Adoptei um golden e agora muitas duvidas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Xaninha11
Membro Júnior
Registado: sexta nov 11, 2011 2:57 pm

sexta dez 09, 2011 12:02 am

Boas adoptei um goden retriver com quase 6meses a dona modou de casa e entao nao tinha quem o levasse a rua e ela como tem problemas de coracao nao pode tratar dele, fui ontem busca lo ele tem todas as vacinas, chip e ate tem pasaporte para o caso de querer ir de ferias. Ele nem deu pela diferenca veiu comigo no carro e tudo, quase que nem ladra, ta habituado a ir a rua 3X por dia e ate agora nao fez rigorosamente nada dentro de casa, ja brincou com a gente e ate ja obedece a ordem anda ca e fica e ate da o seu osso de brincar, quando o fomos buscar a sra. andava com ele sem trela mas eu vou andar com trela durante uns bons tempos ( tenho medo que fuja :? ).
Agora tenho umas duvidas acho que é normal.
Comprei uma caminha confortavel e pos la a manta que a sra deu mas ele ateima em se deita no chao.
Agora so irei ao vet pa semana mas alguem pode me esplicar como e que tenho que tratar dos papeis do chip e boltim e que ta tudo em nome dela.
So para estar preparada para o procedimento todo.
Ele e tao fofo eu tenho 3 criancas em casa 1 com 9anos meu irmao, 1 com 2anos minha irma e 1 com 13meses meu filho eu vivo com os meus pais e com o meu marido por isso falte de amor nao vai ter porque ate o mais pequeno se poem aos pulos e aos gritos quando o ve, eu tenho e que ter cuidado porque como ele quer e brincadeira com as criancas manda se para cima delas o que e um pouco prigoso pois elas sao minusculas ao pe dele. Mas ele e super mas super querido e meiguinho :D :lol:

Obrigado por me ouvirem e peço desculpa pelo testamento.
DieKalash
Membro Veterano
Registado: quarta jul 06, 2011 1:39 pm

sexta dez 09, 2011 1:07 am

Xaninha11 Escreveu:a sra. andava com ele sem trela mas eu vou andar com trela durante uns bons tempos ( tenho medo que fuja :? ).
Não lhe vou dizer para nunca a soltar. Mas a não ser que não haja ninguém, não haja carros, um campo de futebol vedado só para si, não a solte. Trela é obrigatório por Lei e pode ser multada.
Xaninha11 Escreveu:Agora so irei ao vet pa semana mas alguem pode me esplicar como e que tenho que tratar dos papeis do chip e boltim e que ta tudo em nome dela.
So para estar preparada para o procedimento todo.
A Sra. que lhe deu a cadela tem que passar uma declaração a abdicar da "propriedade" a seu favor. Se não me engano pode tratar disso no próprio veterinário. Pergunte quando for à consulta, ou ligue para lá para antecipar :wink:

Aproveite e conheça um pouco a raça:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=55865

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=55615

Parabéns e boa sorte,
Com os meus melhores cumprimentos,

Bruno Morais

<strong>Todos diferentes, todos animais!</strong>

O meu "filho": http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=91564
Fórum - Dogue Alemão: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=110
Xaninha11
Membro Júnior

sexta dez 09, 2011 8:12 am

Obrigada por ter me explicado um pouco sobre isso dos papeis, isso da trela eu tinha nocao mas acho que num sitio sem ninguem nao faz mal, agora estou com um serio problema :? a sra tinha o happy (é um macho) deixava ele dormir em cima da cama mas eu nao gosto disso ate porque o meu finho dorme no mesmo quarto e os pelos nao sao nada bons ele dorme na garagem (voces vao pensar que sou doida mas o meu quarto e a porta ao lado da entrada da garagem) e quando o deixo vir para o meu quarto salta para cima da cama, como faco para nao saltar??

Agora outro problema ele so faz as nessecidades na rua mas agora quando chegei a garagem ele tinha la um presente, nao tenho a certeza mas acho que foi por causa do meu marido ter deixado la a taca do comer com algum comer dentro depois da ultima ida ao wc a noite sera que fou mesmo isso??

