caça ao cão autorizada pela DGV e pela camara municipal

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
cookie1
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2008 10:43 am

segunda dez 05, 2011 11:31 am

li aqui coisas fantásticas.

conheço muito bem mirandela, frechas, cachão e todo trás-os-montes e sei bem como dar um tiro (ou mais) a um cão é coisa fácil e infelizmente quotidiana. envenenar animais, atropelar, afogar etc etc...

acho fantástico como é que a câmara, na pessoa do sr. vereador, se desmarca da proposta feita por um técnico da câmara, a trabalhar no caso...

é no mínimo surreal que se proponham a matar os animais assim, ainda para mais com a "ajuda" dos caçarretas que devem ter abandonado muitos dos cães que integram a matilha original. era sim de ver a câmara a fiscalizar as condições em que os actuais cães desses caçadores são mantidos, verificar o boletim de vacinas, a colocação do chip e o seu registo na junta. Aí aplaudia de pé!!

a autarquia celebra protocolos e acciona campanhas para coisas que me parecem interessantes, porque não também para esta situação? que crie sinergias e que inicie negociações com demais organismos e câmaras. o aterro é interconcelhio certo?pois que os demais concelhos que mandam para lá o lixo apertem a fiscalização da posse dos cães dos seus munícipes (há que haver controlo!!) e que esses concelhos recebam alguns dos cães dessa matilha. que criem protocolos com associações, havendo cães de raça na matilha, que contactem com criadores que poderão ter 1 lugar em sua casa para, de modo voluntário, ficarem com um exemplar mais (não para procriação), não custa tentar...

é verdade que é muito triste que se tenha deixado as coisas chegarem a este ponto... é muito triste que não se comprove o que se alega (ataques de cães a pessoas??? é pá... sou meio transmontana, vou para lá amiude, tenho lá família e nunca, mas nunca ouvi semelhante... onde estão os relatórios hospitalares a comprovar o facto???); os cães comem a caça e não deixam nada para os caçadores'????? mmm... a falta de caça não será fruto das caçadas ilegais que todo o ano decorrem, evitando que a fauna se reproduza??? não... são os cães que caçam as lebres, os tordos e as perdizes...

a autarquia demonstrou uma postura irresponsável em todo o processo... a estratégia foi usar do alarmismo para conseguir levar a água ao seu moinho mas felizmente as coisas parecem ter sido travadas. há que agir sim mas com respeito pela lei pois é para isso que ela existe.

se não conseguem capturar os animais sozinhos peçam ajuda, fiscalizem TODOS os donos de cães do concelho, nem que seja para identificar os cães e seus donos. promovam a esterilização (celebrem protocolos com a animais de rua, promovam a recolha de fundos junto da população etc.), promovam a adopção responsável (não só as oliveiras e as árvores de natal merecem um adoptante responsável...). há que tentar de tudo para resolver esta situação a bem.

mas reparem, infelizmente e conhecendo a zona como conheço, tenho a certeza que vai haver gente mal formada que vai fazer o que havia sido proposto... :-( já o faziam anteriormente...
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

segunda dez 05, 2011 1:22 pm

sasquatch Escreveu:O ICN tem feito boas porcarias, tem....tudo o que cheire a custos, fogem logo! É sempre na lógica da economia.

Uma vez foram retirar animais selvagens de grande porte que um particular mantinha indevidamente em cativeiro. O vet. deles era tão bom que conseguio matar já não sei se um se dois desses animais :x
Boa...porque um veterinário cometeu um erro já é o ICNB que não funciona bem!! adoro generalizações... sério que adoro! :roll:
Babaorum
Membro Veterano
Registado: domingo out 31, 2010 6:09 pm

segunda dez 05, 2011 1:42 pm

Por aquilo que eu me lembro a coisa correu mal precisamente porque o anestésico NÃO foi administrado por um vet :roll:
<p>I see dumb people.&nbsp;They don't see each other. They only see what they want to see. They don't know they're dumb. I see them all the time. They're everywhere. &nbsp;</p>
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

segunda dez 05, 2011 1:42 pm

Tassebem, numa altura como esta, acha que seria bem vista a despesona brutal que seria feita com animais assilvestrados e sem hipótese de adopção?
Quando até nos apoios sociais se está a cortar????
Patrocinios isso foi chão que deu uvas, digo-lhe eu. Cada vez são mais raros e dificies de arranjar, não estou a ver arranjar patrocinios para cães meio selvagens. E ese tal terreno, daqui a uns tempos seria mais um local de despejo de mais animais.
E que os alimentaria? Mais E quem faria a manutenção dos animais em termos de saúde?
O vet. municipal? Então também o faria aos animais dos municipes carenciados...
Um santuário com dezenas de cães? Arranjem é santuários para espécies em risco, não é para cães assilvestrados!

