caça ao cão autorizada pela DGV e pela camara municipal

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Gounot
Membro
Registado: segunda dez 05, 2011 5:01 pm

terça dez 06, 2011 4:03 pm

... afinal foi uma acção popular... Obrigado pelo link.
cookie1
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2008 10:43 am

terça dez 06, 2011 4:33 pm

outra: os municípios têm protocolos com cidades estrangeiras, normalmente cidades irmãs de países onde os animais são vistos e tratados de forma bem diferente. já alguém ponderou auscultar sobre se as associações dos animais dessas cidades têm mais procura do que oferta de animais? nalguns casos acontece e até podia ser que se abrisse uma porta. podiam até nem ser muitos mas os poucos que fossem já seria bom... :(

e as pessoas que acham normal que se abata assim os cães abandonados bem que podiam fazer a sua migalha para ajudar não? nomeadamente começar por EXIGIR à câmara que fiscalize a posse dos cães e que faça cumprir a lei (condições em que os cães são mantidos, vacinação, chip, registo e outras coisas mais...) é que um diz "mata" e o outro logo a seguir berra "esfola!" sem sequer se tentar outra saída...

o problema da existência dos cães é SECUNDÁRIO. primário é o que está por detrás, e isso continua a ser transparente para muita gente...
CharlieBrow
Membro Veterano
Registado: segunda dez 05, 2011 1:00 pm

terça dez 06, 2011 4:57 pm

cookie1 Escreveu:o problema da existência dos cães é SECUNDÁRIO. primário é o que está por detrás, e isso continua a ser transparente para muita gente...
O que eu acho é que não é transparente. Para a generalidade das pessoas o problema principal são mesmo os cães. Abatem-se hoje, amanhã, depois e depois. É indiferente.
cookie1
Membro Veterano

terça dez 06, 2011 5:18 pm

CharlieBrow Escreveu:
cookie1 Escreveu:o problema da existência dos cães é SECUNDÁRIO. primário é o que está por detrás, e isso continua a ser transparente para muita gente...
O que eu acho é que não é transparente. Para a generalidade das pessoas o problema principal são mesmo os cães. Abatem-se hoje, amanhã, depois e depois. É indiferente.
eu sei e isso é que é grave :(
Praziquantel
Membro Veterano
Registado: quarta set 28, 2011 11:19 pm

quinta dez 08, 2011 8:28 am

Gounot Escreveu:
Gounot Escreveu:Alguém sabe como ficou o caso da matilha da Arrábida? :?

Parece que o Grupo de Amigos da Serra da Arrábida moveu um processo à Câmara Municipal de Setúbal e à DGV.
Muito bem!!!
Pena não terem também movido aos clubes de ajuda a animais que os largavam em terrenos da arrábida...
Biggg
Membro
Registado: quinta dez 08, 2011 12:16 pm

quinta dez 08, 2011 12:29 pm

Isto deu na TV... :roll:

Chegaram a proceder à matança?
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda dez 12, 2011 3:43 pm

Uma notícia sobre o assunto, do passado dia 6:

«A operação de captura de cães em Mirandela deverá ser entregue a uma empresa privada. A câmara municipal está a estudar o assunto e deverá tomar uma decisão nos próximos 15 dias.

A operação estava prevista para esta segunda-feira, mas a GNR terá recusado participar nela por entender que se tratava de um crime.

A autarquia cancelou a acção na passada sexta-feira e espera ter uma solução até ao próximo dia 19 pois para o vice-presidente está em causa a saúde pública e a segurança das pessoas.

“Está em causa a saúde pública e a segurança dos meus funcionários. Não posso pôr funcionários a apanhar animais se não tiver apoios das instituições públicas. Mas o ofício que nos foi enviado diz que devemos recorrer a uma empresa provada. Até dia 19 vamos avaliar a forma como vamos, ou não, fazer isto.”

Da parte da GNR, o comandante distrital reafirmou à Brigantia a disponibilidade para garantir a segurança dos funcionários da autarquia mirandelense.

O Tenente-Coronel Sá Pires explicou, no entanto, e sem gravar declarações, que os seus militares não poderiam usar as suas armas de fogo para o abate indiscriminado de animais no monte, como teria sido sugerido por alguns técnicos da autarquia, pois isso viola a lei portuguesa.

Mas António Branco critica a actuação da GNR, dizendo que preferiu sair do problema, em vez de ajudar a resolvê-lo.

“Julgo que as instituições, muitas das vezes, pretendem não resolver o problema mas sair dele. Foi solicitada uma posição oficial à GNR. E a que nos foi transmitida, ao contrário do que disse o comandante Sá Pires, é que, por um lado, não concordam com o abate – tudo bem, não iríamos fazer qualquer abate, até porque a câmara não tem armas nem quer ter - e foi sugerido o recurso a uma empresa privada. Assim, nós não temos condições para andar a capturar o que quer que seja.”

Resta aguardar por dia 19, altura em que a autarquia espera contar com o apoio das instituições para capturar os cerca de 200 cães que se encontram nas imediações do aterro sanitário.

