Xixis + "Crate training" para cachorros?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sexta dez 16, 2011 1:18 pm

Olá.
Coloquei "confinamento" porque não sei como se costuma chamar popularmente este treino por cá. Achei muito interessante a teoria e tenho pesquisado embora ainda não tenha concluído sobre o assunto (Acho que faz sentido mas custa-me aplicá-lo!).

Também dei por mim a pensar que isto é, de certa forma, o que a minha cachorra tem quando a fecho na cozinha para sair de casa!

De qualquer forma, penso que tem outras aplicações práticas. Como não há maneira de ela querer fazer na rua (e chega a casa faz logo nos resguardos!), estou a considerar usar esta técnica num dia em que esteja em casa o dia todo e lhe faça a restrição de espaço com a caixa de transporte e a cada 2h/3h leva-la à rua para esticar as pernas e regressar à caixa, até que ela finalmente decida fazer. É que não lhe posso fazer uma festa enorme depois de fazer, porque ela de facto não faz!!!

Para terem uma ideia, ela fez uma exposição, aliviou-se antes de sairmos de casa e depois estivemos quase 12h na rua e ela NUNCA fez!!! Nem uma coisa nem outra. 2 dias.

Fui à pouco buscar a caixa e estou a usar agora (ela está), enquanto aguardo que a cozinha seque, depois de um "acidente". Fez uma birra enorme, porque costuma andar solta pela casa e atrás das minhas pernas, mas está a acalmar agora, cerca de 30 a 40m depois. Uma vez que acalmou, assim que a cozinha secar, vou abrir-lhe a porta. Isto para a habituar em pequenos períodos lá dentro para ela perceber que não tem problema nenhum e parar com as birras. Certo ou errado?

Gostaria que me falassem um pouco mais deste treino, quem o usa. De aplicações práticas, a melhor forma de o fazer e os erros mais comuns ao aplicá-lo, isto da vossa experiência.
Imagino que seja uma técnica que não agrade à maioria, mas penso que isto serve mesmo para treino e habituar os cães também a períodos de calma e tranquilidade (por exemplo tem-me sido um pouco complicado tentar trabalhar em casa, com ela solta e ter que a controlar). (E há quem defenda que ajuda com a "ansiedade de separação", problema que para já não tenho).

Deixo 2 dos videos de uma treinadadora e gostaria de promover uma discussão saudável sobre o assunto.

http://www.youtube.com/watch?v=_nlB4ttA ... er&list=UL

http://www.youtube.com/watch?v=egyxDDiT ... er&list=UL

PS - título anterior do tópico "treino de confinamento para cachorros"
Última edição por srYuki em segunda dez 19, 2011 5:56 pm, editado 2 vezes no total.
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

sexta dez 16, 2011 1:24 pm

Chama-se Crate Trainning e sou contra.

Agora não me apetece desenvolver, daqui a pouco já cá volto.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Andersen
Membro
Registado: domingo out 30, 2011 4:02 pm

sexta dez 16, 2011 2:22 pm

Isto é parecido com os Parques onde colocam os bébés , quando eles já dão uns passitos ou gatinham, com brinquedos e tudo. :)

A ideia aqui é proteger sem os prender demasiado, acho eu :wink:
CharlieBrow
Membro Veterano
Registado: segunda dez 05, 2011 1:00 pm

sexta dez 16, 2011 2:31 pm

SrYuki, já ponderou em pesquisar? Há muitos tópicos sobre este assunto na arca.
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sexta dez 16, 2011 5:12 pm

CharlieBrow Escreveu:SrYuki, já ponderou em pesquisar? Há muitos tópicos sobre este assunto na arca.
Por acaso já.
Mas primeiro, não sei o nome que dão a isto e português. E quando não se sabe o que pesquisar, fica complicado ter sucesso.

