Dragão Barbudo

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

anapalha
Registado: quarta dez 07, 2011 8:52 pm

quarta dez 07, 2011 8:55 pm

Tenho um dragão barbudo a mais de 1 semana, e a uns dias para cá deixou de se alimentar, e agora começou a mudar a pele é normal??
CatarinaLuz
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:15 pm
Localização: 1 gata, 2 cães, 1 cobra, 3 peixes, 2 coelhos, 1 hamster, 1 pássaro... ui e já são muitos :P

quarta dez 07, 2011 9:13 pm

Pois, olha sinceramente nao tenho muita experiencia, mas penso que já li por aqui que eles ficam sem muito apetite na muda... Se eu estiver errada desculpem-me e corrijam-me.

De qualquer das formas fica atenta... é sempre bom ficarmos atentos.
KFS3
Membro
Registado: sexta jul 29, 2011 12:38 pm
Localização: Dragão Barbudo, Gecko Leopardo, Tartaruga Corcunda do Mississippi, Tritão Ventre de Fogo, Dálmata

quarta dez 07, 2011 9:35 pm

Quanto a isso e perfeitamente normal...tenho um a 4 meses e na muda ele perde o apetite e rem atençao tambem anda mais stressado por isso evitar pegar nele quando nao for necessario :)
anapalha

quarta dez 07, 2011 9:57 pm

Obrigada :)
Eu achava que ele estava doente, até porque depois começei a força-lo a comer e ele vomitada, mas depois li algures que não se deve força-los a comer. Agora com a muda da pele percebi o que se passava..
braganca91
Membro
Registado: quarta jan 12, 2011 10:07 pm

quarta dez 07, 2011 10:48 pm

anapalha Escreveu:Obrigada :)
Eu achava que ele estava doente, até porque depois começei a força-lo a comer e ele vomitada, mas depois li algures que não se deve força-los a comer. Agora com a muda da pele percebi o que se passava..
aconteceu-me o mesmo à pouco tempo e tb fiquei preocupado, mas foi rápido pois ele pesado 2 dias sem apetite começou logo a comer e MUITO :D
anapalha

quarta dez 07, 2011 10:51 pm

espero que o meu também começe a comer, o que me aconselham dar? :)
braganca91
Membro
Registado: quarta jan 12, 2011 10:07 pm

quarta dez 07, 2011 11:21 pm

grilos, tenebrios e micro baratas, pulverizados com cálcio e de ver em quando umas vitaminas, mas se não quiser gastar + dinheiro nestes suplementos sempre pode dar verduras e frutas que sejam ricas em cálcio e vitaminas.
(isto se for um dragão bebe)
VeraG
Membro Veterano
Registado: terça set 27, 2011 2:28 pm

quinta dez 08, 2011 3:01 am

Ana, é normal eles perderem o apetite durante a muda e ficarem mais stressados. Tenta manuseá-lo o mínimo possivel ou nada mesmo.
Para a muda pode ajudar um banho, sempre com o nível da água abaixo do pescoço e com água morna. Que seja rápido por causa das diferenças de temperatura que se podem sentir nesta época.

E sem demora, sendo que já o devias ter feito antes de adquirir o DB, estuda um caresheet da espécie, para te assegurares que tens os meios necessários para providenciar todas as condições ao teu bichinho. Podes começar por aqui: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=51580 mas procura mais... quanto mais informação melhor.

E uma vez que nem sequer tens a certeza do que ele come, arrisco-me a perguntar se tens o material indispensável - luz UVB, lampada de calor/basking spot, termometros para controlar temperatura, temporizador ou termostato, vitaminas... Quais as medidas do terrário e a idade do animal? O que tens dado como alimento?
anapalha

quinta dez 08, 2011 2:07 pm

VeraG Escreveu:Ana, é normal eles perderem o apetite durante a muda e ficarem mais stressados. Tenta manuseá-lo o mínimo possivel ou nada mesmo.
Para a muda pode ajudar um banho, sempre com o nível da água abaixo do pescoço e com água morna. Que seja rápido por causa das diferenças de temperatura que se podem sentir nesta época.

E sem demora, sendo que já o devias ter feito antes de adquirir o DB, estuda um caresheet da espécie, para te assegurares que tens os meios necessários para providenciar todas as condições ao teu bichinho. Podes começar por aqui: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=51580 mas procura mais... quanto mais informação melhor.

