados, e têm óptimas condições. Obviamente há melhores, há sempre melhores! Era aí que eu queria chegar ;)

Quando ao presente de aniversário... quem sabe não lhe ofereço uma navalha de stripping! 8) :wink:
pituxa
Membro

sábado dez 03, 2011 9:32 am

__dani__ Escreveu:Quando aos meus hamsters, garanto-lhe que são muitos bem cuidados, e têm óptimas condições. Obviamente há melhores, há sempre melhores! Era aí que eu queria chegar ;)

Quando ao presente de aniversário... quem sabe não lhe ofereço uma navalha de stripping! 8) :wink:
Quanto aos hamsters: está a ver, cada um faz o que acha melhor. Tal como eu com o meu cão. :wink:

Quanto à navalha de stripping, acho que a guardaria para um cão que a poderia usar, pois, como sabe, se fizer stripping a um cão de 7 anos, o cão ficaria quase sem pêlo e seria uma "sessão de tortura" de arranque de pêlos e não de grooming. :evil: Mas agradeço a intenção! :wink:

É a discutir que se aprende... ou não. :D

Martavences, desculpe o off-topic. :oops:
cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

sábado dez 03, 2011 11:59 am

pituxa Escreveu:em relação ao "(des)acordo", "facto" não muda para "fato". :wink:
Pequeno des(acordo): a palavra facto passa a ter dupla grafia :wink:
Martavences
Membro Veterano
Registado: quinta abr 10, 2008 4:36 pm

sábado dez 03, 2011 12:23 pm

pituxa Escreveu:
Pedra Escreveu:Obrigada.
No entanto continua a fazer-me imensa confusão as 8 horas seguidas.
Não pretendendo lançar polémicas, mas faz-me mesmo confusão, como um dono e um profissional se gabam de sujeitar um animal a 8 horas seguidas de plucking, escovagem, banho, secagem e acabamentos , e de o manter na ordem quando ele se mostra cansado...
:o
É precisamente com medo disso é que eu não levo o meu a um groomer... Ele é "dono do seu nariz" e não gosta de fazer de estátua. Eu trato dele (não sou profissional e nunca o vou ser, mas ele está quase com o corte "no ponto") para lhe dar bem estar e evitar gritos e "pô-lo na ordem" (desculpem, mas a última pessoa que tentou pôr o meu cão "na ordem" ficou a falar sozinho, pois peguei no cão a meio do serviço e vim-me embora).
Levo no máximo 3 horas para lhe tratar do pêlo, entre banho, brincadeira, penteadelas, xixis, secagens e recompensas (não necessariamente por esta ordem). Para mim, recompensar o cão é muito importante, se o bicho se está a portar bem. Não percebi o post da martavences em que dizia que eram 8 horas e sem biscoitos... :?
Porque houve quem tenha dito que para manter um cao quieto e para se portar bem que lhe dá biscoitinhos/goloseimas e eu quis dizer que para manter o Chico bem comportato e calmo não preciso de lhe dar biscoitos durante a tosquia. :)
Martavences
Membro Veterano

sábado dez 03, 2011 12:34 pm

__dani__ Escreveu:JackCocker o pêlo do Chico vem com zero nós! Aliás, infelizmente é raro me aparecer um cocker, ou mesmo um cão de qualquer outra raça, com o pêlo tão bem tratado como o Chico! :wink:
Obrigada Dani por esclareceres esta dúvida do forista mas é que gosto pouco que duvidem da maneira como trato o pêlo do meu chiquinho pois continuo a dizer que há muito poucos donos que têm a mesma paciência e dedicação que eu tenho com o meu menino.
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

sábado dez 03, 2011 12:40 pm

Visto que estão a falar de grooming.
Queria colocar uma questão.
A textura do pêlo, crescimento do pêlo e luminosidade do pêlo da Pucca, alterou-se. Poderá dever-se ao uso da máquina nos cortes de pêlo da Pucca? Já levou até agora 3 cortes.