Não sejam liricos, desculpem lá!
cookie1
Membro Veterano

segunda dez 05, 2011 2:08 pm

sasquatch Escreveu:Tassebem, numa altura como esta, acha que seria bem vista a despesona brutal que seria feita com animais assilvestrados e sem hipótese de adopção?
Quando até nos apoios sociais se está a cortar????
Patrocinios isso foi chão que deu uvas, digo-lhe eu. Cada vez são mais raros e dificies de arranjar, não estou a ver arranjar patrocinios para cães meio selvagens. E ese tal terreno, daqui a uns tempos seria mais um local de despejo de mais animais.
E que os alimentaria? Mais E quem faria a manutenção dos animais em termos de saúde?
O vet. municipal? Então também o faria aos animais dos municipes carenciados...
Um santuário com dezenas de cães? Arranjem é santuários para espécies em risco, não é para cães assilvestrados!

Não sejam liricos, desculpem lá!
porque não aplicar esse raciocínio às demais espécies... começando pela nossa???

este tópico sofreu algns desvios... serviu para alertar sobre o que se estava a apssar e para quem não concordasse com tal, se fizesse ouvir. se mais não se pode fazer, pelo menos exigir que O GOVERNO LOCAL ACTUE EM CONFORMIDADE COM A LEI. acha demais? acha lírico?? eu não... aliás, acho decrépito esta situação ter chegado a este ponto...

acha que não há donativos? como sabe? (pergunta retórica)... eu não sei, aliás, eu acredito que algo se pode fazer por aqueles (se não por todos pelo menos por alguns) e por outros, potenciais vítimas de energúmenos humanos... isto se a autarquia quiser... se quer para as oliveiras, pq não para os patudos?
vitorina
Membro Veterano
Registado: quarta abr 29, 2009 4:41 pm
Localização: duas cadelas Pura e Becas. Duas caturras o Zé e a Rosa

segunda dez 05, 2011 2:19 pm

Hoje vi outra vez imagens dos cães, desta vez vi também 2 de porte pequeno, um parecia um podengo pequeno, completamente apavorados encostados um ao outro, não haverá associações que possam ajudar fazendo uma triagem e levarem para já os mais mansos e velhos :?:
tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

segunda dez 05, 2011 2:32 pm

Eu adoraria ajudar estes cães. ADORARIA, mas não posso etal como eu , imagino que muitas de nós estarão na mesma situação que eu.

As perguntas que o ou a sasquath são reais e eu falo por mim que tenho animais em hotel e que no inicio toda a gente ajuda e depois as coisas vão esmorecendo e as ajudas vão-se perdendo pelo caminho, que seria o que iria acontecer a estes animais.

As pessoas gostam de mediatismo e quando este passa esquecem-se facilmente que os animais é uma responsabilidade até morrerem.

Se as ajudas escaceiam para cães potencialmente adoptavéis como é que não iriam faltar para estes animais v´timas dos humanos?

Quem deveria pagar o sustento e cuidados a estes animais seriam os responsáveis por esta situação ter chegado a este ponto

Eu não conseguiria estar a ajudar mensalmente durante 10 ou 15 anos estes animais
cookie1
Membro Veterano

segunda dez 05, 2011 2:50 pm

existe em mirandela uma associação que mais não é do que uma pessoa que gasta literalmente tudo o que tem para ajudar os que tem a seu cargo e infelizmente não o consegue fazer da maneira melhor...

realmente não sei se a câmara chegou a ajudar com o que quer que fosse para esta pessoa manter os cães mas sei que sofre pessoalmente e cara a cara várias ameaças diariamente e é frequentemente insultada. sei tb que os canitos não estão melhor pq essa pessoa não consegue. ou seja, é impensável ela recolher mais pois já tem a seu cargo quase 200 cães...