E uma vez que nem sequer tens a certeza do que ele come, arrisco-me a perguntar se tens o material indispensável - luz UVB, lampada de calor/basking spot, termometros para controlar temperatura, temporizador ou termostato, vitaminas... Quais as medidas do terrário e a idade do animal? O que tens dado como alimento?

Boa tarde,

Antes de mais, muito obrigado pela sua resposta e atenção.
Em relação ao material, sim, tenho todo o necessário.
O terrário é adequado mas o animal é muito novo (poucas semanas...)...
Perguntava, ainda: a mudança da pele ocorre quantas vezes por ano? Em alguma época especial? E finalmente e respondendo à sua questão, tenho-lhe dado larvas, grilos, ração específica para dragões e alguma fruta e legumes (maça, cenoura, coração e rúcula)... Em relação a larvas, sei que não devo dar todos os dias... O que aconselha? Quantas vezes por semana e quantidade de larvas? E em relação aos grilos, gostava de saber também a sua opinião (realço o facto de ele gostar muito de grilos...)...
Mais uma vez, os meus agradecimentos pelo seu cuidado.

Ana Palha
VeraG
Membro Veterano

quinta dez 08, 2011 7:15 pm

anapalha Escreveu:
VeraG Escreveu:Ana, é normal eles perderem o apetite durante a muda e ficarem mais stressados. Tenta manuseá-lo o mínimo possivel ou nada mesmo.

Boa tarde,

Perguntava, ainda: a mudança da pele ocorre quantas vezes por ano? Em alguma época especial? E finalmente e respondendo à sua questão, tenho-lhe dado larvas, grilos, ração específica para dragões e alguma fruta e legumes (maça, cenoura, coração e rúcula)... Em relação a larvas, sei que não devo dar todos os dias... O que aconselha? Quantas vezes por semana e quantidade de larvas? E em relação aos grilos, gostava de saber também a sua opinião (realço o facto de ele gostar muito de grilos...)...

Ana Palha
De nada, o importante é realmente dispensar-lhes todos os cuidados necessários. O meu Dundee tem apenas três meses mas estudei bastante e tirei também algumas duvidas por aqui pois adoptámo-lo muito novinho, com apenas 8 dias, por isso todo o cuidado era pouco, já que também eramos inexperientes.
Uma vez que a pele dos DB não cresce com eles, é frequente a mudança enquanto eles são pequenos devido ao crescimento. Aqui tem sido em média 1 a 2 x por mês (também assisti a mais mudas por ele ter vindo tão pequenino). Calculo que quando atingir a idade adulta e cessar o crescimento a frequencia seja menor.
Em termos de vegetais, eles costumam gostar muito de broculos e o Dundee também come habitualmente pepino, pêra e couve. Os que lhe dás são adequados, por isso o essencial é que sejam diáriamente mudados e variá-los também.
Quanto a ração, não sei que diga - há quem desaprove e há quem aprove. Pessoalmente nunca dei até porque acho que ele n ia ligar muito, e uma vez que lhe dou a variedade em vegetais e alimento vivo, com a administração de calcio e vitaminas, não acho que a ração fosse necessária.
Larvas têm bastante proteína, daí ser desaconselhado dar muitas (assim como zophoba), mas nos primeiros meses irá ajudar ao crescimento - costumo deixar-lhe a volta de 5 por dia e normalmente marcha tudo... lol

Grilos e baratas são realmente a base principal em termos de alimento vivo, pelo que se tiveres disponibilidade para o alimentar durante o dia, podes dar até ele n querer mais. Ou então soltar alguns pelo terrário. No meu caso apenas o faço com os grilos porque as baratas trepam-me o silicone do terrário - dou-as uma a uma.

