Ração ideal p cães

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

segunda dez 12, 2011 10:56 pm

CharlieBrow Escreveu:Porque passam a vida a falar sobre rações?
Já venho um pouco tarde, mas respondo há mesma :lol:
Eu continuo a participar nestes tópicos, porque este é um assunto que me interessa.
E penso que é com discussões e partilhas de opiniões que conseguimos (deveriamos) aprender um pouco mais :wink:

jpmncosta
Sobre as diferenças entre marcas brancas e outras já dei a minha opinião lá atrás (1ª pág.)
Você refere-se á RC como se fosse topo de gama, na minha opinião essa ração é cara para a composição que tem :wink:
Não é má, mas acho que vive muito á custa da publicidade

Por curiosidade, consegue-me dizer qual é a dose diária que vem escrita no saco da Alta energia para um cão com 30 ou 35 kg?

Suesca
A Pedigree Aves, pelo que encontrei indica, nos sites que encontrei pois no oficial não refere, 20% de proteína bruta.
No entanto na sua composição está presente "extractos de proteínas vegetais" que penso ser proteínas de fraca qualidade para um cão. Pelo que li as proteínas deveriam vir de ingredientes animais e não vegetais.

A título de exemplo:
Pedigree Aves (no Continente)
10KG - 25€
Preço por quilo - 2,5€
Dose recomendada para um cão com 30 Kg - 430g
Quantidade e preço de ração gasta num mês (31 dias) - 13,330kg e 33,32€

Hills (uma ração superior á pedigree na qual o preço parece ser elevado elevado)
12 kg - 46€ (preço em espanha)
Preço por quilo - 3,83€
Dose recomendada para um cão com 30 Kg - 320g
Quantidade e preço de ração gasta num mês (31 dias) - 9,920kg e 38,02€

Como podem ver não sai muito mais cara :)
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

segunda dez 12, 2011 11:12 pm

maraya Escreveu:A Pedigree Aves, pelo que encontrei indica, nos sites que encontrei pois no oficial não refere, 20% de proteína bruta.
No entanto na sua composição está presente "extractos de proteínas vegetais"
Exactamente, isto foi o que eu encontrei no website deles, não encontrei mais nada.
maraya Escreveu:A título de exemplo:
Pedigree Aves (no Continente)
10KG - 25€
Preço por quilo - 2,5€
Dose recomendada para um cão com 30 Kg - 430g
Quantidade e preço de ração gasta num mês (31 dias) - 13,330kg e 33,32€

Hills (uma ração superior á pedigree na qual o preço parece ser elevado elevado)
12 kg - 46€ (preço em espanha)
Preço por quilo - 3,83€
Dose recomendada para um cão com 30 Kg - 320g
Quantidade e preço de ração gasta num mês (31 dias) - 9,920kg e 38,02€

Como podem ver não sai muito mais cara :)
Obrigada Maraya, isto era o que eu queria fazer mas não sabia o preço da Pedigree... :wink:
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
maraya
Membro Veterano

segunda dez 12, 2011 11:53 pm

E só para a pergunta não ficar por aí esquecida :wink:
maraya Escreveu:jpmncosta
Por curiosidade, consegue-me dizer qual é a dose diária que vem escrita no saco da Alta energia para um cão com 30 ou 35 kg?
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
S2000
Membro
Registado: sábado mar 05, 2011 5:21 pm