Segundo, pesquisei agora "crate trainning" e "teino jaula" e não obtive resultado nenhum! :o

PS - Para falar a verdade não gosto lá muito da pesquisa aqui da arca. Encontro mais resultados se pesquisar o tema " + arcadenoe" no google do que aqui...

PS 2 - Sobre xixis e cocós já li todos os que estavam agregados. Já segui a grande maioria das sugestões, inclusivé dar de comer e trazer à rua durante 1h, com caminhada, quando ela faz ao fim de 10m/20m depois de comer. E nada (na rua). Tudo (ao entrar em casa).
CharlieBrow
Membro Veterano

sexta dez 16, 2011 5:15 pm

Primeiro ensinou à sua cadela que o xixi era em casa. Agora quer que o xixi seja na rua. Vai ter de ter paciência e se quer tornar o processo mais rápido, vá passear onde estejam outros cães. É que ela não percebe bem o que a dona pretende, mas se vir outro cão, percebe logo.
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sexta dez 16, 2011 5:28 pm

CharlieBrow Escreveu:Primeiro ensinou à sua cadela que o xixi era em casa. Agora quer que o xixi seja na rua. Vai ter de ter paciência e se quer tornar o processo mais rápido, vá passear onde estejam outros cães. É que ela não percebe bem o que a dona pretende, mas se vir outro cão, percebe logo.
É frustrante. Ainda por cima porque 70% das vezes, em casa, quando a mando fazer ela vai fazer. (aproveito que sei mais ou menos os timmings e lembro-a).

Na rua, com tudo se distrai. Tudo mesmo tudo. Um carro que passa. Depois 1 cão que ladra. Depois uma flor. Depois um avião. Depois uma árvore com um cheiro interessante...

Ontem andou numa zona do parque com outros cães de uma senhora e ela ainda viu uma das cadelas a fazer, mas nada.

Andei a apostar no horário matinal, em que eles n conseguem controlar porque estão mesmo à rasquinha, mas a gaja parece que adivinha!!! Tem acordado sempre antes do que estipulei no despertador!!!! (costuma acordar às 8h. Mas anda "avariada" acho eu que por causa dos dentes e tem feito uma data de coisas que não são muito normais!!).

Já tentei 7h30 e 7h! A pensar em ter alguma luz matinal, mas nada feito.
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

sexta dez 16, 2011 5:39 pm

esta cachorra ainda é muito nova para ter o treino de higiene bem adquirido.

é continuar a leva-la à rua, rotineiramente e sensivelmente às mesmas horas. até ela assumir em definitivo que deverá fazer sempre no exterior da casa.

Se ela faz dentro de casa nos resguardos já é bem bom, porque a procissão ainda vai no adro.

mais uns mesinhos pela frente a treinar a rapariga!!!
boa sorte
An ye harm none, do what ye will
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

sexta dez 16, 2011 5:43 pm

se possivel sem crate ;)

só a usaria in extremis com um animal altamente destruidor na ausencia dos donos, ou que manifestasse uma ansiedade descontrolada durante a separação.

todavia reconheço a utilidade da crate e a practicidade. O facto é que até existem cães que gostam da crate, enfim... cada caso...
An ye harm none, do what ye will
joanaduarte
Membro
Registado: quarta fev 17, 2010 2:14 pm

sexta dez 16, 2011 5:56 pm

Experimente levar um resguardo sujo consigo para a rua e ponha no chão onde quer que ela faça.
<a href="http://www.templardog.com">www.templardog.com</a>
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sexta dez 16, 2011 6:03 pm

Netherwing Escreveu:se possivel sem crate ;)

só a usaria in extremis com um animal altamente destruidor na ausencia dos donos, ou que manifestasse uma ansiedade descontrolada durante a separação.

todavia reconheço a utilidade da crate e a practicidade. O facto é que até existem cães que gostam da crate, enfim... cada caso...
Netherwing, agradeço a força.

Para a crate, de facto a minha cadela não tem um "mau comportamento" de 1 forma geral. Mas pensei que talvez pudesse ajudar.

