Aos Criadores de Hamster's

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
smille
Membro
Registado: segunda jan 05, 2004 4:33 pm
Localização: Hamster's, Piriquitos, Caturras, Mandarins, Forpus, Rolas, 2 gatas e 1 cão, 1casal de Canários

segunda jan 12, 2004 6:59 pm

Olá a todos(as)!

Sou novo por estas bandas!

Gostava de trocar ideias resolvi entrar para aqui!

Adoro Hamster’s anões, em especial os russos, estive a dar uma espreitadela e já aprendi umas coisas que me passavam despercebidas, mas tenho alguma curiosidade em como criar esta especie em quantidades, já li sobre esta raça, embora ache tudo muito vago no que respeita a criação. Tenho alguns casais “Winter white” e não tenho tido grandes problemas, recentemente adquiri um casal de hamster russos brancos e um outro safira, desconhecia o pérola e mandarim. Assim como o Campbell tivesse variedade de cor.
No entanto existe muita coisa que não percebo: tento dar uma alimentação o mais variada possível, incluindo papas e vitaminas o que me acontece é que há casais que têm inumeras crias algumas chegam a ter 11 crias, quando o normal seria 8, e ninhadas consecutivas enquanto que outros, têm 2, 3 crias, poucas ninhadas e mal nutridas.
Por ser novo nestas andanças não sei até que idade, uma femea pode ter crias, e uma coisa que só agora me começo a aperceber é o que fazer com os cais mais idosos, uma vez que não se podem juntar?

Até breve!

Carlos
minidiogo
Membro Veterano
Registado: domingo fev 09, 2003 6:03 pm
Localização: Periquitos(Pako e Pakita),Hamsters Sirios(Romeu e Julieta) e aquário 20L

terça jan 13, 2004 2:41 pm

Olá!

Eu tenho hamsters Sirios, nunca fiz criação mas estou com ideias de fazer. No geral os hamsters só têm 8 crias mas os Sirios podem ter 12/14 crias, os outros o normal é 8 mas isto é generalizando porque existe sempre um ou outro casal que tem mais; penso que nao haja problema.

Não percebi muito bem a tua questão referida aos idosos...

Adeus
mini
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça jan 13, 2004 5:52 pm

Eu fiz criação de Campbells durante uns anos e muito raramente me saiam mais que 6 bebés por ninhada. Apercebi-me que por vezes as ninhadas eram mais numerosas nos casais em vez dos trios ( um macho e duas fêmeas), pois nem sempre as fêmeas se dão bem e se existe algum tipo de conflito entre eles, os niveis reprodutivos caem muito.
É importante que haja uma boa alimentação, uma gaiola grande e limpa, condições de temperatura, luz e humidade ideais e fazer uma boa rotação das fêmeas para permitir o descanso entre partos. É imprescindivel que os animais sejam compativeis e não passem a vida a lutar.
Também se deve retirar o macho logo a seguir ao parto se não se quer uma gravidez consecutiva. Nos campbell o macho ajuda no parto e a criar as crias o que é optimo, mas por outro lado, engravida a fêmea logo de seguida o que faz com que as ninhadas começam a ser cada vez menores devido á fraqueza da fêmea.
Outra questão é retirar as crias mais velhas aos 21 dias ou até um pouco antes, para não sobrecarregarem a mãe, principalmente se ocorreu uma gravidez logo a seguir ao parto. Ou seja, existem fêmeas que comem os filhotes mais novos se existirem na mesma gaiola, crias mais velhas, pois ela não tem leite para todas e não consegue descansar e cuidar dos mais novos, principalmente se forem muitos.

Se estás a ter casais a ter 8 ou mais crias é porque tens boas condições e também, provavelmente uma boa genética, pois a prolificidade também se herda.

Em relação aos velhotes, deves reformar as fêmeas aos 12 meses, 18 no máximo! Depois, se não tens espaço para eles, tenta dar a outras pessoas que só os querem para animal de companhia. Eu normalmente dáva-os um pouco antes dos 12 meses, para não dar animais muito velhos.
Outra solução é tentares fazer colónias só de machos e só de fêmeas, em gaiolas muito grandes, e ficares com eles até morrerem velhinhos. Se eles se derem bem.... é a melhor solução.
smille
Membro
Localização: Hamster's, Piriquitos, Caturras, Mandarins, Forpus, Rolas, 2 gatas e 1 cão, 1casal de Canários

quarta jan 14, 2004 1:30 pm

Desculpa-me mas só agora tive tempo para aceder ao forum.