terça dez 13, 2011 2:08 am

Vamos por partes: quanto à Friskies e Pedigree, qualquer uma delas anuncia na sua ficha técnica um mínimo de 4% de carne, ou seja, muito pouco. Têm ambas valores modestos de proteína e gordura, e por comparação com as marcas brancas, não valem o dinheiro que se pede por elas. Têm a finalidade de dar grandes margens de lucros a toda a gente, através de uma forte componente de marketing, nada mais.
Quanto às marcas brancas do Continente e Pingo Doce, basta estar mais atento à referência relativa ao fabricante, todas têm ES antes do nº, daí que no fundo são lixo importado de Espanha. O que é curioso, dado existirem 2 fábricas de ração em Portugal que produzem rações de gama baixa com um pouco mais de qualidade do que nuestros hermanos. Mas para esses grupos comerciais, o que interessa é o preço. Se a Alta Energia refere 10% de carne, então também pode ser juntada ao rol de rações que eu classifico como "c*g*d*", ou seja, palha para encher a barriga dos cães.
Posso referir a título de exemplo a Avenal Caça, uma ração nacional que tem um mínimo de 20% de farinha de aves, com polpa de beterraba, fruto-oligossacarídeos, frutos secos, com 27% de proteína e 13% de gordura, que tem excelentes resultados em termos de fezes e de digestabilidade, mas que poucos deverão conhecer, e deverá ser mais barata do que essa "c*g*d*" da Alta Energia do Continente. Com jeitinho mais barata... Ou Fluffy manutenção, que tem um pouco menos do que isso, mas sempre com carne de aves, mais digerível do que os sub-produtos utilizados nas rações de gama baixa espanholas, cuja origem costuma ser de suínos ou bovinos, portanto com menos qualidade...
Royal Canin é aquele caso controverso daquela ração que até é boa, mas é mais show-off do que outra coisa, muito protegida pelos veterinários porque mais nenhuma marca lhes dá o marketing gratuíto e enormes margens de lucro...
Quanto às rações de linha branca existentes no mercado, todas elas recorrem a matérias-primas de baixa qualidade, cuja finalidade é somente um preço baixo, fomentando as vendas em massa.
Quanto ao senhor que criou o tópico, que chama de mal educado a todos os que o contrariam, se está a dar-se bem com as linhas brancas, vá em frente, agora não venha para aqui atirar areia aos nossos olhos.
jpmncosta
Membro Júnior
Registado: terça mai 06, 2008 7:08 pm

terça dez 13, 2011 12:16 pm

S2000 Escreveu:Vamos por partes: quanto à Friskies e Pedigree, qualquer uma delas anuncia na sua ficha técnica um mínimo de 4% de carne, ou seja, muito pouco. Têm ambas valores modestos de proteína e gordura, e por comparação com as marcas brancas, não valem o dinheiro que se pede por elas. Têm a finalidade de dar grandes margens de lucros a toda a gente, através de uma forte componente de marketing, nada mais.
Quanto às marcas brancas do Continente e Pingo Doce, basta estar mais atento à referência relativa ao fabricante, todas têm ES antes do nº, daí que no fundo são lixo importado de Espanha. O que é curioso, dado existirem 2 fábricas de ração em Portugal que produzem rações de gama baixa com um pouco mais de qualidade do que nuestros hermanos. Mas para esses grupos comerciais, o que interessa é o preço. Se a Alta Energia refere 10% de carne, então também pode ser juntada ao rol de rações que eu classifico como "c*g*d*", ou seja, palha para encher a barriga dos cães.
Posso referir a título de exemplo a Avenal Caça, uma ração nacional que tem um mínimo de 20% de farinha de aves, com polpa de beterraba, fruto-oligossacarídeos, frutos secos, com 27% de proteína e 13% de gordura, que tem excelentes resultados em termos de fezes e de digestabilidade, mas que poucos deverão conhecer, e deverá ser mais barata do que essa "c*g*d*" da Alta Energia do Continente. Com jeitinho mais barata... Ou Fluffy manutenção, que tem um pouco menos do que isso, mas sempre com carne de aves, mais digerível do que os sub-produtos utilizados nas rações de gama baixa espanholas, cuja origem costuma ser de suínos ou bovinos, portanto com menos qualidade...
Royal Canin é aquele caso controverso daquela ração que até é boa, mas é mais show-off do que outra coisa, muito protegida pelos veterinários porque mais nenhuma marca lhes dá o marketing gratuíto e enormes margens de lucro...
Quanto às rações de linha branca existentes no mercado, todas elas recorrem a matérias-primas de baixa qualidade, cuja finalidade é somente um preço baixo, fomentando as vendas em massa.
Quanto ao senhor que criou o tópico, que chama de mal educado a todos os que o contrariam, se está a dar-se bem com as linhas brancas, vá em frente, agora não venha para aqui atirar areia aos nossos olhos.
Em resposta a este senhor, eu não estou a chamar "mal- educado" a todos os q estao a postar, eu chamei mal educado a um comentario q foi citado no meu post, pq a pessoa em questão estava a por palavras na minha boca, a dizer q eu estava a fazer mal as contas visto tratar.se so de um animal, qd nem sequer sabia qts animais eu tinha, por isso não esteja a dizer coisas q nao sao verdade, pq eu nao lhe chamei mal educado...
2º ponto: "c*g*d", como voce chamou´so reflete a sua boa educaçao ao falar de comer...
3º ponto: em relaçao a um outro post, q dizia q eu é q estava a por a royal canin, como uma raçao de alta gama, eu so falei da royal canin, como um exemplo, poderiaq ter falado de qq outra raçao cara...
4º ponto: eu crio o topico q eu quiser, pq sou livre p o fazer, e tb sou livre de expressar a minha opiniao em relaçao a qq assunto...
5º ponto: nao sei porque é q estao ofendidos com o facto de eu achar q as rações mais caras, se podem comparam em termos de qualidade com as mais baratas...
Acho q ja enjoa tanta "mariquice", com o comer dos animais, dantes os animais, nao comiam raçao, comiam os restos da refeiçao, iam p a caça, levavam uma so vacina, nem sabiam o q era um veterinario, e morriam velhos, mas felizes, pq corriam pelo quintal durante o dia, dormiam dentro de um barril, com palha....
Com tanta ignorancia, vejo.me na obrigaçao de dizer q o q esta referido no paragrafo anterior, é meramente um exemplo, e q os meus animais, nao comem ossos, nao vao à caça.... Fui esclarecedora!?!
CharlieBrow
Membro Veterano
Registado: segunda dez 05, 2011 1:00 pm