Por exemplo, como ela me tem trocado as voltas com a hora de acordar, se calhar estava a pensar em a deixar a dormir na caixinha e fazer o mesmo esquema das 7h ou 6h30 (haja coragem!!!).

É que acho que o problema aqui é mesmo ela fazer a 1ª vez. Daí que eu esteja empenhada em a apanhar na "hora flagrante". Porque acho a minha cadela muito asseada e quando apreender que é para fazer na rua, acho que rapidamente deixa de fazer em casa (mesmo quando eu não me importava que ela posse ao "resguardo de emergência").

Ela é tão asseada, mas tão asseada, que nem gosta de sujar os bigodes na hora de comer!!! Juro!!
:D :D

E como de vez em quando oiço "4 meses e meio?! Já está bem na hora de ela fazer na rua!!", tenho andado a dar voltas, para ver se lhe dou a volta a ela!...
:)
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sexta dez 16, 2011 6:08 pm

joanaduarte Escreveu:Experimente levar um resguardo sujo consigo para a rua e ponha no chão onde quer que ela faça.
Estava a guardar essa para se a das 7 da manhã não funcionasse. :D

Não obstante, tenho alí um cocozito com 2 dias, dentro de 1 saquinho, para levar para o dito sítio. Na volta já está seco demais! Era para hoje de manhã!!! :D
Está como peça decorativa do meu hall de entrada! :D

PS - Até já pensei em calçar-lhe uns sapatinhos (não fossem tão caros!)!! Se a coisa é por causa da textura que tem debaixo das patas, com sapatos teria sempre a mesma textura. Era sempre fofinho! Esta então, vou guardar para quando for uma "dona a calmantes".
CharlieBrow
Membro Veterano

sexta dez 16, 2011 6:21 pm

Ela vai fugir do cócó. Detestam o cheiro do próprio cócó, ainda mais com 2 dias, já repassado. Já urina é muito mais interessante.
Porque ignorou a sugestão de passear com outros cães?
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sexta dez 16, 2011 6:23 pm

CharlieBrow Escreveu:Ela vai fugir do cócó. Detestam o cheiro do próprio cócó, ainda mais com 2 dias, já repassado. Já urina é muito mais interessante.
Porque ignorou a sugestão de passear com outros cães?
Não ignorei.
Fizemos isso ontem e vamos continuar a fazer! (já tinhamos feito, mas com outros amigos canídeos, aleatoriamente. Para hoje marcámos mesmo uma hora!)

Hummm acho então que me vou ver livre da peça decorativa. :D
cbraga
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2005 12:12 pm

sexta dez 16, 2011 6:34 pm

Leve os resguardos consigo quando acordar e a levar à rua logo pela manhã. Depois de ter dormido durante a noite, ela não vai aguentar muito tempo sem fazer xixi.
Leve também algo para a recompensar quando ela fizer o xixi, tipo biscoito ou algo do gênero.
Os meus quando eram pequenitos, dormiam com uma coleira de gato. Quando acordavam a primeira coisa que eu fazia era vir pô-los cá fora. Se acordavam de noite, trazia-os cá fora. Mas eu tenho espaço exterior, actualmente, ao fim de 3 semanas eles já quase não faziam em casa nada, só por descuido.
Quando tive o meu anterior num apartamento, ele dormia ao meu lado, e claro, tinha lá os jornais na varanda para fazer o xixi. E para o habituar a fazer na rua foi como he disse. Passeavamos durante uma série de tempo, e eu levava os jornais, e ia colocando no chão até que ele foi-se decidindo a fazer o xixi cá fora. Há que ser persistente.
Outro coisa, depois das refeições, enquanto são pequenos, por norma eles vão dormir. Depois de acordarem é a hora certa para os levar a fazer as necessidades. Não logo a seguir às refeições.
Responder

Voltar para “Cães”