Tartarugas Corcundas do Mississipi

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sexta dez 09, 2011 9:46 pm

Olá a todos.
Como alguns já sabem, tenho duas Tartarugas Corcundas do Mississipi nas seguintes condições:
Aquaterrário
Medidas: Comprimento: 1m ; 30 cm de largura ; 40 cm de altura
Equipamentos: TetraTec Decofilter 300 ( usado como parte seca ); filtro Eheim exterior; termostato regulado para 27ºC; Bomba de oxigénio; lâmpada UVB 5.0
Decoração: Plantas artificiais; cascalho redondo; duas pedras ( parte superficial )
Alimentação: Tetra ReptoMin; gammarus; fruta; vegetais; carne crua de vaca e aves; peixe cozido sem tempero
Dados adicionais
Adiciono Tetra ReptoSafe cada vez que faço limpeza total
De vez em quando coloco pedras de cálcio na água
Tamanho das tartarugas: Ambas rondam os 19/20 cm

Tenho duas dúvidas que agradecia que me esclareçam:
- As minhas tartarugas ( ambas ) andam a largar um pouco de pele, ou seja, por vezes noto alguma pele a desprender-se do pescoço e cabeça, bem como a boiar na água. O que poderá ser ? É normal ?
- As minhas tartarugas podem viver nestas condições o resto da vida ( refiro-me ao tamanho do aquaterrário, alimentação, temperatura, bem como outros ) ?

Muito obrigado desde já :wink: .
Deeaadman
Membro Veterano
Registado: segunda nov 21, 2011 5:47 pm

sexta dez 09, 2011 10:27 pm

sim e sim, é perfeitamente normal a muda da pele e esse aqua dá perfeitamente para elas, entao se forem dois machos mais perfeito é :wink:
eu retiraria os gammarus e não cozia o peixe e dava verduras como o agrião
Nitara
Membro Veterano

sexta dez 09, 2011 10:39 pm

Obrigado pela resposta :wink: .

São um casal ( creio eu ). Digo isto porque uma delas ( o suposto macho ) tem unhas muito compridas e um rabo enorme e '' gordo ''. Já a suposta fêmea quase não tem rabo e as unhas são muito curtas. O suposto macho também anda quase sempre em cima da fêmea. Se não fosse difícil a reprodução em cativeiro, diria que estavam mesmo a acasalar. Talvez até estejam, não sou experiente em reprodução de tartarugas.
Têm as duas o mesmo tamanho e a mesma idade ( estão na minha casa à 4 anos e meio e comprei-as com 3/4 cm ).

O gammarus dou apenas como guloseima ocasionalmente e o peixe apenas dei uma vez desde que as tenho ( apenas para experimentar ) e adoraram.
Deeaadman
Membro Veterano

sexta dez 09, 2011 10:56 pm

mas não é nada dificil a reprodução em cativeiro, basta ter uma zona seca com areia e turfa para a desova e depois de preferencia ter uma incubadora, mas claro as femeas tornam se maduras muito mais tarde que os machos, portanto so daqui a uns aninhos é que ela começa a desovar
Nitara
Membro Veterano

sexta dez 09, 2011 11:03 pm

Ah ok :wink: .

Como já ouvi uma pessoa conhecida a dizer que não se vendiam fêmeas porque a reprodução era extremamente difícil ...

Mas os pontos que apontei são fiáveis para distinguir os sexos ?
É que eu tenho quase a certeza de que são um casal, por várias coisas ( comportamento e o que já referi ).
Steffie
Membro Veterano
Registado: quarta jun 15, 2011 8:36 pm

sexta dez 09, 2011 11:16 pm

olá pode por umas fotos do aquaterrario?

eu tenho 1 tartaruga corcunda do mississipi(com 10cm e 1 ano) 2 hieroglifica (uma de 4 cm um 1 ano - foi me dada porque estava hibernada e e não crescia...estava numa tartarugueira sem condições e uma com 10 meses 8cm) e um cágado do mediterraneo(com 3 anos 12 cm)

gostava muito de ver como esta a disposição do seu

obrigada
Nitara
Membro Veterano

sexta dez 09, 2011 11:18 pm

Neste momento não posso colocar fotos.
Peço desculpa :? .
Deeaadman
Membro Veterano

sexta dez 09, 2011 11:23 pm

essa de nao se vender femeas é um bocado descabida, so eu tenho do nada duas femeas lol
o que pode acontecer é que quando vêm das quintas possam vir fornadas so de um sexo, mas por norma nem assim tqao pequenas se consegue ver o sexo a olho nu
e as tuas pela descrição tens um casal sim, qual o tamanho da suposta femea em releção ao macho?
Nitara
Membro Veterano

sexta dez 09, 2011 11:26 pm

É talvez maior um ou dois centímetros de comprimento do que o macho, é um pouco mais robusta e tem a carapaça mais '' alta ''. A do macho é um pouco mais achatada.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”