terça dez 13, 2011 12:20 pm

maraya Escreveu:
CharlieBrow Escreveu:Porque passam a vida a falar sobre rações?
Já venho um pouco tarde, mas respondo há mesma :lol:
Eu continuo a participar nestes tópicos, porque este é um assunto que me interessa.
E penso que é com discussões e partilhas de opiniões que conseguimos (deveriamos) aprender um pouco mais :wink:
Os tópicos de receitas não são tão concorridos como os de ração. Conclusão final que retiro, todos olham de forma altamente desconfiada para este tipo de alimentação.
jpmncosta
Membro Júnior

terça dez 13, 2011 12:21 pm

ja q diz q a Avenal Caça é mto boa e q com jeitinho é mais barata q a alta energia do continente, diga.me qt custa e onde se pode comprar...
NicaJunior
Membro Veterano
Registado: terça jul 13, 2010 1:43 pm

terça dez 13, 2011 12:33 pm

CharlieBrow Escreveu: Os tópicos de receitas não são tão concorridos como os de ração. Conclusão final que retiro, todos olham de forma altamente desconfiada para este tipo de alimentação.
:lol: :lol: :lol:
E acabam sempre à " batatada".
Não deixa de ser cómico, se tanto desconfiam das rações, se tanto lêm as fichas de composição e nunca ficam satisfeitos, se tanto enumeram percentagens e outras coisas que tais, porque não fazem a comida dos cães? Ou lhes dão crú, para não ter muito trabalho? E mais giro ainda a resposta a esta questão é " Ah! Natural não dou porque tenho medo dessa alimentação. " LOOOOOL E passam a vida a falar de componentes que não fazem a minima do que sejam e a comparar as percentagens da existencia dos mesmos nas rações... :lol: :lol: :lol: :lol:
Primeiro, levaram os comunistas
e eu nada disse, porque não era comunista

