pituxa Escreveu:_dani_, mas o uso das cardadeiras, furminators, kings coats e "amigas" é para isso que servem, não?! Para, no caso de não ser feito o stripping, "ajudar" a sair o pêlo morto?
Claro que ajuda!

Mas não arranca a totalidade que precisaria arrancar, entretanto é passada a máquina e os que não sairam com as ferramentas mencionadas pela pituxa la ficam, mais uns quantos que vão nascer. E assim sucessivamente.
pituxa Escreveu:Em relação à saúde perguntei, pois o meu cão leva máquina desde pequeno e, tirando o aspecto mais lanoso em algumas partes do corpo, nunca apanhou nenhum problema de pele... É um sortudo...
E que idade tem o seu cão? Normalmente os problemas de pele associados vão aparecendo a longo prazo. Obviamente existem excepções, mas não devemos fazer delas regra, desaconselhando quem joga pelo seguro
pituxa Escreveu:Mais, se o "corte" típico do Scottish Terrier não pudesse ser feito à máquina, porque é que groomers (criadores de Scotties) o fariam e o ensinariam?! Ah, é porque não devem perceber nada disto!

Sobre isto alerto apenas que existem bons e maus profissionais, e também pessoas que sabem o que se deve fazer, e há outras que sabem o que se deve fazer e o
porquê . Claramente há quem se interesse mais por saber tudo e mais alguma coisa sobre o assunto, e há quem se fique pelo básico, aconselhando o mesmo que faz aos seus próprios cães
Eu também me considero boa criadora de hamsters, e no entanto não chego aos calcanhares de criadores holandeses que conheço. Tanto pela enorma falha de informação e valorização que cá se encontra face aos mesmos, como a nível económico. Embora saiba que eles ficariam melhor numa gaiola de um metro, só tenho dinheiro para os colocar em gaiolas de 50 cm, e eles "estão bem" (nunca lhes perguntei, mas aparentam estar), são saudáveis, têm um pêlo bonito, são activos... e o mesmo aconselho de mínimo a quem me pergunta medidas ideais. No entanto, concordo que um metro como mínimo (assim o exigem alguns criadores holandeses a quem lhes compram hamsters) seria mesmo o ideal.
Acho que o meu exemplo, apesar de ser sobre outro tema, explica muita coisa