Cumps
bearock
Membro Veterano
Registado: segunda jan 10, 2011 9:05 pm

sexta dez 09, 2011 10:41 am

Em relação ao ir para cima da cama, se ele sabe o que significa o "não" pode experimentar dizer-lhe.. Não percebo muito disso mas users com mais experiência devem poder elucidá-la..

Em relação ao presente na garagem, se lhe der refeições a horas certas, for com ele à rua após todas as refeições, ele não volta a fazer.. Como ficou lá com a comida a noite toda, não deve ter aguentado..
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

sexta dez 09, 2011 10:55 am

Um cachorro com 6 meses é um bebé e todos os bebés se descuidam de vez em quando ...
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Nanoob
Membro Júnior
Registado: sexta mai 28, 2010 9:20 pm

sexta dez 09, 2011 11:02 am

Boa tarde,

Também tenho um Golden Retriever e vou tentar responder às suas questões...

Quanto à trela, eu nunca arrisquei passear o meu sem trela... Muita coisa pode acontecer e, pelo menos enquanto não o conhece muito bem e ele a si, eu não experimentava.

Quanto ao chip penso que o que o user DieKalash lhe respondeu está correcto..mas de facto não tenho experiencia nesse campo...

Isso de ele se deitar no chão e não na cama dele...é normal! O meu também foi uma luta para o habituar que a cama dele era mais confortável que o chão... Agora já se deita mais vezes na cama mas....ainda neste momento está a dormir no chão :lol: Para o habituarmos começamos a deita-lo lá e a dizer fica e lindo... e a colocar lá os brinquedos. Aos poucos foi gostando...

Quanto a querer saltar para cima da sua cama... É natural que eles gostem da cama dos donos... Se ele responder a comandos como o "senta", "não" e "fica", pode sempre tentar dizer não e apontar para o chão para ele ir para lá. Assim que ele estiver no chão diga "fica" e lindo. (Com o meu funciona mas quando teve acesso ao meu quarto já sabia muito bem os comandos básicos).

Se ainda não conhecer os comandos básicos, aconselho-a a tentar ensinar o mais rápido possível pois são extremamente úteis e eles aprendem muito rápido!

Em relação ao presente na garagem, concordo com as opiniões anterior...Além disso, se calhar ainda está um pouco alterado com as mudanças todas...

Espero ter ajudado
Nanoob
Membro Júnior
Registado: sexta mai 28, 2010 9:20 pm

sexta dez 09, 2011 11:06 am

Fui agora ver o petsite do Happy... ele é muito bonito!!

Mas não posso deixar de comentar o que li "Rosno quando nao me ligam quero ter muita atençao". Não sei como reagem nessa altura, mas penso que se ele rosnar para ter atenção não lhe devem mesmo dar atenção durante um bocado, para ele perceber que não manda e que não pode rosnar para ter o que quer...

Ah, e parabéns pela adopção!!! :D
Xaninha11
Membro Júnior

sexta dez 09, 2011 2:04 pm

Antes de mais obrigado por me responderem e por favor tratem me por TU afinal so tenho 18anos :D

NANOOB
quando ele rosna eu grito bemmmm alto AI AI ou TA CALADO TU NAO ROSNAS, mas essa mania ele ai perdendo ao longo do tempo!

Quanto ao presente deve ter sido mesmo isso de ter deixado la o comer, eu bem disse ao meu marido para tirar de la a taca mas ele deve ter medo que o happy passe fome.

E quanto aos papeis vou hoje a vet so falar com ela depois la para a frente levo ele la, ela disse me que se ele nao tivesse a vomitar ou coisas parecidas que nao valia ir ja a correr!
Achei ela super simpatica pelo telemvel e pelo que sei bem mais barata que uma aqui em alverca, ela é no tujal (loures)

Ah nanoob o petsite do happy ainda nao ta terminado so a noite depois ddo meu filho ir dormir

Cumps
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sexta dez 09, 2011 2:35 pm

Não deixe comida ao dispor do cão. A comida é o dono que dá e que tira, não fica ao dispor dele todo o dia.
cookie1
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2008 10:43 am

sexta dez 09, 2011 2:46 pm

Xaninha11 Escreveu:
NANOOB
quando ele rosna eu grito bemmmm alto AI AI ou TA CALADO TU NAO ROSNAS, mas essa mania ele ai perdendo ao longo do tempo!
berrar não adianta de nada... ele não deve ter problemas de audição e quando muito ainda o torna mais irrequieto. tem que falar num tom de voz sério e assertivo, nada de berros.

