Alimentação dos cães

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Debora20
Membro Veterano
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm

sexta dez 09, 2011 10:42 pm

Sempre tive ideia que a ração, o mastigar, ajudava a limpar os dentes...
e que as latas como são humidas nao tem forma "rija", nao ajudam neste desgaste/limpeza dos dentes...

e a verdade é que a minha dogue toda a vida comeu ração, e tem os dentes num brinco...
assim como os restantes caes la em casa, tirando a pincher que nao tem a maior parte dos dentes e agora come ração humida...
enquanto que por exemplo o do meu namorado la vai comendo umas goluseimas que a avó faz para os cães e tem os dentes meio amarelados... só tenho pena de nao conseguir mudar la mentalidades... lá cães comem de tudo... :(
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
CharlieBrow
Membro Veterano
Registado: segunda dez 05, 2011 1:00 pm

sexta dez 09, 2011 10:52 pm

Acho que os dentes ficarem amarelados é normal. Tártaro e doenças nas gengivas é que não.
Mas eu não gosto nem utilizo rações. Não confio naquilo.
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

sexta dez 09, 2011 11:01 pm

Debora20 Escreveu:Sempre tive ideia que a ração, o mastigar, ajudava a limpar os dentes...
e que as latas como são humidas nao tem forma "rija", nao ajudam neste desgaste/limpeza dos dentes...

e a verdade é que a minha dogue toda a vida comeu ração, e tem os dentes num brinco...
assim como os restantes caes la em casa, tirando a pincher que nao tem a maior parte dos dentes e agora come ração humida...
enquanto que por exemplo o do meu namorado la vai comendo umas goluseimas que a avó faz para os cães e tem os dentes meio amarelados... só tenho pena de nao conseguir mudar la mentalidades... lá cães comem de tudo... :(
Penso que quando dizem que a ração seca não ajuda a limpar deve-se ao facto de quando o cão a trinca esta desfaz-se imediatamente antes de chegar á zona onde está acumulado o tártaro (perto das gengivas)
Mas tambem não vejo que as latas que se vendem sejam melhores para manter os dentes em condições.
Penso que para isso o melhor é mesmo a alimentação natural :)

Deixo aqui um link sobre o assunto (infelizmente não é muito completo):
http://www.dogfoodadvisor.com/choosing- ... ner-teeth/
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
rudi12
Membro
Registado: quarta jun 23, 2010 7:38 pm

sábado dez 10, 2011 12:44 am

maraya Escreveu:
Debora20 Escreveu:Sempre tive ideia que a ração, o mastigar, ajudava a limpar os dentes...

Penso que quando dizem que a ração seca não ajuda a limpar deve-se ao facto de quando o cão a trinca esta desfaz-se imediatamente antes de chegar á zona onde está acumulado o tártaro (perto das gengivas)
Mas tambem não vejo que as latas que se vendem sejam melhores para manter os dentes em condições.
Penso que para isso o melhor é mesmo a alimentação natural :)

Deixo aqui um link sobre o assunto (infelizmente não é muito completo):
http://www.dogfoodadvisor.com/choosing- ... ner-teeth/

Eu limpo os dentos ao meu cão com uma escova e com dentifrico proprio para caes. . Comprei no Corte Ingles.
smrpt
Membro Veterano
Registado: domingo abr 03, 2011 12:21 pm

domingo dez 11, 2011 3:10 pm

Boas pessoal já agora gostaria de saber a vossa opinião, o que é que dão aos vossos animais para terem uns bons dentes, e o que ração não muito cara mas de qualidade razoável me recomendam, já agora eu tenho 3 labradores e um pincher e queria uma ração que não fosse má mas também não muito cara.
maraya
Membro Veterano

domingo dez 11, 2011 5:06 pm

smrpt Escreveu:Boas pessoal já agora gostaria de saber a vossa opinião, o que é que dão aos vossos animais para terem uns bons dentes, e o que ração não muito cara mas de qualidade razoável me recomendam, já agora eu tenho 3 labradores e um pincher e queria uma ração que não fosse má mas também não muito cara.

Bem, vou dar a minha OPINIÃO :wink:
Ha marcas com boas composições e boa qualidade das quais se podem ler bons relatos de quem as utiliza (alguns exemplos: Orijen, Acana, Naturea, Taste of Wild, 1st choice, Hill's, Eukanuba, Arden Grange, Applaws, Royal Canin, Bento Kronen...etc.)