Escrito por CIR/Brigantia»

E um comentário à notícia (de resto, coincidente com o que disse um entrevistado na televisão):

«Quero alertar a todos que não se tratam de 200 animais e sim de uns 30, sei disto porque no passado Domingo desloquei-me ao local e fotografei os animais, aliás até me aproximei deles mas eles tiveram medo e fugiram. Eles têm medo dos humanos por isso nunca se aproximariam a um humano, muito menos para morder, isso é mentira!
Há que capturar os animais de forma digna ou através de armadilhas ou com dardos, castra-los (podem contactar a Associação Animais de Rua que tem protocolos com diversas clinicas veterinárias a preços de mais baixos)e tentar a sua adopção.»

in http://www.brigantia.pt/index.php?optio ... &Itemid=43
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

segunda dez 12, 2011 4:05 pm

Na televisão um popular confirmou que um dia estando num ponto alto ele e um amigo, cada um a olhar para seu lado contaram bem mais de 30 cada um...
CharlieBrow
Membro Veterano

segunda dez 12, 2011 4:21 pm

sasquatch Escreveu:Na televisão um popular confirmou que um dia estando num ponto alto ele e um amigo, cada um a olhar para seu lado contaram bem mais de 30 cada um...
E se fossem 4 amigos, cada um a olhar para o seu ponto cardeal eram os 200 de certeza. Pena não terem pensado nisto. Na realidade, se um 5º amigo estivesse no meio a olhar para o céu, ía ver cães amatilhados a saquear a lua e a morder ETs :roll:
cookie1
Membro Veterano

segunda dez 12, 2011 4:30 pm

CharlieBrow Escreveu:
sasquatch Escreveu:Na televisão um popular confirmou que um dia estando num ponto alto ele e um amigo, cada um a olhar para seu lado contaram bem mais de 30 cada um...
E se fossem 4 amigos, cada um a olhar para o seu ponto cardeal eram os 200 de certeza. Pena não terem pensado nisto. Na realidade, se um 5º amigo estivesse no meio a olhar para o céu, ía ver cães amatilhados a saquear a lua e a morder ETs :roll:
:lol: o assunto não é para rir mas concordo em pleno com o que charliebrown escreveu e é impossível não soltar uma gargalhada.

eu nunca vi na zona 200 cães mas até acredito que se aproximem para tentar arranjar comida vários cães, até de diferentes matilhas.

daí a dizer que andam os 200 em matilha e a atacar tudo e todos não me acredito! acredito piamente que é "treta" para justificar o injustificável!!

só quem não anda por aquelas bandas é que acredita numa treta dessas...

façam o que lhes compete com a ajuda (sim, peçam ajuda) de associações a nível nacional, de organismos públicos e privados (pq não?) e acredito que conseguirão sanar, para já, esta questão. a par devem fazer um levantamento dos animais e seus proprietários, vacinação, chip, registo etc. do concelho. o vet municipal tem que fazer algo mais do que aquilo que tem feito que é... ... ...
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

segunda dez 12, 2011 4:56 pm

Infelizmente, está-se mesmo a ver no que vai dar o recurso a "empresas privadas": no abate a tiro desses cães, indiscriminado e agora sancionado pelo sofisma, realizado por grupos de pessoas que possuem armas de fogo.

Isto porque, e tanto quanto eu saiba, não há "empresas privadas" especializadas em apanhar cães abandonados, ou será que há?
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
CharlieBrow
Membro Veterano

segunda dez 12, 2011 6:08 pm

Floripes2 Escreveu:Infelizmente, está-se mesmo a ver no que vai dar o recurso a "empresas privadas": no abate a tiro desses cães, indiscriminado e agora sancionado pelo sofisma, realizado por grupos de pessoas que possuem armas de fogo.
Isso não faz o menor sentido dado que é uma ilegalidade. Ninguém tem permissão para andar a matar cães ao tiro.
Gounot
Membro

segunda dez 12, 2011 6:17 pm

CharlieBrow Escreveu:

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: (para não chorar)
Gounot
Membro

segunda dez 12, 2011 6:25 pm

[quote="cookie1
a par devem fazer um levantamento dos animais e seus proprietários, vacinação, chip, registo etc. do concelho. o vet municipal tem que fazer algo mais do que aquilo que tem feito que é... ... ...[/quote]

Exactamente. Comecem por "punir" quem dá origem a situações destas.
(claro que isto é utopia, não vão fazer nada disto :roll: )
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

segunda dez 12, 2011 7:09 pm

CharlieBrow Escreveu:
Floripes2 Escreveu:Infelizmente, está-se mesmo a ver no que vai dar o recurso a "empresas privadas": no abate a tiro desses cães, indiscriminado e agora sancionado pelo sofisma, realizado por grupos de pessoas que possuem armas de fogo.
Isso não faz o menor sentido dado que é uma ilegalidade. Ninguém tem permissão para andar a matar cães ao tiro.
Sentido, faz, num país em que as pessoas pouco se prendem com legalidades, como todos os dias se prova. E essa câmara não foge à regra: não foi pedir à GNR que a ajudasse dessa maneira?

O termo "empresas legalizadas" não passa, como já apontei, de um sofisma para levar a cabo a acção que pretendem e que propuseram à GNR. "Empresa legalizada" por empresa legalizada na apanha de animais, não há nenhuma mais legal do que a própria câmara. A qual tem permitido o abandono sistemático e impune de animais e agora, que o problema já atingiu as dimensões que atingiu, tentou optar por soluções de legalidade mais do que duvidosa...
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
Responder

Voltar para “Cães”