Depois, levaram os sindicalistas
e eu nada disse, porque não era sindicalista

Depois, levaram os judeus
e eu nada disse, porque não era judeu

Depois, levaram-me a mim
e já não havia ninguém que me pudesse defender

Martin Niemöller
jpmncosta
Membro Júnior

terça dez 13, 2011 12:55 pm

NicaJunior Escreveu:
CharlieBrow Escreveu: Os tópicos de receitas não são tão concorridos como os de ração. Conclusão final que retiro, todos olham de forma altamente desconfiada para este tipo de alimentação.
Não deixa de ser cómico, se tanto desconfiam das rações, se tanto lêm as fichas de composição e nunca ficam satisfeitos, se tanto enumeram percentagens e outras coisas que tais, porque não fazem a comida dos cães? Ou lhes dão crú, para não ter muito trabalho? E mais giro ainda a resposta a esta questão é " Ah! Natural não dou porque tenho medo dessa alimentação. " LOOOOOL E passam a vida a falar de componentes que não fazem a minima do que sejam e a comparar as percentagens da existencia dos mesmos nas rações... :lol: :lol: :lol: :lol:
Ora, ai está um comentario do qual eu gostei... eu , às vezes, faço comer, para eles, outras vezes dou raçao, qt à composiçao, nao poderia estar mais de acordo consigo, as pessoas nao percebem patavina, mas gostam de pensar q sao genios... mas eu ate compreendo pq é q as pessoas não dão comer feito ao liume aos animais, é q hoje em dia até uma covete de costoletas tem ingredientes, coisa q sinceramente, nao consigo entender, carne q é carne, nao tem ingredientes, so no fim de cozinhados... :-)
eu até sei pq é q as pessoas nao dao comer "feito ao lume " aos animais, porque dá trabalho, porque suja as maos... tudo se resume ao trabalho q um animal dá... Como disse os meus animais sao tratados como membros da familia, qd se pode, dá-se melhor, qd o mes nao permite, dá-se pior, tal como à mesa de nossa casa....
CharlieBrow
Membro Veterano
Registado: segunda dez 05, 2011 1:00 pm

terça dez 13, 2011 1:02 pm

NicaJunior Escreveu:
Talvez porque dar comida natural, cozinhada incluída, seja complicado? Hoje em dia temos noção que para se estar bem precisamos de ingerir quantias que se podem transformar em percentagens disto e daquilo. Para o nosso animal é igual. Sabemos que têm necessidades que não sendo satisfeitas podem causar problemas a curo, médio e sobretudo, longo prazo. A mim, a comida que optei por dar-lhes dá-me uma trabalheira descomunal, porque sei que não é um punhado disto, com um punhado daquilo que vai nutrir os meus animais de forma correcta. Básicamente pareço um cientista na cozinha, mas isso dá-me prazer, até porque gosto de ciências e de cozinha. Agora, não é própriamente fácil alimentar um cão assim. Não é própriamente fácil :roll:
S2000
Membro
Registado: sábado mar 05, 2011 5:21 pm

terça dez 13, 2011 1:52 pm

Mais uma vez a "entidade" que postou o tópico fez um testamento, não acrescentou nada de válido nem adiantou dados mais concretos ao tópico que ela própria criou... Ou seja, começou o tópico com questões acerca da comparação de rações de gama alta com linha branca, depois parece que não gosta das respostas e fica chateada...
Se eu afirmei que a linha branca do Continente é uma "c*g*d*", é porque os dados relativos à sua composição me mostram isso, isto por comparação com outras existentes no mercado e com a gama alta. Não há milagres nisso, o que é caro deve forçosamente ser melhor do que o mais barato... E no fundo mais vale dar-lhes comida de casa, desde que cozinhada com alguns princípios básicos, certamente ficarão mais satisfeitos do que com qualquer ração. Eu não sou daqueles detractores da comida caseira, bem pelo contrário. É a base de alimentação dos meus cães...
Quanto às famosas Pedigree e Friskies, o que disse em relação à Alta Energia do Continente aplica-se em maior escala, são ainda piores. Embora mais vale o cão comer disso do que não comer nada, e certamente não vai morrer se passar a vida toda a comer Friskies, o dono é que vai gastar dinheiro sem necessidade, pois conseguem-se rações bem melhores no mercado a preços muito mais baixos.
Quanto à Avenal Caça, como não sei onde vive nem me interessa, não posso informar-lhe onde se pode comprar, o ideal será entrar em contacto com a fábrica (262837310) e fazer-lhes as perguntas que entender. Na minha terra sei onde adquirir, mas certamente fica demasiado longe da sua terra.
maraya
Membro Veterano