Mini
no Hamster’s russos anões “Winter white”, o que é considerado normal será até 8 crias.

Elsa

Eu tenho os Hamster em casais, e nunca os separo, porque por vezes tinha problemas em volta-los a juntar.

Voltando ás crias - quando tinham mais de 8 crias, o que também não era muito comum, embora acontece-se algumas vezes, a femea ou macho, acabavam por matar o excedente, ficando com 8 ou 6 crias, uma das vezes eu paguei no “excedente” ( 2 crias ) e coloquei num outro casal, com uma ninhada mais reduzida, no dia seguinte havia 2 crias mortas o que me leva a pensar ser as da outra progenitora.

Os “trios” ( um macho e duas fêmeas), são o método mais utilizado ou o recomendado? Para quem fazer criação? O espaço terá de ser maior? Aprox. qual será o tamanho que se julga comodo para casais e os “trios”? os meus casais são
“numerados” e as crias registadas, nos trios como é que se processa? Não haverá o caso de as femeas terem os ciclos desencontrados e haver ninhadas mortas pela outra progenitora?

Em relação aos “velhotes”, fiz a pouco tempo a pior das experiencias, que foi precisamente junta-los fazendo uma colónia, num espaço bastante grande e o resultado não podia ser pior. A diferença é que não separei por sexos, poderá ter sido esse o meu erro?

Até breve

Carlos
Elsa
Membro Veterano

quarta jan 14, 2004 3:12 pm

smille Escreveu: Eu tenho os Hamster em casais, e nunca os separo, porque por vezes tinha problemas em volta-los a juntar.
Eu também tinha-os em trios, pois optimizava o macho, precisamente por ser dificil juntá-lo com as fêmeas depois de ser retirado. É um dilema. Já perguntei a vários criadores estrageiros como é que faziam, e todos me deram respostas diferentes. Uns tinham colónias enormes ( tudo ao molho), outros tinham colónias de sexos diferentes e juntavam um casal de cada vez como se faz com os sírios ( acasalam e depois retiram o macho), outros tinham trios ou 3 fêmeas e um macho, outros tinham casais que nunca separavam.... é uma questão de experimentares o que melhor resulta para ti.
smille Escreveu: Voltando ás crias - quando tinham mais de 8 crias, o que também não era muito comum, embora acontece-se algumas vezes, a femea ou macho, acabavam por matar o excedente, ficando com 8 ou 6 crias, uma das vezes eu paguei no “excedente” ( 2 crias ) e coloquei num outro casal, com uma ninhada mais reduzida, no dia seguinte havia 2 crias mortas o que me leva a pensar ser as da outra progenitora.
Eu já experimentei colocar algumas crias, noutras fêmeas também com crias, por vezes até de idades diferentes, e nunca tive problemas. Fiz também com sirios, quando as ninhadas eram enormes e resultou sempre. O segredo é NUNCA lhes tocares com as tuas mãos ou outro objecto com cheiro diferente. Eu pegava na palha do ninho onde eu queria colocar as crias e colocava por cima das crias adoptivas para lhes tirar o cheiro e ficarem com o cheiro da mãe que as vai adoptar. Depois sorrateiramente colocava as crias misturadas e as mães nunca davam por nada.
smille Escreveu: Os “trios” ( um macho e duas fêmeas), são o método mais utilizado ou o recomendado? Para quem fazer criação? O espaço terá de ser maior? Aprox. qual será o tamanho que se julga comodo para casais e os “trios”? os meus casais são
“numerados” e as crias registadas, nos trios como é que se processa? Não haverá o caso de as femeas terem os ciclos desencontrados e haver ninhadas mortas pela outra progenitora?
Em relação aos winter-white não posso afirmar com toda a certeza, pois os campbell tem uma natureza mais social. Os meus trios funcionavam bem. Normalmente tinha uma gaiola onde colocava as crias de todos os casais ou trios e eles davam-se bem. Depois fazia uma eleição dos que me interessavam e colocava os trios correspondentes numa gaiola á parte. Por vezes fazia só com fêmeas, pois os machos sozinhos e mais velhos aceitam muito bem fêmeas mais novas. Outras vezes tinha um casal, e deixava uma filha com eles.
Eu sempre usei o mesmo tipo de gaiola, que eu considero ideal para os Russos.:

Mini duna Hasmter da ferplast
Imagem

ou se quiseres maior tens a duna hamster da ferplast
Imagem

Em relação a saberes de quem são os filhos é mais complicado se tiveres trios. Ou vês a mãe a amamentar, ou olhas para a barriga para ver qual das duas têm as mamitas avermelhadas, ou então tens cores genéticamente diferentes e por isso sabes que determinadas cores só saem daquela fêmea.
Eu sinceramente, acho que funcionam melhor os casais, pois nos trios, há sempre uma fêmea mais dominante que é sempre ela a ter crias e raramente a outra engravida. Outras vezes, elas não se dão bem, mas é mais raro se forem irmãs ou estejam juntas desde pequenas. Mesmo dando-se bem, pelo menos nos campbell, TODOS contribuem para alimentar os bébés, inclusivo a outra fêmea, o pai e as crias mais velhas se ainda estiverem junto com os pais. Mas é como te disse, acho que um casal é mais estável em termos sociais e nota-se na prolificidade.

De qualquer forma, duas ou três gravidezes seguidas, pode deitar muito abaixo uma fêmea e passar a ter ninhadas de 2 ou 3 crias ou mesmo deixar de criar por uns meses.

A forma que podes tentar para juntar o macho a uma fêmea já adultos, é colocares os dois numa gaiola limpa e sem cheiros de nenhuma das partes. Eu costumava colocar um pouco de essência de baunilha ( ou outros fruto qualquer. Podes comprar na bodyshop por ex.) nas minhas mãos e depois tocar ao de leve ( para não ficarem molhados) em cada um deles, principalmente ao pé da cauda e nas paredes da gaiola. Ou seja, ambos ficavam com o MESMO cheiro. Geralmente aceitavam-se ao fim de alguns minutos. De qualquer forma existiam uns mais dificeis que outros.. vês se lutam. Se sim, separa-os e volta a tentar no dia seguinte.
Geralmente também resultava colocar um fêmea jovem na gaiola dum macho mais velho. Sem usar a essência, nem limpar a gaiola dele. Ao fim de alguns guinchos de susto ( verifica que não se mordem a sério) a coisa resolvia-se.
Outros criadores advogam o uso de uma rede de separação durante uns dias. Assim têm tempo de se acostumar um ao outro sem lutarem. Outros ainda diziam para colocar numa gaiola limpa, o macho primeiro durante uns dias, depois retirava-se e colocava-se a fêmea durante mais uns dias... e finalmente, quando a gaiola estivesse com o cheiro de ambos... juntar os dois.
Experimenta estas técnicas e vê a que resulta melhor para ti.

smille Escreveu: Em relação aos “velhotes”, fiz a pouco tempo a pior das experiencias, que foi precisamente junta-los fazendo uma colónia, num espaço bastante grande e o resultado não podia ser pior. A diferença é que não separei por sexos, poderá ter sido esse o meu erro?
Podes experimentar fazendo as técnicas que te disse. O tamanho da gaiola é importante, pois se estiverem apertados, começam as lutas. Tenta também colocar muitos tubos de cartão para que os mais submissos e aqueles que forem introduzidos mais recentemente, se possam refugiar e evitar confrontos durante a faze de aceitação. Eu penso que se forem do mesmo sexo, além de evitares gravidezes indesejadas, também não existe competição pelas fêmeas e daí que pode ser que resulte bem. Por vezes, se observares bem, existe um membro que pode ser mais agressivo. Se o retirares da colónia, é provável que volte a paz.
O importante é que quando vais introduzir um novo membro na colónia, o faças em território neutro, para que a colónia não o ataque pensando que está a defender-se de um intruso.
Os guinchos ocorrem nos primeiros dias, mas se prolongarem por muito tempo e/ou verificares hamsters feridos, retira-os e tenta a adopção.
smille
Membro

quinta jan 15, 2004 10:49 am

Obrigado pelas dicas dos “trios”.