a câmara (por falta de fiscalização, por inércia ou pelo que seja) criou/permitiu que a situação chegasse a este ponto e NÂO é a matar os animais a tiro que a deve resolver. se se mexem para conseguir fundos europeus para pontes, edifícios etc. também têm que se mexer para as demais coisas.

se pedirem auxílio a associações de defesa dos animais e aos demais municípios que enviam para la o lixo, de certeza que a resposta será positiva. mesmo assim devem contactar outros municípios exemplares nesta questão dos animais de companhia, aprender com os outros é uma boa ideia.

agora, parados, de braços cruzados claro que o problema se vai agravar...
cookie1
Membro Veterano

segunda dez 05, 2011 2:54 pm

ah! e deixo aqui uma nota para o mau jornalismo que se faz neste país... a ideia com que uma pessoa fica é que estes são os cães do inferno...

quando é precisamente o contrário: as pessoas que criaram esta situação é que são saídas do inferno...

e não vi uma única reportagem a abordar a questão pelo prisma legal... quem fez o quê; se não fez porquê...

os cães atacam as pessoas e os bens e ninguém pode sair à rua?!?!?!??!

e depois lá mostram os desgraçados famintos, mal tratados... eh pá, é mesmo muito triste...

ah! e depois a agora omnipresente desculpa da crise... bffff... olhem que para telemóveis, cartões de credito e ajudas de custo já não deve haver crise...
tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

segunda dez 05, 2011 3:11 pm

Tassebem Escreveu:Aproveitando o facto de este tópico estar, de momento, (ligeiramente) menos abardinado, vou dizer o que fazia se fosse presidente da Câmara de Mirandela e me visse com um problema destes entre mãos... bem, para já, provavelmente não me veria, porque teria procurado resolver o problema de uma meia dúzia de cães errantes há três anos, activando os meios de que dispunha antes de o deixar avolumar desta maneira, em vez de me limitar a pedir a outras entidades (no caso, DGV) que me resolvesse o problema e de ficar à espera sentada.

Mas, retomando a premissa inicial, eu, Tassebem, presidente da CMM, ciente da minha quota-parte de responsabilidade na existência de 200 cães assilvestrados no meu concelho, procuraria resolver o problema sem prejudicar os animais, que são os que menos culpas -- nenhumas, mesmo -- têm neste cartório.

Assim, procuraria um terreno amplo, propriedade da câmara, para realojar esses animais. Aproveitando o mediatismo actual e o interesse da sociedade civil no caso, pediria patrocínios a empresas para o vedar. E criava um santuário para esses animais. Não é inédito, já foi feito. Em Portugal.

Concitando vontades, falaria com a OMV para pedir veterinários voluntários para a captura em termos legais, éticos e humanos dos animais. Falaria também com a DGV e com outras entidades que pudessem ajudar, com técnicos especializados neste tipo de capturas.

Os animais seriam passados pelo leitor de chips (e os eventuais proprietários chamados à pedra no caso de abandono, ou devolvidos os animais perdidos aos donos). Seriam eutanasiados os que estivessem muito doentes. Os outros seriam castrados e recolocados no dito santuário, pra viverem como acabaram por se habituar a viver até ao fim dos seus dias naturais. Pediria patrocínios a empresas, locais e não só, para a alimentação desses animais. Pedria patrocínios a farmacêuticas para os produtos necessários a esta operação.

Dava uma reviravolta a este caso, que começou tão mal, e transformava-o num exemplo pela positiva de como é possível resolver um problema sem sacrificar os mais inocentes.

E, a partir daqui, instruía as entidades próprias da câmara e as entidades de nível nacional para nunca mais deixarem que um problema desta envergadura (ou na sua menor escala) se verificasse. Com fiscalização activa, que poderia prevenir tantos problemas destes e semelhantes, e que é aquilo que não existe em lado nenhum.

Se eu fosse presidente da Câmara de Mirandela, poupava e protegia os inocentes e punha o meu município no mapa pela positiva.

Podia não conseguir, mas pelo menos tentava. E sem se tentar nunca se fica a saber se não seria possível.
Tassebem eu voto em si para Presidente da Câmara, porque acredito que o fizesse
cookie1
Membro Veterano

segunda dez 05, 2011 3:20 pm

tiabela Escreveu:
Tassebem Escreveu:Aproveitando o facto de este tópico estar, de momento, (ligeiramente) menos abardinado, vou dizer o que fazia se fosse presidente da Câmara de Mirandela e me visse com um problema destes entre mãos... bem, para já, provavelmente não me veria, porque teria procurado resolver o problema de uma meia dúzia de cães errantes há três anos, activando os meios de que dispunha antes de o deixar avolumar desta maneira, em vez de me limitar a pedir a outras entidades (no caso, DGV) que me resolvesse o problema e de ficar à espera sentada.