Quanto aos preços:
Nao olhe apenas para o preço do saco. Veja qual a dose recomendada por dia e faça uma estimativa do que irá gastar por mês. Só assim conseguirá perceber quanto irá gastar na raçao.

Porque uma boa racao pode ser cara mas pede provavelmente uma dose diária menor que as rações de baixa gama (rações de supermercado etc), logo o saco dura mais e a raçao mais cara acaba por vezes por ser a económica :)
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
greenandme
Membro Veterano
Registado: segunda ago 08, 2011 10:11 pm

domingo dez 11, 2011 5:09 pm

smrpt Escreveu:Boas pessoal já agora gostaria de saber a vossa opinião, o que é que dão aos vossos animais para terem uns bons dentes, e o que ração não muito cara mas de qualidade razoável me recomendam, já agora eu tenho 3 labradores e um pincher e queria uma ração que não fosse má mas também não muito cara.
Quanto maior forem os grãos (da ração) mais mastigação é necessária portanto é uma ajuda extra. De resto ossos de couro, brinquedos próprios e não destruíveis (do género kong - até pode pôr comida dentro), ossos do género dentastix ou similares. A melhor opção para dentes perfeitos é mesmo escova de dentes e pasta dentífrica própria mas quase ninguém o faz

Editei para acrescentar os ossos crus (joelho de vaca etc)
maraya
Membro Veterano

domingo dez 11, 2011 5:17 pm

Quanto aos dentes: o melhor mesmo é dar algo que eles possam roer.
Já existem certos brinquedos pensados para isso, mas ainda nao encontrei nenhum á prova de caes grandes :lol:
Tem também as escovas e pastas próprias para caes.
Mas acho que os ossos ainda são a forma mais natural e eficaz para eles
limparem os dentes :wink:
smrpt
Membro Veterano

domingo dez 11, 2011 5:53 pm

Para os dentes eles já tem muitos brinquedos agora queria ajudar era a escolher uma boa ração mas que me fosse económica.
maraya
Membro Veterano

domingo dez 11, 2011 5:56 pm

smrpt Escreveu:Para os dentes eles já tem muitos brinquedos agora queria ajudar era a escolher uma boa ração mas que me fosse económica.
Para si o que é económica?
Qual o preço que paga pela actual?
Se nos der um preço de referencia será mais fácil ajudar :wink:
(leu a minha resposta lá em cima?)
smrpt
Membro Veterano

domingo dez 11, 2011 6:02 pm

Pago 60€ só que gasto muito por mês por isso queria algo mais barato.
pborgesf
Membro
Registado: sexta set 09, 2011 12:23 pm

domingo dez 11, 2011 6:42 pm

smrpt Escreveu:Pago 60€ só que gasto muito por mês por isso queria algo mais barato.
Procure em lojas online nomeadamente em lojas de Espanha e vai ver que encontra rações de qualidade excelente abaixo dos 60€ que gasta agora. Depois é só decidir se quer dar a mesma ração (ou da mesma gama) mas a preços mais baixos ou se prefere mudar para uma ainda mais barata... Vou-lhe enviar por PM link de uma dessas lojas...
smrpt
Membro Veterano

domingo dez 11, 2011 6:48 pm

Ok muito obrigado.
maraya
Membro Veterano

domingo dez 11, 2011 6:49 pm

Não sei se já o faz, mas encomendando de espanha costuma sair mais barato :wink:

O melhor mesmo é fazer aquilo que lhe disse lá em cima, uma estimativa do que gastaria por mês tendo como base as doses recomendadas.

Por exemplo:
Acana Adult Large Breed:
18kg - 60,82€
Preço por quilo - 3,38€
Dose diária recomendada para um cão com 35kg - 520g
Durante um mês (31 dias) iria gastar em média: 16,120kg e 54,46€

Hill's Adult Raças Grandes Frango
18kg - 69,95€
Preço por quilo - 3,88€
Dose diária recomendada para um cão com 30kg é entre 325 - 450g, vamos supor que para um cão com 35kg é 400g
Durante um mês (31 dias) iria gastar em média: 12,400kg e 48,18€

Estas são ambas boas rações, o preço do saco em espanha ronda aquilo que paga agora

Veja que a ração na qual o saco é mais caro acaba por ser a que dura mais, logo a que sai mais barata :)

Pegue nisto e faça para outras raçoes recomedadas e veja qual a que compensa mais no seu caso :wink:
Responder

Voltar para “Cães”