Eu não sei linguas de modo que está fora de questão visitar sites que não portugueses ou brasileiro, de modo que o 1º contacto que estou a ter com pessoas que têm ou já tiveram hamster’s é agora.

Voltando às gaiolas, as que mostras-te são de facto espetaculares e sem duvida nenhuma deverão ser as mais apropriadas, mas para quem tem 1 casal, 2 casais, para quem tem 10 ou 30 ou + a questão monetária começa a pesar na aquesição deste material. Quando eras criadora de hamster’s tinhas este tipo de equipamento? Quantos casais? Tinhas facilidade em escoar as crias? Lojas ou revendedores?

Como anteriormente tinha escrito , recentemente adquiri um casal de hamster russos safira, que tiveram as primeiras crias 4 filhotes, mas só agora e porque a ideia era não dedicar-me só aos Winter white, é que me apercebi que só tinha 1 casal, e que iria fazer casais de irmãos, todas as pessoas, livros e site dizem não é o mais aconselhavel, mas qual é na realidade, no “terreno” o problema, pelo que pode ler, tambem chegavas a deixar uma das femeas com a mae (deixava uma filha com eles).

Para alem disto tenho 3 casais dos brancos da mesma idade, e não me parece que venham a ter crias tão cedo.
Dentro da hamster russo anão haverá diferentes maturidades sexuais? Haverá uns que reagem melhor ao frio que os outros? Que raça dentro dos anões poderá criar de inverno (frio), uma vez que não os tenho dentro de casa e o local é bastante quente de verão e frio q.b. de inverno.

Até breve

Carlos
Elsa
Membro Veterano

quinta jan 15, 2004 12:53 pm

smille Escreveu: Voltando às gaiolas, as que mostras-te são de facto espetaculares e sem duvida nenhuma deverão ser as mais apropriadas, mas para quem tem 1 casal, 2 casais, para quem tem 10 ou 30 ou + a questão monetária começa a pesar na aquesição deste material. Quando eras criadora de hamster’s tinhas este tipo de equipamento? Quantos casais? Tinhas facilidade em escoar as crias? Lojas ou revendedores?
Tinha 8 trios de Campbells cada um alojado numa gaiola igual á que te mostrei. Tinha ainda mais 3 gaiolas iguais para crias e para transporte e ainda 3 aquários com 3 trios.
Fui comprando aos poucos e só não tinha mais, porque não me dedicava só aos campbell, tinha sirios também, o que me ocupava bastante espaço.
A minha mãe têm uma pet-shop e por isso consegui preços de revenda, mas o desconto não era assim tanto. Ficava-me a 25 euros cada uma mais ou menos.
Em relação a escoar as crias, tinha mais problemas com os sirios do que com os russos, pois os sirios passaram de moda e agora toda a gente quer russos. Alguns vendia na loja da minha mãe, mas a maioria vendia a outras lojas e já cheguei a vender na internet a particulares. Ao inicio é muito chato andar de porta em porta a tentar vender os hamsters em pet-shops. A maioria queria de graça ou a preços ridiculos. Não valorizavam animais com cores ou variedades menos comuns, o que por vezes é demotivante, pois há certas variedades muito dificeis de conseguir e com custos de produção elevados. Finalmente, mais para o fim, consegui encontrar uma loja de centro-comercial que me comprava sempre e ao preço que eu pedia. Passei a vender só para lá. Além disso podia passar factura o que era uma mais valia.
Revendedores, nunca tentei, pois se as lojas já pediam preços infimos, muito mais pediam eles...
smille Escreveu: Como anteriormente tinha escrito , recentemente adquiri um casal de hamster russos safira, que tiveram as primeiras crias 4 filhotes, mas só agora e porque a ideia era não dedicar-me só aos Winter white, é que me apercebi que só tinha 1 casal, e que iria fazer casais de irmãos, todas as pessoas, livros e site dizem não é o mais aconselhavel, mas qual é na realidade, no “terreno” o problema, pelo que pode ler, tambem chegavas a deixar uma das femeas com a mae (deixava uma filha com eles).
Também concordo que não faças casais com irmãos de mesma ninhada se não houver uma razão muito forte para isso e saibas o que estás a fazer. Agora, pais com filhas não há problema, desde que a descendência não seja cruzada novamente com os pais. Isso chama-se inbreeding e pode ser feito com critério. Por vezes quando é necessário cruzar irmãos da mesma ninhada para se obter uma cor recessiva, deve-se na geração seguinte, cruzar com sangue novo.
smille Escreveu: Para alem disto tenho 3 casais dos brancos da mesma idade, e não me parece que venham a ter crias tão cedo.
Dentro da hamster russo anão haverá diferentes maturidades sexuais? Haverá uns que reagem melhor ao frio que os outros? Que raça dentro dos anões poderá criar de inverno (frio), uma vez que não os tenho dentro de casa e o local é bastante quente de verão e frio q.b. de inverno.
Penso que a maturidade sexual não varia assim tanto de individuo para individuo.
Os Russos sobrevivem melhor no frio que os Sirios.
Não existem raças de anões russos, mas sim, 3 espécies distintas ( Winter-white, Campbell e Roborovsky) cada uma com variedades de cor e pêlo diferentes.
Em relação á temperatura, no inverno a prolificidade diminui e alguns casais podem mesmo de deixar de criar durante uns meses. Mais importante que a temperatura é a quantidade de luz. No inverno os dias são mais pequenos, e as fêmeas podem deixar de ovular se o nº de horas de luz for insuficiente. Para resolveres isso é deixares a luz acesa mais umas horas após o anoitecer.
No verão, se o local deles for muito quente, também é prejudicial, pois cria-se todo o tipo de fungos, a comida estraga-se, as palhas "suam" e o ambiente torna-se insalubre, principalmente se houver má ventilação associado.
Aconselhava-te a isolar melhor o local deles, a colocar um ventilador no teto e se for preciso arrefeceres ou aqueceres o local artificialmente. Faz uma GRANDE diferença na criação.
smille
Membro

