bhess Escreveu:
Pois... Esse é o grande problema do método de "ralhar"... Eles não percebem que não é para fazer "ali", porque se eles fizerem "ali" e ninguém estiver a ver nada acontece. O que eles retiram desse método é que não podem fazer à frente do dono... Comece a fazer uma "grande festa" quando ela fizer no resguardo, depois, quando ela já fizer à sua frente, leve o resguardo para a rua... Ah! E associe ao "fazer xixi" a palavra "xixi" assim pode transpor para a rua. Alguém uma vez me perguntou qual a utilidade de associar um "comando" ao xixi, ora aqui está um bom exemplo...

Pois, eu sei. Assim que me apercebi disso, deixei de ralhar e passei a recompensar com biscoito e palavras carinhosas. Mas aparentemente o estrago é grande porque ela já passou mais tempo movida a recompensa e ainda tem o "trauma". Isso e de tempos em tempos, a minha mãe "esquece-se" e ralha com ela.
Dizer "xixi, faz xixi" isso digo. (ou cocó) Numa voz calma e baixinho, mas não paro de repetir enquanto ela faz. Sempre, precisamente por isso. Por isso é que eu sei que ela sabe o que lhe estou a pedir e tb por isso é que ela vem mortinha de vontade, quando entra em casa, depois de insistir com ela na rua (quem é que não tem vontade depois de uns minutos a fala-se nisso?!

)
Acho que vou passar a "persegui-la" quando ela quiser fazer, para perceber que TEM que fazer na minha frente. Eu fico a olhar, mesmo ao longe e ela vê-me, mas aparentemente não é suficiente. Vou provocar a proximidade física enquanto ela faz.
bhess
eu acho a minha cadela muito esperta (ou inteligente) e com tempos de aprendizagem inferiores aos outros cães que tive. (ontem fez o primeiro "rebola" sem ajuda).
Daí que saiba que todos os erros são cometidos por mim e daí que busque novas opções...