Boas,
felismente, não sei que baratas é que o Vasco vos mostrou, nem quero saber, porque é um bichinho com o qual não tenho grande afinidade.
Mas pior ainda para mim, são os gafanhotos.
Sabem os socalcos do vinho do Porto? A terra do meu avô fica a cerca de 40 Km do Porto, não é uma região vinícola, mas também têm os terrenos - "minúsculos", separados por muros de pedra e aos socalcos. A esses muros nós chamamos combros. Um dia, estava eu num terreno e vim um gafanhoto nojento, verde, tipo camião TIR,iiiiiiiccc. Como não sabia para onde é que o nojento ía saltar, saltei eu, do combro abaixo.
Esparramei uns quantos pés de milho e fiquei que parecia um Cristo...
Já na preparatória, perto de casa, um estúpido de um rapaz, enfiou-me um gafanhoto castanho, grande como uma mola de roupa, dentro da camisola e fui até a casa a correr, com o bicho a mexer as pernas, que parecem lixa, nas minhas costas.
Cheguei a casa a chorar, sem falar, a apontar para as costas e a minha mãe teve de me despir porque não percebia o que eu queria. Não dei um grito, aliás, nem falei, mas fiquei rouca mais de uma semana.
Uma vez, na IP 5, íamos de carro, calor desgraçado, entra um gafanhoto. Desatei aos gritos e atentar saír do carro, sorte a minha que o monstro saiu entretanto
V.