Inteligência por raças

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quinta jan 15, 2004 10:16 pm

Então interpretei mal as suas palavras. Peço desculpa.
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quinta jan 15, 2004 11:32 pm

jcsousa Escreveu: Então interpretei mal as suas palavras. Peço desculpa.
Não sei não.. vou ter de pensar nisso...
Cleo
Membro
Registado: segunda dez 16, 2002 7:16 pm
Localização: 1 gata, 10 chinchilas, 1 papagaio, 1 tartaruga,peixes, 1 chihuahua
Contacto:

sexta jan 16, 2004 1:03 am

É impressão minha ou na lista não está o chihuahua? :( Já sei...Se não obedece mete-se debaixo do braço....coitadinho do meu tomás!
Taliesin_X
Membro Júnior
Registado: sexta jan 16, 2004 4:12 am

sexta jan 16, 2004 7:58 am

Bem, já tinha lido essa lista num outro site mas vou escrever o que pensei na altura...

Fugindo à questão filosófica de saber se inteligência é obedecer cegamente ou não (ver no fim), é preciso ver que os cães deveriam ter aproximadamente a mesma idade e ter sido treinados pelas mesmas pessoas usando métodos idênticos.

Não sei se assim foi ou se isto se baseia num qualquer inquérito de rua...

Quanto à obediência cega e à inteligência: certas raças foram sendo apuradas para determinadas tarefas, outras por motivos puramente estéticos e outras foram apuradas por terem certas caracteristicas natas.

Por isso seria preciso diferenciar, não face à percentagem de obediência a comandos mas, dentro de cada raça, um cão seria ou não inteligente conforme obedecesse ou fizesse algo para que a raça seja apta!

Assim, de certeza que o borzoi (enorme galgo russo usado para caçar lobos e ursos, e que costumar agir aos pares), consegue antecipar o percurso da presa e capturá-la segundo a trajetória mais curta ou rápida melhor do que um poodle.

O poodle até se pode sentar à primeira 999 em cada 1000 vezes que isso lhe seja ordenado, agora fazer dele um cão mais inteligente por causa disso...

Quanto muito poder-se-ia dizer que, um poodle é mais inteligente que outro poodle porque obtém médias superiores tendo a mesma idade e tendo sido treinado pela mesma pessoa.

O que disse quanto ao borzoi (sight hound) vale também para os boieiros, provavelmente um poodle não mantém um rebanho junto, isso não se lhe pode ensinar, é nato.

Assim, este teste de IQ canino só se deveria aplicar a cães que não tenham sido apurados para fins específicos (seja caça, pastoreio ou luta).

Discordando um pouco do que foi dito por outro forista, não considero servilitude sinónimo de inteligência: o exemplo que deu até poderia dizer que um funcionário trabalha para receber, se for simpático para o patrão poderá ter a vida facilitada, recebendo mais ou ser escolhido para uma qq promoção, por isso mais vale dizer "ok chefe!" do que ter opinião própria ou procurar soluções melhores.

Um cão (tirando os toy dogs) serve um fim, é apurado para um fim e será inteligente conforme cumpra esse fim com maior ou menor inteligência que os demais cães dessa raça treinados pela mesma pessoa.

O teste acima é apenas um teste de obediência, não de inteligência. Diz-nos quais os cães mais obedientes, discordo que sejam os mais inteligentes.

Se fossem macacos, seriam inteligentes conforme arrranjassem soluções para problemas, sem qq treino, tipo, está um osso num sitio e têm de o ir buscar - empurrando sofás ou atirando com um brinquedo para fazer o osso cair ou coisa do género. Não sei se algum cão conseguiria, mas se algum o fizesse provavelmente seria um qq rafeiro de rua, que pelas circunstâncias da vida que leva, seria mais "desenrascado"!!! :idea:
angie_bcl
Membro Veterano
Registado: quinta jan 30, 2003 9:51 am

sexta jan 16, 2004 3:44 pm

Olá,

Já agora que se fala de rafeiros:

acho extraordinário que os rafeiros consigam distinguir as passadeiras nas estradas e que normalmente ao atravessarem lá saibam de antemão que os carros param para os deixar passar :roll: :roll:

Alguém consegue explicar isto? Terá a ver com a inteligência?
Nikey
Membro Júnior
Registado: sexta jan 02, 2004 3:45 pm

sexta jan 16, 2004 5:06 pm

Talvez não propriamente inteligência mas experiência. A maior parte dos cães rafeiros que andam nas ruas já tiveram que fugir pelo menos de um carro, da mesma maneira que as zebras evitam os leões e sabem, por experiência, por instinto onde estes atacam e quando estão seguras...
Isto no meu ponto de vista, mas não estou a chamar os cães de burros nem nada parecido (quer dizer, zebras... :D )...
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sexta jan 16, 2004 8:36 pm

angie_bcl Escreveu:

Alguém consegue explicar isto? Terá a ver com a inteligência?
Não, para cada um que passa na passadeira, 10 morreram.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta jan 16, 2004 9:12 pm

Em linhas gerais concordo com o exposto pelo Taliesin_X na última mensagem.
Este assunto volta e meia aparece aqui. Eu próprio criei um tópico a este respeito há já muito tempo, motivado pelo aparente interesse do tema que, até nem deixa de ter a sua graça. Mas realmente não passa disso. Tem alguma graça, mas ponto final. Aliás, não sei se sabem, este não é o único estudo feito sobre a inteligência dos cães e os resultados dos vários testes não coincidem...

Acho que vale mesmo a pena "filosofar" sobre a inteligência do cão.
O que é a inteligência? Em relação aos humanos não é fácil atribuir graus, embora se julgue que sim. Qualquer pessoa atira pela boca fora: "aquele gajo é mais burro do que um seixo". Estes juizos normalmente são feitos em função de um nível geral de inteligência e do senso comum, mas esta área não é assim tão fácil e linear.
Em relação aos cães a coisa torna-se muito mais complicada. A atribuição de um nível de inteligência ao cão com base num padrão de inteligência humano é um profundo disparate. Aqui sim, defendo este princípio: homem é homem, cão é cão.
Quer queiramos quer não, quando estamos a avaliar a inteligência do nosso cão, invariavelmente e por facilidade, caimos na tentação de comparar o seu comportamento com o nosso quando confrontados com um problema semelhante para resolver. E aí é que está a ratoeira. De facto o cão não foi "feito" para resolver determinados problemas ou para fazer certas piruetas, embora isso seja muito explorado no circo. Sem darmos conta disso, no fundo, ao exigirmos do cão uma "inteligência" à nossa dimensão, estamos a "humanizá-lo".

Bem, claro que há pessoas mais inteligentes do que outras e sem dúvida que há cães mais inteligentes do que outros. Isto é inegável.
Mas a questão continua em aberto: com que critérios de avaliação?
Não serão os deste teste e os de outros publicados. Também não sei os que mais se aproximam. Por isso é que encaro estes estudos como mera curiosidade. Um mero passatempo.

Este tema daria pano para mangas, mas acho que já me alonguei.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

sexta jan 16, 2004 11:51 pm

Cleo Escreveu: É impressão minha ou na lista não está o chihuahua?
Pois o epagneul bretão, (ou "brittany"), esta no nº 19!!! É uma injusticia!!! Quero já ver se qualquer desses borders collies consegue abrir o frigorífico tão rápido como o meu Dylan 8) 8) 8)

Na verdade, concordo com o Nel, isto é mesmo subjetivo.

Alicia
Responder

Voltar para “Cães”