Educar um cão perto da mãe dele

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

kelinhapbl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am

segunda dez 05, 2011 11:29 pm

Os meus cães têm sempre a porta das traseiras aberta, se estiver bom tempo, e podem escolher entre estar no jardim ou dentro de casa. Claro que quando começa a ficar frio, ala p'ra frente da lareira (espertos!), e é lá que ficam a dormir.

Mas isto para dizer o quê: o meu jardim é fechado, não há outros animais com acesso ao espaço, nem sequer pessoas, e os meus andavam lá enquanto ainda estavam a levar o protocolo de vacinação, quando eram bebés... Nunca houve qualquer problema...
Rafeirinho30
Membro
Registado: domingo out 23, 2011 12:23 am

terça dez 06, 2011 12:15 am

A minha cadela tem abrigo, casota e as tigelas da comida e da água todas abrigadas. Nunca a vi a tremer de frio e ela adora andar à chuva. O prquenino às vezes até dentro de casa tem frio até porque ainda tem pouco pêlo.

Tenho 18 anos, sou o mais novo da familia. Já tentei sensibilizar os meus pais e os meus irmãos mais velhos a termos os cães dentro de casa mas nunca concordaram. Até pensei em fazer isso com o mais novo, mas duvido que deixem a minha cadela andar também dentro de casa e depois seria muito injusto. Também já pensei em mandar fazer uma daquelas portinhas para cães no portão da garagem mas não houve verba na altura.
kelinhapbl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am

terça dez 06, 2011 12:24 am

É sempre complicado ser o mais novo e não ter muito poder de decisão.. Vá tentando convencê-los a deixá-los dentro de casa... Quando ficam habituados a estar sempre na rua, depois não se sabem comportar dentro de casa... Precisam de ser ser educados novamente...
Rafeirinho30
Membro

terça dez 06, 2011 12:53 am

A minha cadela começou a ficar sempre na rua a partir dos 6 meses de idade (mais coisa menos coisa). Hoje tem 7 anos e voltou para dentro de casa por causa da ninhada e ainda faz as necessidades no jornal. Fiquei mesmo pasmado, pensei que a tivesse de educar de novo!
DieKalash
Membro Veterano
Registado: quarta jul 06, 2011 1:39 pm

terça dez 06, 2011 1:06 am

Já que tem que ficar na rua, ao menos que seja abrigada.

Quanto ao cachorro (e esta é a minha visão), se o puser numa redoma ie, quando em novo dentro de casa, com 6 meses rua, não terá ele uma propensão maior a doenças? Pergunto. A mudança pode até nem ser boa a nível psicológico. Já que é para ficar no quintal, se calhar é melhor começar cedo e não me parece que passe frio perto da mãe!
Com os meus melhores cumprimentos,

Bruno Morais

<strong>Todos diferentes, todos animais!</strong>

O meu "filho": http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=91564
Fórum - Dogue Alemão: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=110
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

terça dez 06, 2011 7:53 pm

Nunca vou perceber (e nem quero :x ), que se habitue um animal a estar em casa até aos 6 meses e depois de repente, faz-te à vida na rua que já tens bom corpo.
Não me entra, desculpem lá!
É de um absurdo! Se fosse eu, com 18 ou 12 anos, lhe garanto, o meu cão estava em casa desde o inicio ou eu dormia na garagem!
joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

terça dez 06, 2011 8:44 pm

A minha cadela viveu dentro de casa até cerca dos oito meses por vários motivos. Primeiro porque queria que ela aprendesse a comportar-se devidamente dentro de casa e depois porque em cachorros têm mais propensão a ficar doentes e queria protegê-la do frio e calor, mesmo tendo ela boas condições lá fora. Acho um bocado "bruto" deixar um cachorro na rua, especialmente quando está longe dos irmãos e mãe e precisa de socializar e aprender as regras básicas e rotina, para nós foi excelente, ela aprendeu muito rápido a fazer sempre as necessidades na rua e a comportar-se dentro de casa.

Depois começámos a deixá-la escolher entre estar em casa ou na rua, com o nosso outro cão, na altura, o Bóris, que também passou pelo mesmo processo, nos primeiros meses esteve em casa, connosco e depois ficou no páteo. Juro que nunca notei infelicidade nos meus cães por estarem na rua, tinham sempre abrigo, duas casotas, sombra, sol, água, espaço para correr e brincar. Eles divertiam-se imenso juntos e agora a Maya, embora sozinha, continua a adorar estar lá fora. Rebolava-se na relva (agora já não temos relva no sitio onde ela está, só no jardim), estica-se toda na pedra fresca, espanta pardais, cusca tudo o que se passa na rua. Se eu der à minha cadela a escolher entre ficar na rua ou casa, epecialmente nas hóras em que não está ninguem em casa e ela me pudesse responder, juro que ela escolheria ficar lá fora.

Durante os períodos de muito calor ou frio, vem para dentro e fica com o gato, portam-se lindamente, a minha cadela é um anjo, faz poucos ou nenhuns estragos dentro de casa. Mas de manhã, quando lhe abro a porta para o espaço dela, corre para lá, toda contente, não mostra tristeza nenhuma. Quando estamos em casa e lhe deixamos a porta aberta ela muitas vezes prefere ficar deitada na rua à porta de casa, se nós estivermos na divisão que lhe dá entrada.

Dentro de casa é toda senhora, fica quietinha, com uma pose muito adulta e responsável, adora agradar-nos e segue-nos para todo o lado, lá fora é toda cachorra, é só brincadeira e pinotes.

Tenho a minha cadela na rua, não porque ache que os cães devam estar na rua e não dentro de casa, mas sim porque sei que ela usufrui disso, assim como usufrui de estar dentro de casa. Não vejo qual o problema em um cão estar na rua, desde que com as devidas condições e espaço adequada.
Rafeirinho30
Membro

terça dez 06, 2011 11:17 pm

Já convenci a termos um canito dentro de casa, só falta a minha cadela o que é mais dificil. Ela mesmo com 7 anos gosta de destruir tudo porque em pequena não foi treinada para estar dentro de casa.

Vou experimentar meter o pequenino a passar uma noite no meu quarto.
Responder

Voltar para “Cães”