Se lhe tento tirar o osso, ele rosna e tenta morder...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta jan 16, 2004 9:25 pm

aisd Escreveu: Aí está, quando escolhi um lab (e não é o cão que acho mais bonito, longe disso)
Claro, se a escolha tivesse sido feita em função da beleza, tinha escolhido o whippet :lol:

Agora a sério.
Eu compreendo o sentido da frase: "há raças mais agressivas do que outras". Agressividade no sentido de dominância, ou melhor, eventual agressividade como resultado de se ser dominante.
O que acontece aqui é algum medo de usar certas expressões. Mas não admira. Agressividade está conotado com raças perigosas, logo não convém lá muito bater nesta tecla.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

sexta jan 16, 2004 9:29 pm

A agressividade não é realmente sinónimo de dominância, mas pode ser desencadeada pelo carácter dominante de um cão, isto é, ter a dominância como causa próxima. Neste sentido parece-me correcta a firmação do Taliesin_X quando diz que há raças mais agressivas que outras.

Apesar de ser evidente que dentro de cada raça há indivíduos mais dominantes e mais submissos, a questão é que não podemos ignorar que a bagagem genética de um rott, por exemplo, contém uma muito maior predisposição para a dominância que a de um labrador...

No caso de agressões a crianças, no entanto, eu penso que mais frequentemente a agressividade será por territorialidade ou defesa. No seio da família julgo ter predominância a agressividade por dominância.

Cumprimentos

José Carlos
isabelnobre
Membro Veterano
Registado: sábado jan 25, 2003 1:09 am

sexta jan 16, 2004 11:06 pm

aninhas2000 Escreveu: Esqueçam que algum dia escrevi alguma coisa neste forum, isto é triste, já conheço este forum á tempo suficiente para saber que mais valia ter estado calada, não sou eu que não sei ouvir comentarios contrarios aos meus, são voces, é só voltarem a ler tudo o que escreveram. Como já disse no outro topico, respeito as vossas opinioes, tentem respeitar as minhas. Pedra e Sealord, não quero entrar em conflito!

Muitos beijinhos a todos, não vos vou levar a mal porque já sei como este site funciona, às vezes perde-se a calma

Bom Ano Novo
Ana e Luna

)
Olhe nós também não levamos a mal a Aninhas ser tão cínica. Ai!! Peço que me desculpe ás vezes também perdemos a calma 8)
Taliesin_X
Membro Júnior
Registado: sexta jan 16, 2004 4:12 am

sábado jan 17, 2004 3:19 am

Bem, posso ter escolhido mal as palavras, quero dizer que há raças mais propensas para a agressão do que outras.
Mais concretamente, mais tolerantes (seja para partilhar comida, o território, ou tolerar abusos fisicos).
Não digo isto em relação aos donos - aí todos devem tolerer quase tudo!
Mas em relação a estranhos ou outros cães.
E não quero dizer que há cães "mais perigosos", tão só e apenas quero dizer que certas raças têm determinado instinto mais apurado que outras.
É mais fácil um Galgo partilhar uma refeição do que um Cocker,
Um Labrador partilha um espaço mais facilmente que um Akita,
Um Serra da Estrela tolera melhor um puxão de cauda ou de orelhas que um Bichon.

Isto, como tudo, sem prejuízo de opinião mais abalizada.
PS: Não vale a pena justificar o abalizada com o "veterano" - este apenas se refere ao tempo de estada no fórum. 8)
Responder

Voltar para “Cães”