Cabras - idade ideal para primeiro parto

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos.
Responder
joanaduarte
Membro
Registado: quarta fev 17, 2010 2:14 pm

terça dez 20, 2011 2:44 pm

Boa tarde,

Moro numa quintinha com muito pasto e mato e decidi arranjar uma cabrita para ajudar a manter as coisas sobre controlo e aproveitar estrume e leite.

Ora para ter leite precisa primeiro de ter cabritos... Ela tem agora mais ou menos um ano o que num animal de produção seria a idade de parir a primeira vez pois já teria sido coberta no fim do verão. Mas todos sabemos que nos animais de produção nem sempre é o bem estar que vem em primeiro, e ela é mais um animal de estimação que outra coisa, por isso decidi esperar mais um pouco. Mas tb sei que esperar demais pode trazer tantos problemas como parir cedo.

Alguem sabe qual a idade ideal para a levar ao bode pela primeira vez?

(Já falei com vets mas a referencia deles é a produção, ainda á poucas cabras como animais de companhia... :) )
<a href="http://www.templardog.com">www.templardog.com</a>
Andresilva7
Membro Júnior
Registado: quinta jul 25, 2002 3:38 pm

quarta dez 21, 2011 12:45 pm

Bom dia.

Se ela já tem um ano da próxima vez que ela tiver com o cio dê-lhe Bode.

As minhas até dou antes.

Cumps
Deeaadman
Membro Veterano
Registado: segunda nov 21, 2011 5:47 pm

quarta dez 21, 2011 9:31 pm

joanaduarte Escreveu:Boa tarde,

Moro numa quintinha com muito pasto e mato e decidi arranjar uma cabrita para ajudar a manter as coisas sobre controlo e aproveitar estrume e leite.

Ora para ter leite precisa primeiro de ter cabritos... Ela tem agora mais ou menos um ano o que num animal de produção seria a idade de parir a primeira vez pois já teria sido coberta no fim do verão. Mas todos sabemos que nos animais de produção nem sempre é o bem estar que vem em primeiro, e ela é mais um animal de estimação que outra coisa, por isso decidi esperar mais um pouco. Mas tb sei que esperar demais pode trazer tantos problemas como parir cedo.

Alguem sabe qual a idade ideal para a levar ao bode pela primeira vez?

(Já falei com vets mas a referencia deles é a produção, ainda á poucas cabras como animais de companhia... :) )
é a mesma coisa, as cabras são iguais, seja normal ou anã, eu ja tive temporariamente uma cabra normal como pet lol, logo o proceço de criação é igual, ela tem um vet a segui-la certo?
joanaduarte
Membro
Registado: quarta fev 17, 2010 2:14 pm

quinta dez 22, 2011 2:19 am

Desde já obrigado pelas respostas.

Deeaadman, ela (a Shakira :wink: ) não é uma cabra anã, é uma vulgar cabra tipo leiteira sem raça defenida... :D

Quando faço a destinção de produção / animal de estimação não distingo o tipo de animais mas o tipo de maneio. Numa exploração pecuaria quer-se a maior produtividade logo poem-se as femeas a parir o mais cedo possivel. Em geral nos animais que são de estimação tem-se o bem estar como prioridade e atrasa-se a reprodução. Exemplo: embora uma cadela possa ser coberta logo no seu primeiro cio e isso até a tornasse mais "rentavel" (produtiva) sabe-se que o ideal para o seu bem estar é esperar pelo menos pelo seu 3º cio como regral geral.

Ora quer o veterinario que a segue como os que me deram opiniões me disseram que se eu quisesse já a podia ter coberto mas são todos vets que só lidam com cabras em ambiente de exploração pecuaria e não sabem bem dizer-me quando é tarde demais pois na sua experiencia profissional essa questão nem se poe, elas são cobertas antes do ano e pronto... Dai eu procurar alguem que lidasese com cabras como animais de estimação e tivesse, tal como eu, o seu bem estar como prioridade.

Pelas vossas respostas parece-me que a minha menina se vai fazer uma mulherzinha pra breve lol :wink:

Cumps,
Joana
<a href="http://www.templardog.com">www.templardog.com</a>
Deeaadman
Membro Veterano
Registado: segunda nov 21, 2011 5:47 pm

quinta dez 22, 2011 11:09 am

eu ja lidei e as vezes lido com animais de pasto e nenhum deles é de grandes industrias mas sim o mais antigo oficio :twisted: o pastoreio, tudo á solta e no mato onde é que é bom :twisted: , e os rebanhos enormes esão sempre misturados, femeas e machos, e apos atingirem o estado adulto os machos cobrem as femeas, e não é por isso que ocorre complicações
porque é a lei da vida aqssim trocando por miudos, sejam cabras, ovelhas, gazelas e tudo dessa familia
Responder

Voltar para “Animais de Quinta”