Boa sorte com o bichinho. Umas fotos é que era...! Convido a ver o tópico do crescimento do Dundee [Dundee, o dragão Barbudo]
anapalha

quinta dez 08, 2011 7:22 pm

VeraG Escreveu:
anapalha Escreveu:

Boa tarde,

Ana Palha
De nada, o importante é realmente dispensar-lhes todos os cuidados necessários. O meu Dundee tem apenas três meses mas estudei bastante e tirei também algumas duvidas por aqui pois adoptámo-lo muito novinho, com apenas 8 dias, por isso todo o cuidado era pouco, já que também eramos inexperientes.
Uma vez que a pele dos DB não cresce com eles, é frequente a mudança enquanto eles são pequenos devido ao crescimento. Aqui tem sido em média 1 a 2 x por mês (também assisti a mais mudas por ele ter vindo tão pequenino). Calculo que quando atingir a idade adulta e cessar o crescimento a frequencia seja menor.
Em termos de vegetais, eles costumam gostar muito de broculos e o Dundee também come habitualmente pepino, pêra e couve. Os que lhe dás são adequados, por isso o essencial é que sejam diáriamente mudados e variá-los também.
Quanto a ração, não sei que diga - há quem desaprove e há quem aprove. Pessoalmente nunca dei até porque acho que ele n ia ligar muito, e uma vez que lhe dou a variedade em vegetais e alimento vivo, com a administração de calcio e vitaminas, não acho que a ração fosse necessária.
Larvas têm bastante proteína, daí ser desaconselhado dar muitas (assim como zophoba), mas nos primeiros meses irá ajudar ao crescimento - costumo deixar-lhe a volta de 5 por dia e normalmente marcha tudo... lol

Grilos e baratas são realmente a base principal em termos de alimento vivo, pelo que se tiveres disponibilidade para o alimentar durante o dia, podes dar até ele n querer mais. Ou então soltar alguns pelo terrário. No meu caso apenas o faço com os grilos porque as baratas trepam-me o silicone do terrário - dou-as uma a uma.

Boa sorte com o bichinho. Umas fotos é que era...! Convido a ver o tópico do crescimento do Dundee [Dundee, o dragão Barbudo]
Obrigada pelas informações, hoje fui comprar uma lampada nocturna, pois era a unica coisa que faltava.
Como meto fotos? (ainda não percebo muito disto :? )
Já estive a ver o Dundee e esta lindoo/a :D parabéns!!
VeraG
Membro Veterano

quinta dez 08, 2011 7:29 pm

anapalha Escreveu: Obrigada pelas informações, hoje fui comprar uma lampada nocturna, pois era a unica coisa que faltava.
Como meto fotos? (ainda não percebo muito disto :? )
Já estive a ver o Dundee e esta lindoo/a :D parabéns!!
Atenção às temperaturas durante a noite.
Se estiver sempre ligada a lampada pode atingir temperaturas superiores às desejaveis e o dragão não descansa bem. Aconteceu-me isso ao inicio mas como era verão e o terrário ficava nos 24ºC durante a noite, simplesmente desligava a lampada. Mas de inverno tive de a deixar ligada, e se n tiver temporizador para ir desligando, fácilmente ultrapassa os 40ºC (no terrário que temos).
Em caso de n teres termostato (ou n poder investir nisso), com pouco mais de 5 eur compras 2 temporizadores que podes regular para ligar e desligar em intervalos de tempo que mantenham as temperaturas desejadas de dia e de noite (Lado quente: 32ºC a 35ºC; Lado frio: 25ºC a 28ºC; Temperatura nocturna: 21ºC a 24ºC).

Tens aqui um caresheet bom para te guiares: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=52798
VeraG
Membro Veterano

quinta dez 08, 2011 7:32 pm

Já agora, para as fotos, eu costumo inseri-las no petsite (tens de criar um aqui na arca).
Para as postar no forum, vou à foto no petsite, clico com botão direito e nas propriedades copio o url da foto, que é o que colocas entre: Imagem (basta clicares no icone Img que está acima da caixa de texto para n estares a escrever os comandos.
VeraG
Membro Veterano

quinta dez 08, 2011 7:39 pm

anapalha Escreveu:
VeraG Escreveu:Já agora, para as fotos, eu costumo inseri-las no petsite (tens de criar um aqui na arca).
Para as postar no forum, vou à foto no petsite, clico com botão direito e nas propriedades copio o url da foto, que é o que colocas entre: Imagem (basta clicares no icone Img que está acima da caixa de texto para n estares a escrever os comandos.
Imagem
Este é o Tacuara com 15 dias mais ou menos :D
Não inseriste o url todo.

Fica assim:

Imagem
anapalha

quinta dez 08, 2011 7:47 pm

Imagem

Esta foi tirada agora mesmo :D esta a mudar a pele como se pode ver..
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”