Mas, retomando a premissa inicial, eu, Tassebem, presidente da CMM, ciente da minha quota-parte de responsabilidade na existência de 200 cães assilvestrados no meu concelho, procuraria resolver o problema sem prejudicar os animais, que são os que menos culpas -- nenhumas, mesmo -- têm neste cartório.

Assim, procuraria um terreno amplo, propriedade da câmara, para realojar esses animais. Aproveitando o mediatismo actual e o interesse da sociedade civil no caso, pediria patrocínios a empresas para o vedar. E criava um santuário para esses animais. Não é inédito, já foi feito. Em Portugal.

Concitando vontades, falaria com a OMV para pedir veterinários voluntários para a captura em termos legais, éticos e humanos dos animais. Falaria também com a DGV e com outras entidades que pudessem ajudar, com técnicos especializados neste tipo de capturas.

Os animais seriam passados pelo leitor de chips (e os eventuais proprietários chamados à pedra no caso de abandono, ou devolvidos os animais perdidos aos donos). Seriam eutanasiados os que estivessem muito doentes. Os outros seriam castrados e recolocados no dito santuário, pra viverem como acabaram por se habituar a viver até ao fim dos seus dias naturais. Pediria patrocínios a empresas, locais e não só, para a alimentação desses animais. Pedria patrocínios a farmacêuticas para os produtos necessários a esta operação.

Dava uma reviravolta a este caso, que começou tão mal, e transformava-o num exemplo pela positiva de como é possível resolver um problema sem sacrificar os mais inocentes.

E, a partir daqui, instruía as entidades próprias da câmara e as entidades de nível nacional para nunca mais deixarem que um problema desta envergadura (ou na sua menor escala) se verificasse. Com fiscalização activa, que poderia prevenir tantos problemas destes e semelhantes, e que é aquilo que não existe em lado nenhum.

Se eu fosse presidente da Câmara de Mirandela, poupava e protegia os inocentes e punha o meu município no mapa pela positiva.

Podia não conseguir, mas pelo menos tentava. E sem se tentar nunca se fica a saber se não seria possível.
Tassebem eu voto em si para Presidente da Câmara, porque acredito que o fizesse
subscrevo na íntegra. aliás, os energúmenos que estão a ser pagos para tratar das questões em vez de se saírem com ideias abomináveis e ilegais, deviam era ter esse tipo de postura e iluminação mental.

há que tentar!! e há que ir atrás daqueles que abandonam e maltratam bolas!!! enquanto isso não for feito o problema persistirá pois a origem mantem-se: o ser humano me**oso.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

segunda dez 05, 2011 3:27 pm

Os cães estão sarnentos, vocês não repararam nas imagens?
Vão meter aqueles animais num canil e vão encher tudo de sarna.
Acham que não me custa ver aquilo, toda a vida tive animais, gosto imenso de cães, as proprias autoridades lhes custa, mas não tenham ilusões, a actuar em conformidade com a lei, os bichos terão de ser abatidos porque já houve ataques, só quem nunca viu uma matilha assilvestrada pode ter sequer ideias sonhadoras em lidar com aqueles bichos.
Aqueles bichos são um atentado grave à saúde pública, se querem saber acho que é mesmo uma misericórdia acabar com aqueles animais.
DieKalash
Membro Veterano
Registado: quarta jul 06, 2011 1:39 pm

segunda dez 05, 2011 3:37 pm

Abate: Admito que sim...

A tiro: NÃO!!
Com os meus melhores cumprimentos,

Bruno Morais

<strong>Todos diferentes, todos animais!</strong>

O meu "filho": http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=91564
Fórum - Dogue Alemão: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=110
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

segunda dez 05, 2011 3:40 pm

Ao que parece a captura destes cães não chegou a acontecer! alguem sabe de algo?
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

segunda dez 05, 2011 3:44 pm

«se eu fosse, se eu pudesse, se fosse comigo»... ainda bem que não é, ufa!
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
Responder

Voltar para “Cães”