Betta

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Rikass
Membro Veterano
Registado: sexta jul 22, 2011 9:49 pm

segunda dez 19, 2011 1:58 am

Boas, fico fascinado com os bettas e nunca tinha pensado em ter um, até agora...Tenho um um aqua de 15 litros, acham que dá para ter um betta macho? Gostava de saber um filtro bom para um aqua desta litragem, um bom substracto tendo em conta o peixe que vou por e se coloco alguma vegetação e qual tendo em conta a zona donde este peixe provém...Obrigado ;)
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
doctorbrinco
Membro Veterano
Registado: domingo jun 12, 2011 8:50 pm

segunda dez 19, 2011 11:43 am

boas, com 15 litros podes ter um betta, embora não seja o mais apropriado, ele é capaz de viver bem.
tens de arranjar um filtro pequeno, e um termostato, não precisas de pedra difusora, mas o aqua tem de ciclar.
para flora acho que é musgo de java, podes prender a um pedra ou assim. não recomendo tronco, porque o aqua é pequeno e os parametros são difíceis de estabilizar.
para alimentar, podes dar aquela comida própria para bettas que ha nas lojas (acho que é da nutrafin) e tambem podes comprar atermia crescida congelada, mas há quem obtenha bons resultados com comida em flocos normal.
acho que é tudo, se estiver errado avisem :wink:
adoro peixes, cães, gatos, e recentemente descobri uma paixão por degus, por favor vão ao meu site: http://aquario.jimdo.com
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

segunda dez 19, 2011 1:46 pm

Olá.
Eu pessoalmente prefiro ter bettas apenas em aquários com mais de 25 litros ( o meu está num de 39 litros ). Nesse de 15 litros dava preferência a um plantado com camarões red cherry. É de fácil manutenção e não estaria sobrelotado nem com outros problemas de estabilização de parâmetros que podem surgir com se lá colocar o betta.

Para equipamentos aconselho um filtro interior ( com bomba de oxigénio incluída se quiser ), uma luz ( que já deve vir com o aquário ) e um termostato regulado para 27ºC.

Em relação às plantas, no aquário do meu betta actualmente apenas tenho cinco anúbias, mas já tive musgo de Java, feto de Java, valisnérias e cabombas, que estão actualmente no meu comunitário de 120 litros, pois cresciam tanto e tão rápido que betta nem vê-lo :D !
Os bettas são peixes que adoram aquários plantados.

Húmus de minhoca tratado é bastante bom como substrato fértil. Aconselho também Sera Floredepot.

Em relação à alimentação, ao meu dou Tetra BettaMin, TetraMin Peixes Tropicais, artémia congelada, bloodworm em geleia, larvas recém-nascidas de tenébrio e dáfnia liofilizada.

Falando de parâmetros e ciclagem, é óbvio que o aquário tem de ciclar ( o meu ciclou durante 20 e tal dias ) e o betta prefere o pH neutro, ou seja, a 7.0.

Boa sorte.
Deeaadman
Membro Veterano
Registado: segunda nov 21, 2011 5:47 pm

segunda dez 19, 2011 5:29 pm

tomara muitos betas tivessem esses milagrosos 15 litros, dá perfeitamente para teres um mini plantado com plantas basicas e o betta
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

segunda dez 19, 2011 5:34 pm

É claro que se observarmos na maioria das lojas de animais veremos bettas em globos, sacos de plástico, betteiras minúsculas, etc. Mas se pode haver a possibilidade de montar um aquário maior, porque não ?

Ficou uma sugestão dada, o Rikass podia fazer um plantado com camarões no aquário de 15 litros e fazer um plantado com um betta num 30 ou 40 litros ( isto claro se houver espaço, posses financeiras, disponibilidade, etc. ).

