S2000 Escreveu:Vamos por partes: quanto à Friskies e Pedigree, qualquer uma delas anuncia na sua ficha técnica um mínimo de 4% de carne, ou seja, muito pouco. Têm ambas valores modestos de proteína e gordura, e por comparação com as marcas brancas, não valem o dinheiro que se pede por elas. Têm a finalidade de dar grandes margens de lucros a toda a gente, através de uma forte componente de marketing, nada mais.
Quanto às marcas brancas do Continente e Pingo Doce, basta estar mais atento à referência relativa ao fabricante, todas têm ES antes do nº, daí que no fundo são lixo importado de Espanha. O que é curioso, dado existirem 2 fábricas de ração em Portugal que produzem rações de gama baixa com um pouco mais de qualidade do que nuestros hermanos. Mas para esses grupos comerciais, o que interessa é o preço. Se a Alta Energia refere 10% de carne, então também pode ser juntada ao rol de rações que eu classifico como "c*g*d*", ou seja, palha para encher a barriga dos cães.
Posso referir a título de exemplo a Avenal Caça, uma ração nacional que tem um mínimo de 20% de farinha de aves, com polpa de beterraba, fruto-oligossacarídeos, frutos secos, com 27% de proteína e 13% de gordura, que tem excelentes resultados em termos de fezes e de digestabilidade, mas que poucos deverão conhecer, e deverá ser mais barata do que essa "c*g*d*" da Alta Energia do Continente. Com jeitinho mais barata... Ou Fluffy manutenção, que tem um pouco menos do que isso, mas sempre com carne de aves, mais digerível do que os sub-produtos utilizados nas rações de gama baixa espanholas, cuja origem costuma ser de suínos ou bovinos, portanto com menos qualidade...
Royal Canin é aquele caso controverso daquela ração que até é boa, mas é mais show-off do que outra coisa, muito protegida pelos veterinários porque mais nenhuma marca lhes dá o marketing gratuíto e enormes margens de lucro...
Quanto às rações de linha branca existentes no mercado, todas elas recorrem a matérias-primas de baixa qualidade, cuja finalidade é somente um preço baixo, fomentando as vendas em massa.
Quanto ao senhor que criou o tópico, que chama de mal educado a todos os que o contrariam, se está a dar-se bem com as linhas brancas, vá em frente, agora não venha para aqui atirar areia aos nossos olhos.
Em resposta a este senhor, eu não estou a chamar "mal- educado" a todos os q estao a postar, eu chamei mal educado a um comentario q foi citado no meu post, pq a pessoa em questão estava a por palavras na minha boca, a dizer q eu estava a fazer mal as contas visto tratar.se so de um animal, qd nem sequer sabia qts animais eu tinha, por isso não esteja a dizer coisas q nao sao verdade, pq eu nao lhe chamei mal educado...
2º ponto: "c*g*d", como voce chamou´so reflete a sua boa educaçao ao falar de comer...
3º ponto: em relaçao a um outro post, q dizia q eu é q estava a por a royal canin, como uma raçao de alta gama, eu so falei da royal canin, como um exemplo, poderiaq ter falado de qq outra raçao cara...
4º ponto: eu crio o topico q eu quiser, pq sou livre p o fazer, e tb sou livre de expressar a minha opiniao em relaçao a qq assunto...
5º ponto: nao sei porque é q estao ofendidos com o facto de eu achar q as rações mais caras, se podem comparam em termos de qualidade com as mais baratas...
Acho q ja enjoa tanta "mariquice", com o comer dos animais, dantes os animais, nao comiam raçao, comiam os restos da refeiçao, iam p a caça, levavam uma so vacina, nem sabiam o q era um veterinario, e morriam velhos, mas felizes, pq corriam pelo quintal durante o dia, dormiam dentro de um barril, com palha....
Com tanta ignorancia, vejo.me na obrigaçao de dizer q o q esta referido no paragrafo anterior, é meramente um exemplo, e q os meus animais, nao comem ossos, nao vao à caça.... Fui esclarecedora!?!