terça dez 13, 2011 1:59 pm

AST88 Escreveu:
CharlieBrow Escreveu: Talvez porque dar comida natural, cozinhada incluída, seja complicado? Hoje em dia temos noção que para se estar bem precisamos de ingerir quantias que se podem transformar em percentagens disto e daquilo. Para o nosso animal é igual. Sabemos que têm necessidades que não sendo satisfeitas podem causar problemas a curo, médio e sobretudo, longo prazo. A mim, a comida que optei por dar-lhes dá-me uma trabalheira descomunal, porque sei que não é um punhado disto, com um punhado daquilo que vai nutrir os meus animais de forma correcta. Básicamente pareço um cientista na cozinha, mas isso dá-me prazer, até porque gosto de ciências e de cozinha. Agora, não é própriamente fácil alimentar um cão assim. Não é própriamente fácil :roll:
Não é propriamente fácil, mas dá prazer ver os benefícios que essa alimentação traz :wink:
Além de fácil, nao sai muito barato para quem tem cães grandes :lol:
Sim, na minha opinião é por nao ser mais prático e mais barato qua as pessoas nao o fazem e nao porque nao querem dar o melhor aos seus animais

Eu nao exitava dar a chamada alimentação natural aos meus 2 caes e 4 gatos, se neste momento tivesse hipóteses para isso (tempo e dinheiro)

Como de momento nao estou a ver que me seja possível proporcionar-lhes essa alimentação, esforço-me por lhes dar o melhor que me é possível dar. :wink:

Quando tiver hipóteses de começar e manter essa alimentação, assim o farei, porque a meu ver é o ideal tanto para caes como para gatos :)
Última edição por maraya em terça dez 13, 2011 2:14 pm, editado 1 vez no total.
oriexiac
Membro Júnior
Registado: quarta nov 30, 2011 8:20 pm

terça dez 13, 2011 2:14 pm

que dizem destas duas?
triple crown
(no site nao fala em subprodutos quando li a composiçao na saca entrei em contacto com a marca e explicaram-me o porquê de na saca constar, em caso de duvida posso colocar o mail que me enviaram)

Composiçao – carnes e subprodutos animais, (28% ave), cereais (10% arroz 20% milho) óleos e gorduras (10% gordura de ave, 1% óleo de salmão), subprodutos de origem vegetal, peixes e subprodutos de peixes, substancias minerais, frutas (maçã 1.000 mg/kg e mirtilos 1.000 mg/kg) leveduras (500 mg/kg)

Constituintes analíticos : proteína 30%, teor matéria gorda 18%, fibra bruta 2, matéria inorgânica 8%, humidade 10%, cálcio 1,8%, fósforo 1,3%

Aditivos nutricionais – vitamina A 23.000 UL/kg, vitamina D3 2.000 UL/kg, vitamina E (acetato de a.tocoferilo totalmente recémico) 360 mg/kg, cobre (sulfato de cuprico penta-hidratado) 8mg/kg, ferro ( sulgato ferroso mono-hidratado) 100 mgkg, iodo (iodato de cálcio anidro) 1 mg/kg, magnésio (oxido manganoso) 6mg/kg, zinco oxido de zinco) 130mg/kg, selénio (selenito de sódio) 0,25 mg/kg

Aditivos tecnológicos – sepiolite 1.200 mg/kg com antioxidantes e conservantes

flatazor (foi traduzido do site www.flatazor.com, alguma palavra pode nao estar correcta)

Ingredientes:
Carne de frango desidratada, pato e peru. Amido pré-cozido. Cascos. Gordura animal. Glúten de milho. Fibras de maçã. Peixe seco. Carne desidratada. Fat Duck. Flocos de milho. Hidrolisados &#8203;&#8203;de proteína animal. Linhaça. Polpa de beterraba. Ovo em pó. Rice. Autolisatos peixe (Organolysats 0,6%). Levedura de cerveja. Fruto-oligossacarídeos. Clay. Extratos de plantas. Carvão vegetal.

