Encontrei Retriever - como me aproximar dele?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
dianne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 26, 2010 4:38 pm

quarta dez 21, 2011 6:54 pm

Boa tarde a todos.

É o seguinte, ao que parece anda aqui pela minha rua, um cão adulto de raça Labrador. A primeira vez que o vi foi pela minha janela, e ele estava a comer a comida que algumas pessoas deixam por aqui para os gatos, fui lá abaixo rapidamente tentar encontra-lo, mas nada. Hoje vinha a chegar do passeio com a minha cadela quando o vejo novamente ao longe, de volta da comida dos gatos, chamei-o, ele olhou e foi-se embora. Fui a correr atrás dele e vi que ele estava no meio das ervas a roer um osso, com outro cãozito ao pé.

Chamei-o, ficou só a olhar para mim e nada.. Não se mostrou de todo interessado em mim ou na minha cadela. Fui deixar a minha, a casa e fui lá novamente, já preparada com uns biscoitos para o atrair, mas ele nem se mexeu, continuou a roer o osso que tinha, passado uns minutos levantou-se e foi com o outro cãozinho para o meio das ervas mais altas e de difícil acesso.

Não me aproximei dele, porque para além de ser impossível, porque tinha imensas silvas entre nós os dois, e ele estava a comer, não sendo o momento oportuno para chegar perto de um cão que não conhecemos.. :?

O que quero perguntar, é qual a melhor forma para me aproximar dele, visto que é muito raro encontra-lo e ao que parece ele vive no meio de ervas e silvas que não são de fácil acesso.. O facto de não me ligar quando o chamei, terá a ver porque tinha comida na boca e queria era estar sossegado, ou poderá ser um cão pouco sociável e pode mesmo eventualmente atacar-me.. :?

Já agora ele encontra-se em Santarém, já tentei procurar no encontra-me.org, algum parecido, mas eles são todos tão parecidos que torna a coisa difícil. Por isso, quero mesmo apanha-lo e ver se tem identificação (se tem microchip, porque coleira não tem). Fiquei mesmo curiosa com este cão, quando o vi pensei que tivesse dono, porque ele pode nunca ter tido LOP, mas não é um pseudo labrador, como se vê por aí muitos, tem mesmo as características mais comuns da raça.
Tirei uma foto com o telemovel, mas para além dele estar relativamente longe, estava a ficar escuro, então está tudo desfocado, não dá para ver nada. Vou tentar tirar com a máquina quando o vir novamente.
Imagem

Uploaded with ImageShack.us
Última edição por dianne em quarta dez 21, 2011 7:24 pm, editado 1 vez no total.
kelinhapbl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am

quarta dez 21, 2011 7:06 pm

Nessa foto parece-me mais um golden...
dianne
Membro Veterano

quarta dez 21, 2011 7:21 pm

Sim, é verdade. Ele tem o pêlo comprido, mas penso que não seja uniforme por todo o corpo. Não consegui ver muito bem. Mas sim, secalhar terá mais de Golden que de Labrador.
xbigfoot
Membro
Registado: segunda jul 18, 2011 12:49 pm

quarta dez 21, 2011 7:49 pm

Salsichas, fiambre, bocados de carne ou comida enlatada são mais eficazes que biscoitos.

Correr atrás dele não é nada recomendável, porque ele vai sentir-se ameaçado e foge sempre.

Vai ser necessária alguma paciência, dar-lhe comida e afastar-se, de forma a que ele não a tome como ameaça. Depois tente a aproximação, sempre com uma guloseima à mostra e sem forçar se ele continuar receoso.

Com paciência vai acabar por lhe ganhar a confiança. Boa sorte!
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

quarta dez 21, 2011 8:35 pm

Santarém em que local?
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
dianne
Membro Veterano

quarta dez 21, 2011 9:57 pm

Obrigada, irei tentar. Quando disse que corri atrás dele, não foi dessa forma. Ele estava bastante longe de mim, eu assobiei e ele olhou, depois virou costas e foi embora, passando uma esquina onde não o consegui ver mais, apenas corri até essa esquina, sem fazer muito barulho, de forma a poder vê-lo novamente, mantendo sempre uma certa distância.

Kitten, ele está perto da escola secundária Mem Ramires, não sei se conhece. Não sei há quanto tempo ele anda por aqui, mas perece-me que deve ser há algum. Só que está sempre no meio das ervas, pelos vistos com outro cãozito que deve estar abandonado também.
Eu falei até agora como se fosse macho, mas a verdade é que não sei, porque não me consegui aproximar o suficiente para ver.
vitorina
Membro Veterano
Registado: quarta abr 29, 2009 4:41 pm
Localização: duas cadelas Pura e Becas. Duas caturras o Zé e a Rosa

quarta dez 21, 2011 10:24 pm

E o outro cãozinho também deve estar perdido ou abandonado :( Penso que a melhor forma de o cativar é pelo estomago :wink:
User25
Membro Veterano
Registado: segunda set 26, 2011 7:49 pm

quarta dez 21, 2011 10:32 pm

depois de conseguir tais proezas leve-o ao vet para verem se tem chip
CharlieBrow
Membro Veterano
Registado: segunda dez 05, 2011 1:00 pm

quarta dez 21, 2011 10:39 pm

Então e o cãozinho sem descrição, ninguém quer apanhar?
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

quarta dez 21, 2011 10:46 pm

Dianne a minha pergunta é porque eu sou de Santarém, se quiser ajuda para tentar apanhar os dois diga.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
dianne
Membro Veterano

quarta dez 21, 2011 11:06 pm

Obrigada Kitten, mas penso que é uma operação secalhar um pouco demorada e não sei se num dia conseguirei apanhar os dois. Como estão perto de mim, posso lá ir de vez em quando tentar a aproximação. O que me deu a entender é que o outro cãozito é mais esquivo ainda, esse fugiu quando os tentava chamar.
Eu não os posso acolher, infelizmente. Mas tentarei ver se têm chip, quando os conseguir apanhar. Depois não sei muito bem o que fazer com eles.. Levo-os para a associação aqui da zona (se os poderem acolher), ou levo-os de volta para o mesmo sítio, levando-lhes comida sempre que puder e tentando encontrar novos donos?
xbigfoot
Membro
Registado: segunda jul 18, 2011 12:49 pm

quinta dez 22, 2011 1:13 am

Se encontrasses uma associação com possibilidade de os acolher, seria óptimo.

Caso não seja possível, infelizmente terão que se manter onde estão, mas nestes casos uma pequena ajuda pode fazer toda a diferença. Comida, umas fotos para colocar em sites de adopção, verificar se algum é fêmea, para tentar a esterilização antes que o problema se multiplique . . .

Boa sorte!
Responder

Voltar para “Cães”