os cães percebem bem palavras de 3 sílabas, mais do que isso já se torna complicado... para além de que convém usar o mesmo termo para que o relacione bem à "proibição". um "não" sério resolve o problema.

quando ele saltar para a cama diga-lhe "não" e de seguida "chão" e aponte para o chão. pode ter que puxar pela coleira com a mão para fazê-lo sair da cama. quando ele sair (com ou sem ajuda) recompense-o. quando ele o fizer sem ajuda a recompensa terá que ser maior, ele vai merecer o prémio. o cão não pode dormir na cozinha?? repare... passar de dormir com um dono na cama para uma garagem fechado e sozinho... presumo que se lhe fizessem o mesmo também não ia gostar... convém dar um bom passeio com ele antes de dormir. dessa forma fará todas as necessidades durante o passeio e ficará mais cansadito. isto do passeio nocturno aplica-se tb aos passeios diurnos. estes são cães muito dóceis e enérgicos que precisam de se cansar. aproveite para vir passear em família e como o cão tb faz parte da família...

ele ainda é muito jovem por isso tem que o ensinar, ter paciência etc. em termos ccmportamentais são como crianças de 3 anos +-
DieKalash
Membro Veterano
Registado: quarta jul 06, 2011 1:39 pm

sexta dez 09, 2011 9:41 pm

Limite a "conversa" com ele a comandos básicos (NÃO, SENTA, AQUI, JUNTO STOP, ETC.), que obviamente terá que lhe explicar o significado. Há por aqui uns quantos tópicos que a podem ajudar. Pode optar por recompensá-lo depois de uma ordem bem executada. Pessoalmente prefiro a recompensa "carinho "em detrimento da guloseima. E comigo tem funcionado. Também por isso sou da opinião que os mimos, principalmente quando cachorros, devem ser doseados, caso contrário ele vai ter dificuldade em distinguir quando fez bem e quando errou.

Muito importante é a sua postura perante ele, ele tem que a olhar como líder e, ao dar um comando, a sua voz tem que ser firme, sem vacilar (não precisa gritar). A forma como posiciona o corpo ao dirigir-se a ele e em passeio também é importante. Eles "lêem" a sua linguagem corporal.

A comida é o líder que dá e a gamela sai meia hora depois. Não comeu? Azar, come amanhã! O líder come sempre antes e ele fica no sítio dele.

Nas brincadeiras de tracção (puxa), é importante que não seja ele a ganhar (a não ser que seja um cão com índices de confiança muito baixos, mas isso são outros quinhentos).

No passeio é o líder que vai à frente assim como ao passar as portas!

A ideia que tenho dos GR é que são cães muito enérgicos. Para ter um cão equilibrado tem que o cansar, caso contrário corre o risco de lhe fazer asneiras em casa...

Isto é uma pequena amostra da postura que tenho com o meu cão, pode haver quem discorde.

Obviamente que tem que estar consciente que um cão acarreta muitos sacrifícios, despesas, chatices, idas à rua à chuva e ao frio... Mas tudo o que abdicar em prol dele, vai receber em triplo :wink:

Boa sorte!
Com os meus melhores cumprimentos,

Bruno Morais

<strong>Todos diferentes, todos animais!</strong>

O meu "filho": http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=91564
Fórum - Dogue Alemão: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=110
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

domingo dez 11, 2011 10:55 am

Quando nos propomos a ter um cachorro é preciso ter sempre em mente que:

- até pelo menos ao ano e meio de idade, ele vai ter muitos muitos deslizes na higiene.

- vai ser extremamente activo e energico na "infancia", como qualquer jovem.

- como ainda não tem o caracter definido não pode, em circunstancia alguma, ficar sozinho com crianças pequenas. visto ele proprio ser também bebé.

O ultimo ponto é mesmo muito importante, muitas pessoas desencantam-se de imediato aquando do primeiro aranhão no bebé, ou da primeira mordidinha dada na brincadeira.