Teores médios em%: Proteína 30. Fat 20. 2 fibras dietéticas. Minerais 5.5. Cálcio 1,3. Fósforo 0,8. vitamina conteúdo em UI / kg: Vitamina A 16 000. A vitamina D 1000. . Vitamina E 220 CONTEÚDO ADICIONADO OLIGOELEMENTOS em mg / kg de cobre (E4) 15. Zinco (E6) 200. Manganês (E5) 40. Iodo (E2) 2.5. Selênio (E 0.4.

INFORMAÇÃO
Este alimento contém vitaminas adicionadas: o ácido pantotênico, ácido fólico, cloreto de colina, biotina, niacina, B2, B6, B12 e K.

qual das duas será a a melhor?
maraya
Membro Veterano

terça dez 13, 2011 2:19 pm

Sobre a Alta Energia do Continente:
Alguém tem aí uma saca dela e me consegue informar qual a dose diária recomendada para um cao com 30 ou 35kg sff
nbraganca
Membro
Registado: terça jun 21, 2011 8:50 am

terça dez 13, 2011 2:36 pm

Desculpem intrometer-me na discussão. Compreendo perfeitamente que as pessoas procurem a melhor relação preço / qualidade. Agora custa-me a compreender que acreditem que entre duas rações de preços completamente diferentes, uma que sai a 1,2 euros e a outra que sai a 3,44, não existe diferença de qualidade significativa.

A titulo de exemplo transcrevo a informação de uma e da outra...

Ração a 1,2 euros o Kg

Ingredientes
Arroz, carne de frango, peixe e subprodutos de pescado, carne e subprodutos animais, óleos e gorduras, subprodutos de origem vegetal, levedura de cerveja e substâncias minerais.

Informações Nutricionais
Vitaminas: A, D3, E.

Ração a 3,44 euros o Kg (desculpem vir em inglês mas não encontrei traduzido)

Ingredients: Chicken meal, steamed oats, fresh free-run chicken, peas, fresh deboned salmon
(source of DHA), brown rice, chicken fat (preserved with mixed tocopherols and
rosemary), chicken liver, fresh whole eggs, sun-cured alfalfa, salmon oil, pumpkin,
chicken cartilage (natural source of glucosamine and chondroitin), red delicious
apples, carrots, turnip greens, cranberries, Saskatoon berries, organic sea vegetables
(kelp, bladderwrack, dulse), burdock root, marshmallow root, juniper berries,
fenugreek, sweet fennel, angelica root, sea buckthorn, chicory root, stinging nettle, red
raspberry leaf, milk thistle, peppermint leaf, marigold flowers, chamomile flowers,
Enterococcus faecium, Lactobacillus acidophilus.
Vitamins (vit. A, vit. D3, vit. E, niacin, riboflavin, lysine, thiamine mononitrate, vit. B12,
pyridoxine, folic acid, biotin). Minerals (iron proteinate, zinc proteinate, manganese
proteinate, cobalt proteinate, copper proteinate).
Protein .....................................33 %
Fat ..........................................15 %
Fiber ...................................... 3.5 %
Calcium .................................. 1.2 %
Phosphorus ............................. 1.1 %
Omega-6................................. 2.5 %
Omega-3 ................................ 0.4 %
Glucosamine ....................800 mg/kg
Chondroitin .......................500 mg/kg
Carbohydrate ...........................29 %
Sodium ................................. 0.35 %
Chloride................................... 0.5 %