AnnieBata Escreveu:Não, por acaso a gaiola até é grande, eu não gosto nada de gaiolas com grandes no fundo (já tive), além de ficar a porcaria lá agarrada, as aves não conseguem comer a areia que ponho no fundo da gaiola... O problema foi mesmo o fecho de um dos lados, que ao que parece, estragou-se. Uma coisa que também tentei foi por a videos do youtube de periquitos a cantar para ver se os atraia, mas como eles estão os dois juntos não se interessam por mais nenhuma ave. Um dos periquitos anda é sempre atrás dos pardais, não sei porque... Eu além de estar triste, também estou preocupada pois não sei como é que eles se vão alimentar, mas até dá gosto ve-los em liberdade, não fossem estas as circunstâncias. Andam por aqui um bando de Ring Necks será que os periquitos comem o mesmo que eles??? E poderam eles sobreviver em liberdade sem nunca terem aprendido a alimentarem-se sem ser em cativeiro???
Em portugal não existem colónias de periquitos por isso suponho que não se adaptem à liberdade e acabem por morrer. O facto de não gostar de gaiolas com fundo é uma questão pessoal mas com os cuidados necessários (limpeza 1 vez por mês para 1 casal) não se agarra nada ao fundo. Os fechos plásticos que agarram o fundo da gaiola acabam sempre por se estragar, principalmente se a gaiola estiver na rua e ao sol. Por isso é que faz falta as grades de fundo. Então e quando quiser lavar o fundo como é que vai fazer? Não basta retirar as prateleiras deslizantes, de vez em quando também tem que retirar o fundo. Sem grades no fundo não dá e por motivos como esses é que temos tantas espécies exóticas a fugir do cativeiro. E no seu caso vão acabar por morrer apenas porque não gosta do aspecto das grades de fundo.
Quanto à areia, eles não têm que ir comer ao fundo da gaiola. O melhor é colocar as substâncias minerais num comedouro.