:wink:
doctorbrinco
Membro Veterano

segunda dez 19, 2011 7:24 pm

o que eu disse estava ao menos parcialmente certo???
YESSSS!!!!
tou a começar a perceber disto :D :D :D :D :D :D :D :D
adoro peixes, cães, gatos, e recentemente descobri uma paixão por degus, por favor vão ao meu site: http://aquario.jimdo.com
Rikass
Membro Veterano

segunda dez 19, 2011 10:58 pm

Obrigado pelas respostas ;) Pois compreendo eu realmente queria mesmo um betta e só tenho esse aqua disponível se começar a ver alguns problemas mudo logo para o grande, mas se ficar tudo bem deixo-o no pequeno...Filtro para ai o que? 300l/h? Ou menos? Em relação as plantas talvez umas anubias anãs e algum musgo de java...Eu queria por um mini tronco mesmo muito pequeno acham que não dá? É que até ajudava a baixar o ph que na minha zona é muito alcalino....;) Realmente dead tens razão como é que é possivel manterem um betta num cubiculo de 5 cm coitado do animal se filtro sem aquecimento sem nada...Não é possível colocar um macho e uma femêa?
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
epicrates
Membro Veterano
Registado: segunda jul 18, 2011 10:39 pm

segunda dez 19, 2011 11:17 pm

Um filtro a dar 300L/H e isso passa a ser uma máquina de lavar roupa no programa de centrifugação... :lol:
Arranja um filtro de cascata e mete no minimo. E 15L é mais que bom para um beta.
Deeaadman
Membro Veterano

segunda dez 19, 2011 11:59 pm

bettas querem aguas calmas ou mesmo paradas, um mini filtro chega, não metas femeas, so o macho
viste o topico com o meu nano? aquilo tem 15 litros, retira daí algumas ideias em termos de troncos e decor :wink:
doctorbrinco
Membro Veterano

terça dez 20, 2011 6:19 pm

um filtro normal deve filtrar 5 vezes a litragem do aquário numa hora, por isso, um de 75 L por hora chega, mas como isso não existe, faz o que os utilizadores disseram em cima
AndreBarros
Membro
Registado: domingo ago 21, 2011 10:17 pm

terça dez 20, 2011 6:55 pm

Brinco liga o movel
Rikass
Membro Veterano

terça dez 20, 2011 8:02 pm

Ok, comprei um da elite que diz ser 200 litros hora mas manda agua muito lentamente o que vale é que foi barato senão devolvia...A nível de substracto o que me aconselham sei que tenho de por fértil mas visto que o aqua é pequeno não queria por grandes quantidades de substracto até porque vou colocar as plantas(anubias anãs e musgo de java) agarradas a troncos e pedras...estava a pensar se podia por areia branca por cima ou então areão preto, o que acham?´

Off topic: comprei hoje juntamente com o filtro uma embalagem de comida da vitakraft chamada tubifex aqui diz para dar várias vezes por semana, mas como é alimento deste género deve ser dado em menor quantidade não é?

Já tenho 6 embalagens de comida na prateleira parece uma montra :lol:
Rikass
Membro Veterano

terça dez 20, 2011 8:06 pm

Rikass
Membro Veterano

quarta dez 21, 2011 3:38 pm

Infelizmente tive de e livrar do aqua pois este está "roto" só reparei depois de o encher e colocar filtro e o termostato...Como é lógico fui comprar outro já que tinha comprado o filtro e o termostato e o areão não tinha lógico deixar isto de parte, então decidi comprar um maiorzito com 18 litros pois o outro afinal so tinha 12 litros...A minha dúvida é a seguinte não é possível colocar uma femêa e um macho no mesmo aqua? É que gostava imenso...
Deeaadman
Membro Veterano

quarta dez 21, 2011 5:33 pm

Rikass Escreveu:Infelizmente tive de e livrar do aqua pois este está "roto" só reparei depois de o encher e colocar filtro e o termostato...Como é lógico fui comprar outro já que tinha comprado o filtro e o termostato e o areão não tinha lógico deixar isto de parte, então decidi comprar um maiorzito com 18 litros pois o outro afinal so tinha 12 litros...A minha dúvida é a seguinte não é possível colocar uma femêa e um macho no mesmo aqua? É que gostava imenso...
nesse aqua não
Responder

Voltar para “Peixes”