sexta jan 16, 2004 2:05 pm

No meu caso eles de inverno praticamente não criam, excepcionalmente este ano um casal teve crias e este safira.

Quanto à disposição, tenhos os hamster’s em prateleiras, pelo que dizes quanto à luz esta será a pior das soluções, visto que tenho os hamster’s em “caixas”, a menos que ponha um espaçamento maior entre elas de modo a que entre mais claridade entre elas?
Será que funciona? Ou poderei tirar mais rentabilidade pelo menos de inverno?

Eu só vendo a Revendedores, porque são os unicos que ficam com todos, e mesmo assim vou alternando com 2, as lojas já tentei mas não tive grande sucesso, e como também não tenho muito tempo!
Já podes imaginar os preços!
Li numa das tuas respostas ( hamster – perguntas e respostas ) que não aconselhas o areão (areia para gato), porque..... .....que é o que uso, embora não me tenha acontecido nada até agora, nem me tenha apercebido de nada, sou capaz de concordar contigo, mas também não consegui encontrar o tal granulado. Isso será igual a um granulado prensado que é utilizado para aquelas salamandras que teoricamente não deitam fumo? Esse granulado vem em sacos de quantos Kg e qual o preço aprox. e daria para quantas gaiolas tendo as tuas como ref.

Até breve

Carlos
Elsa
Membro Veterano

sexta jan 16, 2004 7:21 pm

Olá smille

Em relação á luz, tudo depende do investimento que queiras fazer... Podes montar luzes em sitios estratégicos, mesmo de baixa potência, para iluminar o mais possivel o ambiente durante umas horas extra no inverno... se estão na escuridão total... não vão dar muitas crias. Mas isso terás que ser tu a engenhar um plano conforme as tuas possibilidades.

Em relação ao litter, eu usava TOP FRESH da witte molen:
Imagem

Existe em sacos de 25 litros. Dura imeeeennnnsooo tempo!! Nunca fiz as contas, mas eram meses a fio...