Outra coisa, adorei o corte, está excelente (: Nunca vi nada assim, pelo menos aqui em Guimarães :wink:
Martavences
Membro Veterano

sábado dez 03, 2011 12:45 pm

__dani__ Escreveu:
Pedra Escreveu: Parece-me ter lido que foi das 9 as 17h, apenas uma pausa para a Dani beber um café e comer uma laranja (se não me engano).
Exacto, foi o único momento em que parei (só não bebi café, não gosto! tirei foi para o dono :wink: ). No entanto, e penso que a Marta se estará a referir a isso, houve um momento em que coloquei o Chico no chão para esticar as perninhas e brincar com o meu cão para descontrair, que foi exactamente antes de o levar para o banho!
Pedra Escreveu: Agora se quer saber mesmo o que para mim seria preferível, pois aqui vai:
Na impossibilidade de fazer esse tipo de trabalho mais rápido, que tal fazer em 2 ou 3 vezes (dias diferentes?)
Pedra, sem dúvida isso seria mesmo o ideal, o problema é que a Marta é de Coimbra, e eu sou de Aveiro. Fica um bocadinho fora de mão.

Exactamente, era a essa altura a que me estava a referir.
Teffie
Membro Veterano
Registado: sexta mai 11, 2007 5:51 pm

sábado dez 03, 2011 1:59 pm

ReginaVieira Escreveu:Visto que estão a falar de grooming.
A textura do pêlo, crescimento do pêlo e luminosidade do pêlo da Pucca, alterou-se. Poderá dever-se ao uso da máquina nos cortes de pêlo da Pucca? Já levou até agora 3 cortes.

Outra coisa, adorei o corte, está excelente (: Nunca vi nada assim, pelo menos aqui em Guimarães :wink:
O estado do pêlo pode ser afectado por enumeros factores, alimentaçao, cuidados de higiene(banhos, escovagens), o exterior, o estado da mente, etc...
Se nao mudou a alimentaçao da pucca, se ela nao sofreu situaçoes de stress ou mudanças drasticas na rotina, se nao mudou de champô nem de escova, basicamente se tudo esta igual e notou que o pêlo cresce muito devagar, esta baço e sem brilho e tem aquela textura fina, fraca e seca, entao pode ser por causa da tosquia com maquina. Isso pode ser pêlo morto, que ao nao ser retirado, nao deixa crescer o novo e saudavel.
__dani__
Membro Veterano

sábado dez 03, 2011 2:02 pm

pituxa Escreveu: Quanto aos hamsters: está a ver, cada um faz o que acha melhor. Tal como eu com o meu cão. :wink:
Eu não disse que achava que era o melhor! Eu disse que era o melhor que lhes podia oferecer (pelo menos por enquanto, que já ando a ver gaiolas xxl para quando tiver melhores possibilidades financeiras para isso). Mas é o melhor que posso dar, e "melhor que posso dar" já não é nada mau.
pituxa Escreveu:Quanto à navalha de stripping, acho que a guardaria para um cão que a poderia usar, pois, como sabe, se fizer stripping a um cão de 7 anos, o cão ficaria quase sem pêlo e seria uma "sessão de tortura" de arranque de pêlos e não de grooming. :evil: Mas agradeço a intenção! :wink:
Primeiro, já vi que a minha explicação passou-lhe ao lado, mas eu explico de outra forma: Prolongar o corte de máquina durante mais tempo, vai prejudicar mais do que arrancar o pêlo que está a mais em qualquer idade que seja (desde que o cão tenha o tal pêlo a mais. Obviamente um cão que pela idade está com falta de pêlo, isso não se aplicaria). Quanto à "tortura", ha maneiras e maneiras de se fazer as coisas. A pituxa vive com o seu cão, portanto uma secção de 10 minutos diários seria mínimo para ele comparativamente aos problemas que podem surgir por insistir no trimming. E quanto a isto, I rest my case.
pituxa Escreveu:É a discutir que se aprende... ou não. :D
É esse o objectivo de uma discussão saudável :wink:
__dani__
Membro Veterano

sábado dez 03, 2011 2:18 pm

ReginaVieira Escreveu:Visto que estão a falar de grooming.
Provavelmente sim. :wink:

A Pucca têm subpêlo? Caso a resposta seja sim, ela larga esse subpêlo naturalmente? (ou seja, nota muito pêlo pela casa, ou quando simplesmente a escova nas épocas típicas da muda, o pêlo velho sai com facilidade?)
ReginaVieira Escreveu:Outra coisa, adorei o corte, está excelente (: Nunca vi nada assim, pelo menos aqui em Guimarães :wink:
Obrigada =)
Última edição por __dani__ em segunda dez 30, 2013 2:47 pm, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Cães”