Com crianças dessas idades em casa e independentemente de ser um golden, um pastor alemão ou seja de que raça for.... ele não pode ficar acessivel aos miudos sem adultos por perto. Nunca!

As crianças puxam, magoam, gritam e saltam... todos estes estimulos excitam o cachorro e para acontecer um deslize falta quase nada! ;)

Tirando esta ressalva... não passa nada.... eles sujam, a gente limpa e ensina até eles perceberem como e onde se faz.

Eles saltam pra cama e se não queremos mandamos descer, o cão percebe o não facilmente, até pelo tom de voz do dono.
Mas se não o quer na cama então tem de ser coerente.
Nunca pode subir!! Porque se hoje está mal disposta e não deixa, mas amanha está para aí virada e deixa... ele não vai perceber o porquê e se poder voltar a deitar-se na cama dos donos, irá faze-lo.

Para mim os ingredientes mais importantes na educação do cachorro são: serenidade com muita firmeza, sem gritos e sem desesperos.

Vão haver momentos de stress, em que só apetece fazer-lhes a mala e mandá-los para o polo norte... a gente respira fundo e segue a educá-los.

Ensine-lhe tudo que quiser a partir de agora: o senta , o deita, o fica,etc.

Muitos passeios, longos para o cansar. Sem exercício nada feito.

O proprio equilibrio mental dele depende muito mais do exercicio diario do que de festinhas a toda a hora ;)

Boa sorte.
An&nbsp;ye harm none, do what ye will
Xaninha11
Membro Júnior

domingo dez 11, 2011 3:53 pm

Obrigada a todos pelas dicas e conselhos vou tentar ter mais calma pois ate agora estava um pouco com "o pe atras" por causa das crianças pois elas ficavam assustadas quando ele rosna mas tudo com o tempo vai la. Ele agora ja nao rosna tanto nem ladra tanto. E so enquanto nao se habitua as pessoas! Amanha vou a vet ver dos papeis e ver se falta alguma coisa no plano de vacinaçao dele.
Como voçes fazem para diminuir o cheiro a cao mulhado em casa depois da ida a rua?
Quantas fezes por mes lhe dao banho?
Obrigada a todos
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

domingo dez 11, 2011 4:15 pm

Melhor que banho é escovar bem para tirar pêlo morto, escove-o uma vez por semana e vai ver que faz diferença.
Banho, há muitas opiniões, conforme seja animal de rua ou de casa. Eu acho que de dois em dois meses está bem. Use champô de boa qualidade, as farmácias agora já tem secção de produtos para animal e é mais barato que no vet.

Seque-o muito bem com uma toalha depois da chuva para passar o cheiro.
Não permita que o cão rosne ou se mostre teimoso ou dominante.
É um animal de grande porte, vocês tem de o ter bem educado especialmente numa casa com tantas crianças.
Se possivel, faça com que os meninos mais velhos todos os dias lhe dêem a comida, lhe levem a tigela da comida para ele perceber que as crianças mandam mais que ele.
Xaninha11
Membro Júnior

domingo dez 11, 2011 5:00 pm

sasquatch Escreveu:Melhor que banho é escovar bem para tirar pêlo morto, escove-o uma vez por semana e vai ver que faz diferença.
Banho, há muitas opiniões, conforme seja animal de rua ou de casa. Eu acho que de dois em dois meses está bem. Use champô de boa qualidade, as farmácias agora já tem secção de produtos para animal e é mais barato que no vet.

Seque-o muito bem com uma toalha depois da chuva para passar o cheiro.
Não permita que o cão rosne ou se mostre teimoso ou dominante.
É um animal de grande porte, vocês tem de o ter bem educado especialmente numa casa com tantas crianças.
Se possivel, faça com que os meninos mais velhos todos os dias lhe dêem a comida, lhe levem a tigela da comida para ele perceber que as crianças mandam mais que ele.
Vou tentar isso da toalha! Sera que ha capas de chuva para um cao deste porte? E que asim o cheiro nao seria tanto! E que a minha casa fica toda a cheirar a Happy mulhado xD :D :lol:
Isso de ser eles a darem o comer so passados uns bons dias depois de ele se habituar a todos la de casa.
obrigada pela pela atençao
Responder

Voltar para “Cães”