Eu colocava uma camada fina desse granulado e por cima usava aparas de madeira para ser mais confortável. Depois usava uma palha especial para a cama da XtraVital e ainda usava feno misturado nessa palha para lhe dar mais estrutura além de ser um complemento alimentar. Punha só a um cantinho, por vezes ainda punha no meio alguns tubos vazios de papel higiénico ou de rolos de cozinha, e eles adoravam lá estar escondidos a escavar. Era quente no inverno e seguro se fosse ingerido.

Muitos criadores estrangeiros usam um litter muito bom chamado CareFresh, mas não encontro cá em Portugal.
smille
Membro

sábado jan 17, 2004 1:03 pm

Olá

O local onde tenho os hamster’s não é assim tão escuro, imagina as dimensões de uma garagem mas, com a cobertura daquela telha transparente, tem luz natural sempre que haja, é claro, também tenho lá uma lampada. Nesse local tenho para além os hamster’s, piriquitos, mandarins, uma ou outra caturra assim como forpus.
A ideia era aproveitar ao maximo a luz natural. Quanto a isso sucesso. Mas, e há sempre um mas, de verão o local acaba por ser quente, demasiado quente, então tive de por uma especie de rede a uns 30cm das telhas para dar um pouco de sombra e circular o ar entre a rede e a telha, mas sempre de modo a que haja muita claridade, quando fiz estas instalações na verdade era para as aves, porque para mim, os hamster’s eram animais basicamente noturnos, claridade sim mas talvez um bocadito...
Só depois de ler o que escreveste, começa agora determinadas coisas a fazerem sentido!
Vou contar a minha breve aventura com os hamster’s, que poderá interessar para quem não quizer cometer os mesmos erros, comecei a uns 7/8 anos com 4 casais,
Comprei gaiolas das grandes para que tivessem espaço, de arame que era o que se utilizava na altura, muito pouco tempo depois desapareceu-me 1, como eram novinhos conseguiu fugir pelas grades, pouco tempo depois uma 2ª fuga teve inicio
Mas acabou por morrer entalado nas grades, e tive mais 1 ou 2 que ficaram pendurados na gaiola pelas patas trazeiras, tendo um deles pardido a pata, eles estavam na garagem, uma daquelas que a parte superior é uma grelha, para ventilar e alguma claridade, ... aquela designação animal nocturno, dorme de dia, activo de noite, Luz não precisa. Uma enorme dificuldade para ter crias, e não entendiamos porque, visto toda a gente dizer ser facil.
Pouco tempo depois foi morar para Lisboa, zona de Cascais e levei toda a “familia”
O grande problema é que aqui não tinha garagem individual e como não queria desfazer dos bichinhos, a que os por na varanda, efectivamente eles criavam imenso, nunca percebi! mas achei sempre que era do clima, mais calor visto que sou dos arredores do Porto, aqui para cima faz mais frio.

Esta conversa não serve para nada, a não ser para as pessoas não cometerem os mesmos erros que eu!

Acho que este tipo de erros não vem nos livros, para poderem ser evitados, ou se aprende com os próprios erros ou com os erros dos outros.

Sem querer ofender, porque adoro quando respondes as minhas duvidas, de forma simples, clara e muito completa (Elsa), estava à espera de ter mais participação nomeadamente do(a) Moya que pelo que percebi é uma pessoa de bom senso, e com vários hamster’s.

E isto de estar a contar a minhas experiencias negativas, espero que tenha servido para alguém com cometer os mesmos erros que eu!

Mas já agora também não queria cometer os mesmos que voçês.

Um abraço,

Carlos
smille
Membro

terça jan 20, 2004 3:24 pm

“Diário de Bordo”

Este fim de semana encontrei o granulado, duma outra marca, sacos de 10 e 40 litros, coloquei uma camada fina desse granulado e por cima usava aparas de madeira ( tipo pequenas fitas ), Depois para a cama coloquei feno, não usei a palha ( visualmente fica agradável ), tentei seguir +/- as indicações, juntei os meus primeiros “trios”, pelo que tenho vindo a observar não surgiu nenhuma agitação, vamos esperar os resultados que espero sejam breves.

Carlos
bluma
Membro
Registado: terça abr 02, 2002 9:16 pm

quarta jan 21, 2004 3:30 pm

Olá

falas em ninhadas de 8??? O ano passado a minha Alice deu à luz 14 filhotes, no dia de Natal! Era ve-los pareciam minhocas na cama da mãe... São umas fofuras mesmo. Agora vou acasalar a minha Mimi com o Johny Baby, é realmente uma experiência espectacular!

Já agora alguém me sabe dizer porque é q o meu hamster está com quistos por baixo da boca, pois ele é novo ainda e o pai padecia do mesmo :( .

Quando a Mimi der à luz eu digo para poder dá-los, penso q irão ficar alguns além dos q estão prometidos. Abraços!
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

quarta jan 21, 2004 11:55 pm

Oi Smille,
Em primeiro lugar, obrigada pela consideração mas a Elsa é muito melhor do que eu em hamsters ;)
Em segundo, muitas vezes venho aqui de fugida... Não leio os topicos todos... Mas quando precisares de alguma coisa podes sempre mandar uma mensagem privada ;)
De todas as formas... Também sou fã dos campbells e tenho neste momento 10 casais formados, alguns a formar e algumas ninhadas também... Prefiro as aparas de madeira, o feno e muitos rolos de papel.
As gaiolas que utilizo são viveiros duplos. em que as divisorias são feitas de acrilico e rede.
Prefiro mante-los por casais, embora tenha de concordar que os trios optimizam muito os machos. Costumo ter ninhadas entre os 4 e os 8.
Quanto à alimentação, é uma formula feita por mim... Permite aumentar a gordura no inverno e reduzir no verão e ajustar consoante as necessidades que noto neles.
Quanto aos hamsters sozinhos, idosos ou anti-sociais... Mantenho neste momento 7 hamsters que não os consigo juntar com nenhum outro nem quero... O Czar, o meu campbell de quase 3 anos é cego e vive num palacio de 2 pisos sozinho, pois é o território que ele conhece bem... Tenho tambem alguns albinos que nem se pode tocar neles e mais 3 femeas bastante complicadas.... Uma vez que não tenho hamsters só para criação, mas acima de tudo porque gosto deles, não me faz diferença mais um ou menos um ;)
Podes também tentar falar com a Barbie, com quem tenho trocado bastantes hamsters... Ela tem perto de 20 casais e sei que é uma das principais criadoras na Ilha da Madeira, senão mesmo a maior.
Um abraço,
Moya
smille
Membro

sexta jan 23, 2004 7:21 pm

Obrigado Moya,

Eu gosto muito de “ouvir” as pessoas quando sabem o que dizem, e mais ainda quando não têm medo de ensinar o que sabem.

Voltando aos hamster’s, e à alimentação, eu também faço a “minha” mistura, aumentando a gordura no inverno (girassol) contestado pela Elsa, e reduzindo no verão, tento dar bastantes verduras e fruta nunca em exagero.

Rolinhos de papel sempre que arranjo.

Eu tenho hamster’s para criação, e como hobbies, mas porque gosto deles, e a juntar tudo dá um resultado que me é agradável. Quando se fala em criadores
Nós só “somos” um pouco mais arrojados que as outra pessoas que tem um ou dois casais, porque como anteriormente referi, por uma questão de tempo e comodidade, eu tenho vendido a revendedores, e estes compram ao estrangeiro ao 500 e 1000 hamster’s, e todos com +/- a mesma idades 30 a 40 dias, essas pessoas quantos casais terão?

Quanto a Barbie, peço imensa desculpa por me passar despercebido, mas tal como tu, muitas vezes venho aqui de fugida... Não leio os topicos todos... mas hà uma coisa que me intrigou, sendo ela da ilha da madeira como é que tem trocado bastantes hamsters?

Um Abraço

Carlos
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

sexta jan 23, 2004 9:49 pm

LOL Smille,
Os hamsters não sabem nadar yoo! Pelo que vão de avião, não achas? ;)
E concordo com a Elsa quanto ao girassol (dou menos de 10% de girassol durante todo o ano)... Mas aumento as sementes de canhamo no inverno e reduzo no verão ;)
Quanto a criadores... Bom, todos os meus hamsters têm nomes e como nem todos criam... Não sei até que ponto sou mesmo criadora, ou se apenas colecciono roedores e vendo/ ofereço os que já tenho repetidos ;)
Um abraço,
Moya
Responder

Voltar para “Exóticos”